Nome busca homenagear político que lutou pela redemocratização do país.

O nome do Aeroporto de Congonhas, localizado na cidade de São Paulo, após o dia 16 de junho teve seu nome alterado para Aeroporto Deputado Freitas Nobre.

A alteração foi feita após o decreto da Lei nº 13.450, de 16 de Junho de 2017, sancionada pelo presidente Michel Temer, que alterou o nome do Aeroporto e entrou em vigor a partir da data de sua publicação.

A modificação do nome se deu como uma homenagem para o Deputado Freitas Nobre, que possui um significativo histórico no processo de redemocratização do país após a Ditadura Militar.

Falecido em 1990, o cearense José de Freitas Nobre se formou em Direito na USP (Universidade de São Paulo) em 1948. Sua trajetória política tem como pontos de destaque a presidência do Sindicato de Jornalistas Profissionais de São Paulo, além de ter sido vice-prefeito da cidade pelo PSB, antes da implementação do bipartidarismo.

Freitas Nobre passa alguns anos na França por exílio, devido a Ditadura Militar, retornando ao Brasil em 1967, quando inicia seus processos de candidatura para Deputado. Suas propostas e atuação eram relacionadas ao movimento das Diretas Já e a anistia.

Os anos da década de 1970 marcam sua eleição como deputado federal, feita por meio do Movimento Democrático Brasileiro. Na mesma década, se torna líder do mesmo partido na Câmara dos Deputados, sendo um dos políticos que fez uma das maiores oposições à ditadura militar.

Obtém seu doutorado em economia da informação e direito na França, também na década de 1970. Tempos depois, se tornou professor titular na ECA-SP (Escola de Comunicações e Artes de São Paulo), porém, devido a sua carreira política, precisou se afastar da docência feita todos os dias. Em sua carreira política, consegue se tornar vice-presidente da Câmara, sendo que atualmente um dos auditórios do local possui seu nome. Seu filho, Marcos Nobre, é professor de filosofia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O antigo Aeroporto de Congonhas é o segundo aeroporto mais movimentado de todo o país. Além disso, é também considerado como um aeroporto executivo do Brasil, uma vez que grande parte de seus passageiros viajam a negócios entre São Paulo e outras cidades, como Brasília e Rio de Janeiro.

Isabela Palazzo


Taiti oferece 10 dias de viagem gratuitas para família ou casais.

Já imaginou viajar para um dos lugares mais paradisíacos do mundo sem gastar praticamente nada? O governo do Taiti, o qual fica localizado no país conhecido como Polinésia Francesa, busca por famílias ou casais que desejam estrelar sua campanha mundial para a promoção deste destino.

Os sorteados, que serão uma família de até seis pessoas ou então três casais, irão passar dez dias conhecendo as ilhas do arquipélago e hospedados em resorts luxuosos deste país, que é um paraíso localizado no sul do Oceano Pacífico.

A experiência é parte do programa chamado “Duas Histórias/Um Mana”, que foi criado em 2016 pelo Escritório de Turismo da Tahiti, que irá levar algumas pessoas para desfrutar deste destino.

Para concorrer é necessário fazer a gravação de um vídeo com duração de até 15 segundos, falando sobre o que inspira você a conhecer o Taiti e quais são suas três atividades preferidas para fazer por lá. Feito isso, bastar postar o resultado em suas redes sociais, seja Twitter, Instagram ou Facebook, fazendo uso da hashtag “TakeMeToTahiti”, até o dia 5 de abril.

O resultado da promoção será publicado ainda no mês de abril e a viagem acontecerá no mês de junho. Para mais informações, acesse: www.embracedbymana.com.br.

O Taiti fica localizado ao sul do Oceano Pacífico, a somente oito horas voando da cidade de Los Angeles. Rodeada por águas cristalinas e de um tom azul brilhante, são 118 ilhas e atóis que fazem parte do arquipélago e que oferecem muita beleza natural.

Reconhecida no mundo todo devido suas praias belas de águas azul turquesa e areia branca de tirar o fôlego, o Taiti apresenta paisagens paradisíacas diversas desde vulcões, picos, montanhas e corais.

Cada ilha oferta diversos tipos de acomodação, os quais incluem resorts de luxo com villas feitas sobre o mar e algumas hospedarias pequenas gerenciadas por pessoas locais, que pode ser percorrida pelo mar em cruzeiros pré-agendados ou então em charters privados

O Taiti fica no meio do caminho entre o estado da Califórnia, nos Estado Unidos e da Austrália, situado a mesma latitude da América do Norte, possuindo o mesmo fuso horário do estado do Havaí.

FILIPE R SILVA


Confira aqui uma dica de 4 destinos para viajar neste fim de ano.

As férias escolares de verão se aproximam e muitas famílias já começam a planejar uma viagem para fugir da rotina, descansar e recarrega as baterias. Neste artigo você vai encontrar dicas sobre 4 destinos fantásticos para viajar com sua família e vivenciar momentos inesquecíveis ao lado de quem tanto ama.

Vale ressaltar que os preços dos pacotes de viagem para este período geralmente possuem um valor mais alto por causa da grande demanda. Contudo, vale a pena realizar uma pesquisa para encontrar preços mais acessíveis, lembrando sempre de pedir um merecido desconto.

Veja aqui quais são os 4 destinos fantásticos para viajar nas férias com sua família

Os destinos apresentados neste artigo foram escolhidos cuidadosamente pela blogueira e consultora de viagens Lala Rabelo.

1) Tailândia

De acordo com a consultora de viagens, a Tailândia é uma opção para os mais jovens que estão com orçamento curto. Com uma natureza exuberante e exótica, a Tailândia é muito receptiva com seus visitantes. Os meses de dezembro e janeiro são os ideias para visitar este país, com belas praias e águas cristalinas, pois a incidência de chuva nesta época é pequena.

2) Caribe

Praias paradisíacas, com areia branca e águas transparentes fazem do Caribe um dos destinos mais procurados no mundo. Para viajar em família esta é uma excelente opção. As cidades mais visitadas neste país são: Aruba, Punta Cana, Cancún e Jamaica. Geralmente os pacotes são em regime “all inclusive” em grandes e confortáveis hotéis com excelente infraestrutura.

3) Europa

A Europa é encantadora e atrai centenas de milhares de pessoas todos os anos. Se você quer fugir do calor dos trópicos e até mesmo fazer uma viagem romântica, a Europa é um excelente destino. Na Europa você pode conhecer várias países viajando agradavelmente de trem. França, Itália, Holanda, Portugal, Inglaterra, Bélgica, entre outros, oferecem uma excelente culinária em cidades encantadoras.

4) Brasil

Viajar pelo Brasil é sempre uma excelente opção. Nosso país com dimensões continentais, oferece destinos variados, praia, campo, aventura, história, entre outros. Se você busca uma praia para curtir o verão com sua família, opte por destinos como Jericoacoara no Ceará, Trancoso na Bahia ou Milagres em Alagoas.

Seja qual for seu destino, permita-se viver dias e momentos únicos.

Fabiana Batista Santos


Conheça aqui o perfil das pessoas que gostam de viajar.

Muitas pessoas adoram viajar e são poucos os que nãos gostam. Uns viajam por lazer e outros por necessidade, mas vamos falar um pouco sobre os que viajam por lazer, os que tem um perfil diferenciado, aventureiro, que gosta de ter novas experiências e procura escolher bem para onde vai para que a viagem seja prazeirosa e não acabe sendo chata e desgastante.

Quando pensamos em viagem, automaticamente nos vem a sensação de paz e ao mesmo tempo aquela curiosidade sobre o destino que você irá, de como será ter aquela sensação de estar de férias, dar um tempo da correria cotidiana, conhecer outras experiências culturais, conhecer lugares históricos, experimetar comidas diferentes, ver aquela paisagem de tirar o fôlego e saber aproveitar cada momento e investimento que você está fazendo para ter tudo isso.

Viajar consegue nos tirar do tédio da vida cotidiana, nos mostra que podemos ir muito mais além do que imaginamos, nos faz sentir mais vivos, curiosos, surpresos, saber como é viver de improvisos, sem as mesmas rotinas de um dia comum, porque quando se viaja não tem como saber o que se pode acontecer. Criamos um novo "Eu" porque ninguém te conhece e você pode ser quem quiser ser e melhorar a cada dia.

Existem casos de pessoas que por gostar tanto de viajar, optam por deixar para trás suas casas, empregos, carreiras de sucesso e seguem viagem. Muitos se perguntam, mas como que essas pessoas conseguem se manter vivendo assim se deixam tudo para trás? Uns preferem por trocar serviços por acomodações e alimento, já outros trabalham remoto, apenas online, onde além de trabalhar também podem aproveitar cada lugar. Alguns determinam um prazo para viverem assim, outros vão e não esperam voltar a mesma vida de antes.

Viajar nos obriga a interagir mais com as pessoas, pois num lugar onde você está chegando agora não tem como se virar sozinha a todo momento e assim abrimos nossa mente para saber conviver com o mundo e saber dividir os espaços. Aprendemos a ser pacientes e ainda conseguimos melhorar nosso humor, adeus stress.

Viaje o máximo que conseguir e tudo será novas experiências!

Leticia Manzoni Sanches


As pessoas que gostam de viajar se interessam por vários aspectos da cidade onde estão visitando.

Você deve conhecer pessoas que não apenas gostam, mas amam viajar e conhecer outros lugares, culturas e histórias. Mas e qual o motivo de existirem pessoas que não se prendem a apenas um lugar e necessitam estar sempre em busca de algo novo? Qual o perfil das pessoas que viajam tanto?

Muitas dessas pessoas se deparam com a pergunta: Por que você gosta tanto de viajar? E as mesmas podem responder: Mas e você não gosta? A grande questão é que as pessoas são diferentes. Para alguns, a compra de um automóvel zero quilômetro pode dar o mesmo prazer para outras que fazem um risco no seu mapa mundi de viagens.

Há valores diferentes e as pessoas são distintas no momento de dar importância para esses fatos. O perfil da pessoa que ama viajar é de querer saber como é o outro lugar, seja ele uma cidade perto da sua ou outro país. Elas querem observar como são os prédios, as casas, a cultura, a arquitetura e tantos outros pontos que vão à imensidão.

Essas pessoas contam com uma vontade grande de explorar um novo ambiente, além de apresentarem certa inquietude que não as deixam felizes por muito tempo em um mesmo local.

É um perfil de quem quer aprender a história não somente por livros, mas também ao vivo nas ruas de cidades gregas, por exemplo. Essas pessoas sempre estão em busca de uma nova sensação de paz, de serem felizes e de liberdade que certos lugares podem lhe trazer.

Quando as mesmas voltam para seus lares nativos, elas podem assimilar todas as coisas boas que outra cultura lhes proporcionou e colocar em prática no dia a dia rotineiro.

Pesquisa:

Foi em 2013 que um site de encontros americano, o MySingleFriend.com, apontou em uma pesquisa que as pessoas que gostam de viajar são mais atraentes. Na enquete que foi realizada, de dez entrevistados, oito apontam que os perfis que se interessam em viagens são bons para um futuro relacionamento.

Nessa pesquisa, 89% das pessoas que foram entrevistadas acreditam que aqueles que gostam de viajar tem um perfil de aventura, 75% apontam esses viajantes com uma mente aberta, 84% dizem que são pessoas com curiosidade sobre o mundo e 68% fazem associação a cultura.


Expresso Trem da Terra será o 1º trem turístico interestadual do país que fará viagens entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. O projeto visa contribuir com o turismo na região, o desenvolvimento social e econômico, além de interligar os estados.

Os representantes políticos, voluntários, empresários e as autoridades de vários setores dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro se juntaram para fazer o 1º trem turístico interestadual do país. A criação foi batizada de Expresso Trem da Terra e a previsão para iniciar a funcionar é no primeiro semestre do ano de 2016. O trem será composto de duas locomotivas, dois carros restaurantes e quatro vagões.

Os equipamentos foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e serão restaurados com ajuda da iniciativa privada.

O presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Paulo Henrique Nascimento, disse que o projeto técnico operacional já foi protocolizado na Ferrovia Centro Atlântica e no Ministério dos Transportes.

Com o objetivo de acelerar o andamento do processo, reuniões estão sendo realizadas entre os prefeitos das oito cidades que o trem irá percorrer, os empresários, a Inventariança da Rede Ferroviária Federal, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária\Porto Novo, os líderes dos governos estaduais, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o DNIT.

Conforme informado pelo Paulo Henrique, o Expresso Trem da Terra circulará entre as cidades de Sapucaia e Três Rios, situadas no Centro Sul Fluminense, e Cataguases, Leopoldina, Recreio, Chiador, Volta Grande e Além Paraíba, localizadas em Minas Gerais.

Estima-se que serão transportados 60 passageiros em cada vagão, totalizando até 240 pessoas por viagem. O preço do passeio será entre R$ 40,00 e R$ 50,00 por pessoa e a duração é de aproximadamente cinco horas. A princípio só terão viagens aos finais de semana.

O projeto visa contribuir com o turismo na região, o desenvolvimento social e econômico, além de interligar os estados.

Os turistas poderão desfrutar das cachoeiras, paisagens, hidrelétricas, lagos, fazendas, e casarões históricos durante o passeio entre a região da Zona da Mata mineira e Centro Sul fluminense.

A criação do Expresso Trem da Terra, de acordo com a Oscip Amigos do Trem, vai originar 500 empregos, tanto diretos quanto indiretos. As pessoas irão trabalhar na manutenção do trem, a bordo, nas estações e nas lojas de artesanatos.

Por Bruna Rocha Rodrigues

Expresso Trem da Terra

Foto: Divulgação


Ainda é possível encontrar pacotes de viagem para o Réveillon com descontos e promoções. Os interessados devem fazer uma boa pesquisa.

O Réveillon é uma das datas mais importantes e mais comemoradas no Brasil, por esse motivo muitas famílias escolhem viajar na virada do ano para pontos turísticos ao redor do mundo. Essa demanda torna-se cada vez maior à medida que se aproxima o final do ano, e para os passageiros é mais difícil achar uma vaga em hotéis ou cruzeiros, ou preços mais acessíveis. Com isso as empresas oferecem pacotes de viagens através da internet, oferecendo descontos e promoções, e com isso atraem maior quantidade de compradores.

O cruzeiro é uma ótima opção para aguardar a virada do ano, porém os cruzeiros que têm como destino Copacabana são ainda mais procurados, já que desde seu interior e possível ver a maior queima de fogos artificiais do país. Outros locais mais escolhidos são as praias de Santa Catarina, Salvador, Beto Carreiro, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, e Natal.

As ofertas em preços dos pacotes começam para valer quando acaba o inverno.

A quase 2 meses do Réveillon, ainda se encontra promoções de hospedagens de hotéis a partir de R$ 30,00 a diária, e preço das passagens a partir R$ 140,00 dentro do pais. Para o exterior pode-se encontrar um valor mínimo de hospedagem de R$ 140,00, e os mais variáveis preços de passagens, dependendo do destino escolhido.

Com a quantidade de feriadões que o ano de 2015 teve, é possível que a procura por pacotes de viagens seja menor em 2016 do que em 2015, além da crise que afeta quase todo o país, que também será determinante para as empresas de turismo terem demanda alta.

Apesar desses fatores, uma dica muito importante para o leitor é pesquisar com muita calma todas as empresas que oferecem os pacotes, e analisar as vantagens dos locais apresentados, como, por exemplo, a inclusão de café da manhã, almoço ou janta e também os valores das taxas de embarque, serviços, reservas e administrativas, e assim poder escolher o melhor lugar por um preço justo. 

Por Santiago Matheus Leal Pereda

Cruzeiro Réveillon em Copacabana


Governo do Uruguai lançou uma campanha que oferece benefícios como a isenção de impostos em hotéis e restaurantes para atrair turistas brasileiros.

Com a crise, viajar para o exterior pode estar um tanto quanto difícil e cara, por conta da alta do dólar. Mas, o exterior não é só feito de Europa e Estados Unidos, há outros destinos baratos e próximos que podem ser um ótima opção, como é o caso do nosso vizinho, o Uruguai.

O governo uruguaio lançou no sul do Brasil uma campanha para atrair turistas a seu país. A campanha foca nos benefícios como isenção de impostos em hotéis e restaurantes, tudo com a intenção de atrair o turista brasileiro.

Sem contar, que as cidades vizinhas a cidades do sul do Brasil, oferecem um desconto de 24% na gasolina para veículos que abastecerem em postos que estão localizados a 20 quilômetros da fronteira, o intuito é realmente atrair brasileiros oriundos dessas cidades vizinhas. Segundo o vice-ministro de turismo do Uruguai, a gasolina uruguaia é composta com menos álcool que a brasileira, e isso garante mais potência, além de render mais.

O vice-ministro disse que estes e outros benefícios fiscais oferecidos pelo Uruguai são muito atrativos, principalmente em tempos de crise, igual a que está passando o Brasil, por conta da desvalorização do real, fazendo com que o dólar subisse de preço.

Como estratégia, a campanha turística do Uruguai foi feita no Rio Grande do Sul por ser uma cidade vizinha ao país. Isso porque, por estar perto geograficamente, o custo da viagem é mais barato, pois ao invés de ir de avião, que é um transporte caro, pode se ir de carro, que acaba sendo bem mais econômico.

Com a crise, os brasileiros estão procurando viajar para locais mais próximos. Um relatório feito indica que 67% dos brasileiros que visitam o Uruguai, são oriundos do Rio Grande do Sul.

A cerimônia que apresentou o Uruguai turisticamente reuniu 150 pessoas, entre jornalistas e operadores turísticos, o vice-ministro uruguaio afirmou que foi um sucesso e que a reação do público presente foi bem positiva.

Por Camilla dos Santos Batista

Uruguai

Foto: Divulgação


Pesquisa revelou os melhores locais para viajar em 2015

Com a alta do dólar em 2015, muitos acreditam não valer a pena viajar neste ano. No entanto, nem por isso, torna-se menos propício conhecer outras paragens, seja em território nacional ou internacional.  Assim, um questionamento surge para os viajantes de plantão: é melhor viajar para a Europa do que para os Estados Unidos com essa alta exorbitante da moeda americana?

Acredite se quiser, mas, viajar para os Estados Unidos ainda é mais barato do que para o Velho Continente. Isso porque, o euro é mais caro que o dólar, o que torna mais vantajoso viajar para a terra do Tio Sam.

No entanto, moedas à parte, o que vale mesmo é viajar, independente do lugar. Por isso, listamos abaixo os dez melhores destinos para desfrutar a tão esperada férias, eleitos pelos viajantes do Trip Advisor na pesquisa Traveler’s Choice 2015.

Marrakech, Marrocos – A cidade árabe é o melhor lugar para se conhecer, de acordo com uma enquete realizada pelo site Trip Advisor.  Na liderança do ranking, os viajantes destacam os principais pontos turísticos que devem ser visitados, como Maison de la Photographie, Jardins de Menara e a Praça Jemaa El Fna, que é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

Siem Reap, Camboja – Nesta cidade é possível comer bem e relaxar sem preocupações. Durante uma visita, vale conhecer os templos Angkor Wat e Bayon, além do Parque Arqueológico de Angkor.

Istambul, Turquia – A capital da Turquia é dotada de inúmeros atrativos e, entre eles, estão a Mesquita de Solimão, Santa Sofia, a Igreja de São Salvador em Chora e o Distrito de Sultanahmet.

Hanói, Vietnã – De acordo com os viajantes do Trip Advisor, Hanói é uma cidade que respira cultura e história. Assim, se tiver a oportunidade de conhecer a capital vietnamita, não deixe de visitar o distrito de Old Quarter, Mausoléu de Ho Chi Minh, Museu das Mulheres do Vietnã e, também, o Museu de Etnologia do Vietnã.

Praga, República Tcheca – A cidade europeia não poderia ficar fora desta lista. Dentre os pontos turísticos mais atrativos estão a Praça da Cidade Velha, Orloj, Palácio Lobkowicz e a Catedral de São Vito.

Londres, Inglaterra – A Terra da Rainha é um destino procurado por milhões de viajantes. Isso porque, a história e arte presentes na capital atraem todos os tipos de turistas. Vale visitar o Parlamento Inglês, London Eye, Palácio de Buckingham e o National Gallery.

Roma, Itália – A capital da Itália é sinônimo de arte, história e beleza e, todo turista que se preze, precisa conhecer esta cidade antes de morrer. O Coliseu, Panteão, Fontana di Trevi e a Piazza Navona.

Buenos Aires, Argentina – Tango, vinho e comida gostosa não faltam na capital argentina. Vale conhecer os bairros La Boca e Palermo Soho, Plaza de Mayo, além do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.

Paris, França – A cidade mais romântica do mundo está em todas as listas de viajantes. Arquitetura, belos jardins, queijos e vinhos são os principais atrativos da capital francesa. Não deixe de visitar o Musée d'Orsay e a Catedral de Notre Dame.

10º Cidade do Cabo, África do Sul – Paisagens de tirar o fôlego é o que atrai turistas à Cidade do Cabo. Quem tiver a oportunidade de conhecer a cidade, visite o Table Mountain National Park, Two Oceans Aquarium e as belas praias de Clifton.

A lista ainda conta com as cidades de Nova York, Zermatt, Barcelona, Göreme, Ubud, Cusco, São Petesburgo, Bangcoc, Catmandu, Atenas, Budapeste, Queenstown, Hong Kong, Dubai e Sydney.

Por Andréa Corneli Ortis

Marrakech

Foto: Divulgação


Este ano Portugal não irá receber turistas como no ano passado, uma vez que houve uma queda de 19% este mês se comparado ao ano anterior. No entanto, só no mês de Janeiro houve um crescimento de 20% na cidade.

Os hotéis de Portugal ofereceram 53 mil dormidas de turistas brasileiros em fevereiro, o que foi perceptível a queda de 19%, conforme dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Todavia, ainda que tenha havido este decréscimo, o Brasil continua sendo o sexto País que mais exporta turistas para Portugal nesta época do ano. Ele só perde para o Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Holanda.

Embora, o acréscimo deste mês seja inferior ao de janeiro, Portugal conseguiu registrar cerca de 2 milhões de dormidas no mês de fevereiro, o que representa um progresso de 6,5%. Essas dormidas provenientes do mercado interno aumentaram 1,9% se comparadas com o mês anterior.

O Instituto Nacional de Estatística destaca ainda que, estas reservas com hotéis em fevereiro renderam um lucro de 88,3 milhões de euros e só nos dois primeiros meses do ano as rendas dos hotéis lusos subiram 6,9%, o que resulta em 165,3 milhões de euros.

No entanto, a taxa de ocupação deles também subiu exorbitantemente. Passou de 0,8 pontos percentuais em fevereiro, para 27,1% este mês. Pode ser esta a causa da queda de brasileiros a Portugal.

Entretanto, é importante enfatizar que viajar continua sendo um dos melhores divertimentos dos brasileiros, haja vista que eles podem desfrutar do que há de melhor em outros países e conhecer novas culturas, além de ser um passeio que faz com que o indivíduo volte renovado e esqueça o estresse cotidiano que cerca milhares de pessoas.

Dessa forma, o brasileiro tem buscado o local que melhor oferece custo x benefício, além de lazer e sossego. Entre os locais mais disputados, os litorâneos são os mais buscados por eles.

Por Luciana Viturino


O brasileiro não possui o costume de utilizar os sistema ferroviário de forma  frequente, o que contribui para isso é a precariedade que o sistema brasileiro apresenta.

Embora o sistema ferroviário seja considerado por muitos especialistas o melhor, mais barato e menos poluidor, o sistema no Brasil ainda recebe pouco investimento. Já na contramão  brasileira está a Europa. Lá quase todas as extensas viagens são realizadas via transporte férreo, o motivo é a curta distância entre os países e o baixo custo que este tipo de transporte proporciona. No entanto, ao contrário do Brasil, a Europa possui regras muito rígidas, o que pode complicar a sua vida ou mesmo te colocar em apuros. Para que isso não ocorra saiba melhor como não transformar sua viagem em um inferno: 

– Transporte somente o necessário:

Os trens não possuem um limite de bagagens, no entanto não é por este motivo que você levará até a casinha do cachorro dentro de sua mala, não é mesmo? Mas se mesmo assim quiser levar muitas bagagens saiba que ela é transportada por você mesmo, ou seja, é exatamente o passageiro dono da bagagem que se encarrega de descarregá-la e transportá-la;

– Não se atrase:

Diferentemente do Brasil onde tudo se atrasa, na Europa não arrisque em perder aqueles 5 minutos, pois eles realmente serão sagrados e o fará perder a partida do trem. Além disso, a maioria dos trens possui um limite de tempo para embarcação, que costuma finalizar o embarque quando faltam dois minutos para que o trem parta;

– Não confunda as estações:

Lembre-se que você estará viajando por uma região repleta de países pequenos e que a diversidade linguística é enorme e muito diferente da sua, portanto não seja tão confiante ao ponto de querer memorizar o seu ponto de embarque e o seu ponto de destino. Anotar ou imprimir o ticket de viagem é uma ótima opção para garantir uma viagem sem atrasos ou desentendimentos;

– Verifique os documentos necessários:

Antes de viajar verifique se os destinos exigem o passaporte. A União Europeia confere o passe livre para todos os países membros, no entanto, em alguns poucos lugares esse passe livre é verificado quando se trata de estrangeiros oriundos de outros continentes;

– Verifique a necessidade de reservar lugares:

Mesmo que você seja portador de um bilhete ferroviário ilimitado a lugares e situações onde é obrigado ao passageiro reservar lugares nos trens, para não passar vergonha e nem perder a viagem verifique se as estações por onde passará necessitam de reserva de assentos.

Por Fernando Setoue


Nunca foi tão fácil ver de perto as luzes brilhantes dos cassinos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Isso porque a Americanas.com Viagens está com uma promoção sensacional no pacote para a cidade norte-americana. Por apenas R$2.065,67 por pessoa, você poderá desfrutar 6 dias e 5 noites nessa cidade, palco de muitos filmes hollywoodianos.

A estadia será no American Best Value Inn, que tem quartos confortáveis, além de uma piscina. Ele se encontra no centro de Las Vegas, e você poderá ir caminhando até os famosos cassinos MGM, New York New York, Tropicana e Excalibur. Nas redondezas, também se encontram a loja Planet Hollywood, o Outlet Mall e o Thomas and Mack Arena.

Os voos são pela Delta com saída às 21h30 do dia 4 de maio do aeroporto de Guarulhos e chegada às 13h02 ao aeroporto de Las Vegas. A volta está prevista para o dia 9 de maio às 9h25. Não perca tempo, faça já as suas reservas. Quem sabe, com um pouco de sorte, você volte rico!

Para reservas e mais informações, acesse o site da Americanas.com Viagens e boa viagem!

Por Flávia Yoshitani


Quando planejamos uma viagem temos que fazer alguns preparativos, como arrumar a mala corretamente, não se esquecer dos documentos importantes (passaporte, RG, CPF e o voucher).

Para facilitar a sua vida segue algumas dicas para você aproveitar a sua viagem com tranquilidade:

– Ao fazer o check in chegue com algumas horas de antecedência, aconselha-se umas 3 horas. Verifique também o horário de apresentação do embarque;

– Organize seus documentos numa pasta, isso facilita e muito na hora da apresentação. Caso viaje com crianças e adolescentes não se esqueça de conferir a documentação das mesmas na Vara da Infância e Juventude;

– Veja se o visto do seu passaporte não está vencido;

– Identifique sua bagagem com fitas, lenços, ou alguma coisa de fácil identificação;

– Não coloque objetos de valor nas bagagens para serem despachados, leve-os na bagagem de mão;

– Certifique com a empresa aérea ou com seu agente de viagens o peso da bagagem de mão, pois o excesso de peso é pago;

– Objetos grandes como, por exemplo, bicicletas, instrumentos musicais, etc, devem ser inseridos na franquia de bagagem;

– Nunca pegue uma bagagem que você não conheça.

São considerados passageiros com necessidades especiais: crianças desacompanhadas, idosos com mais de 60 anos, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas portadores de deficiência, gestantes e lactantes. Eles possuem atendimento prioritário, para as gestantes é preciso de uma solicitação médica para confirmar se pode viajar; a cadeira de roda deve ser transportada gratuitamente.

O cão-guia, caso a pessoa necessite levá-lo, deve ser transportado gratuitamente ao lado do seu dono, não precisa colocar focinheira, somente a guia. Deve-se apresentar a carteira de vacinação e para voos internacionais apresentar o certificado Zoosanitário Internacional, que pode ser encontrado no Ministério da Agricultura.

Por Viviane Lima


O aumento da renda da população e, consequentemente, do otimismo, incidiram com grande astúcia sobre os consumidores. Além das intenções de compras continuarem avançando em vários dos setores de atividades, boa parte das pessoas planejam, sem vínculos com agências de viagens, montar seu próprio roteiro pelo mundo.

Segundo levantamento realizado pela consultoria GfK, do total dos brasileiros consultados, 35% realmente querem viajar e dentre esse percentual, 87% irão preparar a viagem por iniciativa própria. Segundo release divulgado no portal Maxpress, somente 13% dos intencionados em percorrer outros estados e países farão uso de pacotes.

Segregado por classes, o estudo indica que 47% dos cidadãos sondados (ao todo mil) realizaram sua viagem de férias há muito, muito tempo (mais de um ano), com disparate – negativo, grosso modo – aos inseridos nas classes C e D. Neste caso, o índice avança para 60%.

Em relação à intenção de despesas, até 42% das pessoas que almejam despender de sete a 14 dias para viagens a lazer, no verão, devem gastar R$ 1.054. Os inseridos nas classes A e B pretendem pouco mais, exatamente R$ 1.320, mais que o dobro do ambicionado pelas classes C e D (R$ 625).

Por Luiz Felipe T. Erdei


O mês de janeiro chega e também as férias para muitas pessoas em todo o Brasil. Por algumas vezes que viajamos sentimos algum desconforto gerado pela viagem no carro, no ônibus, no modo como você se senta, ou então pelo fato de carregar muitas malas pesadas. Tudo isso pode gerar problemas e dores na sua coluna. Aqui vão algumas dicas de como fazer para que a viagem não se torne uma dor de cabeça neste quesito.

Para carregar aquelas malas enormes, com muito peso, sempre dê uma ajudinha para a coluna. Flexione os seus joelhos, assim o peso fica dividido, não ocorrendo uma sobrecarga, que pode causar algum problema.

Para as bagagens de mão, nunca deixe um lado do corpo exercendo maior força, procure sempre equilibrar isso. Na hora da viagem sempre adote uma postura ereta. Apoio como aquelas almofadas em forma de meia lua para o seu pescoço, também ajuda a deixar tudo mais confortável.

Cuide-se para que possa aproveitar muito as suas férias.

Por Oscar Ariel





CONTINUE NAVEGANDO: