Ao passear pelo município gaúcho de Farroupilha o que se tem é um verdadeiro privilégio de se deparar com tanta beleza natural e histórias preservadas. A cidade, que é berço da imigração italiana no Estado, recebeu este nome por ter sido emancipada em 1934, um ano depois de ser lembrado o centenário da Revolução Farroupilha

Entre os inúmeros atrativos da cidade estão os parques Santa Rita e o dos Pinheiros, que conservam uma extensa área natural com lagos, pedalinhos, pistas para caminhadas e práticas esportivas. O que não se pode deixar de visitar na cidade é o Salto do Ventoso, uma queda d’água em plena mata nativa. Com 52 metros de altura a cascata cai em forma de cortina sobre uma gruta de 200 metros de comprimento por 25 de altura.

Sendo uma cidade tipicamente cultural, Farroupilha conserva dois famosos Museus: o Casa de Pedra e o Museu Casal Moschetti, além de vários monumentos e belíssimas igrejas. Inclusive, é em Farroupilha também que está situado o maior santuário religioso do sul do país.

Por Juliete Lunkes


Farroupilha, a 107 km de Porto Alegre, é uma pequena cidade com belos atrativos turísticos. O principal deles é o belíssimo cenário do Salto Ventoso, onde uma queda d’água, com 52 metros de altura, em plena mata nativa proporciona um espetáculo de rara beleza ao formar uma cortina de água sobre a gruta que ali existe.

Já para os menos aventureiros, o Parque Santa Rita é tranquilo e propício para o descanso. Conta com infraestrutura para passar o dia, além de lago artificial e trilhas em sua área verde para o divertimento da família. Outro parque de Farroupilha é o dos Pinheiros, que também oferece infraestrutura para o lazer com quadra de futebol e vôlei de areia e pista de skate, entre outros.

Hospede-se em:

  • Concatto Hotel (54) 3261.2413
  • Hotel Solar da Barra (54) 3261.6526
  • Hotel Grande Hotel (54) 3261.1025




CONTINUE NAVEGANDO: