Pegue um mapa e observe o continente africano, do lado direito tem um pedacinho de terra, um pequenino um arquipélago chamado Saint-Denis, ao seu lado encontram-se as Ilhas de Maurício. Localizadas no Oceano Índico, são paraísos dignos de livros de aventura.

Também é conhecida como Ilhas Maurício, é um país constituído pelas Ilhas Mascarenhas, Ilha Mauricía e Rodrigues, e por mais dois arquipélagos situados ao norte: Ilhas Cargados Carajos e Agalega. O arquipélago foi formado por uma erupção vulcânica há mais ou menos uns 8 milhões de anos atrás, porém dizem que não há nenhuma atividade vulcânica ativa atualmente.

O local é coberto de areias brancas, rochas e recifes de corais, e também por praias desérticas. É uma ótima opção para passar a lua-de-mel, e também para quem gosta de mergulhos e esportes aquáticos.

A gastronomia é um emaranhado de culturas: francesa, indiana, chinesa e a crioula (essa última predomina). A língua oficial é o inglês, porém o francês também é usado, pois é uma língua cultural e muito falada na região.

O Hotel Casuarina, localizado a 18 km da capital, Trou Aux Biches, é uma ótima opção para os turistas. Possui 3 estrelas com meia-pensão e fica de frente para praia. Tem piscina, SPA, um clubinho para crianças e também kaiak, windsurf e ski náutico. Esse tipo de serviço é considerado normal em quase todos os hotéis e ficam à disposição do hóspede.

A dica de passeio é conhecer o Jardim Pamplemousse, repleto de árvores e flores. Porém, um show especial fica por conta das tartarugas gigantes, e não estou falando das que vivem na água e sim na terra,  elas tem 1m de comprimento e pesam aproximadamente 200 kg.

Outras opções de hotéis: Merville Beach (3 estrelas); La Palmeraie (4 estrelas); Heritage Golf & SPA (5 estrelas); Hotel Grand Mauritian (5 estrelas) e The Residence (5 estrelas).

Por Viviane Lima


As praias de Itanhaém, próximo 108 km de São Paulo, são ideais para o turismo ecológico. Com exuberantes paisagens, conquista visitantes de todo os estados. A Praia dos Pescadores é lindíssima, frequentada por surfistas, devido a suas ondas, contrasta com o clima bucólico do lugar.

A Praia do Sonho é maior, ideal para caminhadas à beira mar, o local é romântico e propício para um passeio a dois. Já a Praia das Conchas é pequena, uma enseada que se estende até o Morro de Paranambuco e o costão da Praia dos Sonhos.

Nesta praia, destaca-se o atrativo turístico religioso a gruta Nossa Senhora de Lourdes, destino de peregrinação de muitos fiéis. Itanhaém não atraí apenas visitantes que procuram maravilhosas paisagens, mas também turistas que desejam paz e tranquilidade.

Dicas de hospedagem:

Hotel Costa D´Ouro (13) 3422.1303

Hotel Club Azul do Mar (13) 3424.3398

Hotel Harmonia (13) 3422.2422

Confira no vídeo algumas das belas ilhas de Itanhaém:

Por Paula Cassandra


Quem visita o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, não esquece das paisagens do lugar, tem uma beleza incomparável. Faz verão o ano todo e há muita praia.

Os passeios terrestres e marítimos mantêm entretido o turista por longos dias. Há muitas opções de lazer, uma delas é o mergulho, onde o turista tem a chance de ver de perto espécies marítimas exóticas.

As praias costumam ser calmas, principalmente entre os meses de abril e novembro, nas outras épocas são mais propícias para prática de surf. Uns dos lugares mais visitados é a Baía dos Golfinhos, a Praia da Conceição e a Praia do Meio.

Por Rosana Radke


Quem viaja para o arquipélago de Fernando de Noronha pode ter a certeza que irá encontrar muitas paisagens de tirar o fôlego. As atividades estão por toda parte e para todos os gostos já que o publico que visita a região é bem variado.

Você pode escolher passeios de barco, lancha, cavalos, caminhadas a lugares próximos e distantes da praia, ou um simples mergulho e o descanso nas areias. A diversidade biológica é enorme e oferecem alegrias a parte para o turista, principalmente se ele der sorte de visitar o lugar no período de crescimento das tartarugas e das demais espécies que vivem por lá.

É composto por vinte e uma ilhas e todas podem ser visitadas, por isso, é bom reservar um bom tempo para a viagem para poder aproveitar o que a região tem de melhor.

Por Susan Mélany


Os passeios de barco são um dos principais atrativos turísticos para quem for conhecer Mangaratiba, a 94 km do Rio de Janeiro. O Passeio às Ilhas Tropicais é um dos roteiros, quem optar por ele poderá nadar com os golfinhos e deliciar-se nas águas do arquipélago, que é um recanto natural de uma beleza paradisíaca.

O passeio dura o dia inteiro e na embarcação são oferecidas frutas frescas. Além da parada para mergulho, o turista almoça em um restaurante delicioso, localizado em uma das Ilhas. Já o Passeio pela Costa e Ilhas oferece o almoço a bordo, no restaurante flutuante. No roteiro, está a parada para o mergulho e o turista pode se refrescar com as frutas a bordo.

Hospede-se em Angra dos Reis, a 57 km

  • Angra Palace Hotel (24) 3365.3207
  • Hotel Colonial (24) 3365.0226
  • Caribé Hotel (24) 3365.0035
Paula Cassandra

A Ilha de Páscoa é um dos maiores mistérios da humanidade e desperta uma das maiores fascinações dos turistas.

Fica localizada na Polinésia Oriental e pertence ao Chile. Os Moais são estátuas gigantescas,que chegam a pesas até 50 toneladas e ficam distribuídas em todo o território da ilha. O maior Moai, Paro, chega a 22 metros de altura e está inacabado. Existem mais de 300 estátuas e é o grande atrativo da reagião, apesar da beleza natural e mística da ilha.

A grande curiosidade é que tais estátuas foram esculpidas em rochas que não são nativas da ilha, ou seja, foram levadas até lá.

ilha-de-pascoa


Angra dos Reis, distante 157 km do Rio de Janeiro, tem entre seus incríveis atrativos naturais a Baía da Ilha Grande, que está dividida em duas áreas, a baía de Jacuecanga e a baía da Ribeira.

Inúmeras enseadas formam a baía da Ilha Grande e ao seu fundo está situada a Serra do Mar, aonde as condições geológicas formam um deslumbrante anfiteatro de montanhas escarpadas. Além disso, a Mata Atlântica cobre o local, o que valoriza ainda mais a beleza local.

Entre tantas maravilhas naturais, o litoral de Angra dos Reis é um lugar único, constituído de paradisíacas ilhas, exibe um cenário ainda mais exuberante com o aparecimento de ilhotes, rochedos e demais características geográficas. No total, são aproximadamente 100 ilhas na região, destacando-se também as Ilhas Cataguás e as Ilhas Botinas.

Algumas sugestões para hospedar-se:


Para os turistas que procuram por momentos de lazer e paz, a cidade de Mundo Novo, a 462 km de Campo Grande, é um aconchegante lugar. O município possui a Prainha do Cascalho, situada à beira do Lago Itaipu, da onde se tem uma maravilhosa visão da Ilha das Gaivotas.

O espaço conta com a infraestrutura necessária para passar o dia ou se instalar por um período maior, com quadras esportivas, churrasqueiras, lanchonetes, sanitários, estacionamento, choupanas na areia, além de área reservada para acampar.

O visitante pode fazer o passeio de barco, com duração de 10 minutos, que leva até a Ilha das Gaivotas. Durante o trajeto, é possível visitar um recanto natural, constituído de um banco de areia, próximo ao Parque Nacional de Ilha Grande.

Para se hospedar:

  • Hotel Paraná (67)3474.2916
  • Hotel Barbara (67) 3474.1579
  • Hotel Marajoara (67) 3474.1692

Além dos belos atrativos encontrados no interior do Amazonas, a cidade de Manaus também guarda os seus encantos. Um deles é a Praia da Ponta Negra, a 13 km do centro. O lugar é ponto de encontro da população amazonense, seja para nadar, correr, praticar vôlei, futebol, futevôlei, skate, caminhar ou simplesmente apreciar a natureza.

Quem for para Manaus não pode deixar de conhecer o Arquipélago de Anavilhanas. A 100 km da Capital, é um dos maiores arquipélagos de ilhas fluviais do mundo. São cerca de 400 ilhas cobertas de floresta virgem, formam um verdadeiro labirinto natural.

No período de seca, a descida das águas revela inúmeras praias de areias brancas e interessantes formações naturais de raízes e troncos.

Algumas sugestões para descansar:

  • Taj Mahal Continental Hotel (92) 3627.3737
  • Malocas Jungle Lodge (92) 3233.4746
  • Ariaú Amazon Towers (92) 2121.5000

Viagem obrigatória para quem visita Belém, a Ilha de Marajó possui muitos atrativos. Ela é simplesmente a maior ilha fluvio-marinha do mundo e o palco da “pororoca”, fenômeno de formação de ondas gigantes pelo encontro das águas do rio e do mar. Os búfalos, animais muito comuns na região, são utilizados como transporte e sua carne faz parte de pratos típicos do local.

Para conhecer melhor as matas, campos, mangues e igarapés é recomendável a hospedagem em fazendas adaptadas ao turismo.

Apesar da chuva ser constante na região, no período entre Junho e Janeiro (quando a chuva é menos intensa) os passeios são mais acessíveis.





CONTINUE NAVEGANDO: