O número de viagens realizadas por meio de aviões cresceu consistentemente nos últimos anos, sobretudo em 2009 e 2010, quando a economia brasileira deu uma guinada. O setor, “atento” a novas possibilidades em 2011, passa a oferecer uma série de promoções de passagens e pacotes para destinos nacionais e internacionais.

Uma dica interessante para quem deseja conhecer locais diferentes, independente de valores, é a ferrovia Nariz do Diabo, situada na Cordilheira dos Andes em Quito, no Equador. A novidade mais recente a essa linha de trens, considerada uma das construções mais impressionantes em todo o globo, é a integração do roteiro El Espíritu de Los Andes.

No trajeto, o público pode conferir paisagens de tirar o fôlego e saber mais sobre a cultura que cerceia a rota. A região por onde o trem trafega agrega nove dos 10 vulcões mais altos em todo o mundo, entre eles o Catopaxi, situado a aproximadamente seis mil metros de altura.

O turista terá a oportunidade, nos quatro dias de viagem, de conhecer catedrais e outras construções históricas. Pela Metropolitan Touring, os roteiros têm valores a partir de US$ 607 (aproximadamente R$ 1.010), com hospedagem em apartamento duplo, direito a refeições e ingressos para a entrada em museus.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Uma boa pedida para quem quer economizar e viajar para fora do Brasil é ir à cidade – mercado Otavalo, no Equador. Por lá você pode ir até a Plaza de los Ponchos, onde ocorre a feira de artesanato, e pechinchar por blusas coloridas, gorros, cerâmicas e outras peças que compões o vestuário andino.

Para se aproveitar bem o dia, é necessário sair da cama bem cedo, você pode ir até a feira de animais e ver as paisagens locais.  A região fica a menos de 200 quilômetros ao norte de Quito e para chegar ao local, pode se tomar ônibus que saem do Terminal de Cumanda, em Quito.

Aproveite para exercitar seu espanhol e não deixe de prestar atenção na natureza, pois a região de Otavalo é desenhada por diversos lagos.

Juliana Alves





CONTINUE NAVEGANDO: