Viajar sempre é uma boa opção! Independente da crise, você também pode passar momentos incríveis curtindo aquele lugar que você sempre sonhou conhecer. A grana está curta mas você quer viajar sozinho, com a família ou amigos? Veja esta dica!

Que tal conhecer Guarapari? Visitar esta cidade capixaba não é nada custoso. Ela oferece opções belíssimas para visitação, além disso, a culinária é fantástica. As praias são lindas! Ao todo são vinte, sendo que muitas delas possuem águas calmas, ideais para aproveitar os dias quentes com as crianças. Também há praias de águas mais agitadas, estas são ótimas para quem gosta de praticar esportes aquáticos, principalmente surf. 

As atrações de Guarapari não se restringem às belezas naturais, a cidade é reconhecida por sua importância histórica. Ou seja, é um destino incrível para quem está à procura de conhecimento e cultura. O seu surgimento no século XVI possibilitou o aparecimento de encantadoras aldeias, capelas, casarões e demais construções dessa época. Esta vila, que nos primórdios da sua fundação chamou-se Aldeia do Rio Verde, passou a ser considerada município no ano de 1891. Como você pode perceber, locais históricos e cheios de charme não faltam nesta cidade!

Outro dos encantos desta cidade é a sua região serrana. Esta possui uma paisagem com abundantes áreas verdes nos morros, além de outras paisagens típicas das serras capixabas.

Veja aqui uma listagem com alguns lugares que você não pode deixar de conferir:

  • Parque Estadual Paulo César;
  • Pedreira Adventure Park;
  • Igreja Matriz antiga e Museu Sacro;
  • AcquaMania Multiplo Lazer;
  • Lojas de souvenirs.

Visitar Guarapari/ ES permite que você tenha contato com a imensa riqueza cultural e natural. No entanto, existem muitas outras possibilidades para quem está afim de conhecer a noite capixaba. Como toda cidade litorânea, Guarapari conta com uma grande diversidade de pubs, casas de show e restaurantes.

Conheça os serviços de hospedagem Candeias e encante-se por Guarapari!


Guarapari é uma ótima opção de turismo para você que quer viajar e ainda não sabe para onde ir. Localizada no Espírito Santo, atrai especialmente turistas mineiros e capixabas e possui diversos atrativos.

Um deles são suas praias, com opções de águas calmas para as famílias e também praias mais agitadas, para o deleite dos surfistas. Já os melhores restaurantes da região estão localizados na praia de Meaípe, onde se pode saborear uma deliciosa moqueca capixaba, típica da região.

Para conhecer um pouco da cultura e arte local e ainda trazer algumas lembrancinhas para casa, você pode ir na Casa do Artesão, localizada no centro da cidade. Lá são encontrados trabalhos diversos em concha, palha, vime, crochê, entre outros. Para quem gosta de tranqüilidade, outra dica é ir ao Parque Estadual Paulo César Vinha, onde está localizada uma reserva ecológica de 1.500 hectares, com diversas belezas naturais.

Por Márcia V. L. Galvão


Domingos Martins, uma cidade localizada na região serrana do Espírito Santo, abriga uma série de atrativos para quem gosta de sossego em meio à natureza.

Sua principal atração é a Pedra Azul, assim chamada pela cor que obtém de acordo com a incidência da luz solar durante o dia, e possui dois mil metros de altura.

O parque natural em que está localizada também possui piscinas naturais, cachoeiras e trilhas. Para quem gosta de esportes radicais, Domingos Martins ainda oferece a possibilidade da prática do trekking, rapel e rafting.

A cidade capixaba possui colonização italiana e alemã, o que pode ser visto através do estilo das casas e da gastronomia da região. Inclusive também se realizada lá a Festa da Imigração Alemã – Sommerfest, que ocorre há mais de vinte anos no final do mês de janeiro e além da gastronomia também brinda os participantes com bailes e apresentações folclóricas.

Domingos Martins possui uma temperatura média de 12°C, possuindo números mais baixos nos meses de inverno. Aliás, uma bela época para curtir uma lareira a dois.


Esta é uma dica para quem vai passear em Vitória, Espírito Santo. Lá no alto da cidade fica localizado o Convento da Penha, um lugar lindo, que tem uma vista maravilhosa para o mar e para a movimentada Capital.

Quando você chega na entrada no convento passa por uma reservada área verde e, ao passo que vai subindo, lê placas com dizeres, como por exemplo, de Francisco de Assis.

A atmosfera do lugar é muito agradável. Mas se você não gosta de andar muito não tem problema, você pode subir e apreciar de carro essas paisagens. Além disso, um detalhe muito importante é que você não paga para entrar. Legal isso! Então o que você está esperando pra conhecer.


Muitas paisagens com cara de antigas, isso porque a cidade é uma das mais antigas do Brasil. As construções, grande parte preservada como patrimônio histórico, são atrativos a parte da região que é bela por natureza.

Apesar de o turismo ser grande parte de negócios, o turista que quer passear por lá encontra muitos atrativos que vão das praias, até a culinária, esta um caso a parte,que deixa todos apaixonados e com vontade de retornar logo. Entre os principais pratos estão à moqueca capixaba e os frutos do mar. Além disso, o artesanato, é rico e cheio de opções.

Fora isso, é possível aproveitar a cidade vizinha Vila Velha, cheia de coisas bonitas para ver e que encanta muitos turistas, principalmente por ser muito perto de Vitória.

Por Susan Mélany


Quer conhecer um pouco do Estado de Espírito Santo? Então visite Guarapari. O lugar é cheio de praias e possui um dos pontos de mergulhos mais importantes e procurados do país.

A procura começou pela descoberta que as areias das praias de lá tinham poderes medicinais. Isso é comprovado e continua até hoje levando muita gente a querer conhecer o lugar, mais hoje as belas paisagens já são motivos suficientes para passar uns dias por lá.

Um dos problemas da região é que com o número de turistas nas temporadas altas, acaba gerando problemas estruturais como a falta de água.

Com relação a culinária, não há o que reclamar, restaurantes e bares muito bons e uma comida típica maravilhosa, como a Moqueca Capixaba. O artesanato também é um show a parte. O que torna o conjunto da obra um lugar ótimo para visitar.

Por Susan Mélany


Para quem curte conhecer diversas praias numa única cidade, vai se encantar com as opções do município de Aracruz, a 80 km de Vitória. Destaca-se a Praia de Gramuté, com belas enseadas e cercada por árvores, possibilita ao turista o prazer de ter sombra à beira-mar.

Para chegar até Gramuté, é necessário caminhar por uma trilha com enseadas pedregosas, piscinas naturais e imensas plataformas de recifes submersos. A Praia Formosa é outro destaque, com areia fininha e amarelada, possui deliciosas águas calmas e rasas, bem como coqueiros em sua extensão.

A Praia de Santa Cruz é ideal para o descanso, com coqueiros e águas tranquilas e cristalinas, possui um cenário incomparável com as formações rochosas, parques e reservas que o lugar oferece.

Hospeda-se em:


Os turistas que desejam conhecer o interior do Espírito Santo precisam conhecer Cachoeiro de Itapemirim, a 134 km de Vitória. A Pedra da Ema é um interessante lugar para visitar, além de chegar a ela por um caminho bem arborizado, pode-se apreciar a pedra que, conforme a posição do sol, forma a imagem de uma ema.

O Parque Natural Municipal do Itabira é outra opção, são realizadas trilhas guiadas e pode-se apreciar remanescentes de Mata Atlântica. Nos seus 163 hectares, destaca-se a Pedra do Itabira, com 715 metros de altura.

Outra fascinante formação rochosa é a chamada Frade e a Freira, uma pedra composta por duas montanhas unidas que se assemelham as imagens de um Frade e de uma Freira, como se tivessem sido esculpidas.

Pouse em:

  • Hotel Dois Irmãos (28) 3518.0973?
  • Hotel Rinkão (28) 3521.5933?
  • Hotel Danúbio (28) 3522.2164?

O Ninho das Garças é um lugar encantador e está localizado na cidade de Colatina, a 136 km de Vitória. O local, situado na margem esquerda do Rio Doce, é um importante santuário ecológico, onde as garças dormem e se reproduzem.

Boiadeira e pescadora são as espécies mais comuns que habitam Colatina. A primeira também é chamada de insetívoras, porque, além de pequena, exerce a função de inseticida e se alimenta de insetos.

O melhor lugar para apreciar as graças é na rodovia, onde é possível observar a sua chegada ao ninho no entardecer e por onde elas permanecem até o final do dia. Colatina também tem outras histórias para contar, criada em 1928, foi um dos resultados do início da construção da Estrada de Ferro Norte do Rio Doce, que não foi concluída.

Dicas de pouso:


Em Nova Venécia, a 225 km de Vitória, está situada a Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante. No local, a aventura é garantida com diferentes atrativos.

A Pedra do Elefante é um importante símbolo da cidade e mede 604 metros. É um monumento paisagístico natural que oferece aos turistas a oportunidade de se aventurar em escaladas, trilhas, enduros e outras modalidades esportivas.

No Lajedão, os visitantes usufruem de infraestrutura básica e opções de jogos, trilhas e banhos, além da gastronomia típica local. A Cachoeira da Boa Vista também merece ser conhecida, possui infraestrutura para o lazer e conta com magníficas piscinas naturais.

Algumas sugestões para se hospedar:

  • Hotel Hádria (27) 3752.1138
  • Território Hotel (27) 3752.300
  • Hotel Candybar (27) 3752.2541

Venda Nova do Imigrante é uma cidade a 104 km de Vitória, que possui curiosas formações rochosas, entre elas, a Pedra do Rego, um dos pontos mais altos do município, com 1.441 metros de altitude. No local, costuma-se praticar o trekking.

Já a Pedra do Já Sete é um mirante que também funciona como rampa para os esportistas da asa delta e do parapente. O lugar é propício para caminhadas ecológicas em meio a uma linda paisagem natural.

Depois de caminhar pelos morros, o melhor a se fazer é tomar um banho na Cachoeira Alto Bananeiras, que tem sete quedas, ou continuar o passeio por uma estrada sinuosa que leva à  Serra do Engano, em meio à Mata Atlântica. No seu topo, uma inesquecível vista panorâmica é garantida.

Descanse em:

  • Hotel Jaguaré (28) 3546-2779
  • Hotel Venturim (28) 3546 6614
  • Pousada Nonno Beppi (28) 3546.1965

O município de Alegre, a 206 km de Vitória, possui fascinantes belezas naturais. O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, com 27 hectares, é coberto basicamente por pastagem. No seu interior a cachoeira do rio Braço Norte Direito ou Cachoeira da Fumaça, como é mais conhecida, atrai milhares de visitantes devido a sua paisagem cênica.

As formações rochosas lembram rostos humanos e a água que desce da cachoeira é tanta que parece fumaça. No Parque, é possível contemplar espécies de aves e pássaros, como a siriema, o beija-flor, a rolinha, o bem-te-vi, o gavião e o juruti.

O rio Braço Norte Direito, além de contribuir com a beleza cênica do local, através da cachoeira de 140m de queda, é um afluente do rio Itapemirim, abastecendo vários centros urbanos.

Algumas dicas de hospedagem:

  • Hotel São José (28) 3552.3561
  • Pousada Pedra do Pombal (28) 3552.8406
  • Cabana / Camping Beira-Rio (28) 3552.1861

Localizada a 273 Km de Vitória, próximo da divisa com a Bahia, a cidade de Itaúnas é famosa por seu forró e pelo ecoturismo.

De dia, os turista curtem as belas paisagens naturais com suas praias e dunas. Protegida por lei como unidade de conservação, Itaúnas possui uma política de preservação de áreas de manguezais, dunas, restingas, alagados e Mata Atlântica.

Trilhas ecológicas e passeios de caiaque e bicicleta são ótimas opções para os aventureiros. De noite, a cidade conhecida como a “Terra do Forró“, é um prato cheio para os amantes dos forrós pé-de-serra e universitário.

A dica é viajar para Itaúnas durante o verão, pois fora de temporada os bares e forrós fecham. As pousadas são as principais opções de hospedagem.


Um passeio pelas fazendas históricas é uma opção para quem for conhecer a cidade de Castelo, a 141 km de Vitória. Entre elas, está a Fazenda e Cachoeira da Prata, que era movida pelo trabalho escravo e, hoje, só restam ruínas.

A Fazenda das Flores, do Centro e Santa Helena são as outras que contam um pouco da história da cidade. Já as atrações naturais oferecem a Gruta do Limoeiro, que possui grande profundidade e formações rochosas de beleza inconfundível.

O Pico do Forno Grande também é outro belíssimo lugar. Situado no Parque Estadual de mesmo nome, avista-se dele o mar e ocupa uma área de 550 hectares.

Algumas sugestões para se hospedar:

  • Pousada Lua e Sol (28) 3542.0119
  • Hotel Estrela do Sul (28) 3542.2383
  • Hotel Magnago (28) 3542.3065

Para quem gosta de conhecer a história de nosso país, Castelo é o lugar ideal.


No litoral brasileiro, a 59 km de Vitória, Guarapari conta com mais de 10 praias, para todos os gostos. Ficarão felizes os turistas que procuram agitação e os que preferem tranquilidade.

A Praia dos Padres, por exemplo, fica escondida atrás de um morro coberto por uma mata. O acesso é feito por uma trilha e possui apenas 50m de extensão, com águas verdes e ondas fracas.

Já a Praia do Morro é ideal para os momentos de descontração. São quatro quilômetros de extensão, com ondas fortes de um lado e, do outro, águas calmas. A vida noturna é movimentada durante todo o verão, com bares, restaurantes e quiosques.

Para se hospedar, escolha entre:

  • Costa Mares Pousada e Camping (27) 3262.1387
  • Hotel Coronado (27) 3361.0744
  • Pousadas Caravelas (27) 3272.0320

Guarapari também é perfeita para o mergulho em águas cristalinas, com a mais rica biodiversidade de peixes de recife do Brasil.





CONTINUE NAVEGANDO: