Uma das épocas mais esperadas durante o ano todo é o final de ano, pois junto vem as férias, viagens, curtições, descansos, etc.

Para o pessoal que gosta de viajar, um dos melhores lugares que está sendo muito requisitado para altas temporadas o ano todo e principalmente final de ano é a famosa praia Porto de Galinhas, que fica na cidade de Ipojuca, no Estado de Pernambuco, pertencente à região metropolitana de Recife.

Ipojuca é uma cidade com aproximadamente 75.512 habitantes, e é conhecida mundialmente por ter as mais belas praias como Porto de Galinhas (já citada acima); Muro Alto; Cupe; Maracaípe; Serrambi e Touquinho.

Os estrangeiros que costumam visitar o Brasil, sempre acabam dando uma passada pelas praias, e uma das mais visitadas é a de Porto de Galinhas, pois é um lugar lindo, esplêndido, totalmente maravilhoso, é realmente de se encantar e impossível não querer voltar.

Mas para você que está pensando em passar a temporada de final de ano em Ipojuca para conhecer as melhores praias, é bom já se programar, pois como tem muita procura, é bom escolher o hotel antecipadamente, fazer a programação e sua reserva, pois na hora será difícil encontrar algum de sua preferência, pois está é uma época em que o número de turistas na cidade aumenta muito.

Neste ano teve um aumento nas redes de hotelaria, devido a esse aumento de turistas na cidade e cada vez a cidade está crescendo mais, pois além das maravilhosas praias, está é uma cidade encantadora, muito bonita, com vista maravilhosa e que vale muito a pena você conhecer e levar a sua família, ou até mesmo você que irá casar, pois este é um lindo lugar para passar a lua de mel, pois será inesquecível.

Então não espere mais. Comece a fazer as suas reservas imediatamente. Não perca mais tempo e aproveite.

Por Elaine de Oliveira


Recife é realmente uma das mais lindas cidades do Brasil. Com muita história, um lindo litoral e belas paisagens esta cidade encanta qualquer turista.

A capital de Pernambuco, atraente cidade do nordeste brasileiro, ganha enorme destaque no turismo do país. Suas maravilhosas praias e dunas, além de sua riquíssima cultura e gastronomia, fazem da cidade um ponto de encontro de turistas de diversos lugares do mundo.

Um ótimo lugar para se hospedar na cidade é o hotel Mar Hotel Recife. Com boas instalações, suítes agradáveis e localizado em um bairro nobre da cidade, este hotel tem se tornado referência na região.

O Mar Hotel Recife possui ótimas opções de lazer. O hotel oferece para seus hóspedes uma boa área de refeição, piscinas (que mais lembram um parque aquático), salões de jogos, academias de ginástica e musculação, salão de beleza, sala de massagem, saunas e diversas outras atrações.

Quem pretende visitar a lindíssima cidade de Recife, pode aproveitar e se hospedar no excelente hotel Mar Hotel Recife.

Por Rodolpho Medeiros


Ao sul de Pernambuco fica um paraíso chamado Porto de Galinhas. Situada a apenas 58km da capital do Estado, Recife, a cidade possui um litoral belíssimo, com arrecifes formando piscinas naturais, além de uma grande extensão de praia com areias finas e águas verdes em diversos tons.

Nos arrecifes é possível tomar um banho tranquilo, na companhia de peixes coloridos, além de fazer um delicioso passeio de jangada, podendo mergulhar, curtir e fotografar toda a beleza do local.

Como Porto de Galinhas é uma praia muito procurada, as agências de turismo sempre oferecem ótimas ofertas de pacotes para as férias de verão. Sua estrutura permite a opção entre diversas pousadas e hotéis.

Para chegar até lá, o desembarque acontece no Aeroporto Internacional dos Guararapes, que fica em Recife, onde podem ser contratados serviços de transfer, aluguel de carro ou até mesmo táxi.

Para ter mais informações sobre Porto de Galinhas, acesse aqui.

Por Elizabeth Preático


Considerada uma das melhores praias do Brasil, localizada no município de Ipojuca, em Pernambuco, Porto de Galinhas conta com muitas riquezas naturais. As águas são mornas e claras, com formações de piscinas naturais entre corais.

Bastante frequentada por turistas e surfistas do mundo inteiro, Porto de Galinhas é um aquário a céu aberto. Fica a 51 quilômetros de Recife. O passeio de jangada é feito com maré baixa e as formações de corais ficam bem visíveis na superfície.

Perto de Porto de Galinhas, a dez minutos de buggy, fica a Praia de Maracaípe, em cujo pontal pode-se conhecer a vegetação e o habitat dos cavalos-marinhos. Durante a visita, o instrutor captura um deles num vidro para ser visto mais detalhadamente e depois o devolve às águas.

Veja o vídeo:

Por Monique Mota


O Brasil inteiro é rico em cultura. Para quem pretende conhecer o país, não pode deixar de visitar os principais patrimônios culturais brasileiros, como o Elevador Lacerda, na Bahia. É o ponto turístico mais famoso do lugar, sua média de transporte de passageiros é de 900 mil por mês, ao custo de apenas quinze centavos.

Ainda na Bahia, o Pelourinho é outro importante patrimônio, sendo preservado pela UNESCO. Outra bela cidade turística em Minas Gerais, é Ouro Preto.  Com casarões, igrejas antigas e monumentos de Aleijadinho, tem sido um local muito visitado por turistas do mundo todo.

Olinda, em Pernambuco, se torna um atrativo pelo seu carnaval colorido e pelo frevo. Brasília é outra cidade turística muito procurada por sua harmoniosa arquitetura.

Antes de conhecer outros países, conheça primeiro o Brasil. Tenha certeza de que fará passeios inesquecíveis.

Conheça mais os pontos turísticos do Brasil: www.brasil.com.br.

Por Monique Mota


Eleita pela 10ª vez a melhor praia do Brasil, ninguém duvida que Porto de Galinhas seja uma ótima pedida para quem quer tirar férias de primeira em um ambiente repleto de boas opções gastronômicas e de entretenimento.

Situada em Ipojuca (PE), entre Cupe e Macaraípe, Porto de Galinhas é a praia das jangadas, dos corais e da galinha Jujuca, mascote que representa o balneário e recebe os turistas.  As piscinas naturais são uma ótima pedida para quem quer descansar da viagem. Já para quem está com disposição e quer aproveitar cada minuto, descobrindo as novidades do lugar, uma volta de catamarã até a Ilha de Santo Aleixo é o que se tem de melhor.

A noite, o clima de luau permanente atrai os enamorados e aqueles que desejam admirar o céu deslumbrante em direção ao Atlântico. São muitos os locais de hospedagem, mas como esta é uma escolha muito pessoal, o ideal é entrar no site www.visiteportodegalinhas.com e avaliar as possibilidades. Boa viagem!

R. Tesch


Próximo a Porto de Galinhas, Serrambi é uma praia do litoral pernambucano onde existem ancoradouros naturais para as embarcações e os visitantes podem contemplar a água limpa e clara ao longo de mais de 2 km de extensão. Altos coqueiros e vegetação rasteira completam a paisagem.

Serrambi é o lugar ideal para quem quer descansar e não tem muito dinheiro para gastar. Há pousadas mais simples, sorveterias, pizzarias e um recomendado ateliê de pintura, onde podem ser adquiridos quadros que retratam o cartão postal.

Para quem quer mais conforto há o Serrambi Resort, à beira-mar. O hotel tem uma estrutura física excelente, que inclui piscina, salão de jogos e quadra de esportes, e todos os quartos são de frente para o mar. Profissionais especializados também ficam à disposição dos hóspedes que quiserem usufruir da frota náutica do resort.

É só escolher o passeio programado que cabe no seu bolso e fazer as reservas.

Por R. Tesch


Se você decidir-se por conhecer Recife esta é uma época excelente, pois a baixa temporada faz com que não apenas as hospedagens lá sejam mais baratas como o avião também.

Chegando em Recife comece logo pelo centro da cidade. É antigo, tem construções lindíssimas como a Torre Malakoff e um antigo observatório da marinha.

A orquestra sinfônica de Recife também é um espetáculo a parte, dê um jeito de conseguir vê-la em ação.

Na praça marco zero fica a Rosa dos Ventos, obra do artista Cícero Dias e o Palácio do Governo que são as marcas da capital, assim como o colorido das velhas casas.

Por Teresa Almeida


Qual a cor do mar? Na Praia do Espelho, Bahia, o mar é azul turquesa. Nadar nas piscinas naturais com muito sol entre os meses de agosto e setembro é maravilhoso. Além de desfrutar de pousadas que, harmonicamente, integram o ambiente, terá de sofrer um pouco ao percorrer os 18km até a chegada ao local.

Em Pernambuco, o mar é azul celeste. Fernando de Noronha tem um lugar especial – Sancho. Com ambiente primitivo é ideal para mergulho livre e, para quem gosta de muito sol, a melhor época é outubro e novembro.

Inicie o planejamento de sua viagem de férias e considere uma destas opções que certamente será inesquecível.

 Hospedagem: www.pousadadoouteiro.com.br na Bahia e www.pousadazemaria.com.br em Pernambuco.

Por Patricia Gujev


Já pensou em ter em sua casa um futuro grande artista? Pois saiba que para que isso aconteça é necessário estimular o potencial de seu pequeno. Pablo Picasso não era somente um gênio que revolucionou a pintura. Antes disso ele trabalhou muito e intensamente desenvolvendo suas habilidades na expressão artística.

A Escolinha de Arte do Recife oferece esse possibilidade como uma alternativa de turismo aliado ao conhecimento.  Você poderá conhecer a cidade e deixar seu filho fazendo oficinas, praticando suas habilidades com guache e anilina.

O preço das atividades integrais é de R$ 200. Mais informações pelo fone: (81) 3222.0050.

Por Jeferson Vainer.


Uma das melhores opções para fazer com que seu filho continue aprendendo mesmo sem estar na escola é possibilitando que ele tenha experiências novas. Nada mais interessante para que isso aconteça do que colocá-lo numa colônia de férias onde ele poderá conhecer novas pessoas e trocar ideias.

Na cidade do Recife há diversas colônias de férias que oferecem múltiplas opções para os pequenos como cursos oferecidos pelo programa Espaço Ciência, onde as crianças poderão ter experiências no ramo científitico.

Você pode entrar em contato com a organização através do e-mail: cursodeferiasespacociencia@gmail.com.

Outra opção é para as crianças que gostam de aventuras. O SESC Piedade oferece atividades no ramo. Informações pelo fone: 3361.0097 (Recife).

Por Jeferson Vainer.


O concurso anual promovido pelo Governo de Pernambuco para a concessão do título de “Patrimônios Vivos” a entidades e personalidades culturais do Estado divulgou os três vencedores do ano de 2009. Os ganhadores foram o Caboclinhos Canindé (Recife), o Maestro Nunes e o Maracatu Estrela Brilhante (Igarassu).

Agora, Pernambuco já tem 21 patrimônios vivos que, além do reconhecimento público, recebem uma subvenção mensal do Governo do Estado enquanto tiverem em atividade. Por sua vez, eles se comprometem a repassar às novas gerações os conhecimentos e ensinamentos de que dispõem.

A Lei do Patrimônio Vivo de Pernambuco foi proposta pelo então deputado estadual Raul Jean Louis Henry (PMDB) e sancionada no ano de 2002, pelo governador da época, Jarbas Vasconcelos (PMDB). A responsabilidade da escolha é do Conselho Estadual de Cultura.

Para conhecer todos os “Patrimônios Vivos de Pernambuco” acesse o site da Fundarpe: aqui.

Por: Alexandre de Souza Acioli


O Circuito das Igrejas, uma parceria entre a Arquidiocese de Olinda e Recife e a Secretaria Estadual de Turismo, com o objetivo de abrir os templos religiosos para a visitação de turistas, começa a funcionar no próximo domingo (29). A Igreja da Sé abrirá as portas e, a partir das 17h, terá como atração a apresentação da “Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música”.

O projeto prevê a apresentação, todas as semanas, de grupos de música sacra para os turistas que visitando um dos onze templos religiosos do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, considerados patrimônios históricos, No dia 03 de dezembro, a partir das 20h, a apresentação acontecerá na Igreja da madre de Deus, no bairro do recife, com o grupo “Sagrama”.

A outra apresentação, já programada, acontecerá às 17h do dia 06 de dezembro, no Seminário de Olinda, às 17h, com a “Orquestra e Coro Bravo”;

Por: Alexandre de Souza Acioli


Quem visita o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, não esquece das paisagens do lugar, tem uma beleza incomparável. Faz verão o ano todo e há muita praia.

Os passeios terrestres e marítimos mantêm entretido o turista por longos dias. Há muitas opções de lazer, uma delas é o mergulho, onde o turista tem a chance de ver de perto espécies marítimas exóticas.

As praias costumam ser calmas, principalmente entre os meses de abril e novembro, nas outras épocas são mais propícias para prática de surf. Uns dos lugares mais visitados é a Baía dos Golfinhos, a Praia da Conceição e a Praia do Meio.

Por Rosana Radke


Caruaru, a 135 km de Recife, é um município encantador devido aos seus atrativos naturais. O Morro do Bom Jesus é um deles, possui 630 metros de altura, a cidade está a sua volta, por isso quem vai até seu topo tem uma vista panorâmica da região.

A Serra dos Cavalos também é um belo lugar, é uma área de preservação e conta com 900 metros de altura. Outro espaço importante para o equilíbrio ambiental é o Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho, formado por vegetação da Mata Atlântica e por cinco açudes.

No parque, a vegetação é riquíssima, constituída por árvores frutíferas, entre outras, também possui mirantes naturais e é possível os visitantes realizar trilhas em meio à mata. Os animais possíveis de se encontrar são principalmente o lobo guará e diversas espécies de aves.

Hospedagem:

Hotel São Francisco (81) 3721.6657

Pousada Pitiá (81) 3721.4781

Hotel Agreste (81) 3721.2234

Por Paula Cassandra


Cabo de Santo Agostinho, a 41 km de Recife, é uma cidade com diversos atrativos turísticos, os visitantes com certeza vão adorar conhecer a natureza que o município guarda. A praia de Gaibu é uma das melhores atrações, propícia para quem gosta de se divertir, o lugar possui infraestrutura completa e uma maravilhosa água límpida.

A Praia de Itapuama é ideal para os surfistas de plantão, a areia possui tom dourado e as águas são claras, o cenário se completa com as rochas do local. A Praia Suape é formada por um imenso arrecife, as águas calmas é o lugar certo para relaxar e praticar de esportes náuticos. Já na Praia Paraíso, é possível passear de barco pelas ilhas da região.

Hospede-se:

Pousada Europa Clube (81) 3522.6315

Pousada dos Meus Sonhos (81) 3522.6314

Pousada Águas Marinhas (81) 3522.6346

Por Paula Cassandra


Belo Jardim, a 180 km de Recife, é uma fascinante cidade para quem deseja conhecer o interior pernambucano. Seus atrativos naturais são exuberantes e muitos, destacando-se as corredeiras e cachoeiras.

A Cachoeira Engenho Tira-Teima tem uma queda d’água de 20 metros, que segue por uma linda paisagem com afloramentos rochosos, não é possível se banhar nela, mas vale a pena visitá-la e apreciar sua exuberante vegetação.

Já a Corredeira da Espalhadeira é ideal para um banho refrescante nas piscinas naturais que se formam. A Cachoeira do Bitury é constituída por duas quedas, entre uma e outra, a água segue por três deslumbrantes saltos. Nela também é possível se banhar na deliciosa piscina natural que se forma.

Hospede-se em uma das opções:

Hotel Asa Branca (81) 3726.2666

Hotel Belo Jardim (81) 3726.1013

Hotel Primavera (81) 3726.1048

Por Paula Cassandra


A cerca de 20 quilômetros de Olinda, o parque aquático, Veneza Water Park, atrai turistas de todas as idades. São 90 mil metros quadrados de muita diversão!

Existem diversas opções de ingresso. O adulto custa R$ 60,00 reais e o infantil custa R$ 46,00. Uma ótima opção são os passaportes família, que vão de três a cinco pessoas e custa de R$ 111,00 reais a R$ 170,00 reais. Lembrando que os estudantes e aposentados pagam meia entrada nos passaportes individuais.

Com piscinas para a prática de esportes, toboáguas, piscina de ondas, saunas, muitos bares e restaurantes, o Veneza Water Park é, com certeza, garantia de diversão para toda a família!

Mais informações em  www.venezawaterpark.com.br.

Por Larissa Nalin

A capital pernambucana tem parte importante na história do Brasil, onde foi palco da invasão holandesa no século XVII.

Não há como se negar que Recife é uma cidade bonita não só pelas lindas praias que formam um dos mais belos litorais brasileiros, mas também pela conservação de monumentos e construções históricas.

A cidade é conhecida por sua bela infraestrutura relacionada ao turismo, e também como a Veneza Brasileira, devido aos seus canais e pontes, e a arquitetura das casas e igrejas com influência holandesa e portuguesa.

Algumas curiosidades valem à pena, um das maiores é que Recife tem um castelo medieval, é onde se hospeda o Museu de Armas Castelo São João que há mais de meio século expõe para o público armas, artes decorativas, esculturas, tapeçarias e mobília dos séculos XV e XX vindas de toda a parte do mundo.

Outros lugares que valem a pena ser visitados são a Casa da Cultura, a Ponte Velha, o Palácio Campo das Princesas e a Capela Dourada.

Esta aí uma opção para quem quer unir um turismo cultura com lazer que fará bem a qualquer um que experimentar.


Atenção banhistas, os tubarões voltaram a atacar nas praias pernambucanas!

O caso mais recente foi registrado na segunda-feira (07), feriado da Independência do Brasil. A vítima fatal foi o menor, de 15 anos, Giovani Barbosa de Freitas. O corpo do garoto, com sinais de mordidas, foi encontrado na madrugada de ontem (08), por policiais do Corpo de Bombeiros.

A suspeita de o menor ter sido atacado por tubarões está nos registro da causar mortis, constante no atestado de óbito de Giovani Barbosa de Freitas: “hemorragia externa, decorrente de ação contindente”. O garoto desapareceu no mar, nas imediações da Igreja de Piedade (Jaboatão dos Guararapes), logo após socorrer a namorada, que estava se afogando.

Este é o primeiro caso de ataque de tubarão registrado depois de quinze meses sem nenhuma ocorrência dessa natureza. Os ataques começaram em 1992. De lá para cá, já se registraram 52 ocorrências – 19 delas com vítimas fatais.


Uma cidade repleta de encantos como Garanhuns, a 225 km de Recife, é difícil de encontrar. No município, pode-se visitar a Bica do Timbó, que tem suas águas vindas da Grota do Timbó, com 1,5 metros de altura. O lugar é delicioso para se banhar.

Até mesmo um castelo medieval existe em Garanhuns, é o Castelo de João Capão, que está aberto à visitação. A Cachoeira de Inhumas é outro atrativo natural, conta com três quedas, de três, 1,5 e 15 metros, respectivamente. No seu topo, encontram-se balneáveis e deliciosas piscinas naturais.

Outra bela construção é o Mosteiro de São Bento, datada de 1940, foi erguida com material que lembra mosteiros beneditinos. Grandes árvores cercam o local, além de uma cruz instalada na torre da entrada, que deixam a paisagem ainda mais fascinante.

Pouse em:

  • Figueiredo Hotel (81) 3762.3237
  • Pousada Columinho (87) 3762.0529
  • Fazenda Betânia (81) 3684.1126

A 50 km de Recife, Ipojuca é uma fascinante cidade com deliciosas praias, totalizando 32 km de litoral pernambucano. São onze as praias do município, todas próprias para se banhar e praticar esportes.

Ipojuca abrange parte da região de Porto de Galinhas e de Serrambi, que possuem as mais belas praias brasileiras. A Praia de Camboa tem águas calmas, areia branca e magníficos coqueiros em toda a sua extensão.

A praia é semi-deserta e dela é possível ter a visão do Porto de Suape. Camboa conta ainda com uma deliciosa piscina natural e manguezais, o que proporciona as paisagens mais belas do nordeste do país.

Dicas para se hospedar:


Para os turistas que preferem as caminhadas pelas rochas e diversificadas formações geológicas, a cidade de Serra Talhada é o lugar certo. Está a 375 km de Recife e possui um encantador atrativo turístico que recebe o mesmo nome da cidade.

Devido à formação rochosa da Serra Talhada, o lugar é propício para praticar esportes radicais, entre eles o rapel e a escalada. Já a vegetação da região, predominantemente a caatinga, possibilita a realização de trilhas ecológicas.

Outra opção é o Rio Pajeú, que tem sua nascente na Serra do Balanço e deságua no Rio São Francisco. O turista encontra ainda um açude com cachoeira, onde os visitantes podem andar de jet ski, barcos a remo e caiaque.

Algumas sugestões para descansar:

  • Pousada Maria Bonita (87) 3831.1223
  • Hotel São Cristóvão (87) 3831.1093
  • Pousada da Serra (87) 3831.1536

Tamandaré, a 114 km de Recife, é um lindo paraíso para quem aprecia o clima das praias paradisíacas. Entre tantas, destaca-se a Praia dos Carneiros, um lugar selvagem com 5 km de coqueiros em toda a sua margem.

Carneiros tem a sua praia emoldurada por um paredão de arrecifes e pelo estuário do Rio Formoso, além de deliciosas águas mornas e claras. A Praia das Campas é outro belo lugar. Devido aos recifes de corais, as suas águas são calmas e propícias ao banho.

Ali, são oferecidos passeios náuticos, pesca em alto mar, bem como mergulhos para contemplar a natureza. Com certeza, uma viagem inesquecível ao interior de Pernambuco.

Sugestões de hospedagem:

  • Bangalô Gameleiro (81) 9192.7296
  • Pousada do Golfinho (81) 9182.5747
  • Pousada Solar da Praia (81) 3676.1917

O Parque Ecológico da Serra Negra é um belo lugar para conhecer. Fica na cidade de Bezerros, a 101 km de Recife, e oferece, entre seus atrativos, a Gruta do Vino, tomada por afloramentos graníticos. A vegetação é composta por bromélias fixadas nas rochas e pequenos arbustos.

Já a Trilha da Pedra do Padre Cícero ocorre em terreno acidentado, por entre grandes afloramentos rochosos e uma vegetação arbustiva com bromélias e cactáceas. O lugar conta ainda com a Trilha da Pedra Pintada e a Trilha do Mirante da Gruta do Deda.

Os mirantes são outro atrativo. Do Mirante de São Francisco contempla-se a Pedra Pintada e um belo pôr-do-sol, além da visão panorâmica do Planalto da Borborema. No período das chuvas, formam-se piscinas naturais no local.

Sugestões de hospedagem:

  • Hospedagem Pólo Cultural (81) 3708.3004
  • Pousada Canto da Serra (81) 3708.3070
  • Sítio da Pedra Solta (81) 3728.2022

Em Petrolina, a 714 km de Recife, encontra-se um fascinante lugar para descanso, é o Balneário de Pedrinhas. Lá, a areia é fina e branca com pequenos seixos de coloração dourada no rio.

O balneário possui moderada correnteza, média profundidade e pequenas marolas, tendo a possibilidade de ancoragem natural para pequenas e médias embarcações. Além disso, são oferecidos aos turistas 10 bares e restaurantes com bebidas e comidas típicas.

O lugar possui, ainda, uma colônia de pescadores, os quais também cultivam parte das iguarias utilizadas nos pratos na ilha localizada em frente ao Balneário, a Ilha do Pico.

Algumas dicas de hospedagem:

  • Reis Palace Hotel (87) 3861.2431
  • Petrolina Palace Hotel (87) 3866.3300
  • Costa do Rio Hotel (87) 3862.1313

Um lugar fascinante para um passeio com toda a família.





CONTINUE NAVEGANDO: