São Paulo é uma cidade que oferece também muitas opções de entretenimento, com muitos lugares interessantes que você pode visitar com sua família. Além do passeio, você adquire cultura e informação.

Alguns destes lugares são museus que não mostram somente antiguidades, mas que contam também com o que há de mais moderno em exposições e aparatos tecnológicos de última geração para entreter os visitantes.

Três deles são: o Museu da Língua Portuguesa (www.museulinguaportuguesa.org.br), para visitar quando as crianças já escrevem as primeiras palavras; o Museu do Futebol (www.museudofutebol.org.br), no Estádio do Pacaembu; e o Espaço Catavento (www.cataventocultural.org.br), um passeio pelo universo das ciências.

Para visitantes vindos de outras localidades, um dos melhores hotéis para se hospedar na cidade de São Paulo é o Blue Tree Faria Lima (www.bluetree.com.br).

Por Monique Mota


O Brasil inteiro é rico em cultura. Para quem pretende conhecer o país, não pode deixar de visitar os principais patrimônios culturais brasileiros, como o Elevador Lacerda, na Bahia. É o ponto turístico mais famoso do lugar, sua média de transporte de passageiros é de 900 mil por mês, ao custo de apenas quinze centavos.

Ainda na Bahia, o Pelourinho é outro importante patrimônio, sendo preservado pela UNESCO. Outra bela cidade turística em Minas Gerais, é Ouro Preto.  Com casarões, igrejas antigas e monumentos de Aleijadinho, tem sido um local muito visitado por turistas do mundo todo.

Olinda, em Pernambuco, se torna um atrativo pelo seu carnaval colorido e pelo frevo. Brasília é outra cidade turística muito procurada por sua harmoniosa arquitetura.

Antes de conhecer outros países, conheça primeiro o Brasil. Tenha certeza de que fará passeios inesquecíveis.

Conheça mais os pontos turísticos do Brasil: www.brasil.com.br.

Por Monique Mota


Oxford é uma cidade inglesa situada no condado de Oxfordshire. Famosa mundialmente por sua antiga universidade, Oxford está estrategicamente localizada às margens do rio Tâmisa. A Universidade de Oxford está entre as dez melhores do mundo, e a cidade reparte sua fama de cidade universitária com a rival Cambridge. Lá nasceram também importantes obras da literatura mundial como O Senhor dos Anéis e Alice no País das Maravilhas.    

Oxford é extremamente cosmopolita, mas antigamente, durante mais de 800 anos, chegou a ser o lar da Família Real e de eruditos. Seus inúmeros Pubs divertem os jovens universitários da cidade e também os que vão apenas para visitá-la. O clima de Oxford costuma variar bastante, ainda que na maior parte do tempo esteja nublado. Mas suas estações ainda conseguem ser bem marcantes, com invernos frios e verões de bastante calor.

Entre os principais pontos turísticos de Oxford está Churchill Christ, uma das mais belas igrejas da cidade. O rio Cherwell também não pode deixar de ser visitado por quem for até Oxford. É o local perfeito para relaxar, caminhar e até fazer piquenique.

Fonte: Universia

Por Juliete Lunkes


O Atacama, no norte do Chile, é uma enorme área desértica que fica entre as águas geladas do oceano Pacífico e os Andes. A região é a mais árida de todo o planeta e seu solo costuma ser comparado ao do planeta Marte.

A cidade de São Pedro de Atacama é a capital arqueológica do Chile e ao longo dos anos acabou se tornando um excelente produto de turismo para o país. Seu ritmo quieto e pacato ainda permite agradáveis passeios por duas ruelas estreitas de chão batido com olhos atentos às casinhas de adobe com palha no telhado.

Um dos lugares mais interessantes para se visitar no Atacama, com certeza é o Licancabur. Trata-se de um grandioso vulcão cônico que tem quase seis mil metros de altura e fica entre enormes formações rochosas. O vulcão marca a separação da Bolívia e do Chile. 

Fonte: Uol

Juliete Lunkes


Localizada no Vale do Itajaí, a cidade catarinense de Gaspar mescla culturas da imigração alemã, italiana e açoriana, proporcionando aos visitantes uma bela viagem ao tempo da colonização. A vida no campo é muito presente no município. Repleta de cascatas, riachos e mata nativa, Gaspar possui uma ótima infra-estrutura aos seus turistas. São vários hotéis, pousadas e hotéis fazenda de excelente qualidade.

Um ótimo passeio na cidade é a Rota das Águas, que percorre localidades de colonização alemã e possui vários parques aquáticos, pousadas, construções históricas e propriedades rurais. Na Vila Di Itália, situada na em Gasparinho, o visitante pode conhecer um pouco mais da colonização italiana e desfrutar de parques aquáticos e

Uma boa dica para quem for à Gaspar é visitar a Cascata Carolina, um parque hidromineral com 40 mil metros quadrados compostos por piscinas, tobogãs, cascatas, ponte e trilha ecológica.

Já para quem curte aventura, o morro Pelado, ou Morro da Cruz, é o ideal para a prática de para pente asadelta. 

Por Juliete Lunkes

Fonte: Santur


Novo Hamburgo é famosa por sua produção calçadista e tornou-se um dos principais centros para investidores do ramo. Mas não é apenas a indústria que movimenta o município. Sendo uma das mais populosas cidades do Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo possui belos monumentos e construções deixadas pelos imigrantes alemães que lá se instalaram.

Um dos belos atrativos da cidade é o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, construído por volta de 1830, o único em estilo enxaimel no País a ser tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como monumento histórico nacional. E, como não poderia deixar de ser, a cidade ainda reserva monumentos e espaços relacionados à produção calçadista, como o Museu Nacional do Calçado.

 A cidade também possui vários parques florestais, diversas galerias de arte, sítios, hípicas, excelentes restaurantes e uma vida noturna super agitada. 

Por Juliete Lunkes


A cidade de Paraty localizada no Rio de Janeiro é destino de muitos turistas brasileiros e estrangeiros durante todo o ano.

Cidade colonial, considerada patrimônio da humanidade, suas ruas possuem calçamento “pé de moleque”, casarões e igrejas antigas e símbolos maçônicos.

As ruas, são protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam o encanto. Nos antigos casarões há restaurantes, ateliês, bares, centros culturais e pousadas.

Devido a sua arquitetura, a cidade foi cenário de várias novelas e mini-séries como “A Muralha”, “O Quinto dos Infernos”, “Mulheres de Areia” e outras.

No site da cidade, é possível verificar a programação cultural, dicas de estadia e a história do local. Clica lá : www.paraty.com.br

Por Fernanda Peixoto


O Planetário do Ibirapuera hoje está com uma cara muito mais moderna, não só na aparência como em tecnologias. Foi o primeiro a ser inaugurado na América Latina, em 1957, e hoje está totalmente reformado e com uma cara mais futurista.

O espaço tem capacidade para até 250 pessoas e as apresentações duram, em média, meia hora. Pouco, porque vendo todas as estrelas, planetas e se sentindo lá na lua, dá vontade de ficar ali por muito mais tempo…

O planetário fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. As apresentações acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 15h, 17h e 19h. O valor da entrada é de R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 para estudantes, crianças menores de 12 anos e aposentados.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (11) 5575-5206.

Por Larissa Nalin


Considerado um dos lugares mais belos do mundo, Ilha de Páscoa, é um museu a céu aberto e tem paisagens belíssimas esperando os seus visitantes. A ilha fica em um lugar distante de todos os outros lugares do mundo, na verdade de acordo com sua localização, a Ilha de Páscoa, está realmente mais distante de tudo do que qualquer outro ilha, e, é localizada no Oceano Pacífico, e fica tão longe do Taiti quanto da América do Sul. Ou seja, isolada de todo o mundo.

Mais ao visitar a ilha, o que você não vai se sentir é sozinho. O principal cartão postal da cidade são as 15 estátuas gigantes, os Moais, a seqüência de estátuas impressiona todos os que as conhecem, mais não é só isso não. Visitar os vulcões Rano Kau e Rano Raraku, também é passeio indispensável, no Rano Raraku, é possível ver mais de 300 moais, que estão por toda parte, e aprender que tudo aquilo foi feito pela natureza, que tratou de esculpir todos essas estátuas. É impressionante ver como não há a mão do homem em tudo aquilo. Vale à pena conhecer.

pack16

Por Susan Mélany


Talvez você esteja se perguntando de onde surgiu esse lugar que você nunca ouviu falar. E com razão, Butão é um lugar esquecido pelos roteiros turísticos normais, porém é um dos lugares do mundo que valem a pena serem visitados.

Butão, um pequeno país localizada entre as gigantes China e Índia , tem como porta de entrada uma cidade quase encantada, a chamada Paro. Lá até o sistema de governo é diferente do que estamos acostumados. O estilo que rege a vida das pessoas é o Gross National Happiness, ou seja, Felicidade Interna Bruta. Isso significa que a população busca sempre a felicidade através dos ensinamentos budistas, e por isso, o governo oferece a ela, todas as condições para que essa busca seja mais fácil.

Bom o lugar é lindo, a cultura é super preservada e muito interessante, e há muitas coisas para conhecer. Vale à pena visitar!

viagem_109_1_600

Por Susan Mélany


Amã é a capital da Jordânia e apesar de estar localizada bem no centro dos conflitos da região, é uma cidade que encanta seus visitantes e tem muito que mostrar.  A principal atração da cidade é a própria cidade, com seus mercados enormes a céu aberto, que vendem milhões de tipos de produtos e que a coisa mais legal a fazer é pechinchar, pois é isso que os comerciantes gostam em um turista. A arte de pechinchar na região é um costume e é ensinada a todo turista que chega por lá. Os preços realmente acabam ficando mais baratos e os dois lados saem ganhando.

Além de compras, o turista que visita Amã, tem muito que olhar e apreciar. Um dos pontos mais bonitos e impressionantes, é o Teatro Romano, do século 2, localizado no chamado, centro antigo, que abriga muitas outras atrações. A arquitetura impressiona tanto quanto a culinária e é possível passar dias super agradáveis em uma terra muito próxima ao conflito interminável do Oriente Médio.

colunaseruinas

Por Susan Mélany


Panambi, distante 380 km de Porto Alegre, conta com pontos históricos para turistas que gostam de fazer uma volta ao passado. No Museu e Arquivo Histórico Municipal, o visitante conhecerá o acervo com objetos que remetem às tradições do povo que habitou a cidade em antigas épocas.

A Biblioteca Municipal Adil Alves Malheiros também é outra opção, possui mais de 30 mil títulos, além de jornais, revistas e demais publicações para pesquisa. Já a Kaufhaus é uma casa de artesanato, situada na praça Eng° Walter Faulhaber, ótima para turistas que gostam de trabalhos produzidos nos mais diferentes matérias, como couro, porcelana, madeira e outros.

O Monumento ao Imigrante e o Edifício Rudi Arnoldo Franke são as outras atrações do município, além do Moinho Velho, localizado às margens do Rio Fiúza. O local é simplesmente encantador.

Pouse em:

Paula Cassandra


A 414 km de Salvador, está o município de Campo Formoso, um delicioso lugar para descansar com os amigos e aproveitar a tranquilidade da natureza. Um de seus pontos turísticos é a Gruta da Tiquara. O local tem pinturas rupestres em seu interior, que encantam visitantes de todas as partes do país.

A gruta não está no melhor estado de preservação, devido à extração de salitre registrada nos anos 1930, mas é de grande importância cultural, uma vez que o traço das pinturas é diferente de outros desenhos encontrados na região.

A Serra do Cruzeiro é também lugar fascinante de Campo Formoso, de seu alto é possível avistar paisagens de rara beleza. Já a Casa da Fazenda Tranqueira é um ponto turístico de valor histórico, cenário de imensa relevância para a Coluna Prestes.

Hospede-se em:

  • Hotel Campo Formoso (74) 3645.1098
  • Pousada Central (74) 9195.6208
  • Pousada Pedra Verde (74) 3645.2782

Paula Cassandra


Uma das maiores metrópoles do Brasil, rodeada de bares e muita badalação. Belo Horizonte é assim, lugar ideal para quem procura muita diversão e paisagens extremamente bonitas. A arquitetura da cidade que é a capital de Minas Gerais, é toda modernista e com boa parte de projetos feitos por Oscar Niemeyer.

Além disso, o que chama a atenção por lá é a culinária, que além de ser mineira, ainda tem opções bem modernas misturadas com receitas bem antigas. Além disso, outro ponto alto da visita é se você for na época do festival “Comida di Buteco”, aí sim você vai ver o que é uma boa comida.

Indo para BH, você ainda tem a sorte de estar muito próxima de cidades como Mariana e Ouro Preto e por isso não podem perder a chance de dar um pulinho por essas outras lindas cidades mineiras.

Por Susan Mélany


A capital do Reggae, como é conhecida, é um destino que tem muito a oferecer quando o assunto é cultura e belas paisagens. Banhada por mar e por rios, a capital do Maranhão tem na cultura preservada, uma das coisas mais belas do lugar.

São Luiz tem uma particularidade que é fácil de ser vista por lá. A cidade é praticamente toda coberta por azulejos, isso mesmo, todas as fachadas são inteiras de azulejo, e a visão é belíssima já que o colorido está por todas as partes da cidade.

A cultura é negra, com danças, música, comida e gente muito boa, e hospitaleira. Além disso, partes folclóricas como o bumba-meu-boi, são facilmente vistas por lá. Vale à pena entrar nessa terra de belas paisagens e de cultura magnífica.

Por Susan Mélany


A primeira capital do Brasil é mundialmente conhecida como a “terra da alegria” ou a “boa terra” devido à alegria contagiante de seu povo e sua hospitalidade. Aliás, a população de Salvador é algo muito peculiar, a cidade tem a maior população negra fora da África e, as misturas provocadas pelas diferentes culturas que desembarcaram aqui como, além dos africanos, os portugueses, os espanhóis, os holandeses entre outros, transformaram a cidade num centro cultural de muita importância no âmbito global.

Uma das influências está presente na arquitetura do centro histórico da cidade, na religião, de um lado o catolicismo trazido pelos portugueses consolidada em 365 igrejas, e do outro a adoração aos orixás, tradição trazida de terras africanas. Os resultados disso podem ser vistos nas ladeiras do Pelourinho, agora Patrimônio Histórico da Humanidade e no sincretismo religioso.

Como todo mundo gosta de relaxar e pegar uma cor, é sempre bom aproveitar os 50 km de praias, tomar uma água de coco e pegar uma cor aproveitando o sol que está presente o ano todo na cidade.

Para encerrar o dia recomenda-se ver o famoso pôr-do-sol no Farol da Barra e à noite aproveitar toda a boêmia do bairro do Rio Vermelho, bem como, ter um tempinho para comer comida tradicional baiana em restaurantes.

Ficou com vontade de ir à Salvador? Aproveite o verão, é a melhor época para se ver o que a cidade tem de melhor.

Muito axé meu rei!

Por Levi Rocha

O destino não foi muito procurado nos últimos anos, mais com investimentos em revitalização de patrimônios florestais e de construções antigas, a cidade de Rio Branco no Acre está começando a entrar no roteiro turístico de viagens pelo Brasil.

Se gostar de natureza, um dos pontos mais importantes da viagem é conhecer a árvore que marca a fundação da cidade, com mais de 20 metros de altura, ela permanece intacta desde 1882.

Além disso, podem-se encontrar diversos cenários de acontecimentos históricos e uma cultura totalmente preservada, com população que tem orgulho de sua história e que convida todos os turistas a entrar em contato com a natureza e a aprender a viver em harmonia com ela.

Por Susan Mélany

São muitos os pontos turísticos de Rio das Ostras, distante 170 km do Rio de Janeiro. O Parque Municipal é um lugar de grande beleza que resguarda o Horto Florestal com espécies da Mata Atlântica. O visitante pode adquirir mudas de plantas ornamentais, medicinais e silvestres.

O Rio das Ostras e o Manguezal são locais de grande beleza e importância ambiental. Já a Ponte Estaiada está sobre rio das Ostras, conta com arquitetura e iluminação modernas, sendo considerada um dos pontos mais exóticos da cidade.

O município conta ainda com o turismo cultural, destacando-se a Praça do Trem, onde está instalada a Fábrica de Bonecas, espaços que demonstram o cuidado que os moradores têm em preservar as características da cidade.

Sugestões de pouso:

  • Hotel Mirante do Poeta (22) 2764.1521
  • Pousada Sítio das Bromélias (22) 2765.5883
  • Albatroz A Pousada (22) 2764.2128
Por Paula Cassandra

A Índia é um país federal sul asiático que é o berço da civilização do vale do indo. Sua capital é Nova Deli e é a quarta economia do planeta.

A maior religião do país é o hinduísmo com mais de 80% de adeptos.

O país cultua suas tradições a milhares de anos, a cultura indiana chama muito a atenção pelas vestimentas, pela culinária exótica e por ter pontos turísticos que atraem pessoas de todo o mundo. A música indiana também é diferenciada das que conhecemos, além de outra língua, os indianos utilizam batidas fortes e animadas.

O país é o maior produtor mundial de filmes. Para o turista ocidental será uma viagem totalmente inesquecível pela diversidade cultural.


Guarapuava é uma cidade da região centro-sul do estado do Paraná. Descoberta em 1770 pelos portugueses e fundada em 1810, o nome da cidade é de origem tupi “Guara” (lobo) “puava” (bravo). A cidade atrai até mesmo turistas da terceira idade pelo festival anual de dança, onde é possível a participação de casais e premiações para os participantes.

Além de ser uma cidade movimentada por esses festivais, existem vários monumentos históricos e é considerada a região mais fria do estado.

A Catedral de Nossa senhora de Belém, o distrito de entre rios, a Lagoa das Lágrimas, o museu Entomológico Hipólito Schneider e o parque do Lago são exemplos de pontos turísticos da cidade.


O turismo em Minas Gerais é baseado no turismo histórico, com destaque para as cidades de Tiradentes, São João Del Rei e Ouro Preto.

Ouro Preto foi a primeira cidade a ser declarada pela UNESCO como patrimônio histórico e cultural da humanidade.

A cidade de Tiradentes é um dos centros históricos da arte barroca do Brasil, tendo suas casas, lampiões, igrejas e monumentos resquícios desta arte.

São João Del Rei, terra de Tancredo Neves, foi palco da guerra dos Emboabas. Ao final do ciclo do ouro encontrou novas formas de fomentar a economia, o que permitiu a cidade obter traços de arquitetura moderna.


Castro é uma cidade turística onde está situado na região dos campos gerais no estado do Paraná a 133 quilômetros da capital. Sendo uma cidade histórica, é considerada a cidade mãe, pois é a primeira cidade fundada no estado após a emancipação de São Paulo. Suas principais atrações é o Museu do tropeiro, a colônia de Castrolânda, a casa da cultura Emília Erichsen, o famoso morro do cristo e o rio Iapó. Castro era, na época, ponto obrigatório de descanso no caminho dos tropeiros.

Mas uma curiosidade do nosso estado que pode ser vista de perto por todos os paranaenses e turistas em geral à aproximadamente duas horas da capital. Abrigando o maior moinho da América Latina, com 37 metros de altura, Castro é uma cidade tipicamente holandesa e que vale a pena visitar.


O município de Piraquara, a 18 km de Curitiba, valoriza a preservação ambiental da região, por isso inaugurou em 1997 o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra. Sua estrutura conta com miniauditório, salas de exposições e área para atividades de educação. O lugar oferece ainda churrasqueiras para os visitantes, que podem fazer as trilhas interpretativas e conhecer o mirante.

A Estação Piraquara é outro atrativo, conhecido como buraco ou lagoa do peixe. Antigamente, no local, encontrava-se a Fazenda Piraquara, hoje conta com prédio erguido nos anos 1940. Destaca-se também a Igreja Colônia Santa Maria do Novo Tirol, datada de 1897, foi a primeira a ser erguida na região. Já o Túnel de Roça Nova é um dos maiores do Estado, com 429 metros de extensão e 955 metros de altura.

Dicas para pouso:


A cidade de Rio do Sul, a 237 km de Florianópolis, é um belo lugar para conhecer. Entre seus pontos turísticos, destaca-se a Ponte dos Arcos, erguida em 1936, está sobre Rio Itajaí do Sul e é patrimônio histórico do município.
Ligada à preservação de sua história, o lugar conta com o Museu Histórico Cultural de Rio do Sul e o Arquivo Público Histórico, ambos instalados na antiga sede da Estação Ferroviária, também construída nos anos 1930, é considerada uma das mais belas do Estado.
Já no Museu Ferroviário, o turista pode passear em 500 metros de trilhos, dentro de uma Maria Fumaça restaurada. O Morro dos Três Picos, de 965 metros, a Cachoeira da Magia e o Recanto Cachoeira dos Índios são os atrativos naturais da cidade, todos guardam fascinantes paisagens.
Pouse em:
Novo Hotel Tinho (47) 3525.3130
Hotel Ferrari de Ambrósio (47) 3521.0262
Hotel Aliança Express (47) 3531.5900

A cidade de Rio do Sul, a 237 km de Florianópolis, é um belo lugar para conhecer. Entre seus pontos turísticos, destaca-se a Ponte dos Arcos, erguida em 1936, está sobre Rio Itajaí do Sul e é patrimônio histórico do município.

Ligada à preservação de sua história, o lugar conta com o Museu Histórico Cultural de Rio do Sul e o Arquivo Público Histórico, ambos instalados na antiga sede da Estação Ferroviária, também construída nos anos 1930, é considerada uma das mais belas do Estado.

Já no Museu Ferroviário, o turista pode passear em 500 metros de trilhos, dentro de uma Maria Fumaça restaurada. O Morro dos Três Picos, de 965 metros, a Cachoeira da Magia e o Recanto Cachoeira dos Índios são os atrativos naturais da cidade, todos guardam fascinantes paisagens.

Pouse em:

Novo Hotel Tinho (47) 3525.3130

Hotel Ferrari de Ambrósio (47) 3521.0262

Hotel Aliança Express (47) 3531.5900


Para quem tiver em São Paulo e afim de uma opção que envolva conceito de ciência, tecnologia e consciência ambiental, o Parque da Ciência e Tecnologia, o CienTec, é uma ótima opção. A instituição tem cerca de 120 hectares de mata nativa e reconstrução pertencentes às década de 30 e 40.

Não é um zoológico, claro, mas entre suas atrações aves, tucanos e famílias de bugios, dão um ar diferente ao local, que fica em frente, não coincidentemente ao Jardim Zoológico.

Esculturas de planetas, do sol e da lua são atrações expositivas do CienTec e a área é chamada de Alameda do Sistema Solar, uma das mais visitadas. Na Estação Meteorológica é possível observar e medir a atmosfera, onde são também utilizados equipamentos que mostram mais sobre os raios, trovões, tempestades e furacões.

Conheça mais sobre o Parque em www.parquecientec.usp.br.


Por não ser tão famosa quanto Natal, João Pessoa não atrai tantos turistas, o que dela uma cidade de muita tranqüilidade. Para visitar João Pessoa, não se pode ter pressa! Reúne muita história e belas paisagens, que precisam de tempo para ser curtida.

Apesar de ser uma cidade bem tranqüila, você pode sim encontrar muita agitação. Lá existem ótimos restaurantes, bares e casas noturnas. E para quem gosta de artesanato, não pode deixar de visitar o Mercado de Artesanato Paraibano, que fica em Tambaú. As lojas ficam abertas diariamente e são mais de 130.

Não pode deixar de experimentar os pratos típicos, como a carne de sol e também de visitar o litoral sul da Paraíba, que são verdadeiras piscinas naturais.


Localizado na América Central, banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe é um país com quase 3,8 milhões de habitantes é mundialmente conhecido na área turística, uma área que tem tido cada vez mais importância econômica do país.

A Costa Rica é um país onde a variedade para os tipos de turismo são muitas, mas podemos destacar os seguintes o turismo de Aventura (o mais procurado até então), o turismo Cultural e o Ecoturismo.

É garantia de um bom passeio, que com certeza não irá sair da memória de quem tiver a oportunidade de ir a esse maravilhoso país.





CONTINUE NAVEGANDO: