Urupema está localizada na Serra Catarinense e se destaca pelo clima frio, pelas belas paisagens e pelo rio repleto de peixes que corta o centro da cidade. A cidade tem a maior altitude média do Estado, cerca de 1.425 metros, e por isso a geada é frequente pelos seus campos, e até a neve chega de vez em quando para encher os olhos dos turistas e moradores.

Um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade é a cascata que congela. Situada no Morro das Torres, a cascata é uma suave queda d'água de 12 metros que, em dias muito frios, transforma-se em gelo, gerando uma linda paisagem. Em algumas ocasiões a cascata chegou a ficar congelada por cinco dias consecutivos. O Morro das Torres está situado no ponto mais alto da cidade, com 1.750 metros de altura que proporciona  uma visão panorâmica da bela paisagem da região.

Quem gosta de turismo rural não pode deixar de visitar a Fazenda do Barreiro. Fundada em 1782, a fazenda é administrada pela oitava geração do português José Joaquim Pereira. Em seu museu, a história dos mais de duzentos anos da fazenda é contada através de objetos.

Dentro da fazenda um hotel super equipado com 23 apartamentos dotados de aquecimento e abastecimento de água mineral de fonte própria é sucesso entre os visitantes. Lá ainda é possível fazer caminhadas, cavalgar, pescar em açudes e descer um rio de bote.

Por Juliete Lunkes

Fonte: Santur


Pelotas é conhecida pelo seu grandioso patrimônio cultural e histórico. Mas não é só isso que o turista encontra ao visitar a cidade gaúcha. Quem procura simplicidade e aconchego não pode deixar de usufruir do turismo rural que a cidade dispõe. São belas paisagens, cachoeiras e parques onde é possível fazer trilhas ecológicas orientadas, passeios a cavalo e esportes radicais, além de degustar uma rica culinária.

O famoso patrimônio cultural da cidade pode ser comprovado através dos exemplares arquitetônicos e dos inúmeros edifícios tombados como patrimônio histórico e cultural. A mistura étnica de Pelotas é o que caracteriza sua grande riqueza cultural e por isso o município é tido comopatrimônio histórico e artístico nacional e patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão as Charqueadas, os Museus, o porto e a estação férrea. Além, é claro, dos diversos prédios antigos, teatros, as inúmeras praças e parques e a região da Costa Doce.

Por Juliete Lunkes


Também conhecida como capital da louça, a cidade de Campo Largo trás uma rica história e belezas naturais.

Campo Largo é famosa também pelos deliciosos e tradicionais vinhos, fabricados ali mesmo, próximo da capital paranaense.

Com estradas rurais, tipicamente tradicionais, culinária única que conquista cada vez mais os turistas de todo o mundo.

A cidade deixa o sul do país mais aconchegante e peculiar com seus descendentes de polonês.

A miscigenação de culturas transforma o lugar em um local encantador e hospedeiro.

Conheça a cidade, experimente um bom vinho e divirta-se com as belezas naturais da cidade.

Por José Alberi Fortes Junior.


Paranaense que não conhece a Lapa não conhece o Paraná.

Trazendo muita historia e belezas naturais, a Lapa é um dos municípios mais procurados para visitação.

Com um centro histórico que possui 14 quarteirões com 235 imóveis para contar um pouco da historia do sul do país.

A preservação das esculturas e imóveis arquitetônicos vem acontecendo desde 1938, por isso a cidade trás em cada centímetro uma parte da historia do nosso estado.

Com culinária típica local ela é única e inesquecível.

O turismo rural é um dos pontos fortes da cidade que atraem cada vez mais o numero de turistas que voltam a visitar o município. Conheça você também e se encante.

Por José Alberi Fortes Junior.


A cidade de Mococa, a 266 Km São Paulo, é um lugar interessante para quem gosta de visitar o interior do Estado. Na área urbana, as Quadras da Cidadania são áreas ideais para a criançada, com parque de diversão e praça, conta ainda com pista de skate e quiosques para passar o dia e descansar.

A Praça Marechal Deodoro é ponto tradicional de encontro das famílias de Mococa. O local oferece petiscos e shows culturais para os adultos e parque às crianças. A fonte luminosa e a apresentação da filarmônica são os orgulhos da cidade

Para quem prefere o turismo rural, o município oferece visitação à Fazenda Buracão e à Fazenda Nova, que recebem grupos para eventos e momentos de tranquilidade. O Mirante e a Cachoeira de Itambé são outras opções para os visitantes.

Hospede-se em:

Hotel Palace Mococa (19) 3656.2657

Letoh Hotel (19) 3656.0704

Hotel Rafenna (19) 3665.4610

Paula Cassandra


As fazendas de Lorena, a 182 km de São Paulo, são pontos turísticos ideais para quem gosta da vida do campo. A Fazenda das Palmeiras tem mais de 150 anos, conta com pomares de diversas frutas, como a jaca e acerola, e horta com deliciosos legumes.

No lugar, existem muitos animais, como maritacas e capivaras, com os cavalos é possível passear. A mobília do século XIX e o chuveiro com água quente de serpentina lembram os costumes dos antepassados. Na área verde da fazenda, as cachoeiras e rios convidam a um delicioso banho. As trilhas em meio à exuberante mata e os produtos caseiros completam a visita.

A Fazenda Nossa Senhora da Conceição, da década de 1850, também guarda características originais vistas através de seu mobiliário e das peças de porcelana holandesa e inglesa.

Conheça mais sobre a cidade aqui

Opções para descansar:

  • Hotel Residência Lorena (12) 3153.2678
  • Valle Hotel (12) 3153.1415
  • Hotel Olympia (12) 3153.2924

Paula Cassandra


As fazendas de Itu, próximo 101 km de São Paulo, são belíssimos pontos turísticos. A Fazenda Monte Belo é uma delas, a sua construção principal foi erguida no século XIX e guarda todas as características originais. O local possui área com infraestrutura para os visitantes, como churrasqueira e quadra de esportes.

Já na Fazenda Pé da Serra, o turista pode fazer trilhas em meio à natureza repleta da exuberância da Mata Atlântica. Para relaxar, o espaço oferece ducha de água natural e piscina. Também conta com infraestrutura para acampar ou passar o dia.

Outro lindíssimo local é a Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, com fascinantes paisagens, o turista pode passear pela fazenda em companhia da guia que explica o processo de produção de café, uma das atividades da propriedade em seus primórdios.

Dicas de hospedagem:

Pousada Sítio Moinho Velho (11) 4022.8259

San Raphael Country Hotel (11) 4813.8877

Paula Cassandra


Que tal curtir nessas ferias uma opção diferente? O Hotel Fazenda (Hotel Mosteiro) situada na aprazível cidade de Brotas, com seus monumentos históricos, lojas para compras e suas lindas cachoeiras, oferece além de um excelente serviço de hospedagem, gastronomia impecável, e passeios completos para casais e famílias.

Nessas férias não deixe de visitar o Hotel Fazenda Brotas. O contato com a natureza vai fazer você e sua família, começarem o ano de 2010 de forma maravilhosa e inesquecível.

O Hotel Fazenda Brotas oferece, entre outras coisas, atividades criativas para seus hóspedes, além de excelentes iguarias.

Confira essa maravilha em Brotas e desfrute de todas as mordomias, que um dos melhores hotéis da região pode lhes proporciona

Aproveitem as férias e vivam intensamente as emoções inesquecíveis que vocês terão no Hotel Fazenda (Hotel Mosteiro).

Conheça mais sobre o hotel aqui


Guaratinguetá, próximo 176 km de São Paulo, é um lindo local para visitar. O Balneário Águas Mantiqueira é ideal para um gostoso banho fresco. Outra opção para se banhar é nas águas do Ribeirão das Pedrinhas, onde os poços contam com águas límpidas.

Para quem gosta do turismo rural, o município oferece a Colônia do Piagui. O visitante poderá conhecer as plantações de hortaliças e arroz e a caixa d´água datada de 1897 que parece uma fortaleza e que serve de mirante para observar a cidade. No local, o turista conhece ainda diversos alambiques

O turismo rural e histórico se fundem no Bairro das Pedrinhas, onde existem suntuosos casarões antigos junto a sítios com criação de gado. Encontram-se na localidade espaços de lazer, como o Clube de Campo Pedrinhas.

Dicas de hospedagem:

  • Hotel Royal (12) 3122.2899‎
  • Hotel Clube Dos 500 (12) 3132.3119
  • Hotel Fazenda Sete Lagos (12) 3122.4311
(
(Estação Ferroviaria de Guaratinguetá)

Paula Cassandra


Cabreúva, próximo 83 km de São Paulo, é uma opção para quem procura por turismo rural. Para aproximar o visitante do modo de vida rural, foi criado o sistema colhe e pague em diferentes áreas de produção agrícola.

Quem prefere praticar esportes também vai encontrar no município o lugar ideal. Praticamente todos são oferecidos, como a tirolesa, rapel e canoagem. As caminhadas ecológicas são outra atração, onde os visitantes vão trilhar pela serra e conhecer cachoeiras e espécies fascinantes de animais e plantas.

O chamado Cruzeiro é o ponto da onde se tem uma completa vista dos morros da região. Os pesqueiros são outra atividade de Cabreúva, alguns oferecem área de lazer para passar o dia. Além de todas as opções de turismo, o visitante pode ainda apreciar gostosíssimas cachaças nos alambiques da cidade.

Opções para pousar:

Paula Cassandra


Muitos são os atrativos naturais de Botucatu, distante 240 km de São Paulo, entre eles, o turista pode conhecer a Fazenda Conde de Serra Negra, com lindíssimas paisagens em meio à natureza. A casa grande e o haras do local completam o cenário bucólico.

Para quem gosta de áreas quase intocadas pelo homem, a Área de Proteção Ambiental de Botucatu é fascinante. Possui um mirante privilegiado, oferecendo uma visão completa da região.

O Gigante Deitado é outro ponto turístico, caracterizando-se por uma formação rochosa, foi esculpida naturalmente pelo vento. O monumento parece ter pés, barriga e cabeça, sendo que parte dele conta com mata nativa. Na formação rochosa, encontram-se ainda três belos morros para realizar trilhas.

Algumas sugestões de hospedagem:

  • Bekassim Hotel (14) 3811.2925
  • Chaillot Plaza Hotel (14) 3881.2055
  • Hotel Colúmbia (14) 3814.2999

Paula Cassandra


Boituva, a 100 km de São Paulo, é o destino certo para os turistas que desejam fazer turismo rural. Entre as opções, os diversos haras da cidade são locais com belos animais para quem gosta de raças como o puro sangue inglês, andaluz e outros.

Já na Fazenda do Pinhal, o visitante conhece o que se pode produzir com a cana e o milho, cultivos do local. Também é possível fazer passeios e conhecer os lagos da área. O espaço oferece infraestrutura para passar o dia e pesqueiro.

Na Chácara Samambaia, o visitante vai conhecer uma grande variedade de aves ornamentais, são 100 espécies que podem ser observadas. O lugar conta com produtos derivados do leite para a venda. Os turistas podem inclusive aproveitar as churrasqueiras, piscinas e quiosques da chácara.

Algumas sugestões de hospedagem:

  • Hotel Recanto do Sol (15) 3263.1499
  • Hotel Leis (15) 3263.5029
  • Hotel Santiago (15) 3263.1518

Paula Cassandra


Barretos, distante 438 km de São Paulo, é um ótimo destino para quem gosta de viajar pelo interior. A Região dos Lagos é um dos atrativos turísticos, formada por três lagos, é propício para caminhadas e bicicletadas. A Praça da Primavera, no centro da cidade, é encantadora, o visitante vai sentir tranquilidade ao atravessar o córrego pelas pontes, além de se fascinar com a beleza do coreto e da fonte luminosa.

Já o Rancho Nossa Senhora de Guadalupe é um sítio para quem gosta de passeios pelo campo. O Parque do Peão de Boiadeiro de Barretos também é um sítio aberto à visitação, onde acontece a Festa do Peão de Barretos, no mês de Agosto. O local conta com espaço para acampar e para se divertimento, como a Fazendinha e o Rancho da Queima do Alho.

Hospede-se em:

Paula Cassandra


Atibaia, próximo 69 km de São Paulo, é uma cidade que conta com inúmeros pontos turísticos, o Haras Coudelaria Nossa Senhora de Fátima é um deles. No espaço, o visitante pode passear de cavalo e conhecer os 30 animais que são criados.

Outra opção é o Pesqueiro Boa Vista, onde se pode praticar a pesca em dois lindíssimos lagos que oferecem dez variedades de peixes. Já o Rancho da Viola é ideal para quem aprecia uma deliciosa gastronomia, destacando-se o churrasco que é feito no local.

O Sítio Serras de Atibaia fecha o circuito do turismo rural que Atibaia proporciona. No lugar, é possível conhecer como se faz produtos derivados do leite, também oferece degustação e trilhas para caminhar por dentro da vegetação exuberante do espaço.

Opte por uma das opções:

Paula Cassandra


Montanhas e morros são alguns dos atrativos naturais da cidade de Águas de Lindóia, próximo 119 km de São Paulo. O Circuito das Montanhas proporciona um passeio magnífico entre a natureza, conta com 8 km e passa por diferentes lugares, entre eles, o Recanto dos Nefelibatas. Os turistas podem escolher fazer o trajeto a cavalo, de charrete ou mesmo a pé.

O Morro Pelado, situado na Fazenda Morro Pelado, com 1.400 metros de altura, proporciona aos visitantes uma inesquecível visão do local. No seu topo é possível praticar vôo livre. A fazenda é ideal para passear em meio a uma vegetação exuberante. Pode-se inclusive fazer as práticas da vida no campo, como tirar leite da vaca, ou apenas apreciar o canto dos pássaros e brincar com os animais do lugar.

Dicas de hospedagem:

  • Hotel Pousada Recanto da Cachoeira (19) 3824.4268
  • Quartaroli Palace Hotel (19) 3824.1431
  • Hotel Zanon (19) 3824.3000

Paula Cassandra


Santo Augusto, a 480 km de Porto Alegre, é uma cidade com muitos encantos, entre eles, destaca-se a Cascata do Rio Turvo, com uma queda d’água de grande beleza. Está localizada na Fazenda Cascata, sendo uma ótima opção de turismo na cidade.

O Centro de Cultura Prof. Benedito de Castro também é um lugar interessante para visitar, nele estão abrigados o Museu, a Biblioteca e conta com uma sala de música, onde os instrumentos servem para resgatar a história de Santo Augusto.

Na Estância dos Rodeios Nerci Liberato da Conceição é possível acampar, conta com infraestrutura básica e é o lugar certo para descansar. No Sitio de Lazer Rotilli, o visitante também vai encontrar paz em meio à natureza. O lugar oferece quadra de esportes, churrasqueiras e muito mais.

Escolha entre uma das opções:

Hotel Santi (55) 3781.1073

Hotel Marco Pólo (55) 3781.1162

Hotel Pousada Bom Sossego (55) 3781.3788

Paula Cassandra


Encruzilhada do Sul, a 162 km de Porto Alegre, é um belíssimo lugar para conhecer. O Rancho Alegre é uma das opções, conta com camping ecológico e pousada. Possui toda a infraestrutura necessária para receber os seus visitantes, além de modalidades esportivas, divertimento para as crianças, trilhas em meio à natureza e deliciosas cachoeiras.

A Fazenda da Lapa é um atrativo histórico do município, a sua principal construção possui estilo colonial português, sendo uma das referências de Encruzilhada do Sul. Na cidade, o turista pode também conhecer as vinícolas, entre elas, a Casa Valduga, onde é possível visitar os seus parrerais.

Outras opções são o Salto D’água da Caneleira, o Paredão do Rio Camaquã e diversos balneários, como o do Tio Pedro e o do Passo da Guarda.

Sugestões para se hospedar:

Hotel São Jorge (51) 3733.2130

Hotel Wagner (51) 3733.1545

Hotel Atlântida (51) 3733.1560

Por Paula Cassandra


O turismo no nordeste é bastante reconhecido pelas belas praias que formam uma das mais belas paisagens do Brasil, mas, uma tendência vem crescendo cada vez mais na região, o turismo rural.

Os principais destinos são a Bahia e o Ceará, as atrações principalmente são os pratos típicos da região, o contato com os animais, observação de pássaros, passeios a cavalo, pedalinho, e com a natureza podendo gozar de frutas frescas, visitas a cachoeiras e até mesmo esportes radicais.

Geralmente a hospedagem é em um hotel-fazenda e apesar de ser afastado da cidade do mesmo conforto e serviços de um hotel comum, geralmente os hotéis conservam ou adquirem mobília original de uma fazenda para o cliente se sentir, a cada hora dentro do hotel, familiarizado com o ambiente.

O turismo rural geralmente é recomendado para pessoas que vivem diariamente o stress urbano e que querem ir para um lugar com ar fresco, tranqüilo, cercado por todos os lados pela natureza.

Algumas dicas de onde ficar:

Bahia:

Ceará:


Para quem está a procura de calmaria, descanso e tranqüilidade, vale a pela tentar um turismo diferente. O turismo rural vem crescendo a cada dia, sendo procurado cada vez mais nas agências turísticas.

O Turismo Rural oferece: Passeios ecológicos, cavalgadas, comidas típicas, banhos em cachoeiras, rapel, caminhadas tudo bem longe da realidade da cidade grande.

O eco-turista tem de ter consciência diferenciada, pois a estrutura é praticamente inexistente para manter a preservação do ambiente. O conhecimento de trajeto também é fundamental o que torna o guia turístico um personagem importante para a realização do passeio com segurança.

O cuidado com o lixo e com os restos de alimentos é de grande importância, pois mantém o local para que outros turistas venham a ter a mesma experiência.


Nas mais variadas formas de turismo sempre houve destaque para viagens internacionais, porém isso está se modificando, pois as viagens nacionais vêm ganhando seu lugar.

O país também expõe mais a sua cultura, cada localidade abriga seu ponto turístico trazendo não só estrangeiros, mas brasileiros que também estão sendo atraídos para cidades tanto interioranas quanto as grandes metrópoles.

O nordeste é um dos destinos mais procurados, pois, além de lindas praias, abrange também a cultura local e a hospitalidade do povo brasileiro.

As cidades mais afastadas também estão sendo bem vistas pelos turistas, pois alem da culinária, oferece conforto e beleza para quem procura um lugar mais tranquilo.


Para os amantes da história brasileira, um excelente destino é a Lapa no Paraná que guarda um preservado conjunto arquitetônico como o pequeno e neoclássico Teatro São João que ainda é palco para espetáculos.

Nos museu do Tropeiro, das Armas e Histórico da Lapa existem peças de época e cheias de detalhes. Na casa vermelha (Museu do Tropeiro) há ainda uma loja de artesanatos, onde é possível encontrar desde peças artesanais até delícias típicas da região.

Quem passa pela Rua Quinze de Novembro aprecia as belezas do casario- por lá estão a Casa da Família Correia de Lacerda(1845) e a Casa da Memória(1888) que guardam mobiliário, decoração e documentos originais.

Uma cidade que guarda os encantos de uma época que se foi, mas deixou grande herança cultural.

Informações sobre a Lapa paranaense http://www.lapa.pr.gov.br


Bem pertinho da Capital paranaense, está a cidade de Araucária, a 27 km de Curitiba. O município é ideal para quem pretende fazer o turismo rural, que possibilita aos turistas conhecer a vida no campo.

No roteiro está, entre outras atrações, o Centrinho Histórico de Guajuvira, com um espetacular cenário interiorano em meio à natureza e contornado pelo rio Iguaçu. No local, situa-se o horto florestal, construções antigas e muitas histórias.

Já na Chácara Santa Rita, cultivam-se plantas frutíferas e se produz licores. Se for época de colheita, o turista é convidado a participar da atividade. No roteiro, o visitante conhece ainda a Casa do Artesanato, que possui arquitetura polonesa e teve sua construção erguida em 1887.

Dicas de hospedagem:

  • Hotel Colônia (41) 3642.2200
  • Sanjoy Hotel (41) 3642.2003
  • Hotel Meu Cantinho (41) 3642.3047

Siqueira Campos, a 313 km de Curitiba, é uma cidade que investe no turismo rural e na gastronomia local. O visitante pode conhecer as fazendas cafeeiras localizadas no Distrito de Barbosas, com suas construções de meados do século XX.

Nos meses de junho e julho as fazendas abrem suas portas para os visitantes saborearem deliciosos cafés coloniais. A cidade conta ainda com a Praia da Alemoa e com a prática da pesca esportiva.

Durante todo o ano, os turistas podem se deliciar com as conservas caseiras, doces artesanais, derivados do milho como pamonha e bolos. Anualmente, a infraestrutura ganha melhorias com a instalação de churrasqueiras, sanitários, quadras de areia poliesportivas, estacionamentos e espaço para camping.

Algumas sugestões para se hospedar:

  • Hotel Pousada Catuai (43) 3571.1957
  • Jsa Resort Hotel (43) 3571.1341

Para quem pretende conhecer o interior do Paraná, Siqueira Campos é uma opção inesquecível.


Um passeio pelas fazendas históricas é uma opção para quem for conhecer a cidade de Castelo, a 141 km de Vitória. Entre elas, está a Fazenda e Cachoeira da Prata, que era movida pelo trabalho escravo e, hoje, só restam ruínas.

A Fazenda das Flores, do Centro e Santa Helena são as outras que contam um pouco da história da cidade. Já as atrações naturais oferecem a Gruta do Limoeiro, que possui grande profundidade e formações rochosas de beleza inconfundível.

O Pico do Forno Grande também é outro belíssimo lugar. Situado no Parque Estadual de mesmo nome, avista-se dele o mar e ocupa uma área de 550 hectares.

Algumas sugestões para se hospedar:

  • Pousada Lua e Sol (28) 3542.0119
  • Hotel Estrela do Sul (28) 3542.2383
  • Hotel Magnago (28) 3542.3065

Para quem gosta de conhecer a história de nosso país, Castelo é o lugar ideal.


A 337 km de Fortaleza está a pequena e encantadora cidade de Tauá. Entre seus atrativos naturais, o turista pode conhecer o Serrote Quinamuiú – uma formação geológica situada a oeste. Ele é avistado de qualquer ponto da cidade. Seu ponto mais alto tem altitude de 500m.

Tauá conta ainda com Roteiro Turístico Rural. Para os visitantes que gostam de viajar para o passado, será uma aventura conhecer os Sítios Paleontológicos. Nos sítios Calderões I e II, foram encontrados dente de toxodonte e ossos de animais pré-históricos.

Algumas dicas de hospedagem:

  • Pousada Julião (88) 8823.6347
  • Hotel Central (88) 3437.1327
  • Hotel Três Reis Magos (88) 3437.2634

Com certeza, um passeio emocionante no coração do sertão cearense.


Se você procura sossego, precisa conhecer a bucólica São Martinho, no estado catarinense, a 170 km de Florianópolis. Com seus vales verdes, o lugar exibe uma paisagem exuberante.

A Cachoeira do Capivari, a 6 km do centro da cidade, é um exemplo, como o Lago Hoinzen, ideal para a pesca e as águas termais e minerais.

O local também é propício para o turismo rural. Os moradores fabricam e comercializam artesanato e deliciosos produtos caseiros. Ponto de visita obrigatório é a Casa do Rio, onde uma construção é separada por um pequeno rio e ligada por uma ponte.

Pousadas da cidade:

  • Dom Laurino (48) 3645.6025
  • Pousada Hellmann (48) 36456166 ramal 24
  • Pousada Salto das Águas (48) 3645.0321

Não deixe de conhecer São Martinho, você irá desfrutar de momentos de incrível bem estar.





CONTINUE NAVEGANDO: