São Luís, no Maranhão, possui casarões, praias, lagoa, restaurantes e museus que atraem turistas de diversos lugares.

Capital do Maranhão, São Luís tem tudo para agradar qualquer turista. Repleta de belezas e com quatro séculos de existência, foi fundada em 1612, a cidade conta com um dos maiores patrimônios históricos brasileiros. São casarões, praias, lagoa, restaurantes e museus que atraem turistas de diversos lugares.

O Centro Histórico de São Luís tem cerca de três mil imóveis que são tombados pelo estado. Com prédios, igrejas, casas, palácios e casarões, tudo torna-se um grande atrativo. Apesar da visível falta de conservação de alguns lugares, nada atrapalha a beleza de tudo.

O Teatro Arthur Azevedo é o primeiro ponto turístico recomendado, que merece uma visita de quem está na capital maranhense. Inaugurado em 1817, o teatro foi idealizado durante a era de ouro do ciclo do algodão. O prédio fica aberto para visitação das 14h às 16h, entre terça e sexta-feira. Para entrar no local é cobrado 2 reais. Tudo sobre o Teatro Arthur Azevedo pode ser consultado no site oficial (www.cultura.ma.gov.br/taa).

A Catedral de São Luís é mais um lugar que não pode passar batido e é muito próxima ao Palácio dos Leões, o qual também deve ser visitado. O Palácio dos Leões é a sede do governo do estado do Maranhão e, dependendo da agenda do governador, é possível visitar o interior do Palácio.

Pra quem gosta muito de museus, a Casa do Nhozinho é uma boa pedida. O museu dedicado à arte e à cultura popular do Maranhão é um casarão do século XIX, que tem três andares abertos a visitação do público e é gratuito. Nhozinho, o homem que deu nome ao museu, foi Antonio Bruno Pinto Nogueira, um importante artista maranhense.

Em São Luís existem mais Museus, como o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e o Centro de Cultura Popular, ou como é chamado de Casa da Festa, que também vale a pena de se visitar. A Casa do Maranhão é o mais recente museu da cidade, e também é um ótimo ponto para quem gosta de história.

Existem outros muitos lugares que não podem deixar de estar na lista de visitação em eventuais passeios em São Luís. Belas praias, vários pontos históricos turísticos e uma Lagoa que tira o fôlego de qualquer turista.

Oportunidades para passeios é que não faltam na capital maranhense!

Por Augusto Leão

Catedral de São Luís


São Luís, no Maranhão, apesar de estar tão próxima da floresta amazônica ainda faz parte do nordeste brasileiro.

É uma cidade colonizada pelos portugueses, que recebeu escravos negros e que ainda possui influências árabes e holandesas.

Há lindas praias para se visitar lá, além do artesanato da cidade e a arte em azulejos.

Como em todo o nordeste, a temperatura não varia muito durante o ano por isso, não há época do ano para se visitar a cidade, pode ser na baixa ou na alta temporada, pode ser em um feriadão ou em um final de semana comum, nas férias de julho ou janeiro ou em qualquer outro mês.

Vale a pena conhecer um pouco do que faz parte da cultura brasileira.

Mais informações no site www.maranhao.gov.br.

Por Karin Földes


O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses já é famoso por sua paisagem “móvel” e suas lagoas de cores e contornos indefinidos. Algumas dicas de quem já passou por lá é: descer o Rio Preguiças, de barco ou em voadeiras, visitar as comunidades locais e comprar artesanato feito de palha, apreciar as dunas, os lagos, a fauna e a flora riquíssimas da região. Tudo com muito carinho e cuidado, pois os lençóis representam um importante cartão postal brasileiro e precisa ser preservado.

Quem gosta de frutas e não deixa de experimentar os sabores das região por onde passa, pode provar o buriti, o caju e o murici. O buriti, por exemplo, é fonte de vitamina A, B e C, e de cálcio, ferro e proteínas.

O parque foi criado em 1981 e compreende uma área de 155 mil hectares. Site do Parque: www.parquelencois.com.br.

Por R. Tesch


Passear de “voadeira”, um barco pequeno de alumínio, pelo Rio Preguiças, em Barreirinha, é uma das maravilhas para conhecer a diversidade das belezas naturais dos lençóis maranhenses. Palmeiras como o Buriti e a Carnaúba, mangues e as dunas são uns dos cenários que se podem observar.

Ressalta-se a beleza dos pássaros nativos que ficam nas raízes aéreas dos manguezais, bem próximos ao barco, em rotas alternativas do Rio.

Outra cidadezinha para visitar próxima a Barreirinhas é Santo Amaro do Maranhão. As dunas e lagoas, como as da Gaivota e Emendadas, são pouco divulgadas por agencias de turismo, mas belíssimas.

Por Patricia Gujev


Trazendo muita fama pelas belezas naturais, a cidade de São Luís é um dos roteiros mais procurados por turistas de todo o mundo.

Com traços herdados dos portugueses, a cidade mantém a historia nas paredes dos monumentos que ainda ficaram encantando ainda mais o local.

Mas o que mais chama a atenção em São Luís são as belíssimas e incomparáveis praias de areias finas e águas transparentes.

As dunas são um atrativo a parte, conhecidas no mundo todo elas ajudam a embelezar ainda mais a cidade maranhense.

Tendo uma oportunidade não deixe de conhecer a cidade de São Luís do Maranhão, os habitantes prometem nada menos que encantamento.

Por José Alberi Fortes Junior.


Você já se imaginou em um local paradisíaco, parecido com um deserto e com lagoas de águas cristalinas?

Pois o lugar fica aqui no estado do Maranhão, se nunca imaginou, imagine agora, pois o site www.parquelencois.com.br é um guia, com o objetivo de fazer você encontrar hotéis, pousadas e passeios em um verdadeiro paraíso ecológico, em minha opinião, um dos lugares mais bonitos do Brasil.

O maior atrativo da região é sem dúvida o Parque Nacional dos Lençóis, que é o único deserto do mundo, com varias lagoas de águas limpas, que você pode tomar seu banho, ou simplesmente admirá-las.

Nesse site com certeza, você vai encontrar um hotel ou pousada, de acordo com suas características pessoais e financeiras, pois lá tem tudo desde lugares mais econômicos aos lugares mais caros. Nesse lugar maravilhoso que é chamado de Lençóis Maranhenses realmente dá para ser feliz e esquecer o resto do mundo. É só conferir!

Por Salete Dias


A Venturas & Aventuras é uma empresa que atua no setor do eco turismo, elaborando roteiros que incluem atividades como montanhismo, mergulho, trekking e muito mais! Um dos roteiros imperdíveis irá percorrer a região dos Lençóis Maranhenses, incluindo visitas às cidades de Santo Amaro e São Luís, tornando seu Réveillon inesquecível.

O pacote inclui 07 dias de viagem, com saída no dia 27/12/09 do aeroporto com destino a São Luís. Estão previstos passeios e caminhadas pelo Centro Histórico de São Luís, passeio de lancha pelo Rio Preguiças, visita à colônia de pescadores, além de visitação de várias praias e dunas, tem até subida a farol! E é claro, visita aos Lençóis, que são belísismas imensidões de areias com lagos e lagoas, entre elas as já famosas Lagoa Azul e Lagoa Bonita!!

Confira a programação completa aqui. Preço do pacote: para saídas terrestres a partir de São Luís, a partir de R$2.890,00 em apartamento duplo, por pessoa. Para saídas de outras localidades, entre em contato com a operadora: http://www.venturas.com.br/contato.asp. Boa viagem!

Créditos: Cris Keller


A capital do Reggae, como é conhecida, é um destino que tem muito a oferecer quando o assunto é cultura e belas paisagens. Banhada por mar e por rios, a capital do Maranhão tem na cultura preservada, uma das coisas mais belas do lugar.

São Luiz tem uma particularidade que é fácil de ser vista por lá. A cidade é praticamente toda coberta por azulejos, isso mesmo, todas as fachadas são inteiras de azulejo, e a visão é belíssima já que o colorido está por todas as partes da cidade.

A cultura é negra, com danças, música, comida e gente muito boa, e hospitaleira. Além disso, partes folclóricas como o bumba-meu-boi, são facilmente vistas por lá. Vale à pena entrar nessa terra de belas paisagens e de cultura magnífica.

Por Susan Mélany


Os lençóis maranhenses são de uma beleza única. No Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado a 260 km de São Luís, os turistas podem aproveitar diversos passeios.

O Caburé é um deles. O lugar é um refúgio onde o visitante se delicia no mar e também nas águas doces que ali existem. O local conta com chalés e comida típica. Outro passeio é em Mandacaru, uma vila de pescadores, sua maior atração é o farol de 54m de altura, de onde se tem um belo visual do parque.

O turista pode ainda ver um pôr-de-sol inesquecível, conhecer a flora e a fauna da região, além de imensas dunas. Barra do Tatu, Moitas e Morro do Boi são algumas das lindas praias, acessadas de barco partindo-se de Barreirinhas.

Hospede-se em:

  • Pousada da Deusa (98) 349.1133
  • Pousada Brisa Mar (98) 349.0595
  • Pousada Terral (98) 349.1407

    Fascinantes dunas e manguezais podem ser descobertos em Tutóia, a 484 km de São Luís. No local, o Parque das Dunas é de fácil acesso, que pode ser feito pela orla da praia ou pelo bairro Monte Castelo.

    A paisagem é indescritível, com exuberantes lagoas azuis, dunas e coqueiros. O cenário é de dunas, com até 40m de altura, esculpidas naturalmente pelas areias brancas que contornam as lagoas de água doce e se unem aos tons de azul e verde.

    Já os manguezais de Tutóia possuem grande extensão e exibem uma vegetação que se acentua na chegada ao porto e nos igarapés. Com a ajuda de um guia, o turista pode ter acesso ao mangue por canoas e conhecer o ecossistema de pequenos animais, como siris, ostras, caranguejos, aratus.

    Para se hospedar:

    • Pousada Jagatá (98) 9607.9388
    • Pousada São Vicente (98) 3479.1334
    • Pousada Âncora (98) 3479.1341

    A Chapada das Mesas, localizada entre outras, na cidade de Imperatriz, a 630 km de São Luis, é a segunda maior cidade do Maranhão.

    Na região, os visitantes podem conhecer belas cachoeiras, fazer trilhas ecológicas e mergulhos em rios de águas cristalinas. Para os aventureiros, a prática do rappel começa a ser realizada no local. Para quem prefere caminhar, as trilhas ecológicas através do cerrado são mais atraentes.

    Destaque para a Cachoeira de Pedra Caída com 50m de queda, formando na parte inferior, entre paredões rochosos, uma piscina natural, e o Morro das Figuras, onde está situado o sítio arqueológico com inscrições rupestres.

    Escolha entre algumas opções de hospedagem:

    • Itaqui Palace Hotel (99) 3524.1282
    • Hotel Schalom (99) 3525.2440
    • Hotel São Luís (99) 3524.6151

    Conheça o que de melhor a natureza tem a oferecer na Chapada das Mesas.





    CONTINUE NAVEGANDO: