A Bahia é sempre lembrada pelo seu calor, agitação, praias e badalação. Mas, por lá também dá para praticar rapel. Por causa de seu terreno acidentado e incidência de montanhas e cavernas em toda a Bahia, o esporte é muito comum na região.

A Costa do Cacau, com suas inúmeras praias, rios e cachoeiras em espaços preservados da Mata Atlântica, auxiliam na prática do cascading, que usa as mesmas técnicas do rapel para descer as quedas d'água. Perfeita para os aventureiros de plantão, a Cachoeira do Véu de Noiva conta com o maior salto da região, com 40 metros de altura. Mas, para chegar lá, é necessário percorrer uma hora de barco e depois caminhar em uma trilha por 40 minutos.

A Costa do Dendê também oferece queda d'água para os esportistas mais experientes. A região de Paulo Afonso é um lugar impressionante para os apaixonados pela natureza e pelos esportes radicais.

Por Layal Antanios


Em Águas de Lindóia, a 119 km de São Paulo, o turista vai se encantar com os atrativos turísticos da cidade. As Thermas Regionais de Águas de Lindóia é um parque aquático com muitas opções de divertimento, além de toda a infraestrutura para receber os visitantes.

Outro ponto turístico no município é o Lindóia Aventura, ideal para a prática de esportes radicais, como cascading, tirolesa aquática, trekking e muitos outros. O lugar também possui espaço para descansar, com área de camping e churrasqueiras.

Já o antigo Engenho do Barreiro é um dos atrativos culturais mais visitados pelos turistas, ainda conta com todos os equipamentos de um engenho e lá os visitantes são recebidos pelo proprietário que produz no alambique uma deliciosa caninha.

Opções para se hospedar:

  • Hotel São Luiz (19) 3824.2069
  • Hotel Recanto Bela Vista (19) 3824.1102
  • Hotel Plazza (19) 3824.1411

Paula Cassandra


Chapadão do Lajeado, a 194 km de Florianópolis, é um lugar exuberante com atrativos naturais de incontestável beleza. A Cachoeira do Rio do Salto tem uma queda d’água de 90 metros, junto a ela, localiza-se uma imensa caverna. Para se chegar até a cachoeira, caminha-se por uma trilha ladeada por um paredão de rocha.

A flora e a fauna da região contam com um diversificado conjunto de espécies. Já o Morro da Santa possui uma trilha com mais de mil metros que leva a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em seu topo. O cenário é também usado para a prática de esportes, como as escaladas e a asa-delta.

Algumas sugestões para se hospedar em Rio do Sul, a 54 km:

Hotel Demarchi (47) 3525.1125

Hotel Mauri (47) 3521.0768

Hotel Schreiber (47) 3521.2219

Por Paula Cassandra

O interior de São Paulo sempre foi conhecido por agregar surpresas aos turistas. Dentre elas há uma bem interessante, principalmente aos amantes de esportes radicais. Brotas, situada há cerca de 230 quilômetros de São Paulo, chama a atenção exatamente pelas aventuras ecoturísticas.

Nesse lugar há uma igreja matriz, como é comum encontrar em diversos locais espalhados pelo Brasil, além de muitos comércios e pousadas com preços acessíveis e bem interessantes.

Obviamente, o Ecoturismo é o principal chamariz da simpática cidadezinha. Esportes como rafting, bóia-cross, arvorismo, tirolesa, rapel, canyoning, cavalgadas e outros compõem o que há de melhor no local. Aos turistas uma certeza: um desses esportes, pelo menos, fará com que cada um se sinta muito mais próximo da natureza.


Pirenópolis, a 128 km de Goiânia, é o lugar ideal para os turistas que gostam de praticar esportes radicais. Devido aos atrativos naturais do município, é possível desfrutar de muita emoção com a canoagem, tirolesa e cachoeirismo, entre outros.

O visitante pode ainda fazer trilhas por lugares de encantadoras paisagens, que também são propícias para passeios de moto. Algumas trilhas levam a magníficas cachoeiras, onde é possível banhar-se e praticar o cachoeirismo. O esporte consiste em descer a cachoeira usando métodos e equipamentos que servem também para o cavernismo.

O rappel, que é a descida em vertical de uma cachoeira, é outra ótima opção para os turistas que querem um passeio inesquecível por Pirenópolis. No município, existem guias especializados para auxiliar na prática dos esportes.

Algumas sugestões para você se hospedar:

  • Chalés Cabanas (61) 3717.1309
  • Pousada Aroeiras 62) 3331.3323
  • Pousada Arvoredo (62) 3331.3323




CONTINUE NAVEGANDO: