Pirenópolis é um destino perfeito para o turista que não gosta de tédio nem da mesmice.

A cidade revela uma diversidade de atrativos única indo desde ecoturismo a turismo de aventura, sem mencionar o turismo gastronômico e o turismo para quem gosta de comprar. Esses são alguns dos variados atrativos do local, mas as belezas naturais não ficam para trás.

Essa cidade contempla belíssimas cachoeiras, santuários ecológicos, parques, mirantes, reservas naturais, rios e centros históricos que o viajante não pode deixar de conhecer.

Para os mais aventureiros a cidade oferece rafting, rapel nas cachoeiras, tirolesa, arvorismo, cavalgada, bóia-cross e diversas outras formas de diversão e distração.

Para quem não conhece, visite Pirenopolis, consulte uma agencia de viagem ou simplesmente pegue o carro, a cidade é encantadora e garante estadia com gostinho de quero mais!

Por José Alberi Fortes Junior.


Pirapora do Bom Jesus, próxima 61 km de São Paulo, conta com o Morro do Capuava, onde um complexo esportivo convida os visitantes a diferentes modalidades de esporte de aventura. O turista pode escolher entre o motocross, os voos de asa delta e outros.

Além de muita aventura, Pirapora oferece opções para os apreciadores do turismo religioso. A Fonte dos Milagres é uma delas, localizada na Praça do Encontro, conta com a imagem do padroeiro da cidade. A fonte é uma maneira de simbolizar as graças alcançadas pelas pessoas que vão até o município.

Já o Portal dos Romeiros é uma homenagem aos que vão à Pirapora. O portal é uma construção de com peças em bronze e a uma grandiosa imagem do Senhor Bom Jesus, com mais de 3 metros de altura.

Hospede-sem:

  • Pousada do Lago (11) 4131.1677
  • Hotel Cirino (11) 4131.1235
  • Hotel Bom Jesus (11) 4131.1539

Por Paula Cassandra


Os esportes radicais na neve estão com tudo também na América do Sul. Enquanto o Brasil vive um dos verões mais quentes de sua história, a vizinha Argentina está com opção quente para quem está a fim de temperatura abaixo do zero grau.

Em Córdoba, uma das maiores cidades da Argentina, milhares de turistas todos os anos se divertem com esqui, montanhismo e escalada nas geleiras que duram o ano todo.

Dica para encontrar toda essa diversão no mesmo lugar é na empresa Nuna Tak para montanhismo e escalada, que vende todas as roupas e equipamentos necessários para todo tipo de esporte radical na neve. Além disso, ela tem dicas de hospedagem e agências de turismo.

Karina Gonçalves


Para falar sobre Peruíbe, vale à pena lembrar de outra cidade, vizinha a ela, Brotas. A cidade de Brotas é conhecida pelo seu ar de cidade pequena e pelo seu estilo bem cowboy e pela diversidade de possibilidades de prática de esportes da natureza.

Então agora sim dá para dizer que Peruíbe é Brotas com praias, muitas praias por sinal. E é exatamente pelos esportes de natureza e pela proximidade, que as duas cidades se completam.

Peruíbe reúne 23 mil quilômetros de atrações de tirar o fôlego de qualquer visitante, literalmente. As atividades são diversas, para todas as idades e gostos. Além disso, a cidade possui uma estrutura ótima para receber os turistas e muitos guias turísticos para acompanhar os passeios. Ou seja, quer diversão com natureza, praias, segurança e tranqüilidade? Visite Peruíbe.

Por Susan Mélany


Próximo 22 km da Capital mineira, localiza-se a cidade Nova Lima, que oferece aos seus visitantes belos pontos turísticos. Entre eles, a Lagoa das Codornas, um cenário lindíssimo na região de Rio de Peixe.

A Lagoa do Miguelão e a Lagoa dos Ingleses são outros belos pontos do município de Nova Lima. A visitação ao local é limitada devido ao fato das lagoas serem reservatórios para a geração de energia elétrica.

No lugar, é possível praticar esportes náuticos e desfrutar da fascinante região, que conta com vegetação de campo e características de cerrado. A variedade de animais é grande, o turista vai encontrar principalmente espécies de mamíferos e aves.

Algumas opções para pouso:

  • Piemonte Hotel (31) 3280.8500
  • Pousada Central (31) 3541.5097
  • Pousada Altos de Minas (31) 3201.1311

Paula Cassandra


Um exuberante lugar para conhecer em Aracaju, Capital do Estado sergipano, é a Orla de Atalaia. O local é um lindo cartão postal, inclusive um dos mais famosos de Sergipe. Com 6 metros de extensão, está preparado para receber turistas de todo o país.

A Orla conta com iluminação adequada para quem deseja tomar um delicioso banho de mar à noite, quadra para a prática de diversos esportes, além de uma quantidade imensa de bares e restaurantes para se divertir e comer muito bem.

O turista pode escolher entre várias opções, como andar de bicicleta, praticar ginástica, jogar tênis, vôlei ou futebol. As crianças se divertirão nos parques infantis. Quem deseja um lugar com toda a infraestrutura necessária encontrou o lugar ideal.

Algumas sugestões para se hospedar:

  • Tropical Praia Hotel (79) 3255.2799
  • Pousada do Farol (79) 3255.1513
  • Pousada Ferreira (79) 3243.1159


A 180 km do Rio de Janeiro, está a região de São Pedro da Serra, localizada no município de Nova Friburgo. A localidade é uma ótima opção para quem deseja aproveitar uma série de passeios em meio à natureza.

O Parque Aquático conta com três piscinas de água corrente e com infraestrutura para os visitantes do local. Para os turistas que querem aventura, é possível realizar as caminhadas sem guia, sendo que é necessário levar um mapa para melhor localização. Quem preferir guias, eles estão disponíveis para diversas trilhas.

Em São Pedro da Serra, pode-se ainda desfrutar de passeios de Mountain Bike, de jipe, de cavalo ou aproveitar os roteiros e conhecer belíssimos poços, cachoeiras e rios. Conforme a época, pode-se ainda praticar alpinismo e rapel.

Descanse em:

  • Pousada Estrela da Manhã (22) 2542.3341
  • Rancho do Moinho (22) 2542.3527
  • Chalés Canto da Mata(22) 2542.3674

Para os turistas que preferem as caminhadas pelas rochas e diversificadas formações geológicas, a cidade de Serra Talhada é o lugar certo. Está a 375 km de Recife e possui um encantador atrativo turístico que recebe o mesmo nome da cidade.

Devido à formação rochosa da Serra Talhada, o lugar é propício para praticar esportes radicais, entre eles o rapel e a escalada. Já a vegetação da região, predominantemente a caatinga, possibilita a realização de trilhas ecológicas.

Outra opção é o Rio Pajeú, que tem sua nascente na Serra do Balanço e deságua no Rio São Francisco. O turista encontra ainda um açude com cachoeira, onde os visitantes podem andar de jet ski, barcos a remo e caiaque.

Algumas sugestões para descansar:

  • Pousada Maria Bonita (87) 3831.1223
  • Hotel São Cristóvão (87) 3831.1093
  • Pousada da Serra (87) 3831.1536

Analândia, a 214 km de São Paulo, é uma cidade para turistas que procuram momentos de aventura. Um dos atrativos é o Escorregador Natural, situado em uma bela cachoeira, ideal para relaxar e tomar sol.

O visitante que prefere praticar rapel pode escolher entre o Morro Cuscuzeiro e o Morro do Camelo. O Morro do Cuscuzeiro tem o privilégio de ser um testemunho geológico com formação em arenito e uma bela vegetação.

Já o Morro do Camelo é muito visitado à noite, pela bela vista da cidade e região. Sua boa localização, acima do nível da cidade, oferece um pôr-do-sol inesquecível. É possível ainda conhecer o Salto Major Levy, da onde são escutados diversos sons, como do canto de pássaros, da cachoeira, das araras, corujas e grilos.

Sugestões de hospedagem:

  • Chalé Macaúva (11) 8124.6979
  • Pousada Sopro do Vento (19) 3566.1303
  • Pousada Vale da Lua (19) 3566.1112

Jericoacoara, ou simplesmente, Jeri foi considerada pelo jornal Washington Post uma das 10 mais belas praias do mundo. E não é para menos, as gigantes dunas de areias finas e brancas, as belas lagoas de água cristalina e as praias de enseada e de oceano contribuem para que, cada vez mais, turistas brasileiros e estrangeiros se apaixonem pelo local.

Localizada na costa oeste do Ceará, Jeri oferece uma grande variedade de atividades e passeios. O passeio de buggy ou quadriciclo pelas dunas é muito procurado pelos turistas. Os fortes ventos da praia são ideais para os praticantes de windsurf e kitesurf. Vale a pena a visita a um dos símbolos do local, a curiosa Pedra Furada, uma formação rochosa esculpida pelo mar.

Sugestões de hospedagem:

  • Vento Leste Eco Resort – www.pousadaventoleste.tur.br
  • Pousada Vila Kalango – www.vilakalango.com.br
  • Vila Bela Vista – www.vilabelavista.com
  • Hannah Beach – www.hannahbeach.com.br

Trilhas e praias são os atrativos da linda Ilha do Mel, a 90 km de Curitiba. O lugar esbanja 28 km de praias de mar aberto com partes em que o mar é calmo e se pode relaxar e outras áreas com mar mais agitado propício para os esportes.

Além disso, algumas praias formam belíssimas piscinas naturais. Já as trilhas abrangem a reserva ecológica e o Parque Estadual. Em mata fechada ou aberta, elas estão presentes por toda a ilha. Há trilhas que levam para dentro da ilha e outras desembocam na beira do mar.

Os caminhos das trilhas são visíveis e fáceis de fazer, mas durante a noite tornam-se labirintos.

Dicas de hospedagem:

  • Hotel Ilha do Mel (41) 3426.8075
  • Pousada Caraguatá (41) 3426.9097
  • Pousada Estrela do Mar (41) 3455.3127

A Ilha do Mel é o roteiro certo para uma temporada de descanso e lazer.


Entre as belezas do litoral catarinense, está a praia do Siriú, a 9 km de Garopaba. Faz parte do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro e, por ser uma área de preservação permanente, tem características naturais conservadas, como a formação em triângulo de enormes e lindas dunas que existem no local.

Atividade obrigatória para quem for visitar o Siriú é praticar o sandboard ou surf na areia, nas dunas que chegam a 40m. Nele, é usada uma pranchinha de madeira ou de fibra de vidro ou de carbono que varia de 1,20 a 1,70m.

A praia conta ainda com o Rio Siriú, continuidade da Lagoa do Macacú, onde camarões e peixes diversos procriam-se.

Alguns lugares para se hospedar:

  • Pousada do Taxo (48) 3913-0023
  • Recanto do Siriú (48) 3245.5323

Para os turistas que procuram descontração e beleza natural, a Praia do Siriú não vai decepcionar.





CONTINUE NAVEGANDO: