Gramado é uma cidade tipicamente turística do nordeste do Estado do Rio Grande do Sul que atrai uma quantidade razoável de turistas anualmente, principalmente, pela beleza natural do local florido e cheio de cores.

O local tem um ar europeu com seus aconchegantes hotéis, ruas floridas, temperatura agradável, gastronomia apetitosa, além de prestação de serviços que não deixam a desejar.

A cidade possui uma infraestrutura adequada para a quantidade de turistas juntamente com suas mais de 200 casas gastronômicas que atendem a todos os paladares, mais de 10.000 leitos na rede hoteleira, mas há também oportunidades profissionais com os grandes centros de feiras e convenções da cidade reunindo mais de 35.000 m² de área útil.

Quem vai a Gramado não pode deixar de experimentar os produtos típicos da cidade como, por exemplo, chocolates caseiros e não pode, também, deixar de observar e, quem sabe, até comprar como lembrança o artesanato da região, os produtos coloniais, os móveis e as malhas.

Outra parte da cidade que não pode ser esquecida são os espetáculos como, por exemplo, o Natal Luz, evento natalino mais apreciado do Brasil, o Festival de Gramado: Cinema brasileiro e latino, evento cinematográfico de grande relevância, e A Festa da Colônia, evento que traz as origens alemãs à tona.

Por Natália Melo


A Serra Gaúcha, especialmente agora que o inverno está chegando, é um destino muito procurado pelos turistas.

E para você que pretende visitar esta região, em especial a cidade de Canela, um dos lugares para se hospedar bem é o Hotel Continental Canela.

Sua classificação é de hotel lazer de luxo, localizado em meio a uma área de mais de 5 hectares de mata nativa, com 172 apartamentos que visam ao conforto e aconchego dos clientes. Além disso, possui o atrativo da culinária, oferecendo um café da manhã típico da serra.

No Brady Bar, é possível contemplar o show de neve artificial nos finais de semana, além de música ao vivo.

Com uma área de lazer que possui piscina térmica, trilha para caminhadas, Castelo Encantado e outros, o hotel ainda conta com spa, mini shopping e salão de beleza.

Por Elizabeth Preático


– Para alugar um carro: Pinho Rent a Car – email: www.pinhoveiculos.com.br/locadora.

– Lugar para se hospedar: Guarita Park Hotel na Avenida Alfieiro Zanardi, número 1017, no Parque da Guarita.

– Lugares para comer: Cantinho do Pescador na Rua Beira Rio, número 200, na Praia dos Molhes / Restaurante Anzol, rodízio de frutos do mar, na Avenida Cristovão Colombo, número 265, às margens do Rio Mampituba / Beira Rio Rodízio Frutos do Mar, também na Rua Cristovão Colombo, número 20, às margens do Rio Mampituba / Bah, considerado o melhor brasileiro da cidade, BarraShopping Sul, nível Guaíba, Cristal/ Vêneto, a melhor galeteria, Rua Dom Pedro II, número 1148, em Higienópolis.

– Esportes: São Domingos Torres Golf Club, na Estrada das Salinas, número 1000

Fernanda T. Sodré


Em Cambará do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, fica o Parador Casa da Montanha.

O endereço das aconchegantes cabanas é na Estrada do Faxinal, S/N e abriga graciosos casebres que muito faz lembrar um camping, não fosse a estrutura do local. As cabanas possuem sala, cama box, banheira de hidromassagem externa e a vista dá direto no rio.

O restaurante do lugar termina de fazer o serviço e dá água na boca só de olhar. A diária possui pensão completa. Maiores informações no site: www.paradordamontanha.com.br ou pelo telefone (54) 35045302.

Não perca a chance de conhecer este pequeno paraíso sulista.

Por Teresa Almeida


Para quem não sabe aonde ir no inverno, segue aqui uma dica de amigo. Aparados da Serra, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul é a grande pedida neste frio, que é justamente a melhor época para se chegar lá,quando chove menos e o frio aumenta o aconchego das montanhas e a estiagem ocorre nos meses entre junho e setembro.

As opções de lazer são variadas, desde lojas, refeições que na serra são uma verdadeira incursão á maravilha da gula,visitas aos parques nacionais  e inclusive um passeio a cachoeiras dentro de terrenos particulares. 

Então, fique atento. Inverno? Passeio?Dúvida? Aparados da Serra !

Por Teresa Almeida


O municipio de Mostardas está localizado no litoral do Rio Grande do Sul e, apesar de suas praias e inúmeros pontos turísticos naturais, ainda não é muito explorada por turistas de outras regiões. Em compensação, durante o verão os gaúchos lotam seus balneários.

Um das praias mais visitadas na cidade é o Balneário Mostardense, situada a cerca de 12 quilometros do centro do municipio. A praia fica atrás de belas dunas e possui um clima super tranquilo repleto de muita natureza preservada, é lá que está siduado também o Farol de Mostardas. 

Além das praias, outro grande atrativo em Mostardas é o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, tombado há quase 20 anos pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. O Parque abrange também os municípios de Tavares e de São José do Norte, e apesar de possuir infra-estrutura para visitantes, é uma ótima opção de lazer e de passeio pela Lagoa dos Patos e pela Orla marítima, que ficam próximas ao parque.

Por Juliete Lunkes


A cidade de Osório faz parte da região metropolitana da Porto Alegre, e apesar de não ser um destino tão procurado quanto os seus municípios vizinhos durante o verão, a cidade possui excelentes atrativos turísticos. Além de possuir duas praias, a Atlântida Sul e a Mariápolis, Osório ainda tem lindíssimas lagoas interligadas, que vão até a cidade de Torres.

Nelas é possível navegar, praticar esportes aquáticos ou simplesmente passar um dia de lazer em contato direto com a natureza. No Morro da Borússia um mirante inaugurado há pouco tempo permite uma visão de 350 graus em sua plataforma de 50 metros quadrados. De cima dele é possível observar as praias e as lagoas.

Além de suas belezas naturais, Osório possui também grande importância histórica, sendo no século XVII destino de forasteiros de outros estados para a procura de gado.  No Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório, onde está localizada a antiga residência de Marechal Osório, há uma extensa área de camping, lagos artificiais, quadras esportivas, passeios a cavalo para os visitantes. No parque também está situado o Museu das Armas, que hoje conta com 469 peças em seu acervo.

Por Juliete Lunkes


A pequena cidade de Terra de Areia, no litoral gaúcho, tem em torno de 10 mil habitantes, e além de suas pacatas praias, oferece vários outros pontos turísticos naturais e culturais, tornando-se um excelente destino para quem busca descanso e tranqüilidade durante as férias de verão. Ao todo a orla marítima da cidade possui cinco praias: a do Ibicuí, a Santa Rita de Cássia, a Miramar, a Nova Curumim e a praia São Salvador.

Além das praias e das belezas naturais que compõem praticamente todo o litoral do Rio Grande do Sul, como as enormes dunas, as lagoas, os rios e rochedos, Terra de Areia ainda possui outro belíssimo atrativo natural, a Cachoeira do Ressaco. Suas três quedas d’água unidas formam uma exuberante paisagem que pode ser apreciada de muito perto pelos visitantes.

Os campos, a beleza rural e a natureza onipresente no município, junto com suas praias, tornam Terra de Areia um dos grandes destaques da Rota do Litoral Norte Gaúcho.

Por Juliete Lunkes


O município de Xangri-lá, localizado no litoral gaúcho, tem aproximadamente 10 mil habitantes e é um dos destinos favoritos dos gaúchos no verão, atraindo também turistas de outras regiões do país e também de países vizinhos. Suas inúmeras praias lotam durante a temporada de verão, e a mais importante delas a praia de Atlântida, sedia um dos maiores festivais de música da America Latina, o Planeta Atlântida. Todos os anos a praia lota no mês de fevereiro durante os dois dias do evento.

Xangri-lá possui ainda outras belas e super bem visitadas praias, como a do Remanso, a Maristela, a Rainha do Mar, entre outras. Além das praias, a cidade também de outros atrativos turísticos, como seus belos lagos, os sambaquis, o Moinho Centenário, suas igrejas e monumentos históricos.

Por Juliete Lunkes 


A cidade de Pinhal, localizada no litoral gaúcho, tem menos de 10 mil habitantes e é um dos destinos favoritos dos gaúchos quando o assunto é tranqüilidade e sossego à beira mar. O conjunto de dunas presentes em sua ola marítima, que tem cerca de oito quilômetros de extensão, proporciona uma beleza inigualável. 

Suas três praias a Pinhal Zona Sul, Pinhal Zona Nobre e a de Magistério ficam quase lotadas durante o verão, mas nem por isso a cidade perde o seu clima aconchegante e pacato.

Além das praias, pinhal possui ainda outros vários pontos turísticos, como a bela Lagoa da Rondinha, que tem quase nove quilômetros de extensão e chega a 3,8 de profundidade. Cercada por dunas e mata nativa, ainda dispõe de um trapiche de 100 metros de comprimento.

O Túnel Verde é outra grande beleza natural de Pinhal. Localizada na rodovia RS 040, trata-se de um conjunto de árvores de Eucalipto que fecham a estrada formando uma espécie de túnel natural. Próximo ao Túnel, encontra-se  ainda o Lago Verde, com suas belas águas, também cercadas por Eucaliptos, onde está situado o Recanto de Santa Rita de Cássia.

Por Juliete Lunkes


A cidade de Tramandaí é praticamente uma extensão de vizinha Imbé, ou vice-versa. Mas além de maior e mais populosa que o município vizinho, Tramandaí costuma também ser mais badalada. Além da praia central e de outros balneários localizados na região sul, como a Tramandaí Sul e Nova Tramandaí, a cidade ainda revela inúmeros pontos turísticos diferenciados.

A plataforma de pesca, situada em alto mar, além de ser utilizada por pescadores e para competições de pesca, também é um excelente ponto turístico e revela uma paisagem incrível. Já na Trilha do Horto, uma reservada área de preservação ambiental, é possível praticar caminhadas e entrar em contato direto com uma natureza exuberante e bem cuidada. À beira do Rio Tramandaí ainda é possível ter momentos de lazer, tomando um chimarrão ou até mesmo pescando, em uma das 17 plataformas construídas nas margens.

Tramandaí também é repleta de ótimos restaurantes, praias limpas e organizadas, comércio vibrante, cultura onipresente, através de museus e monumentos históricos, além de noites super agitadas.

Por Juliete Lunkes


A cidade de Imbé, no litoral gaúcho, apesar de ser um badalado balneário durante a temporada de verão, consegue conservar seu clima tranqüilo e organizado. Ao longo de seus 13 quilômetros de praia, todo o conforto e infra-estrutura possíveis estão disponíveis aos visitantes. O calçadão, que segue por toda a orla, é excelente para caminhadas ou simplesmente para sentar em um banco e observar a paisagem enquanto toma um chimarrão uma cervejinha gelada em um dos vários quiosques espalhados por toda a extensão.  

Na região norte da cidade ainda é possível observar a beleza das dunas ainda preservadas. O clima de cidade pequena permanece o ano inteiro na cidade, apesar de sua população aumentar consideravelmente durante o verão. Bons restaurantes estão espalhados pelas suas ruas de areia até o centro, e a diversão noturna é certeira, para todos os gostos e bolsos. 

Por Juliete Lunkes


As dunas na região dos Lençóis Maranhenses e as de Genipabu (RN) são as mais famosas do Brasil. Mas como sabemos, o nosso país é enorme, e tem muitas regiões desconhecidas da maioria dos brasileiros. Um exemplo são as dunas de Cidreira no litoral norte do RS.

Pouco conhecidas e igualmente belas, valem a visita. Assim como os Lençóis Maranhenses, as dunas são intercaladas por uma série de lagunas de águas quentes e rasas. Há uma grande quantidade de campings onde é possível descansar e curtir as férias.

A cidade de Cidreira fica a cerca de 98 km de Porto Alegre, e é a praia mais antiga do Rio Grande do Sul.

Por Maximiliano da Rosa


Pouco valorizado pelo restante do país, o litoral gaúcho é capaz de revelar muitas surpresas durante a sua temporada, atraindo principalmente turistas do interior do Estado, das metrópoles e dos países do Mercosul. Uma das praias mais badaladas e também uma das preferidas dos gaúchos é a de Capão da Canoa

Localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, a cidade tem aproximadamente 36 mil habitantes, número que fica quatro vezes maior durante a temporada de verão. A areia grossa de suas praias e as fortes ondas proporcionadas e pelo vento atraem surfistas durante todo o ano.

Nos 18 quilômetros de praia que cercam a cidade, a infra-estrutura para turistas é excelentes. No calçadão diversos quiosques, bares e áreas de descanso proporcionam aos visitantes todo o conforto possível. Um pouco mais afastada da área urbana, ao norte, está localizada a praia do Capão Novo, uma praia super moderna que dispõe de uma área à beira mar aberta ao publico com pistas esportivas, palcos para eventos, bares e lojas.

Por Juliete Lunkes


Novo Hamburgo é famosa por sua produção calçadista e tornou-se um dos principais centros para investidores do ramo. Mas não é apenas a indústria que movimenta o município. Sendo uma das mais populosas cidades do Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo possui belos monumentos e construções deixadas pelos imigrantes alemães que lá se instalaram.

Um dos belos atrativos da cidade é o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, construído por volta de 1830, o único em estilo enxaimel no País a ser tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como monumento histórico nacional. E, como não poderia deixar de ser, a cidade ainda reserva monumentos e espaços relacionados à produção calçadista, como o Museu Nacional do Calçado.

 A cidade também possui vários parques florestais, diversas galerias de arte, sítios, hípicas, excelentes restaurantes e uma vida noturna super agitada. 

Por Juliete Lunkes


No município gaúcho de Iraí está localizada a melhor Água Mineral Termal do Brasil e a segunda melhor do Mundo. Reconhecidas e indicadas por médicos e especialistas, as águas da cidade atraem visitantes de todo o Brasil e também de países vizinhos.

 O cenário encantador da cidade costuma transmitir paz e tranqüilidade aos turistas. Além das águas termais, cidade ainda é rica em pedras preciosas,entre elas o citrino, a calcita, o gipcitos e a ametista. Ao andar pela cidade o turista pode encontrar lojas  de pedras com preços abaixo do mercado.

Para quem gosta de esportes como caminhar, pedalar, correr e cavalgar, é possível ainda seguir as trilhas do parque que circundam o Balneário Oswaldo Cruz. . Apesar de pequena, a cidade conta com uma boa infra- estrutura para seus visitantes.

Entre os hotéis mais procurados está o Balneário Hotel, que funciona desde 1912 e é o mais próximo das águas termais.

Por Juliete Lunkes


O município gaúcho de Cotiporã tem aproximadamente 4 mil habitantes e faz divisa com Bento Gonçalves, sendo também parte da Rota da Uva e do Vinho. Sua população é composta basicamente por famílias de descendência italiana. A cidade se destaca por ter aspectos suficientes para desenvolver diversos segmentos turísticos, como o turismo religioso, turismo de aventura, turismo ecológico e de compras. O Artesanato do município é riquíssimo em detalhes através de técnicas que passam de mãe para filha.

Ligando o turismo e a cultura, Cotiporã destaca-se em diversos atrativos, que vão desde sua arquitetura típica italiana, trazida pelos imigrantes, até o museu municipal que guarda toda a narrativa desta saga através de objetos e fotografias.

As belezas naturais também são um belo atrativo na cidade, através de suas belas cascatas e do Morro dos Baianos. A chapada do morro possui 70 hectares de mata nativa, além de mirantes com vistas paradisíacas.

Por Juliete Lunkes


O município gaúcho de Veranópolis mistura dois grandes fatores que o tornam um agradável destino turístico: a exuberante beleza natural e a arquitetura, tanto antiga quanto atual. Um dos postais da cidade é a Ponte Ernesto Dornelles, que passa sobre o Rio das Antas e foi construída em 1944. A ponte tem 278 metros, é composta por arcos paralelos e possui belíssima iluminação de dezenas de refletores e oito pontos de luz.

Outro atrativo de Veranópolis é a Torre Mirante da Serra. Inspirada na Canadian Tower de Toronto, no Canadá, a torre possui um restaurante giratório, que leva duas horas para realizar uma volta completa. Com quase 80 metros de altura, de cima dela é possível visualizar além do próprio município, também cidades vizinhas como Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

No quesito belezas naturais Veranópolis com duas belíssimas cascatas: a Cascata dos Três monges e a Cascata da Usina Velha. Quem visitar o município poderá também conhecer o Tedesco Villa D'Asolo, onde há venda de produtos coloniais, além de eco e agro-turismo. Com contato com animais, fonte d’água, horta e passeios em bosques de araucárias.

Por Juliete Lunkes


A natureza exuberante e as heranças deixadas pelos colonizadores alemães tornam o município gaúcho de Carlos Barbosa um excelente destino turístico em todas as estações do ano. O Parque da Estação Férrea conta com prédios da antiga Estação e da Casa Operário, ambas construídas no ano de 1908. Saindo um pouco do centro da cidade, é possível visitar o Moinho São José, construído em 1887 e rodeado por uma bela natureza. O moninho funciona até hoje com ajuda da água para acionar sua roda de madeira.

No Casário Histórico Enxaimel de Paraguaçu, os visitantes podem conhecer as primeiras casas construídas pelos imigrantes recém chegados, por volta de 1855. Mas para quem gosta mesmo é de emoção e aventura, precisa visitar o Morro do Diabo. Com excelente acesso e infra-estrutura turística básica, o morro é uma das melhores rampas para a prática do vôo livre de paraglider no Rio Grande do Sul, abrigando várias competições ao longo do ano.

Carlos Barbosa conta também com uma básica infra-estrutura para seus visitantes. Uma boa dica para que for visitar o município é hospedar-se no Hotel San Carlos, que tem excelente localização, quartos equipados e confortáveis, além de preços acessíveis.

Créditos da Foto: Esdras Calderan

Por Juliete Lunkes


Há mais de um século a cidade gaúcha de Garibaldi preserva os mais apurados sabores da verdadeira gastronomia italiana junto aos mais refinados champanhes franceses.  Na Rota dos Espumantes o turista pode degustar os mais famosos espumantes brasileiros, além de conhecer o local e o processo de fabricação da bebida.  Um passeio pela cidade, caracterizada por sua charmosa arquitetura histórica, não pode ignorar a abundância de cantinas e vinhedos e da hospitalidade de quem vive lá.

Outro atrativo do município é o passeio acompanhado de um condutor de turismo por uma das principais estradas do sul do país, a Buarque de Macedo. No trajeto encontram-se grandes casarões de tijolos, totalizando 34 prédios, edificados nas primeiras décadas do século XX e decorados com delicada essência. O passeio pode ser feito a pé ou em um caminhão de guerra de 1944, adaptado para transporte de turistas.

Na cidade também é possível participar da rota religiosa, que inclui passeios nas belas igrejas da cidade, além de conventos, mosteiro, cemitério e museu.

Por Juliete Lunkes


Pelotas é conhecida pelo seu grandioso patrimônio cultural e histórico. Mas não é só isso que o turista encontra ao visitar a cidade gaúcha. Quem procura simplicidade e aconchego não pode deixar de usufruir do turismo rural que a cidade dispõe. São belas paisagens, cachoeiras e parques onde é possível fazer trilhas ecológicas orientadas, passeios a cavalo e esportes radicais, além de degustar uma rica culinária.

O famoso patrimônio cultural da cidade pode ser comprovado através dos exemplares arquitetônicos e dos inúmeros edifícios tombados como patrimônio histórico e cultural. A mistura étnica de Pelotas é o que caracteriza sua grande riqueza cultural e por isso o município é tido comopatrimônio histórico e artístico nacional e patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão as Charqueadas, os Museus, o porto e a estação férrea. Além, é claro, dos diversos prédios antigos, teatros, as inúmeras praças e parques e a região da Costa Doce.

Por Juliete Lunkes


Ao passear pelo município gaúcho de Farroupilha o que se tem é um verdadeiro privilégio de se deparar com tanta beleza natural e histórias preservadas. A cidade, que é berço da imigração italiana no Estado, recebeu este nome por ter sido emancipada em 1934, um ano depois de ser lembrado o centenário da Revolução Farroupilha

Entre os inúmeros atrativos da cidade estão os parques Santa Rita e o dos Pinheiros, que conservam uma extensa área natural com lagos, pedalinhos, pistas para caminhadas e práticas esportivas. O que não se pode deixar de visitar na cidade é o Salto do Ventoso, uma queda d’água em plena mata nativa. Com 52 metros de altura a cascata cai em forma de cortina sobre uma gruta de 200 metros de comprimento por 25 de altura.

Sendo uma cidade tipicamente cultural, Farroupilha conserva dois famosos Museus: o Casa de Pedra e o Museu Casal Moschetti, além de vários monumentos e belíssimas igrejas. Inclusive, é em Farroupilha também que está situado o maior santuário religioso do sul do país.

Por Juliete Lunkes


Turismo no Rio Grande Sul não se resume apenas em visitar a Serra no inverno. Que tal uma volta no interior do Estado para descansar e de quebra obter conhecimento sobre história? Pois é exatamente isso que você encontra ao visitar as Ruínas de São Miguel, na cidade de São Miguel das Missões. A bela igreja de pedras em tons de vermelho foi construída por volta de 1680 pelos jesuítas – padres portugueses e espanhóis – que tinham como objetivo catequizar os índios da região.

Além da igreja, a construção é formada ainda por uma sacristia, uma cruz missionária, um colégio, um cemitério e também um museu. Mas o que mais chama atenção sem dúvidas é a arquitetura da gigantesca igreja, construída durante 10 anos com blocos de arenito empilhados um a um.

Para que os visitantes entendam melhor a historia das ruínas, de hora em hora é exibido um vídeo dentro da sacristia. Durante a noite é possível assistir a um espetáculo de som e luzes contando a história das missões. Prato cheio para quem gosta de unir cultura e conhecimento com lazer e descanso.

Por Juliete Lunkes


Localizada próxima de Gramado, Canela pode ser considerada uma extensão de sua cidade vizinha, pois é tão bonita e charmosa quanto ela. Não tem tantos hotéis luxuosos e restaurantes badalados, mas destaca-se bela beleza natural de suas paisagens. São inúmeros parques e reservas com paisagens paradisíacas, ideais para caminhadas ou somente para relaxar ouvindo o som dos pássaros.

A cidade é repleta de rios, florestas, morros e bosques, muitos deles situados dentro de parques que oferecem excelente infra-estrutura para os visitantes. Para quem gosta de esportes radicais como  rappel, rafting, pêndulo, tirolesa ou trekking, Canela é o destino ideal.

Um dos atrativos de inverno em Canela é o restaurante La Charbonnade. Além de ter um visual super charmoso e aconchegante, o restaurante oferece um menu variado com diversas opções de fundues e uma adega de vinhos finos para curtir o friozinho em família ou em clima de romance.

Por Juliete Lunkes


Localizada perto da divisa com o Oeste de Santa Catarina, Iraí conta com a melhor Água Mineral Termal do Brasil e a segunda melhor do Mundo e ainda conta com muita natureza e um clima agradável, de cidade de interior e muita calma.

A cidade é muito agradável mas também muito pequena e tranqüila, ideal para quem deseja relaxar e dar paz aos ouvidos de trânsito e barulho.

O principal atrativo turístico da cidade é o Balneário Osvaldo Cruz, que impressiona desde a sua arquitetura até a água termal agradável que jorra de suas fontes naturais.

Segundo a convenção ibero-americana em Sevilla de 1930, as águas, que brotam de fontes rochosas a uma temperatura de 36,5º C, é a melhor do Brasil em propriedades terapêuticas medicinais e rejuvenescedoras.

Os hotéis, apesar de serem pequenos, são aconchegantes e muito hospitaleiros.

Por José Alberi Fortes Junior.


Ao chegar na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande Sul, uma boa dica de hospedagem é o Dall’Onder Grande Hotel.

Além de apartamentos variados e bem aconchegantes, o hotel oferece vários serviços especiais ao clientes como sauna úmida e seca, massoterapia, galeria de compras e prestação de serviços, lavanderia e cantina Cabernet, com cardápio italiano.

Dentro do hotel também há duas agências para que você possa desfrutar com toda comodidade de passeios turísticos pela região como Maria Fumaça e aventuras como raffting e rapel.

O hotel também dispõe de Centro de Eventos, bem como de diversas adaptações a portadores de necessidades especiais.

Fonte: www.dallondergrandehotel.com.br

Por Márcia V. L. Galvão


Nesta época em que o friozinho começa a chegar, nada melhor do que conhecer um lugar aconchegante como Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

A cidade é famosa por sua produção de espumantes, tendo marcas conhecidas como Peterlongo e Chandon, em um cenário que lembra a região de Champagne, na França. Lá pode-se conhecer a produção de champanhe com direito a degustação do produto.

E a região possui outras delícias como o salame de javali e vários tipos de queijos artesanais. Além disso, em suas proximidades fica a Tramontina, que proporciona aos turistas a compra de produtos em aço inoxidável com preços direto de fábrica. Um passeio maravilhoso é o de maria fumaça que leva à cidade de Bento Gonçalves, que dura uma hora e meia e conta com degustações e apresentações folclóricas.

Por Márcia V. L. Galvão


Torres está situada no litoral do Rio Grande do Sul. Suas praias são singulares e de envolvente belezas naturais.

As areias são brancas e em algumas partes da praia as rochas ocupam uma boa parte da extensão e a grama a outra. Há eventos esportivos apoiados pela prefeitura que entretêm os turistas na Praia Grande como  futebol, vôlei e  surfe.

A praia da Guarita possui jardins com desenhos feitos pelo paisagista Burle Marx com a ajuda do ecólogo José Lutzemberger. É considerado um dos pontos mais sofisticados do estado gaúcho e ainda por cima sede do festival Sulbrasileiro de Balonismo que a fez tornar-se a capital brasileira de balonismo. Está esperando o que para programar uma visita?

Por: Teresa Almeida


A praia de Capão da Canoa, no litoral do Rio Grande do Sul é atração de turistas de vários estados e até de outros países, principalmente da Argentina.

Com muitos bares, ótimas ondas para surfistas, a praia de Atlântida é ponto de encontro entre os mais jovens. Os mais calmos preferem a tranqüilidade da praia de Xangri-lá.

Além da bela praia, a cidade oferece muitas opções de diversão. Para quem está acompanhado de crianças, a dica é curtir o Acqua Lokos, um delicioso parque aquático com muitas piscinas, toboáguas, pedalinhos, montanha russa aquática, circuitos de kart e até passeios à cavalo e charrete.

Por Rosana Radke


Na divisa com Santa Catarina, o município de Torres (RS) reúne umas das praias mais lindas e visitadas do sul do país. A mais apreciada pelos turistas é a praia da Guarita, que é o cartão postal da cidade.

Na praia da guarita o mar é agitado, possui enseada e penhascos. Além da praia, há o Parque da Guarita, com subida obrigatória até o ponto mais alto da Torre Sul, a vista lá do alto é exuberante.

Quem prefere o contato direto com a natureza pode embarcar num passeio de barco até a Ilha dos Lobos, uma reserva ecológica, com preservação de logos-marinhos e leões-marinhos. As embarcações não param não ilha, apenas contornam a área.

Por Rosana Radke


Os turistas que apreciam as praças do interior gaúcho vão se encantar com Passo Fundo, a 280 km de Porto Alegre. Entre elas, destaca-se a Praça do Teixeirinha, criada em homenagem ao cantor e a todos os gaúchos. A Praça Professor Ernesto Tochetto também é uma homenagem, desta vez ao educador que dá nome ao local. Contém lindas espécies de árvores exóticas.

A Praça Tamandaré conta com calçamento em mosaico, que data dos anos 1920, além de muitas roseiras, formando um belo cenário. Outra praça é a Capitão Jovino, que abriga os principais eventos do município, sendo ponto de referência da população, que costuma se encontrar no local para caminhar e apreciar a natureza. Já na Praça de Jayme são realizados eventos tradicionalistas, um acolhedor espaço para receber turistas de todo o país.

Hospede-se em uma das opções:

  • Hotel Avenida (54) 3311.5119
  • Hotel Brasil 0800496300
  • Hotel dos Viajantes (54) 3313.3317

Paula Cassandra


Passo Fundo, a 280 km de Porto Alegre, conta com diversas praças e parques para visitação. O Parque Turístico da Roselândia possui uma exuberante vegetação original, bem como uma queda d’água deliciosa que se forma no riacho Paiol da Telha. O local abriga também os eventos que o município realiza.

No local onde existe hoje o Parque da Gare, estava a antiga estação férrea, tendo relevante importância histórica para o município. Já a Praça Marechal Floriano conta com uma bela flora e um lago artificial, além de monumentos, ideal para um passeio no final da tarde.

A Praça da Mãe está envolta em antigas histórias e possui esse nome devido à escultura de uma mulher negra e seus filhos. Já o Chafariz da Mãe Preta também serve de homenagem a mesma mulher.

Algumas sugestões de hospedagem:

  • City Hotel (54) 3311.3137
  • Da Vinci Hotéis (54) 2103.6100
  • Germania’s Blumen Hotel (54) 3311.3477

Paula Cassandra


O turismo em Panambi, a 380 km de Porto Alegre, é muito diversificado, além dos pontos históricos, conta com surpreendentes atrações naturais. A Cascata do Rio Palmeira é uma delas, rodeada por mata nativa, tem uma queda com 12 metros.

A Cascata do Rio Caxambú, de 11 metros, possui uma paisagem exuberante, antes de sua queda, é o lugar ideal para um delicioso banho. O Rio Fiúza é um local divino, que deve ser visitado, possui diversos afluentes e uma rica biodiversidade ao seu redor.

No centro da cidade, o Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt é um espaço de lazer, com infraestrutura para acolher os visitantes, que podem usufruir da pista para fazer trilhas em meio à vegetação. A Praça Engenheiro Walter Faulhaber também é linda, com maravilhosos jardins e monumentos.

Dicas para hospedagem:

Paula Cassandra


Panambi, distante 380 km de Porto Alegre, conta com pontos históricos para turistas que gostam de fazer uma volta ao passado. No Museu e Arquivo Histórico Municipal, o visitante conhecerá o acervo com objetos que remetem às tradições do povo que habitou a cidade em antigas épocas.

A Biblioteca Municipal Adil Alves Malheiros também é outra opção, possui mais de 30 mil títulos, além de jornais, revistas e demais publicações para pesquisa. Já a Kaufhaus é uma casa de artesanato, situada na praça Eng° Walter Faulhaber, ótima para turistas que gostam de trabalhos produzidos nos mais diferentes matérias, como couro, porcelana, madeira e outros.

O Monumento ao Imigrante e o Edifício Rudi Arnoldo Franke são as outras atrações do município, além do Moinho Velho, localizado às margens do Rio Fiúza. O local é simplesmente encantador.

Pouse em:

Paula Cassandra


Pelotas, a 250 km de Porto Alegre, é uma cidade encantadora que atrai visitantes de todas as partes. Entre seus atrativos naturais, a Cachoeira do Arco-Íris é um local belíssimo, possui rochas de diversos formatos, águas puras e mata nativa.

A área que abriga essa cachoeira é ideal para trilhas e apreciação da natureza ao seu redor, conta ainda com piscinas naturais e um arco íris que aparece todo o dia.

A Cachoeira Paraíso também é a opção certa para quem gosta de estar junto à mata. Em sua área é possível acampar e fazer caminhadas junto a uma diversifica gama de espécies lindíssimas da flora. O espaço tem refrescantes quedas d’águas para se deliciar depois de fazer as trilhas que o lugar oferece.

Algumas sugestões de hospedagem:

Recanto dos Coswig (53) 3224.9064

Sítio Águas Claras (53) 3277.3314

Tropical Cabanas (53) 3226.9105

Por Paula Cassandra


Santo Augusto, a 480 km de Porto Alegre, é uma cidade com muitos encantos, entre eles, destaca-se a Cascata do Rio Turvo, com uma queda d’água de grande beleza. Está localizada na Fazenda Cascata, sendo uma ótima opção de turismo na cidade.

O Centro de Cultura Prof. Benedito de Castro também é um lugar interessante para visitar, nele estão abrigados o Museu, a Biblioteca e conta com uma sala de música, onde os instrumentos servem para resgatar a história de Santo Augusto.

Na Estância dos Rodeios Nerci Liberato da Conceição é possível acampar, conta com infraestrutura básica e é o lugar certo para descansar. No Sitio de Lazer Rotilli, o visitante também vai encontrar paz em meio à natureza. O lugar oferece quadra de esportes, churrasqueiras e muito mais.

Escolha entre uma das opções:

Hotel Santi (55) 3781.1073

Hotel Marco Pólo (55) 3781.1162

Hotel Pousada Bom Sossego (55) 3781.3788

Paula Cassandra


Encruzilhada do Sul, a 162 km de Porto Alegre, é um belíssimo lugar para conhecer. O Rancho Alegre é uma das opções, conta com camping ecológico e pousada. Possui toda a infraestrutura necessária para receber os seus visitantes, além de modalidades esportivas, divertimento para as crianças, trilhas em meio à natureza e deliciosas cachoeiras.

A Fazenda da Lapa é um atrativo histórico do município, a sua principal construção possui estilo colonial português, sendo uma das referências de Encruzilhada do Sul. Na cidade, o turista pode também conhecer as vinícolas, entre elas, a Casa Valduga, onde é possível visitar os seus parrerais.

Outras opções são o Salto D’água da Caneleira, o Paredão do Rio Camaquã e diversos balneários, como o do Tio Pedro e o do Passo da Guarda.

Sugestões para se hospedar:

Hotel São Jorge (51) 3733.2130

Hotel Wagner (51) 3733.1545

Hotel Atlântida (51) 3733.1560

Por Paula Cassandra


Com 245 quilômetros de extensão, a praia do Cassino é a mais extensa do mundo. Ela fica localizada no Rio Grande do Sul, com início há 18 quilômetros da cidade do Rio Grande (RS).

A Praia do Cassino não é só extensa, mas também atrativa. Todos os anos, milhares de turistas lotam o balneário, que chega a receber cerca de 200 mil pessoas em um único final-de-semana.

Décadas atrás, o Cassino era um local muito visitado por grandes empresários, que vinham em busca das glamurosidades do Hotel Atlântico; hoje são vários tipos de turistas que visitam a maior praia do mundo.

cassino-rs800

Por Rosana Radke


Santo Antônio da Patrulha, a 73 km de Porto Alegre, conta com atrativos naturais para turistas de todo o país.

A Lagoa dos Barros é o lugar certo para descansar, sua praia é deliciosa e conta com infraestrutura para proporcionar conforto aos visitantes.

A Praia do Monjolo também é ótima, conta com um pequeno rio formado por uma cascata e é ideal para se refrescar, também é possível acampar na região.

Já o Morro do Montenegro oferece uma visão exuberante aos visitantes que chegarem ao seu topo. O Morro do Cantagalo é o ponto mais alto da cidade, da onde é possível avistar os morros ao seu redor.

O Banhado Grande e a Lagoa de Barros são outros atrativos naturais que devem ser visitado pelos turistas que forem a Santo Antônio da Patrulha.

Pouse em:

Hotel Vitória (51) 3662.5973

Solar dos Sonhos Pousada (51) 3662.6019

Parque da Guarda (51) 3662.7337

Por Paula Cassandra


Esteio, a 17 km de Porto Alegre, é uma cidade interessante para quem deseja conhecer a região metropolitana da Capital.

Entre seus pontos turísticos, o Parque Municipal Galvany Dornelles Guedes é um delicioso lugar para visitar numa tarde ensolarada e descansar. O espaço conta com churrasqueiras, quiosque, playground e pista para caminhadas.

A Praça Coração de Maria é outra opção de lazer, possui uma imensa área com cancha poliesportiva, anfiteatro e pista de atletismo, além de uma pista de skate.

Já o Parque de Exposições Assis Brasil tem muitas histórias para contar, já foi propriedade privada com uma casa de veraneio que hospedou Getúlio Vargas nos anos 1950 e abrigou, na década de 1960, a Feira Estadual de Animais. Hoje, recebe a Expointer, evento anual, e é referência no Estado.

Hospede-se:

Hotel Klein (51) 3473.3444

Ou em Canoas, a 15 km

Canoas Parque Hotel (51) 3477.4453

Hotel Bolívia (51) 3477.0162

Por Paula Cassandra


Eldorado do Sul, a 12 km de Porto Alegre, é o lugar certo para descansar em meio à natureza. A Praia Sans Souci é um de seus atrativos naturais, às margens do Lago Guaíba, conta com uma encantadora paisagem para desfrutar de momentos de tranquilidade. Outro atrativo é o Túnel Verde do Bom Retiro, considerado patrimônio ecológico, tem mais de 2 km de gigantes árvores com 80 anos, que formam um túnel e oferecem uma refrescante sombra.

A Capela São Pedro, erguida no ano de 1893, e a Estação Agrônomica da UFRGS, construída em 1960, que serve para a realização de pesquisas, funcionam no mesmo espaço e também atraem os visitantes de Eldorado do Sul. Além da Figueira Centenária, situada no Assentamento Padre Josimo, de grande beleza.

Hospede-se em:

Hotel Eldorado (51) 3481.3828

Ou em Porto Alegre, a 48 km

Everest Porto Alegre Hotel (51) 3215.9500

Hotel Embaixador (51) 3228.2211

Por Paula Cassandra


Rio Grande, a 309 km de Porto Alegre, é um ótimo destino para quem deseja visitar o Estado gaúcho. A cidade conta com atrativos naturais, entre eles, lagoas, reservas ecológicas e praias. A principal delas é a Praia do Cassino, com uma extensão de 212 km, reúne lindas paisagens.

É também no município onde se encontra o único porto marítimo do Rio Grande do Sul e o primeiro porto no escoamento da produção agropecuária do país. O visitante pode conhecer o Terminal de Trigo e Soja, que é um dos maiores da América Latina, bem como o Pier Petroleiro e os Terminais do Pólo Petroquímico do Sul.

Os turistas que apreciam o turismo cultural vão gostar muito de conhecer o Porto de Rio Grande e as belezas naturas da cidade.

Algumas sugestões para se hospedar:

Hotel Atlântico Rio Grande (53) 3231.3833

Hotéis Villa Moura (53) 3231.3933

Hotel Car (53) 3232.4981

Por Paula Cassandra

A 230 km de Porto Alegre, situa-se a cidade de Quinze de Novembro, pequena e aconchegante, possui lindíssimas cascatas, entre elas, a Cascatinha Franken, um dos mais belos cartões postais do município. Está inserida na Trilha Ecológica Cascatinha, outro atrativo de grande importância ambiental para a região.

Já a Trilha Ecológica Arroio Santa Clara oferece um cenário repleto de belas paisagens, formadas por penhascos, rochas, cascatas e cachoeiras. A caminhada é acompanhada pelo Arroio Santa Clara e, ao andar pela trilha, o visitante também conhece o Moinho Colonial Wendt, com uma imponente arquitetura colonial.

As Tendas Rurais são outro atrativo, elas contam com os produtos coloniais produzidos pelos trabalhadores rurais de Quinze de Novembro. São sete tendas que vendem a deliciosa gastronomia da região, como licores, cucas e pães.

Pouse em uma das dicas:

Hotel de Lazer Águas da Fonte (54) 3322.1114

Hotel Candeeiro (54) 3322.1035

Camping Aurora (54) 3322.1035

Por Paula Cassandra


O Balneário das Tunas está localizado na cidade de Restinga Seca, a 208 km de Porto Alegre. O lugar é muito bonito, sendo banhado pelo Rio Vacacaí, distante 12 km da zona urbana do município. Encontra-se infraestrutura completa para atender aos turistas, como mercado, atendimento médico, restaurantes, bares, entre outras necessidades.

No balneário é possível acampar tranquilamente numa área bastante extensa, e praticar esportes nas quadras de vôlei ou na parte destinada ao futebol de areia. O local conta ainda com água potável e cabanas.

A faixa de areia é grande, podendo o visitante aproveitar o espaço para descansar e curtir o sol. Em Restinga Seca, outro atrativo é o chamado Buraco Fundo, uma formação geológica que deve ser conhecida, uma encantadora paisagem criada a partir da erosão.

Hospede-se em uma das opções:

Hotel Ouro Preto (55) 3261.1198

Hotel São João (55) 3261.1819

Pousada Central Ouro Verde (55) 3261.2158

Por Paula Cassandra


Rio Pardo, a 140 km de Porto Alegre, possui entre seus pontos turísticos a encantadora Praia dos Ingazeiros, situado entre os rios Parda e Jacuí. O lugar conta com infraestrutura para receber os turistas, além de bares e barcos de passeio para os visitantes se divertirem.

Outra opção de lazer é a Praia de Porto Ferreira, no Rio Jacuí, um delicioso balneário, também equipado com infraestrutura para acomodar os visitantes. O lugar é ideal para se divertir com os amigos, onde é possível beber e comer bem nos bares e restaurantes da praia.

Já o Balneário Santa Vitória possui uma lagoa para um refrescante banho, além do rio com uma deliciosa água. É muito frequentado pelos moradores da região, sendo um ótimo destino para quem procura por momentos de lazer.

Pouse em uma das opções:

Hotel Recanto do Imperador (51) 3731.4020

Hotel Terraço (51) 3731. 4732

Hotel Minuano (51) 3731.1323

Por Paula Cassandra

A CVC tem um pacote para Gramado que fará você usufruir cada segundo de sua estada num cenário de rara beleza e paisagens inesquecíveis!

Para se ter uma idéia do que há em Gramado, que tal uma visita ao Museu do Chocolate? Ou ao Museu do Perfume, do Piano? Cansado de museus? Você poderá conhecer o Lago Negro e fazer excelentes compras na cidade.

O pacote consiste de transporte aéreo de ida e volta além de traslado Porto Alegre- Região Serrana (ida e volta), 7 noites de hospedagem no hotel escolhido com café da manhã, passeio às cidades de Gramado e Canela, visita a pontos turísticos (ingressos não incluídos), passeio panorâmico pela capital gaúcha e na época do Natal visita ao belo espetáculo do Natal de Luz.

Há pacotes a partir de R$868 reais, partindo de São Paulo.

Informe-se junto a CVC mais próxima de você. Para mais informações, acesse http://www.cvc.com.br.


Uma das melhores opções para uma inesquecível viajem turística é para a cidade de Gramado. Famosa pelo festival Internacional de cinema, Gramado oferece também a beleza da cidade interiorana, com culinária típica da região e o inconfundível chocolate.

As temperaturas baixas também se tornam um atrativo para turistas de varias partes do mundo, principalmente os que vêm de um clima mais quente. Parque Knorr, Aldeia do Papai Noel, O Lago Negro, Mini mundo, Cascata véu da Noiva, são outras de muitas atrações da cidade.

Sendo o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul – Gramado, além de belíssima, é uma cidade muito hospitaleira.


Em Arroio Grande, distante 353 km de Porto Alegre, existem praia, balneário e reserva ecológica para os turistas visitarem. A Praia do Pontal conta com deliciosas águas doces e rasas, às margens da Lagoa Mirim, e é um lugar para quem procura sossego e paz.

Já o Balneário da Ponte é para os visitantes que preferem ver pessoas e se divertir, oferece estrutura para esportes. Também possui incríveis sombras graças às frondosas árvores que margeiam o balneário.

Para pescar, o Canal de São Gonçalo é ideal. O Rio Piratini, o mirante Laje de Pedra e a Reserva Biológica do Mato Grande são outros atrativos naturais de Arroio Grande, que os turistas não podem deixar de conhecer ao visitar a cidade.

Algumas dicas para pousar:

  • Hotel Pousada Vô Laurinho (53) 3262.2820
  • Hotel Copacabana (53) 9963.0225
  • Hotel Colina 3 Ás (53) 3262.1289

O Rio Grande do Sul é um Estado que possui uma grande diversidade de costumes, inclusive distante das metrópoles. A 562 km de Porto Alegre, está a cidade de Alecrim, lugar de grande riqueza natural, próxima à fronteira do noroeste gaúcho.

Alecrim é o município com a maior área margeada pelo Rio Uruguai, são 45 km de costa, que divide o Estado com a Argentina. O rio possui uma imensa importância para a manutenção da biodiversidade local.

A região é também o melhor lugar para os turistas se banharem no Rio Uruguai. Do Balneário Porto Biguá, é possível avistar as encantadoras ilhas no trajeto do rio, onde a pesca é propícia. Os visitantes podem se divertir ainda com as trilhas de jeep.

Dicas de sugestões para se hospedar em Santa Rosa, a 44 km

  • Hotel Avenida (55) 3512.1782
  • Hotel Rigo (55) 3512.6545
  • Hotel Ferreira (55) 3511.3596

O pampa gaúcho é uma das regiões características do Rio Grande do Sul e a cidade de Alegrete, a 497 km de Porto Alegre, faz parte deste cenário. Entre seus atrativos, encontra-se o Rio Ibirapuitã, com 250 km, o seu trajeto tem o formato de um imenso arco, que circunda o município.

A Lagoa do Parové é outra bela opção para conhecer, está localizada em um belíssimo coxilhão. O lugar oferece momentos de muita tranquilidade em meio à natureza. A Ilha dos Milano é uma área de preservação, devido a sua importância ecológica, pois resguarda uma grande variedade de espécies de animais e vegetais, como o jacaré do papo amarelo, o bugio preto, a lontra, entre outros animais e um rico conjunto de pássaros.

Algumas dicas para se hospedar:

  • Hotel Caverá (55) 3422.8548
  • Hotel Pousada Alegrete (55) 3422.6366
  • Hotel São Jorge (55) 3422.5300

Cacequi, distante 407 km de Porto Alegre, é uma cidade interessante para fazer turismo. No município, está o chamado Vossorocas do Macaco Branco, que é um fenômeno decorrente da erosão do vento em rochas, formando-se assim, uma imensa cavidade no solo. O local é de uma beleza deslumbrante, acentuada pela vegetação que desabrocha da cratera, de 80 metros de profundidade.

A cidade conta ainda com a Ponte Férrea, que é a maior da América Latina, erguida nos anos 1930, é um ponto turístico de relevante importância histórica. A Praia dos Dourados também é fascinante, com areias brancas, e a Praia de São Simão, que oferece estrutura para acampamento. Ambas são lindas e merecem ser conhecidas pelos turistas que visitam Cacequi.

Dicas de hospedagem em Rosário do Sul, a 83 km:

  • Hotel Fazenda da Lagoa (55) 3231.2233
  • Hotel Areias Brancas (55) 3231.2363
  • Hotel Mar Del Plata (55) 3231.8187

Boqueirão do Leão, a 187 km de Porto Alegre, é rica em cachoeiras e cascatas. A Cachoeira Perau da Nega tem de um lado uma incrível parede de rochas que forma um círculo e, do outro, a fascinante queda que abastece um poço.

A Cascata do Gamelão também é um atrativo turístico de grande beleza, sua queda encontram-se no meio de dois paredões e deságua em dois poços. Os visitantes frequentam muito o lugar devido ao fácil acesso.

Na Cascata da Colônia Jardim, é possível acampar, o lugar oferece toda a infraestrutura necessária. O destaque são os três poços que embelezam ainda mais o cenário desta cidade que é ideal visitar com a família nos dias quentes do verão.

Hospede-se:

  • Pousada Réstia do Sol (51) 3789.1209

Ou em Santa Cruz do Sul, a 72 km:

  • Hotéis Águas Claras (51) 3713.3144
  • Aquárius Hotel Flat Residence (51) 3715.9933
  • Hotel Village (51) 3713.1025

Tempos frios combinam com agasalho e bebidas quentes. Aliás, para especialistas, esta época do ano, o Inverno, faz com que o corpo trabalhe mais, consuma mais energia.

Há inúmeras pessoas que amam permanecer em casa, debaixo das cobertas, acompanhadas por bons filmes, sopa bem quentinha e, muitas vezes, um bom vinho. E por falar nesta bebida, o Sul do Brasil é uma ótima pedida.

Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi. Quem nunca ouvir falar? Se não, pode se preparar, pois essas localidades recebem turistas da melhor forma possível em todos os meses do ano. Ótima educação, boa comida, vinhos, queijos e múltiplos passeios conferem à parte sul do país um ar de “quero mais”.

Alguns lugares dispostos por lá merecem ser conferidos. Entre eles há vinícolas, tais como a Aurora, que produz a bebida em escala nacional, e a Jolimont, que fabrica seus vinhos em menor proporção, mas com qualidade. Outros passeios que valem a pena é o Alpen Park, que conta com um trenó pelas montanhas, a fábrica Caracol, com delícias culinárias, o Hollywood Dreams Cars, que possui diversos carros diferenciados expostos, entre outros.

Para se ter idéia de tudo isso – e muito mais ainda –, só comparecendo!


Uma viagem histórica é o que você procura? Então seu destino é Gramado no Rio Grande do Sul.

Gramado fica a 115 km de Porto Alegre capital gaúcha, e ainda faz divisa com mais três cidades turísticas do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, Três Coroas, Canela, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval.

A geografia colaborou com a cidade, pois o relevo acidentado combinado com a abundância hidrográfica traz belas surpresas aos turistas como as cascatas e vales.

Para informações sobre pousadas, hotéis e fotos acessem www.gramado.com.br .


Para quem deseja conhecer a cultura alemã sem sair do Brasil o destino certo é o Sul brasileiro, uma ótima cidade a se visitar é Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

A cidade com fortes indícios da colonização alemã conta com um acervo histórico maravilhoso sobre a cultura dos colonizadores.

Você pode conhecer a Casa da Cultura Mario Quintana, ou conhecer  um grande exemplo da tecnologia que avança mais e mais a cada dia é o Aeromóvel que não tira o sabor de viver as origens.

Passagens e hotel você encontra em www.portoalegre.tur.br/hoteis.htm


Os apreciadores de bons vinhos precisam conhecer a cidade de Garibaldi, ao visitar a serra gaúcha. O município, a 110 km de Porto Alegre, conta com a Rota das Cantinas, percurso pelo qual os turistas conhecem as histórias relacionadas ao cultivo da uva.

O cenário da região, caracterizado por vinhas e colinas, é belíssimo, sendo completado pela arquitetura local. Na rota, os visitantes passeiam pelos vinhedos, cantinas e degustam a deliciosa gastronomia típica.

Em Garibaldi, existe também a Rota dos Espumantes, que oferece além de saborosos pratos italianos, os requintados sabores dos champanhas franceses. A cidade é famosa por ter acolhido o produtor do primeiro champanha brasileiro.

Sugestões para se hospedar:

Hotel Pieta (54) 3462.1283?

Hotel Mosteiro São José (54) 3462.4577


A praia de Imbé, localizada a 130 km de Porto Alegre, é um lugar calmo para passear com a família. Entre seus atrativos naturais, existe o chamado lago Braço Morto, na Praça Hélio Smidt, próximo à beira-mar, é um lugar tranquilo de uma grande beleza singular.

Já a orla de Imbé conta com 15 km de extensão. O calçadão da Beira Mar, próximo ao centro da cidade, é propício para as caminhadas, com quiosques para os turistas saborearem petiscos e bebidas.

Ao se afastar do centro, o visitante aproxima-se das dunas, rodeadas por uma vegetação silvestre, o cenário ganha um clima desértico. Menos movimentada, é ideal para apreciar o pôr-do-sol com sossego e muita paz.

Sugestões para Hospedagem:

Pousada e Camping Rodrigues (51) 9121.9379

Quatro Estações Pousadas (51) 8188.1622

Pousada Santa Terezinha (51) 3624.1420


Quem gosta de passeios de barco, vai se divertir em Palmares do Sul, a 73 km de Porto Alegre. O roteiro inicia no Rio Palmares, repleto de paisagens de grande beleza natural, contendo uma diversa fauna de espécies na região.

Durante o passeio, é possível se banhar na Lagoa do Casamento ou dar uma parada para descansar nas ilhotas do Gambá e Limoeiro. No local, existe também o passeio de barco pela Ilha Grande e Ilha do Furado, além do trajeto pelo Rio Capivari.

A Ilha Grande tem um cenário encantador, repleto de espécies de bromélias, orquídeas e figueiras centenárias. Encontram-se ainda diversos pássaros no local, além de capivaras e tatus. A Lagoa do Cipó é outra opção pra quem for visitar Palmares do Sul, um lugar delicioso para um banho refrescante em suas águas.

Hospede-se em:

Pousada Goethe (51) 3680.2764

Pousada Executivo (51) 3680.1148

Hotel Lopes (51) 3668.1468


Panambi é uma interessante cidade para visitar no interior gaúcho, distante 380 km de Porto Alegre. As cascatas são a principal atração, uma delas, a Cascata do Rio Palmeira tem uma exuberante vegetação ao seu redor. A maior queda tem 12 metros de altitude.

Já a Cascata do Rio Caxambú é propícia para um delicioso banho na área acima da queda d’água de 11 metros de altura. Está situada na localidade de Entre-Rios e deve ser visitada pelos turistas que viajarem para a região de Panambi.

O Rio Fiúza é outra opção, tem sua nascente em Santa Bárbara do Sul e desemboca no Rio Palmeira. É uma região de extrema beleza e importância ambiental, devido às sangas e arroios que se encontram no seu trajeto e a imensa quantidade de afluentes que possui.

Pouse em:


Quem gosta de fortes emoções precisa conhecer a cidade de Sapiranga, a 52 km de Porto Alegre. A prática do Vôo Livre iniciou em 1977 no município, de lá para cá, a segurança para a sua prática melhorou, devido aos aprimoramentos nos equipamentos utilizados, sendo uma ótima opção para se divertir em Sapiranga.

O Morro Ferrabraz é o ponto mais alto do município, sua formação é de rochas de origem vulcânica e sedimentar e o seu terreno conta com uma imensa elevação, chegando a 779 metros de altura. A área é considera inclusive patrimônio natural, devido a sua grande importância e beleza para a região.

No local, é possível praticar também paraglider e asa-delta, bem como mountain bike. Venha divertir-se nesta linda cidade gaúcha.

Hospede-se em:


Igrejinha, a 82 km de Porto Alegre, é uma fascinante cidade interiorana. Nela, encontra-se a Toca dos Bugres, uma caverna natural, situada no centro de um morro, e ao lado de uma linda cachoeira. O local é de difícil acesso, propício para os turistas aventureiros.

O Morro Alto da Pedra também reserva fortes emoções. Nele, está a Rampa de Salto de Vôo Livre e para chegar até o seu topo anda-se por 7,5 km de estrada de chão com trechos concretados.

Quem preferir visitar a região urbana de Igrejinha, vai se encantar com a Casa de Pedra, que possui telhado construído com telhas francesas. A construção conta com todas as características das antigas casas da região.

Algumas sugestões de hospedagem:

  • Ecoland Parque Hotel (51) 3545.5500
  • Hotel Delta (51) 3545.1252
  • Camping Familiar do Fritz (51) 3545.2232

Manoel Viana, a 506 km de Porto Alegre, é um município que se destaca pela sua bela natureza preservada. O Cerro da Jaguatirica é um deles, além de áreas verdes, possui paisagens inesquecíveis que podem ser apreciadas nas caminhadas por paredões rochosos.

Conhecer o Cerro da Jaguatirica é também uma viagem ao passado, porque ali é possível saber da história da Família Saldanha, a quem pertenceram as terras do local, além de ver o túmulo dos primeiros moradores, situados em cima do cerro.

Em Manoel Viana, existe ainda a Fazenda Recanto do Ibicuí, que oferece lazer e hospedagem. No lugar, o visitante pode escolher entre cavalgar, tomar um delicioso banho na praia de água doce ou no rio, bem como fazer as trilhas que a região oferece no pampa gaúcho.

Pouse em:

  • Pousada Havan (55) 3256.1200
  • Hotel-Fazenda Recanto do Ibicuí (55) 9974.2185
  • Corrêa Business Center Hotel (55) 3256.1110

Entre as cidades do interior gaúcho, está Nova Petrópolis, a 93 km de Porto Alegre. O município tem diversos pontos turísticos, entre eles, o chamado Panelão, uma formação rochosa com formato de uma grande panela. No lugar, existe uma queda d’água com 5 metros de altura e um poço com 15 a 25 metros de profundidade, conforme a área. Logo abaixo do Panelão, uma bela gruta é ocupada por tribos indígenas.

Em Nova Petrópolis, também existe o Pinheiro Multissecular, considerado uma relíquia natural, a árvore tem raízes profundas e 45 metros de altura. O Jardim da Percepção é outra atração turística, onde é realizado um passeio monitorado em que o visitante, de olhos vendados, entra em contato com 200 espécies de plantas herbáceas e árvores, além de inúmeros animais empalhados, pedras e esculturas.

Hospede-se em:

  • Vila Rica Pousada (54) 3281.1729
  • Pousada Verde Vale (54) 3298.8008
  • Hotel Berghaus (54) 3281.1560

Quem pretende conhecer o interior do Rio Grande do Sul tem uma ótima opção de lazer em Ivoti, a 55 km de Porto Alegre. A cidade pequena é cheia de atrativos turísticos, como o Caminho para a Cascata São Miguel, onde a vegetação é nativa e o é puro. A Cascata São Miguel possui uma queda d’água com 50 metros.

A Rota Colonial é outro atrativo, no qual é possível o turista conhecer o interior de Ivoti, com fortes marcas da colonização alemã. No roteiro, está o passeio pela Casa do Artesão, Museu Municipal, Cachaçaria Weber Haus, Berwian Vinhos Finos e por outros lugares que fazem de Ivoti um lugar encantador para ser visitado.

Algumas sugestões de hospedagem:

  • Hotel Spazio (51) 3563.4608
  • Pousada Robinson (51) 3563.1642

O espetáculo da natureza que Mostardas, a 122 km de Porto Alegre, oferece é único. Na cidade, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe é formado por uma faixa de terra estreita entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico.

O lugar é de vital importância para a manutenção dos ecossistemas, sendo inclusive considerado Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O Parque é o refúgio de muitas espécies de aves migratórias, podendo o turista encontrar na região gaivotas, talhamares e pirús-pirús, além de outras.

No município, pode-se ainda aproveitar o Balneário Mostardense e realizar as emocionantes trilhas do local, onde se caminha por dunas, pontes e em meio à mata. Em Mostardas, existe também uma série de faróis para visitar.

Sugestões para se hospedar:

  • Pousada Paraíso (51) 9669.5851
  • Pousada Atlântida (51) 3673.1247
  • Hotel Estrela do Mar (51) 3673.1204

Farroupilha, a 107 km de Porto Alegre, é uma pequena cidade com belos atrativos turísticos. O principal deles é o belíssimo cenário do Salto Ventoso, onde uma queda d’água, com 52 metros de altura, em plena mata nativa proporciona um espetáculo de rara beleza ao formar uma cortina de água sobre a gruta que ali existe.

Já para os menos aventureiros, o Parque Santa Rita é tranquilo e propício para o descanso. Conta com infraestrutura para passar o dia, além de lago artificial e trilhas em sua área verde para o divertimento da família. Outro parque de Farroupilha é o dos Pinheiros, que também oferece infraestrutura para o lazer com quadra de futebol e vôlei de areia e pista de skate, entre outros.

Hospede-se em:

  • Concatto Hotel (54) 3261.2413
  • Hotel Solar da Barra (54) 3261.6526
  • Hotel Grande Hotel (54) 3261.1025

O Balneário Pinhal, a 95 km de Porto Alegre, é uma praia do litoral norte gaúcho com atrativos turísticos que vão além do belo mar. O Lago Verde é uma região de paz e sossego, onde se localiza o Recanto de Santa Rita de Cássia, padroeira dos apicultores.

O visitante vai se deslumbrar com o Túnel Verde, na rodovia RS 040, com 3,5 km de extensão e formado por eucaliptos robustos. Depois de ampliado para 2,8 km, em 1999, ficou ainda mais fascinante.

Pinhal possui ainda lagoas deliciosas. A Lagoa da Cerquinha é uma delas, propícia para a pesca, é circundada por uma mata com figueiras. Já a Lagoa da Rondinha é embelezada por um trapiche com 100 metros de extensão para ancorar barcos.

Hospede-se no:

  • Hotel Cassino (51) 3682.3040
  • Pousada Tio Beto (51) 3686.2726
  • Pousada Gislip (51) 3686.20399

A 95 km de Porto Alegre, está Rolante. Uma cidade encantadora rodeada por lindas montanhas. Seus atrativos são muitos, destacando-se as cascatas. A Cascata das Andorinhas está a 20 km do Centro.

O seu acesso inclui uma trilha ecológica de 1,5 km em meio à natureza. A Cascata das Andorinhas leva este nome devido à quantidade da ave no local. O ambiente é cercado por rochas, onde se pratica o rappel.

Junto a Cascata da Colônia Monge, situada na localidade de mesmo nome, pode-se acampar e é cercada por trilhas ecológicas. Já a Cascata das Três Quedas situa-se em Boa Esperança, também é acessada por trilhas.

Outro atrativo é o Morro Grande, a 841m de altitude, com infraestrutura para receber os visitantes, ali é o lugar propício para praticar vôo livre.

Sugestões de hospedagem em Taquara, a 19 km:

  • Hotel Avenida (51) 3541.4158
  • Refugio do Pomar (51) 9668.6463

A 112 km de Porto Alegre, em São Francisco de Paula, os turistas ficarão encantados com as lindas paisagens. Na cidade, são oferecidos passeios a cavalo de três horas em trilhas ecológicas, por grande área de matas e campos nativos e vistas de tirar o fôlego.

Durante o passeio, os visitantes param no rio Santa Cruz para pescaria, banho e lanche feito em fogo de chão. Outras opções é o Passeio ao Luar, Cavalgada de um dia e Passa-dia na Fazenda.

O Turismo Eqüestre também é realizado, com roteiros a partir da cidade por campos e matas, cruzando rios, alojando-se em fazendas típicas da região. Tem excelente estrutura de apoio e segurança. Pessoas de todas as idades podem participar.

Entre as opções de hospedagem, existe:

  • Pousada da Torre (54) 3244.3131
  • Chalé Mirante da Recosta (51) 9981.9600
  • Pousada do Lagarto (54) 3244.1840

No litoral norte do Rio Grande do Sul, a 135 km de Porto Alegre, Maquiné é um fascinante reduto da natureza. Sua beleza natural traz paz para o espírito. Entre os passeios disponíveis com os guias locais, o turista pode escolher uma caminhada fácil de 10 minutos até a Cascata do Garapiá, com 15m de queda e 5m de profundidade.

Os visitantes também podem se aventurar pela região, na Cascata da Forqueta, com 56m de queda, da Solidão, da Água Branca ou no Cânion da Serrinha, com quedas d’águas e cascatas, onde os acessos são mais difíceis.

Algumas opções de hospedagem:

  • Pousada Baite della Luna (51) 3628.0126
  • Pousada Santo André Avelino (51) 3628.1268
  • Refúgio Verde (51) 3628.0004

Maquiné também possui um lindo balneário, ideal para passear e se banhar com a família.


A 101 km de Porto Alegre, Arambaré é uma pequena e aconchegante cidade ao sul do Estado, às margens da Lagoa dos Patos. O município possui 18km de orla lacustre e seu nome significa “o sacerdote que espalha luz”.

Devido a pouca profundidade da lagoa, os turistas podem caminhar por uma longa extensão dentro da água, permanentemente aquecida, no inverno e no verão, por causa da retenção do calor.

O município possui a maior figueira do Estado, com 700 anos e um raio de 60m de extensão, sua copa abriga até 50 veículos de passeio. A circunferência de seu tronco é de 12m e localiza-se no centro da cidade.

Dicas de hospedagem:

  • Camping e Pousada João de Barro (51) 3224.2784
  • Hotel Panela de Ferro (51) 3676.1172
  • Pousada Arambaré (51) 3594.1411

O clima de sossego em Arambaré é ideal para os turistas que procuram momentos de tranquilidade.





CONTINUE NAVEGANDO: