Grande parte na Região Central é ocupada pelo Pantanal, esta planície alagada está presente nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso. Além da extensão em terras brasileiras, o Pantanal também existe no Paraguai, Bolívia e Argentina, nesses países a maior planície alagada da terra se chama Chaco.

As mudanças drásticas na paisagem do Pantanal são decorrentes da variação entre períodos de seca e humidade (a água divide o clima em dois períodos bem diferentes), todas estas alterações de uma estação para outra faz da planície um local único e que cada vez mais está atraindo turistas de vários lugares do país e do mundo. No Pantanal, o ecoturismo é uma das grandes atrações.

É nesta planície pluvial que se desenvolve uma grande quantidade de espécies da flora e da fauna, a abundância de ambos é resultado da influência dos biomas da Mata Atlântica, Chaco, Cerrado e Amazônia. No Pantanal são encontradas mais espécies de aves do que na América do Sul e mais tipos de peixe do que na Europa. O cenário formado entre os mais diversos componentes da flora e da fauna junto às variações do clima é um dos mais belos da terra. 

Desbravar o Pantanal por meio de trilhas é um desafio que a maior parte dos turistas, principalmente os estrangeiros, procura encarar assim que chega nesse paraíso natural. Outras atividades que são muito atraentes para os visitantes são safaris fotográficos, ecoturismo e pesca esportiva. Alguns dos passeios mais realizados no Pantanal são cavalgada, caminhada, observação de animais, passeio de barco, manejo do gado, entre outros.

Para alojar o grande número de visitantes, foram construídos muitos hotéis e pousadas que alojam os turistas com muito conforto e hospitalidade. Há muitas hospedagens, algumas dessas são Pousada do Agupé, Refúgio Ecológico Calman, Pousada Refugio da Ilha, Recanto Barra Mansa, Pousada Monteiros, Pousada Xaraés Ecoturismo, Fazenda São Francisco.

Geralmente, as hospedagens da região oferecem serviço de alimentação, guia turístico, passeios, transfer entre o aeroporto e a pousada/hotel. O preço da estadia na alta temporada (julho a setembro) é bem mais elevado, pois nessa época muitos turistas buscam conhecer as belezas do Pantanal.

Por Melina Menezes

Pantanal


Um dos melhores destinos de viagens para quem gosta de aventuras e de fotografar a vida selvagem, é o Pantanal Mato-Grossense. A fauna e a flora são realmente diversificadas, com imagens encantadoras.

O Pantanal, abriga um imenso e fantástico zoológico, de mamíferos, peixes, répteis, pássaros. A bordo de chalanas, barcos típicos da região, é possível avistar nas margens tatus, antas e até mesmo onças-pintadas.

Alguns hotéis fazem visitas às típicas casas dos pantaneiros, que recebem os turistas dedilhando cantigas na viola. Também é possível aprender a ser peão, lidando com o gado e conhecendo as práticas de laço.

Na época da estação seca, as aves se reproduzem e exibem plumagem mais vistosa. Um binóculo permitirá ver os animais bem de perto. É necessário tomar a vacina contra febre amarela antes de chegar ao lugar.

Quem vai ao Pantanal, não deixa de se impressionar com tamanha beleza e variedades naturais.

Onde ficar: REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN, FAZENDA SAN FRANCISCO e PANTANAL PARK.

Por Monique Mota


O Brasil é um país rico em natureza e belas paisagens, e o Pantanal é realmente um lugar cheio de variedades naturais. A grande maioria nem imagina a riqueza que o Pantanal possui, nem ao menos sabem onde se localiza.

O cenário é muito explorado em novelas e vira e mexe, seu nome é citado em pesquisas e constatações ambientais. Considerada a maior área em extensão de terras inundáveis do planeta, o local é composto por três regiões diferentes, são elas: Amazônia, Cerrado e Chaco, que na maioria das vezes servem como abrigo para mais de 65 espécies de animais.

Para os turistas que gostam de uma boa aventura, são oferecidos fazendas e hotéis ecológicos. Vale a pena conhecer essa parte tão rica e importante do Brasil.

Juliana Alves


A Tam está com um pacote interessantíssimo para quem gosta de observar a natureza e tudo de majestoso que ela oferece:

3 noites no  Pantanal de Miranda – Para obervação de Aves

Aéreo com ida e volta + hospedagem com meia pensão + traslado aeroporto/hotel/aeroporto + passeios, caminhadas pela fazenda, farmtourn, fufu (alimentação de jacarés), passeio a cavalo, safári fotográfico,focagem noturna, guia bilíngue de observação de aves, kit ecoturismo + mil pontos no programa TAM FIDELIDADE.

Imperdível! Para os interessados entre em contato com a TAM pelo site: www.tamviagens.com.br ou pelo telefone 0800555200 e agende sua viagem e visita no Pantanal de Miranda.

Será uma viagem dos sonhos para acalmar os olhos e a alma!

Por Teresa Almeida


Confira o pacote de 08 dias que a CVC Turismo traz para você:

Pacote de 08 dias com saídas sempre aos sábados e domingos

  • 03 noites de hospedagem em Cuiabá, no Hotel Mato Grosso Palace
  • 02 noites no Pantanal, na Pousada Rio Claro
  • 02 noites em Águas Quentes, no Hotel Mato Grosso Águas Quentes

Passeios em Jaciara – Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça

Passeio em Águas Quentes: trilha até a Cachoeira do Elefante

 Opções de hospedagem:

  • Mato Grosso Palace/Pousada Rio Claro/Hotel Mato Grosso Águas Quentes: a partir de R$2.388,00 para o período de baixa temporada.
  • Mato Grosso Palace/Hotel Pantanal/Hotel Mato Grosso Águas Quentes: a partir de R$2.388,00 para o período de baixa temporada.

Atenção:

A baixa temporada compreende saídas nos dias 18 e 25 de outubro e 1o, 08 e 15 de novembro. O pacote inclui passagens aéreas, hospedagem com café da manhã e traslados. Esses preços são válidos para compras efetuadas até o dia 31/10/09. Para maiores informações acesse http://www.cvc.com.br/.

Créditos: Cris Keller


Os turistas que desejam conhecer o interior do Mato Grosso do Sul devem visitar o município de Aquidauana, a 139 km de Campo Grande. A região é inundada pelo fascinante Pantanal, onde o turista pode conhecer diversas espécies da fauna e flora.

Quem gosta de fazer caminhadas em meio à natureza, vai adorar o Parque Ecológico da Lagoa Comprida, constituído por uma imensa área verde. A lagoa que dá nome ao parque também compõe a belíssima paisagem. O local é bem iluminado, conta com quadra de esportes e viveiro.

O Clube do Laço Pantaneiro é outra opção para os visitantes de Aquidauna. No espaço, são realizados eventos durante todo o ano. É possível acampar e aproveitar a infraestrutura formada por quadra de esportes e parque.

Hospede-se:

Pousada Pantanal do Rio Negro (67) 3025.6811

Pousada dos Monteiros (67) 3324.8237

Pousada Mangabal (67) 3306.7365

Por Paula Cassandra


Se você está em busca de aventura e belas paisagens, o Pantanal é o lugar perfeito. Lá você vai encontrar uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Antes de arrumar as malas e embarcar nessa experiência, fique atento a algumas informações.

Primeiro, confira o período climático mais favorável para sua viagem: Se seu objetivo é pescar pacu, a época indicada vai de março a maio. Se a intenção é praticar birdwatching (observação dos pássaros), a ocasião propícia vai de julho a novembro, quando ocorrem chuvas fracas e a baixa das águas, temporada de reprodução das aves.

Escolha qual região quer visitar: O Pantanal Sul comporta dois terços da planície pantaneira: lá estão, por exemplo, as cidades de Miranda e Aquidauana, com variadas opções de hospedagem para os turistas. Uma dica para quem vai até o Pantanal Sul é seguir pelas portas de acesso: Campo Grande e Corumbá.

Se você quer ainda mais aventura, não deixe de conhecer o Pantanal Norte, localizado ao sul de Cuiabá, onde estão Barão de Melgaço (com savanas e ninhais), Cáceres e Poconé, essas áreas são mais difíceis de chegar por conta do prolongado alagamento.

Ao viajar de carro, opte por veículos com tração nas quatro rodas, pois serão bastante úteis no percurso acidentado do Pantanal. Uma coisa é certa, aventura não vai faltar nessa viagem!

pantanal





CONTINUE NAVEGANDO: