Conhecido historicamente como uma coluna de pedra para castigar os escravos antigamente, o Pelourinho é hoje considerado um dos bairros mais visitados pelos turistas que buscam conhecer esse pedaço do Brasil de extrema importância para a História, além de ser conservado como bairro histórico de Salvador.

O Pelourinho passou por um enorme processo de revitalização; abrigando casarões históricos, igrejas em estilo barroco e uma grande vida cultural, o bairro é um dos pontos mais bonitos e requisitados por quem vai à Bahia.

Mesmo histórico é de impressionar como as ruas do Pelô, assim apelidado, se harmonizam com o passado e o presente, sem perder o charme e a beleza que possui.

Juliana Alves


Uma boa opção para quem conhecer a história do Rio de Janeiro, uma boa pedida, é ir á cidade de Petrópolis, que fica apenas 65 quilômetros da cidade maravilhosa. O local também abriga um acervo sobre a monarquia no século 19. A atração mais procurada é o Museu Imperial (1845/1864), abrigando carruagens, mobília e objetos que pertenceram à família real.

A gastronomia e o artesanato também são pontos fortes de Petrópolis, e é bom ter disposição para percorrer as ruas da cidade. Quem curte um passeio ecológico, vai gostar de ir ao Parque Nacional da Serra dos órgãos. Para se refrescar, encarar o Circuito Pedras de Taquaril, pode ser uma boa recompensa para as cachoeiras e pousadas ali existentes.

Pagando a quantia de R$ 178,00 por pessoa, é de direito a estadia em um apartamento duplo com café da manhã, oferecidos pela Pousada Morada das flores. Para quem prefere chalés, o Hotel Pousada dos Pirineus, tem preços a partir de R$ 400,00.

Juliana Alves


Localizada no leste de São Paulo, na região do vale do rio Paraíba, Bananal carrega a historia e a cultura do período colonial e da riqueza da época de ouro do café.

A ocupação da região ocorreu no final do século XVII e inicio do XVIII, por ser uma rota para escoar o ouro que vinha de Minas Gerais para Rio de Janeiro, passando por Paraty, e de lá para a Europa. E Bananal foi um dos povoados criados para estadia dos viajantes que passavam pela estrada, os outros foram Areias, Silveiras, Formoso e São José do Barreiro.

Com o fim do período de ouro verde, e da construção da Dutra como alternativa, desativou a subsistência da cidade, que antes era onde a elite do Império, os barões do café moravam. O que perdurou foram à exuberância das construções, fazendas, cachoeiras e da reserva de Mata Atlântica.

Informações sobre hospedagem e passeios, Clique aqui.

Por Thais Gusmão


Longe da badalação de Rio e São Paulo, Minas vive de sua rica história cultural. Cidades como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes abrigam ótimos roteiros turísticos.

Ouro Preto além de se destacar com um dos carnavais de ruas mais disputados pelos jovens brasileiros, também se destaca com suas construções tombadas, como Patrimônio Histórico, bons restaurantes e bares. Lá vale a pena conhecer o Museu da Inconfidência, a Feira de Artesanato em Pedra Sabão, as Igrejas, a Rua Direita e a Maria Fumaça.

Mariana foi a primeira cidade de Minas Gerais e caracteriza-se pela aparência de vila, com ruas de paralelepípedos e antigas casas. Se você visitar Mariana, não deixe de conferir a Praça Gomes Freire, a Mina da Passagem e a Cachoeira do Brumado.

A Vila São José, atual Tiradentes é local perfeito para férias sossegadas.  Repleto de pousadas e pequenos restaurantes, Tiradentes, é um verdadeiro pólo turístico-gastronômico de Minas Gerais.  Além da comida típica, confira em Tiradentes, as Igrejas de Santo Antônio, de São Evangelista e de Nossa Senhora do Rosário, o Largo das Forras e a Cachoeira do Bom Despacho.

Por Fernanda Peixoto


Na cidade de Apiúna, em Santa Catarina, foi reconstruído um trem Maria Fumaça utilizado até a década de setenta para o transporte local, que agora serve de passeio para os turistas que visitam a região da Ferrovia das Bromélias, na Estrada de Ferro Santa Catarina.

Durante o percurso, é possível verificar acima uma estrada que era utilizada antigamente e que fazia a ligação entre o Sul e os outros estados brasileiros. Também pode-se ver do alto a Usina de Salto Pilão, onde o rio passa em um pequeno tubo de gera energia através da água. Os passeios acontecem aos domingos, geralmente uma vês por mês, onde o trem sai de hora em hora, com duração de aproximadamente cinqüenta minutos.

Próximo ao local também se pode conferir uma deliciosa polenta com galinha durante o almoço e saborear um delicioso café com diversas opções de bolos caseiros feitos no local.

Por Elizabeth Preático


Kinsale é uma pequena e bela cidade localizada no Sul da costa irlandesa. Com seu estilo medieval, a cidade é famosa por ser a capital gastronômica da Irlanda, e isso é refletido nos maravilhosos menus de seus inúmeros restaurantes e bares. Seus edifícios lindíssimos, lojas e galerias, oferecem diversas atividades aos turistas que visitam a cidade.

Os esportes aquáticos também são uma grande referencia de Kinsale, devido ao dinamismo de suas marinas e também de seu Iate Clube. Há também na cidade três campos de golfe, o mais famoso deles é o Old Head Golf Links. Para quem busca tranquilidade, o ideal é um passeio a pé pelos centros históricos da cidade.  O monumento histórico mais conhecido e visitado de Kinsale é o de Charles Fort, além de suas várias igrejas e museus.

Os nativos da cidade costumam dizer que Kinsale não é uma simples cidade, mas sim estado de espírito. Não importa como você prefere gastar seu tempo de lazer. Em Kinsale sempre terá para o seu gosto e estado de espírito.

Por Juliete Lunkes


A cidade de Dundee está localizada na costa leste da Escócia, na foz do rio Tay com o Mar do Norte e é a quarta maior cidade do país. Dundee conserva muitos atrativos turísticos e preserva sua antiga história através de seus antigos prédios, como o famoso castelo de Broughty, construído em 1496.

Entre as principais atrações da cidade está o Mills Observatory, o único observatório público Britânico construído somente para as pessoas conhecerem e entenderem a ciência. Dundee também possui belíssimos parques, onde visitantes e moradores costumam passar as tardes ensolaradas. Entre os principais parques da cidade estão o The Rock Garden e o Caird Park, ideal para caminhadas e práticas esportivas.

Outro grande atrativo turístico de Dundee é a Grassy Beach, uma mini praia pacata muito procurada por quem gosta de andar de bicicleta, caminhar ou simplesmente sentar e observar a paisagem silenciosa. 

Por Juliete Lunkes


A cidade de La Paz, capital da Bolívia, é rodeada por montanhas e picos nevados dos Andes, que a tornam um destino turístico repleto de exuberantes belezas naturais.  No centro da cidade, gigantescos prédios, boutiques e grandes redes de faz food contrastam com casas de tijolos expostos e pessoas falando em idiomas como o guarani.

O principal vestígio encontrado hoje em dia em La Paz sobre uma das principais culturas da América é um grande sítio arqueológico feito com pedras que chegam a pesar dez toneladas. O passado da cidade orgulha seus moradores, que chegara a construir uma réplica do deus da época, Monolito Benet, talhado em formato humano, em uma praça bem no centro na capital.

Suas ruas irregulares lotadas de lojas de artesanato, cafés e restaurantes e suas belas casas construídas há séculos atrás, dão a La Paz uma personalidade única. A diversão de suas casas noturnas e a cultura que enche seus museus dão o toque básico para La Paz se tornar um excelente destino turístico.

Fonte: Uol

Por Juliete Lunkes


A cidade de Córdoba está localizada na região central da Argentina, sendo a capital da Província homônima. A região é conhecida pelo seu bom humor e a segunda maior cidade do país. Mesmo sendo tão grande, o turista que vai até a cidade não sente isso, pois o clima aconchegante e interiorano de Córdoba consegue sobressair em sua imensa área e população.

Embora seja um roteiro pouco difundido, Córdoba reserva uma excelente vida cultural, sendo considerada a Capital Cultural das Américas. Histórias dos jesuítas que passaram pela cidade são contadas através das inúmeras construções de arquitetura característica. Mas além da agitada vida cultural, a cidade conta também com uma belíssima área verde, serras, vales e planícies rodeadas por lagoas e arroios. 

Uma ótima dica de hospedagem para quem visitar Córdoba é o Gran Savoy Hotel, localizado em uma tranqüila região residencial próxima do centro.  O hotel conta com uma excelente infra-estrutura, oferecendo quartos equipados e confortáveis, com serviços de calefação, internet, ar-condicionado e televisão.   

Por Juliete Lunkes





CONTINUE NAVEGANDO: