Muitas pessoas, no momento de se programar para uma viagem internacional, deixam para a última hora o passaporte. Isso pode gerar inconvenientes e até mesmo adiar ou frustrar a viagem dos seus sonhos. Para que isso não aconteça, siga algumas orientações importantes:

– Acesse www.dpf.gov.br, que é o site da Polícia Federal e vá à guia “informações gerais e requerimento de passaporte”, selecione o local e o tipo de passaporte.

– Escolha “emissão de passaporte”, preencha os dados, digite o código e confirme. Clique em “gerar protocolo”, “gerar GRU” e conclua.

– Imprima a Guia de Recolhimento da União (GRU), cujo valor da taxa de pagamento será de acordo com o tipo de passaporte.

– Vá ao posto da Polícia Federal portando a GRU paga e o protocolo da solicitação, RG, certidão de casamento, título de eleitor e comprovante de votação e certificado de naturalização (quando for o caso) e passaporte anterior (quando houver).

De maneira geral é isso, mas outras informações importantes, de acordo com o caso particular de cada um, podem ser encontradas no site do Departamento de Polícia Federal.

Por Lindomar Vieira


Numa viagem internacional seus documentos de identidade e CPF não tem validade nenhuma, e são substituídos pelo passaporte: ele é o seu documento de identificação quando fora de seu país de origem.

É claro que nem todos os países exigem passaporte dos turistas brasileiros, é o caso de alguns países do Mercosul e da Europa Ocidental, mas muitos exigem, como Estados Unidos, Canadá, China, México, Índia, Egito, Japão, Austrália, Cuba e muitos outros.

A validade do passaporte é de 5 anos, e a renovação é simples, inclui pagamentos de taxa junto à Receita Federal. Para saber mais como tirar o passaporte, acesse http://www.dpf.gov.br/, link Serviços à Comunidade.


Para viajar para o exterior, é obrigatório estar com o passaporte em dia. Mas na América do Sul 3 países não exigem nada além de um documento de identificação dos turistas brasileiros: são eles a Argentina, Uruguai e Chile. Esse documento pode ser a carteira de identidade, por exemplo, desde que emitida por um órgão oficial brasileiro.

Nos demais países da América do Sul o turista brasileiro também não precisa apresentar visto, só o passaporte válido. Uma exceção é a Guiana, que exige visto para os brasileiros.

E o Peru exige que os turistas se vacinem contra a febre amarela antes de embarcar.


Antes de programar suas próximas férias e viajar para aquele local que tanto sonhou, o primeiro passo é providenciar o passaporte. Se você ainda não fez o seu, acompanhe as dicas:

Acesse o site do Departamento de Polícia Federal: www.dpf.gov.br , clique no link “Requerer emissão de passaporte” e escolha o local onde deseja requerer o passaporte. Veja quais são os documentos necessários e preencha o formulário com seus dados, clique em “gerar protocolo” e “gerar GRU” (guia para o pagamento da taxa). Se ficar com dúvidas durante seu cadastramento ligue para 0800-9782336.

A próxima etapa é realizar o pagamento do boleto referente à Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor para o passaporte padrão ICAO é de R$ 156.07. Se você quiser o novo passaporte sem apresentar o anterior (válido ou não) terá que pagar o valor de R$ 312,14.

Com toda a documentação original em mãos, se dirija até o Departamento de Polícia levando também a GRU paga e o protocolo da solicitação. Dependendo da unidade da Polícia Federal será necessário fazer o agendamento prévio, clique na opção “Verifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido” para se informar, e por último quando o passaporte estiver pronto, retire-o pessoalmente munido de sua identidade.

passaportes





CONTINUE NAVEGANDO: