Ponta Grossa está localizada na região dos Campos Gerais, no Segundo Planalto do Paraná. O município tem grande destaque no panorama turístico do sul do país devido à sua disposição geográfica, por ter fácil acesso às demais regiões do Estado. A cidade possui muitos símbolos históricos, referências culturais e grande diversidade de belezas naturais

O principal atrativo do município é o Parque Estadual de Vila Velha, uma Unidade de Conservação composta por arenitos dos mais variados formatos, furnas e uma lagoa. O parque resguarda uma fauna diversificada: jaguatiricas, quatis, lobos-guará, perdizes, tamanduás, furão e uma infinidade de outras espécies. 

Outro belo lugar ara ser visitado em Ponta Grossa são os Alagados, um enorme lago artificial, que além da importância hídrica para a cidade, é também um local de lazer e contado direto com a natureza. O Canyon e a Cachoeira do Rio São Jorge contam com várias cachoeiras caindo sobre as rochas, a principal delas tem 30 metros de altura. O local possui áreas para camping e é propício para a prática de esportes com o rappel.

Por Juliete Lunkes


Nesse mês, a cidade de Florianópolis completa 284 anos. Para comemorar, o parque temático Beto Carrero criou uma promoção. Será oferecido um passaporte promocional, para quem comprovar, através de documento de identidade ou comprovante de residência, que reside na cidade. Essa promoção é válida de 04 até 28 de março.

O objetivo é prestigiar os moradores da cidade, mesmo que ela fique a 109km do parque, pois os habitantes de lá estão entre os principais visitantes do local.

Então, nada como criar a promoção para agradecer. O passaporte inclui mais de cem atrações, além de shows fantásticos e zoológico com mais de 700 animais. Diversão garantida para público de todas as idades.

Acesse www.betocarrero.com.br e obtenha mais informações


São Bernardo do Campo, próximo 21 km de São Paulo, destaca-se no turismo ecológico devido aos três parques que possui em seu território. O Parque Municipal Estoril Virgilio Semionato é um lugar calmo e sossegado para passar o dia com a família. Possui diversão para adultos e crianças, como os pedalinhos, teleférico e zoológico.

Já o Parque Cidade de São Bernardo Raphael Lazzuri conta com fascinantes cascatas, o que atrai muitos visitantes. Oferece ainda local para caminhadas e playground para as crianças. O Parque Eng. Salvador Arena, assim como o Lazzuri são parques relativamente novos, o que fomentou o turismo da região. O seu destaque é o aquário de água doce que possui, reunindo diversas espécies de peixes.

Algumas opções de hospedagem:

Paula Cassandra


Jundiaí, próxima 60 km de São Paulo, oferece boas opções para um dia de lazer com a família. O Parque do Trabalhador, também conhecido por Parque Corrupira, é uma das opções. Possui estrutura para receber os visitantes com conforto, oferecendo quiosque com churrasqueira. O turista pode escolher também a área destinada aos piqueniques. Parte do espaço do parque é composto por mata nativa, área considerada reserva biológica de grande importância para a região.

O Jardim Botânico é outro atrativo natural de Jundaí. É formado principalmente pelos últimos remanescentes de Mata Atlântida do interior do Estado, situada na Serra do Japi. O local, além de turístico, é ponto de estudo de pesquisadores. Os visitantes podem conhecer as belíssimas trilhas, deliciosas cachoeiras e os fascinantes jardins temáticos.

Dicas de hospedagem:

  • Hotel Center Park (11) 4586.2000
  • Hotel Palace Jundiaí (11) 4521.9681
  • Intercity Express Jundiaí (11) 4581.4488

Créditos da Foto: Flikr

Paula Cassandra


Para quem gosta de conhecer diferentes parques, Guarulhos, a 18 km de São Paulo, é um prato cheio. Na cidade, encontram-se diversas opções. O Parque Chico Mendes é uma fascinante área de importância ecológica. Oferece infraestrutura para os visitantes e opção de trilhas.

O Lago dos Patos é uma opção para o divertimento das crianças, com pedalinhos e parquinho, mas também encanta os adultos devido aos aparelhos de ginástica e o clima agradável. Já o Parque Novo Ipanema possui uma ótima piscina olímpica e outras duas infantis, todas abertas ao público.

O Parque Transguarulhense e o Parque Adriana são outros espaços que contam com infraestrutura para dar conforto aos turistas de Guarulhos. O Parque do Campo da Paz também é propício para quem deseja momentos de tranquilidade sem sair dos grandes centros urbanos.

Opções de hospedagem:

  • Ipê Guaru (11) 2195.8100
  • Hotel Fazenda Santa Helena (11) 3871.3081
  • Mercure Apartments (11) 2475.9988

(Foto: Flikr)

Paula Cassandra


A apenas 18 km de São Paulo, Guarulhos conta com diversos parques para famílias e amigos terem momentos de lazer. O maior dos parques urbanos é o Bosque Maia, onde é possível fazer longas caminhadas na pista esportiva ou trilhar em meio à natureza. Tem quadras de esportes e o Centro de Educação Ambiental, responsável por atividades de conscientização ecológica.

O Parque Bom Clima e o Parque Fracalanza são outras opções para os turistas que desejam conhecer o município de Guarulhos. Ambos espaços possuem infraestrutura para passar o dia. Já o Parque do Jardim City é referência para a prática de esportes, oferece pista de skate, campo de futebol e outros. As espécies da flora que embelezam a cidade podem ser encontradas no Horto Florestal, aberto à visitação.

Pouse em:

  • Hotel Panamby  (11) 2714.7300
  • Cumbipar King Hotel  (11) 2412.3535
  • Guaru Plaza Hotel (11) 2468.9502


Paula Cassandra


A cidade de Cotia, próxima 33 km de São Paulo, tem parques que resguardam importantes remanescentes da biodiversidade brasileira. O Parque CEMUCAM é um deles, de propriedade da Prefeitura de São Paulo, o local é perfeito para fazer um piquenique, passear com a família e conhecer o viveiro que ali existe.

O Parque Tereza Maia é outro belo lugar, possui lagos e uma pista para se exercitar em meio à natureza. Quem gosta de meditar e relaxar vai se encantar com o Templo Odsal Ling, um templo budista, com uma fascinante arquitetura que atrai turistas de diferentes partes do país.

Em Cotia, está situado também o Templo budista Zu Lai, com uma arquitetura invejável é indicado para passar o dia e encontrar sossego e paz em meio à tranquilidade do local.

Opções de hospedagem:

  • Hotel Cuca Fresca (11) 4703.4735
  • Eduardo S Park Hotel (11) 4158.3577
  • Weekend Chácara Hotel (11) 4702.3510


Paula Cassandra


O Morro Santo Antônio, em Caraguá, a 186 km de São Paulo, é um dos atrativos naturais da cidade. O visitante vai trilhar até o topo do morro e encontrar o mirante, da onde se tem uma vista privilegiada da região. O Parque Estadual da Serra do Mar é uma grande área preservada de Mata Atlântica, tem belíssimas nascentes que se transformam em cachoeiras, cascatas e córregos.

O parque tem ainda uma série de espécies da flora local. É possível apreciar cedros, jatobás e outros. Já a Pedra da Freira é uma fascinante formação rochosa que se assemelha a uma freira que está ajoelhada. A Pedra do Jacaré também é muito bonita e lembra a forma do corpo de um jacaré, para se chegar até ali, caminha-se por uma trilha até a Prainha.

Pouse em:

  • Pousada Capitães de Fragata (12) 3882.2228
  • Pousada Arpoador (12) 3884.5229
  • Paraíso Cocanha Hotel (12) 3884.3885

Paula Cassandra


Campinas, a 96 km de São Paulo, conta com muitas áreas verdes para conhecer e trilhar. O Bosque São José está na área urbana e tem uma lindíssima mata nativa e área de lazer. Já o Parque Ecológico Monsenhor José Salim, além de uma vegetação exuberante, abriga antigas construções do século XIX.

O espaço tem quadras de esportes e realiza trilhas ecológicas, de educação ambiental. É o lugar certo para se exercitar em meio à natureza. Já no Parque Ecológico Bosque Hermógenes de Freitas Lei é possível se refrescar na lagoa, se exercitar na pista para corridas ou descansar na estrutura com quiosques e churrasqueiras. O Parque Linear Ribeirão das Cabras é outra opção, local ideal para fazer caminhadas e passear com a família e amigos.

Escolha entre as sugestões para se hospedar:

  • Mercure Hotel Campinas (19) 3733.7707
  • Tryp Campinas (19) 3753.8000
  • Park Tower Hotel Residence (19) 3737.5400

Paula Cassandra


Os parques de Botucatu, a 240 km de São Paulo, são ideais ao turismo ecológico. O Complexo Turístico Véu de Noiva é um deles, onde o Rio Pardo tem uma queda d’água de 6 metros de altura. A vegetação original é outra beleza e o local possui infraestrutura.

Outra opção é o Parque Natural da Cachoeira da Marta, formado parte pelas belezas do cerrado e parte pela exuberância da Mata Atlântica. No lugar, é possível encontrar espécies em risco de extinção, como o Lobo Guará e a Onça Pintada. Além de trilhas ecológicas em meio à natureza, o turista pode se banhar na refrescante cachoeira.

Já o Parque Amaral Amando de Barros está na zona urbana, mesmo assim, proporciona momentos de lazer devido aos 10 hectares de mata nativa que possui, além de puríssimas nascentes e córregos.

Hospede-se:

  • Pousada Phenix (14) 3814.1354
  • Pousada Santana (14) 3882.3622
  • Pousada Arco-Íris (14) 3882.7438

Paula Cassandra


Parques e praças formam o cenário da cidade de Botucatu, a 240 km de São Paulo. O Parque Ecológico da Pavuna é rico em atrativos naturais, conta com um imenso lago, quatro quedas d’água com deliciosas águas frescas e trilhas em meio à mata nativa.

A Praça Brasil-Japão é inspirada na arquitetura nipônica, possui três portais, lago com carpas e ponte, formando um aconchegante cenário para um passeio com a família. Já a Praça Coronel Moura conta com infraestrutura para eventos, constituída por concha acústica, jardins e espaço para feiras.

A Praça Rubião Júnior, situado no Centro Histórico de Botucatu, é encantadora e recebe grupos para realizar por suas trilhas atividades de educação ambiental.

Opte por um dos locais para se hospedar:

  • Primar Plaza Hotel (14) 3882.2717
  • Estância Treze (14) 3882.3949
  • Estância Jacutinga (14) 3815.7441

Paula Cassandra


Araras, próximo 153 km de São Paulo, é o lugar ideal para quem gosta de apreciar os parques de cidades do interior. O Parque Municipal, também chamado apenas por Lago, situa-se na área urbana da cidade e conta com área de equipamentos para atividade física, além de ciclovia e pedalinhos no lago, por onde desfilam cisnes que encantam todos os visitantes. O Parque tem infraestrutura necessária para os turistas passarem o dia.

Outra opção em Araras é o Parque Ecológico e Cultural Gilberto Ruegger Ometto, cenário dos grandes eventos do município. No lugar, pode-se passar o dia em companhia da família e dos amigos, uma vez que oferece praça de alimentação, sanitários e estacionamento. Os turistas vão se encantar com os lagos e trilhas para caminhadas que o Parque oferece, com lindos cenários arborizados.

Hospedagem em:

  • Hotel Marques (19) 3541.6033
  • Hotel Presidente (19) 3541.2581
  • Diplomata Hotel (19) 3551.4632

Paula Cassandra


Passo Fundo, a 280 km de Porto Alegre, conta com diversas praças e parques para visitação. O Parque Turístico da Roselândia possui uma exuberante vegetação original, bem como uma queda d’água deliciosa que se forma no riacho Paiol da Telha. O local abriga também os eventos que o município realiza.

No local onde existe hoje o Parque da Gare, estava a antiga estação férrea, tendo relevante importância histórica para o município. Já a Praça Marechal Floriano conta com uma bela flora e um lago artificial, além de monumentos, ideal para um passeio no final da tarde.

A Praça da Mãe está envolta em antigas histórias e possui esse nome devido à escultura de uma mulher negra e seus filhos. Já o Chafariz da Mãe Preta também serve de homenagem a mesma mulher.

Algumas sugestões de hospedagem:

  • City Hotel (54) 3311.3137
  • Da Vinci Hotéis (54) 2103.6100
  • Germania’s Blumen Hotel (54) 3311.3477

Paula Cassandra


Chapecó, a 630 km de Florianópolis, é o destino certo para turistas que desejam conhecer o interior catarinense. Lugar de diversos atrativos, o município conta com o Balneário de Águas Termais, onde a água quente natural é mineral e sulfurosa, numa temperatura média de 43º C.

Já o Ecoparque é uma área lindíssima para entrar em contato com a natureza, tem árvores nativas e exóticas, uma pista para se exercitar e caminhar, bem como praticar esportes. O Parque Palmital também possui infraestrutura e o Parque das Palmeiras é uma área bem arborizada e iluminada.

A Gruta de Sede Figueira é um atrativo encantador, formado por três grutas, que se transformam numa cachoeira com 8 metros de altitude. A Trilha dos Mistérios do Rosário encontra-se entre a mata nativa e possui 15 esculturas de pedra em seu trajeto.

Hospede-se:

Eston Hotel (49) 3323.1044

Golden Hotel (49) 3331.0311

Almasty Hotel (49) 3361.2300

Por Paula Cassandra

Curitiba é o quarto maior destino das viagens de negócios no Brasil. A capital paranaense possui diversos pontos turísticos como Jardim Botânico, Parque Barigui, Opera de Arame, Passeio Publico, entre outros.

É a maior concentração de parques do Brasil e a maioria desses parques homenageiam os imigrantes, especialmente poloneses, ucranianos, italianos, alemães e japoneses.

A cidade é uma das mais evoluídas no que se refere a serviços públicos tanto é que o transporte publico chega a ser mais um dos atrativos turísticos. Várias campanhas foram feitas para desmistificar a fama do curitibano não ser hospitaleiro e para divulgar a belíssima infra-estrutura de Curitiba.


Pinhais, a 8 km de Curitiba, conta com pontos turísticos para se divertir e outros dotados de grande beleza. O Panorâmico Parque Clube é um deles, situado na Área de Proteção Ambiental do Irai, possui estrutura como o Parque Aquático e o Parque Esportivo. O local é equipado também com churrasqueiras, pesque-pague e diversos lagos.

A Chácara Villar é outro atrativo, onde são vendidos legumes e verduras colhidos na hora, é uma propriedade de agricultura familiar, próxima à Represa do Irai. Já o Parque Newton Freire Maia é destinado à pesquisa científica, o visitante passa por um trajeto onde é mostrado o desenvolvimento tecnológico através de recursos multimídias. No parque, também são ministradas oficinas que aprofundam conceitos de matemática, astronomia, geografia, química, física e biologia.

Hospede-se:


Para quem tiver em São Paulo e afim de uma opção que envolva conceito de ciência, tecnologia e consciência ambiental, o Parque da Ciência e Tecnologia, o CienTec, é uma ótima opção. A instituição tem cerca de 120 hectares de mata nativa e reconstrução pertencentes às década de 30 e 40.

Não é um zoológico, claro, mas entre suas atrações aves, tucanos e famílias de bugios, dão um ar diferente ao local, que fica em frente, não coincidentemente ao Jardim Zoológico.

Esculturas de planetas, do sol e da lua são atrações expositivas do CienTec e a área é chamada de Alameda do Sistema Solar, uma das mais visitadas. Na Estação Meteorológica é possível observar e medir a atmosfera, onde são também utilizados equipamentos que mostram mais sobre os raios, trovões, tempestades e furacões.

Conheça mais sobre o Parque em www.parquecientec.usp.br.


Uberlândia, distante 556 km de Belo Horizonte, é uma cidade com diferentes atrativos turísticos, entre eles, merece destaque o Parque Municipal Victório Siquierolli. O lugar possui características de cerrado com lindas árvores de troncos retorcidos.

Os frutos agrestes e as flores coloridas da região completam o cenário. O parque é composto por terras públicas e outras privadas, que foram doadas pelos proprietários, com o intuito de criar em Uberlândia uma unidade de conservação, principalmente para os dois belos córregos que ali existem.

O Parque Municipal do Distrito Industrial também é uma área de preservação, com mata nativa, no entorno do Córrego Liso. O local é um cinturão verde de grande beleza para visitantes de todo o país apreciarem.

Dicas de hospedagem:

  • Hotel Raposo (34) 3232.8496
  • Hotel Sara Palace (34) 3227.0915
  • Hotel Umuarama (34) 3212.1322




CONTINUE NAVEGANDO: