A cidade catarinense de Sombrio possui uma faixa litorânea de cerca de 23 quilômetros e diversos atrativos turísticos, incluindo a Praia de Gaivotas, a Lagoa de Sombrio, o Morro da Moça e o conjunto de furnas. A zona urbana do município apresenta ainda atrações como o calçadão cultural marcado por belos quadros em mosaico e a Igreja de Santo Antônio de Pádua. Com uma economia forte e bastante diversificada, Sombrio também é um expressivo centro do turismo de compras da região.

A Lagoa de Sombrio é a maior lagoa de água doce de Santa Catarina, com 54 quilômetros de área, sendo muito utilizada para a prática de esportes náuticos e competições de motonáutica. Outra atração turística do município é o conjunto de cinco grutas conhecidas como Furnas de Sombrio. Os desenhos nas paredes das cavernas formam uma visão deslumbrante juntamente com as orquídeas, bromélias e lianasencontradas na entrada das cavernas. Em sua área ainda há um restaurante, um bar e banheiros para os visitantes.

Por Juliete Lunkes

Fonte: Santur


Araruama, a 108 km do Rio de Janeiro, é uma pequena cidade carioca com lindas paisagens, entre elas, a Lagoa que leva o mesmo nome do município. Outro cartão postal é a restinga de Massambaba, de grande valor ambiental, resguarda diferentes espécies da fauna e da flora. O local também é propício para a prática de esportes náuticos, como vela, windsurf e jetski.

Outra opção para os visitantes de Araruama é suas magníficas praias lacustres, algumas delas são a Amores, Barbudo e Gavião. Elas também são lugares ótimos para praticar esportes náuticos, além de contar com quadra de esportes e quiosques. Já a Praia Seca é rodeada de fascinantes dunas com areia muito branca e ondas fortes.

Algumas sugestões para se hospedar:

  • Ver à Vista Hotel (22) 2665.4721?
  • Hotel Pousada Praia dos Amores (22) 2665.6005
  • Hotel Chalé do Coqueiral (22) 2665.1178?
Lagoa de Araruama/RJ - foto de Julio Affonso




CONTINUE NAVEGANDO: