Para que uma viagem seja tranquila e não corra o risco de ser atrapalhada por conta de imprevistos, planejar sempre é a melhor saída. Especialistas afirmam ainda que, quanto mais cedo esta for organizada, mais tranquila e divertida será. Afinal, caso surjam imprevistos, estes poderão ser resolvidos a tempo do embarque.

Durante o mês de novembro as agências de turismo já começam a sentir o aumento da procura pelas viagens de final de ano. Entretanto, não são somente estas as buscadas: muitas pessoas já começam a planejar as suas viagens de Carnaval.

Se você pretende viajar para curtir a folia do Carnaval 2014, não deixe de ler este artigo: confira dicas e informações importantes sobre os pacotes de viagem para o Carnaval 2014 e aproveite a data com amigos e família.

Pacotes Especiais Para o Carnaval:

Geralmente, as agências de viagem disponibilizam pacotes completos, onde no valor total já estão inclusos transporte, hospedagem, algumas refeições e passeios pela região. Porém, quando se trata do Carnaval, os pacotes trazem ainda ingressos e convites para micaretas, blocos e outras atrações tradicionais da época.

Antes de fechar o pacote, uma boa dica é conferir todos os itens inclusos. Desta forma, você evitará surpresas na chegada ao destino, como cobranças de taxas, refeições e outros itens os quais não constavam no pacote contratado. Ler as entrelinhas da proposta é fundamental!

Principais Destinos

Os principais destinos procurados pelos foliões são as praias nacionais. As praias da região nordeste são a opção mais buscada por foliões acompanhados de famílias. Já grupos de amigos e namorados optam pela cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro.

De acordo com turistas que já estão acostumados a planejar antecipadamente sus viagens, além de viajar tranquilo e com pequenas chances de imprevistos, o planejamento tem outro lado positivo: dependendo da quantidade de parcelas escolhidas para facilitar o pagamento do pacote, você viaja com tudo praticamente pago. A única preocupação é festejar! 

Por Tatiane de Andrade Matos


Ao sul de Pernambuco fica um paraíso chamado Porto de Galinhas. Situada a apenas 58km da capital do Estado, Recife, a cidade possui um litoral belíssimo, com arrecifes formando piscinas naturais, além de uma grande extensão de praia com areias finas e águas verdes em diversos tons.

Nos arrecifes é possível tomar um banho tranquilo, na companhia de peixes coloridos, além de fazer um delicioso passeio de jangada, podendo mergulhar, curtir e fotografar toda a beleza do local.

Como Porto de Galinhas é uma praia muito procurada, as agências de turismo sempre oferecem ótimas ofertas de pacotes para as férias de verão. Sua estrutura permite a opção entre diversas pousadas e hotéis.

Para chegar até lá, o desembarque acontece no Aeroporto Internacional dos Guararapes, que fica em Recife, onde podem ser contratados serviços de transfer, aluguel de carro ou até mesmo táxi.

Para ter mais informações sobre Porto de Galinhas, acesse aqui.

Por Elizabeth Preático


Com pouco mais de seis mil habitantes, Cambará do Sul, na serra gaúcha, acaba sendo ofuscada pelos destinos turísticos certeiros da região, como Gramado e Canela, mas alguns detalhes provam que a cidade pode, sim, ser um ótimo destino para viagens de inverno.

Cambará do Sul possui paisagens impressionantes, que, dependendo da intensidade do inverno, pode ficar ainda mais bela com a geada e a neblina que cercam os cânions e cachoeiras. A cidade faz divisa com São José dos Ausentes, considerada uma das cidades mais frias do país.

Apesar de pequena, Cambará do Sul possui uma excelente infraestrutura para atender turistas. São vários restaurantes ótimos, e excelentes hotéis e pousadas, como a Estalagem da Colina e o Parador Casa da Montanha, que além de oferecerem quartos super equipados, ainda ficam localizados em meio a natureza, dispondo de várias atividades para os hóspedes. 

Por Juliete Lunkes


Os detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é viajar. A última coisa que deve acontecer para não estragar o passeio é um imprevisto, mas como é difícil se livrar deles vale a pena se cercar de algumas dicas para aproveitar ao máximo os bons e inesquecíveis momentos de lazer.

A escolha do Programa é fundamental. Escolher o que mais agradou e não apenas pelo preço é o primeiro passo. Buscar todas as informações possíveis sobre o roteiro, os pontos mais conhecidos e os de maior interesse para o próprio objetivo também é indispensável. Vale lembrar que as informações devem ser buscadas em outras fontes também e não apenas no local de compra do pacote turístico. Ter um guia e um serviço de traslado na chegada ao local facilita a ambientação inicial, mas depois é bom passear um pouco por conta própria.

As malas: uma boa forma de se organizar é ir fazendo uma listagem de tudo ao longo da preparação para a viagem. As tarefas do dia a dia nos ajudam a levar realmente o que interessa.  Sem excessos. Sempre deve ser guardado um espacinho para os presentes. Na volta o peso aumenta.

Passagens, documentos e reservas: Cheque tudo antes para dar tempo de fazer alterações quando necessárias. E não esqueça o mapa da cidade, informar-se sobre a voltagem elétrica, registrar equipamentos eletrônicos em caso de viagens internacionais e rever as condições climáticas. No mais é aproveitar os melhores momentos. As recordações ficam para sempre.

Por R. Oliveira


Se você procura um lugar exótico, quer aprender uma cultura diferente e fica fascinado com histórias antigas, a China é o local ideal, com uma cultura que é o oposto da nossa!

Mas antes você deve saber algumas coisinhas para embarcar nessa aventura histórica. Uma delas é de conhecimento geral, que a China não é “ali na esquina”, os voos são demorados e cansativos. Pelos Estados Unidos e pela Europa a viagem fica um pouco mais rápida, porém convenhamos, pois a facilidade é até mesmo por motivos geográficos. No Brasil há uma nova opção de voo pelo Oriente Médio, mas qualquer escolha que você faça, a viagem irá demorar para chegar ao seu destino.

É preciso de visto, porém o processo é rápido, que pagando uma taxa, leva três dias.

Para quem nunca foi e tem curiosidade mais não sabe em qual cidade ir, são quatro as principais opções: PequimXangai, Xiam e Hong Kong. É um roteiro bem diversificado, desde do estilo moderno até a história da China.

Muitos dos guias turísticos falam espanhol e por incrível que pareça até estão aprendendo o português. A língua oficial é o mandarim e alguns lugares o cantonês.

Outra dica é levar dólar e trocar pela moeda local, o Yuan, essa troca pode ocorrer até mesmo no hotel.

Não se esqueça da gastronomia exótica do local, a lenda que se come cachorro é verdadeira, assim como escorpião, bicho-da-seda, pepino-do-mar, entre outros. Mas lá se encontram restaurantes com variedades de comida além, claro, do bom e velho McDonald’s.

No requisito de compras, não podemos esquecer que lá é o mundo “Made in China”, existe muita falsificação localizada em shoppings, ambulantes e mercados. Porém a dica é para não ir comprando tudo que vê pela frente, tome cuidado, pois alguns produtos são mal fabricados. Mas também existem as lojas que vendem os produtos originais.

É aproximadamente 1,3 bilhão de habitantes, então o trânsito é um caos, dependendo do lugar o ônibus de turista não passa ou precisa de autorização.

Dicas de lugares que merecem ser visitados: a Muralha da China, as barraquinhas de alimentação exóticas de Wangfujing, a Cidade Proibida, andar de riquixá (carrinho puxado por uma bicicleta), visitar os parques de Beijing, conhecer o Parque do tempo ou Altar do Céu e os parques Zhongshan Park e Jingshan Park.

Por Viviane Lima


Realizar uma viagem, em território nacional ou estrangeiro, quase sempre traz experiências positivas – toda regra, grosso modo, tem sua exceção. O crescimento do segmento do turismo, especialmente em 2010 após períodos turbulentos em anos antecedentes, coloca o Brasil num bom patamar, basicamente uma prévia do que poderá acontecer em 2014 e 2016, quando o país será sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas (respectivamente).

Viajar para o exterior ainda é desejo de muitas pessoas. Um roteiro interessante, principalmente para os que amam dirigir, é a Carretera Astral, no Chile. Com mais de 1,2 mil quilômetros de extensão, o roteiro chama a atenção por suas paisagens incríveis, com parques nacionais, bosques e campos de gelos.

Os turistas podem partir de Puerto Montt, capital da Região dos Lagos, e se dirigir até Aysén. A estrada é “decomposta” por trechos, o primeiro até Chaitén, o segundo até Coyhaique e o terceiro até Cochrane, com término na Villa O’Higgins.

Um ponto interessante é que mesmo após os mais de mil quilômetros percorridos, muitas pessoas decidem fazer o mesmo caminho de volta, totalizando quase 2,5 mil quilômetros ao final da viagem.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Assessoria de Imprensa


Janeiro é mês de férias escolares e muitos pais aproveitam para viajar e levar os filhos. Abaixo estão algumas dicas de viagens para levar a garotada:

Dinamarca: conhecer a cidade de Billund e visitar a Legolândia. É um parque com várias réplicas de pontos turísticos famosos como a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade. Para quem fala a língua local o site do parque é www.legoland.dk;

– Estados Unidos: também existe a Legolândia nos Estados Unidos. São dois os parques, um fica na Flórida e o outro na Califórnia. O site para maiores informações  é www.legoland.com;

Paris: na cidade mais romântica do mundo também é possível levar os filhos e se divertir. Na cidade luz tem a Disneyland. Para maiores detalhes acesse o site (em inglês) da Disneyland Paris.

Por Fernanda T. Sodré


O bom valor pago pelas excursões e mesmo das passagens aéreas para Europa deu um boom na quantidade de brasileiros que visitam o continente europeu. Tem gente por ai que já viajou pela Europa mais de uma vez.

Quando nos preparamos para uma viagem marcante assim tendemos a olhar os pontos mais turísticos ou seguir somente o guia.  Para quem já está visitando a Europa pela segunda vez  e quer conhecer um pouquinho mais sobre o cotidiano de seus moradores aqui vão algumas dicas:

Afaste-se da região central. No centro tudo é para “turista ver” e muito mais caro;

Afaste-se dos circuitos mais “badalados” anunciados pelos guias e conheça outras baladas;

– Ao pesquisar na internet, tente encontrar sites nas línguas oficiais de cada país com opções de lazer. Mesmo que você não conheça a língua, uma forcinha de um tradutor pode de fazer encontrar atrações bem bacanas;

– Ao chegar nas cidades, compre um jornal local. Nele você vai encontrar uma programação mais rica que só no esquema dos guias.

Por Christiane Falcão


Para quem ainda não decidiu onde irá passar as festas de final de ano, seguem uma breve lista com dicas de locas para celebras as datas:
Em Porto Feliz, interior de São Paulo, o Dois Santos Lodge Resort oferece pacote par o período do natal e réveillon. Para o natal, período de 23  a 26 de dezembro, o resort oferece acomodação para casal em Suíte Superior com o custo de R$2.900; no Bangalô Superior R$3.240; no Bangalô Máster R$3.690; no Bangalô Premium R$5.250 e no Loft R$6.900. O pacote inclui ceia especial para o jantar no dia 24 e no dia 25 o almoço menu exclusivo elaborado pelo chef.

Para o Réveillon, período de 26 a 02 de janeiro de 2011, a acomodação para casal em Suíte Superior fica por R$7.890; no Bangalô Superior R$8.694; no Bangalô Máster R$9.900; no Bangalô Premium R$14.080 e no Loft R$18.500. O pacote inclui garrafa de champagne Chandon e mesa reservada na ala principal da grande festa que prepara para celebrar o réveillon.

Outra dica fica em meio ao Pantanal Mato-grossense no Refúgio Ecológico Caiman (REC), especialmente para o período de 28 de dezembro de 2010 a 02 de janeiro de 2011, que oferece tarifas a partir de R$1.823 por noite na Pousada Cordilheira, com pensão completa e atividades regulares, sempre acompanhadas pelos guias.

Para quem busca aproveitar as festas com saúde e equilíbrio, a Lapinha SPA é o destino ideal. Com dois cardápios especiais para as ceias de Natal e Réveillon, desenvolvidos pela equipe de nutricionistas do spa com alimentos orgânicos e sem nenhum tipo de carne. Durante o período do Natal, 19 a 25 de dezembro, o programa de cinco dias irá custar R$2.339 (por pessoa), e o de sete dias sairá por R$3.057 (por pessoa). Já para o período de Ano Novo, de 26 de dezembro a 2 de janeiro, o programa de cinco dias irá custar R$2.573 (por pessoa), e o de sete dias sairá por R$3.363 (por pessoa).

Por Luciana Messa


O encontro entre a urbanidade e o tradicionalismo fica próximo ao encontro do rio com o mar. Em Aracaju desaguam vários rios que vão para o mar. Também se encontram as tradições de um Brasil mais rural com a urbanidade das grandes cidades. Visitando Aracaju, não se prenda somente aos roteiros propostos pelas agências. Existem movimentos na cidade que ainda são ignoradas pelas agências.

Além de degustar as maravilhas da culinária costeira, aproveite os dias em Aracaju para conhecer a Rua da Cultura, um evento que acontece todas as segundas-feiras na região dos mercados centrais e apresenta da música feita em Sergipe.

Nas sextas-feiras é a vez do Beco dos Cocos ser invadido pela cultura. O Beco dos Cocos também fica próximo à região central da capital sergipana, e tem em sua programação DJs, apresentações circenses, além dos belos grafites que enfeitam o beco.

Por Christiane Falcão


Planejamento com alguma antecedência ajuda em muitas coisas, inclusive em uma economia considerável para suas viagens. Não apenas para guardar dinheiro, garantir hospedagem de sua preferência, e principalmente nas suas passagens áreas.

Observamos algumas dicas para conseguir economizar na compra de suas passagens, então não fique triste se não conseguiu pelas promoções ‘relâmpagos’ informadas por nós, não é sorte.

Por exemplo, planeja e antecipe a compra das passagens do dia do embarque, com 30 dias de antecedência há uma maior disponibilidade de vôos, e alguma promoção. No mínimo 4 dias de antecedência já ajuda.

Uma maior estadia no local de destino e comprando passagens de ida e volta, tem preços melhores e mais tempo para conhecer o local. Mas evite os períodos de alta temporada, que são os meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro.

Os horários no meio da tarde, no fim da noite e durante a madrugada, os vôos tem preços especiais para embarque nos dias do meio da semana, de sábado, domingo e no intervalo de feriados.

Sem desculpas agora, acompanhe nossa noticias e planeje suas viagens.

Por Thais Gusmão


Este termo é para viajantes considerados independentes, traduzido do “Backpacker”, originou-se na Austrália. Característicos o uso de bagagens em uma mochila, tradução livre do termo. São identificados por não utilizarem agencias turística, definem seu roteiro através de informações de amigos, guias e websites. Preferindo hospedagens modestas, ênfase em conhecer a cultura do local e outros mochileiros.

Liberdade, praticidade, aventura e economia. É o lema dos típicos mochileiros, muitos com estadia prolongada arranjam trabalhos voluntários ou temporários no local. Prática comum no em todo o mundo.

Oportunidade de viajem e também de estilo de vida, tem facilidades para muitos turistas que se enquadram em algumas características. E demonstra que existem muitas maneiras de todos poderem desfrutar do prazer de conhecer lugares novos, culturas diferentes e ser um turista no Brasil e no Mundo, gastando menos e podendo mergulhar em um real intercambio.

Não se restrinja a achar que só consegue viajar com muito dinheiro, desbrave outras possibilidades.

Mais informações: www.mochileiros.com

Por Thais Gusmão


Para os apaixonados por doces, São Paulo é uma cidade repleta de opções que podem satisfazer a vontade de qualquer um.

– Brigadeiro Doceria e Café
Endereço: Rua Padre Carvalho, nº 91, em Pinheiros.
Brigadeiro com morango, com uva e de avelã – R$ 4,00 cada um.
Beijinhos de Coco – R$ 4,00.
Funciona todos os dias, das 10h às 19h.
Domingos e feriados, das 11h às 18h.

– Maria Brigadeiro
Endereço: Rua Capote Valente, nº 68, em Pinheiros
São 40 sabores de brigadeiros, como por exemplo, limão siciliano, leite ninho, pistache, doce de leite, avelã, nozes, branco, noir, ovomaltino, peanut-butter, coco, nutella, alguns etílicos, gengibre e pimenta.
Todos os dias, das 9h às 19h.
Domingos, das 11h às 17h.

Fernanda T. Sodré


Existem vários lugares que tanto a população carioca como os visitantes devem conhecer, como a Ilha Fiscal e o Museu Histórico Nacional.

A Ilha Fiscal, pertencente ao Espaço Cultural da Marinha, fica às margens da Bahia de Guanabara. Semanalmente, escuna e micro-ônibus vão ao encontro da ilha Fiscal. Arquitetura neogotica, a Ilha Fiscal foi inaugurada, em 1889, como posto aduaneiro. Horário para visitas de quinta a domingo, às 13h, 14h30 e 16h.

O Museu Histórico Nacional foi criado em 1922, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil. O local abriga quase 350 mil itens históricos, como carruagens, quadros da família real e canhões. É uma viagem pela história. O Museu fica na Praça Marechal Âncora, s/n. O horário de visitação é das 10h às 17h30, de terça a sexta-feira e das 14h às 18h, aos sábados, domingos e feriados.

Fernanda T. Sodré


Se você não sabe onde ir em suas férias uma dica é a Serra Catarinense. Ela faz parte do grande complexo de cânions formado pela serra geral.

Na borda oriental da cadeia de montanhas fica o planalto de Santa Catarina.Lá em cima não se encontram apenas grandes paredões verticais, como o cânion das laranjeiras.

O platô abriga também o quarto pico mais alto do sul do Brasil, com 1822 metros, conhecido como morro da igreja.

Lá detém o recorde de frio do Brasil: 17 graus negativos registrados em 1990.

Umas das opções mais bonitas de se chegar é a estrada SC-438 que sobe a serra do Rio do Rastro até o município de Bom Jardim. A via chama atenção pelas curvas fechadas e pelas paisagens que oferece. Uma ótima dica é se hospedar no Rio do Rastro Eco Resort que fica no alto da serra.

Por Victor Gonçalves


Fuja das roubadas em Orlando. Não compre em lojinhas da Internacional Drive. São quarteirões e quarteirões de produtos de qualidade duvidosa. Melhor ir a Outlets. O certo é fazer compras nas lojas onde os habitantes vão, no centro da cidade.

É uma roubada fazer passeios de aerobarco no pântano. Parece interessante mas para quem já tem o pantanal e a Amazônia no próprio país, o passeio é uma monotonia sem igual. E ainda é longe e caro. Aproveite e vá a Gatorland que é um parque que fica quase dentro da cidade e é praticamente ignorado pelos brasileiros.

Outra grande roubada é sentar na frente para o shamu que apesar de uma sensacional apresentação de baleias Orcas do Sea World pode causar sérios desconfortos e banhos. 

Por Victor Gonçalves


Por mais legais que sejam os parques da Disney da Universal e Sea World, resista à tentação de ao invés de passar dias e mais dias indo do hotel ao parque, e do parque para o hotel, pode ficar em um hotel divertidíssimo e aproveitar muito dele.

A 45 minutos do centro em direção a costa leste fica o Daytona Internacional Speedway, um dos mais tradicionais autódromos dos Estados Unidos. Palco das mais famosas corridas de carros, oferece visitas guiadas e atrações como o Daytona 500 Experience, que exibe a história e a emoção das corridas de Nascar por meio de corridas e competições. 

Por Victor Gonçalves


Se você está de aniversário e quer comemorar em grande estilo Orlando, na Flórida é uma ótima pedida.

Lá os aniversariantes que comprovarem a data de nascimento com o passaporte entram de graça em qualquer um dos parques da Disney. Além disso, é possível organizar uma festa personalizada no hotel com bolos, fotos de família e brindes. Além de claro aproveitar tudo que Orlando tem de bom que pouca coisa não é.

Tem além de muita diversão de todos os tipos nos parques, balé, orquesta filarmônica, ópera e tudo mais que se possa imaginar. Um ótimo lugar para um aniversariante (em qualquer idade) passar sua data especial.

Por Victor Gonçalves


Viajar para amazônia é um sonho para muita gente. Um fator a ser considerado é se deve-se ou não ficar em um hotel na selva.

Você deve se hospedar se por acaso quiser conhecer de verdade a amazônia, sujar os tênis e andar muito. Se não se importar em dormir ao som dos silvos da floresta.

Se gosta de saborear peixes típicos e navegar em canoas no meio de rios imensos.

Também terá de dormir cedo e acordar cedo para não perder os passeios.

Você não deve se hospedar em um hotel na selva se faz questão de telefonar diariamente, usar roupas luxuosas e caras (irá estragar a todas), se quiser ir a baladas, passa mal com calor e quer passeios de carro ao invés de a pé. Fica a dica.

Por Victor Gonçalves


Se as suas viagens incluem a criançada junto, segue algumas dicas de lugares que os pequenos vão adorar e os papais também:

– Barreirinhas – MA

A cidade mais próxima do Parque nacional dos lençóis Maranhenses é diversão garantida para os maiores de 8 anos.

– Bombinhas – SC

Águas calmas e areia branquinha, ideal para crianças pequenas. Saídas de escunas e locais interessantes para todas as idades como o Ecomuseu que tem esqueletos de baleias e fósseis.

– Bonito – MS

A gruta Lago Azul e o Parque ecológico Baía Bonita, que tem cama elástica flutuante e um museu de história natural são ótimos programas para mini e grandes turistas.

– São Paulo – SP

Sério! A capital paulista tem muitas atrações para crianças, como museus, pinacoteca, Zoo Safári, Instituto Butantã, Jardim botânico, planetário…

Boa Diversão! Para todos!


Quem quer curtir as férias com intensidade tem que sair da rotina e fazer atividades diferentes.  Existem várias opções para todos os tipos de gosto e bolso.

Os parques de diversão oferecem atrações com garantia de diversão, adrenalina e emoção.  Você pode escolher  algum pertinho como Playcenter e Hopi Hari como pode viajar e curtir os parques da Disney.

Cidades turísticas proporcionam esportes radicais como é o caso de Socorro e Caldas Novas, as cidades têm estruturas para a prática de rafting, tirolesa, arborismo, paraglider e muito mais. Portanto, separe um dinheiro para aproveitar as férias porque  as atividades exigem um investimento mínimo de duzentos reais.

Por: LB.


As férias de julho chegaram, as crianças estão em casa e querem passear. Mas, para que lugar ir, gastar pouco e se divertir muito? 

A dica é passear pelas cidades do Circuito da Águas Paulista, são oito cidades, uma grudada à outra e recheadas de entretenimento.

É possível viajar para o Circuito ou mesmo ir passar o dia em uma das cidades. Algumas cidades como Socorro, Serra Negra, Águas de Lindóia e Amparo oferece atrações no festival de inverno.

Em Jaguariúna tem passeio de maria fumaça e o Naga Cable Park, um lugar para a prática de wake board, onde adultos e crianças podem se arriscar nos cabos. Para quem gosta de esportes radicais Socorro é a cidade certa com estrutura que oferece acessibilidade aos deficientes físicos.  

Em Monte Alegre do Sul, tem a tradicional festa do morango, interessante fazer um passeio pelas fazendas das cidades e alambiques.

Todas as cidades têm hotéis, pousadas e campings, natureza muito bonita, artesanato regional ideal para compras de inverno.

Por Lara Beraldo


O inverno está chegando, é tempo de apreciar um bom vinho ao pé de uma lareira. Isso, para quem gosta de frio, é ótimo. Caso contrário, o ideal é aproveitar as férias de julho que já estão se aproximando e partir rumo ao nordeste do país. Afinal, praia é o que não falta por lá.

Para quem está em busca do paraíso, que tal a Praia do Francês, em Alagoas? O lugar é simplesmente lindo. Perfeito para quem só quer sombra e água de coco fresca.

Localizada há pouco mais de 50 quilômetros de Maceió, a Praia do Francês está na lista das mais belas do país. Com muito sol, areias brancas, e piscinas naturais formadas pelos arrecifes, o lugar permite a prática de diversos esportes como surf, mergulho, trilhas, passeios de barco e muito mais.

Por Maximiliano da Rosa


Amsterdã é uma das cidades mais charmosas do mundo, o que a torna um excelente destino turístico para o dia dos namorados. A cidade possui 165 canais ligados a elegantes e bem arquitetadas pontes. Lá estão também alguns dos melhores museus de toda a Europa, entre eles o Resistance, a casa de Anne Frank e o Museu Histórico Judaico.

A capital holandesa é conhecida mundialmente por sua liberdade, por ser extremamente cosmopolita e transgressora, por isso quem for para Amsterdã deve estar preparado para tudo. Desde se deparar com prostitutas em vitrines, até jovens fumando pelas ruas cheias de sex shops.

Mas da mesma forma, não vá pensando que a cidade é só isso. Além de toda sua beleza e cultura, a cidade possui excelentes cafés, teatros e ótimos centros comerciais. Tudo isso faz com que Amsterdã seja uma das mais belas e procuradas cidades do continente europeu.

Por Juliete Lunkes

Fonte: Uol


Viajar com crianças e bebês pode ser um desafio maior do que se imagina. Apesar de não existir muita literatura sobre este tópico no mercado, algumas dicas e o famoso bom senso são sempre bem vindos.

Se for viajar de avião leve sempre a chupeta para o momento da decolagem e aterrissagem. A pressão causada pela elevação da aeronave deixa os pequenos muito irritados e sugar a chupeta pode aliviar a pressão. Se as crianças já forem maiorzinhas, diga a elas para bocejar. Assim elas se distraem e a pressão passa.

Brinquedos são importantes. Compre joguinhos novos e não mostre as novidades antes do voo. Afinal, o fato de ser novidade os mantém ocupados por mais 5 minutos, uma eternidade quando se trata de criança! Se tiverem mais de 5 anos, programas de TV ou jogos eletrônicos são a salvação.

Por fim, esqueça todo a noção de comida saudável e aposte em um chocolate de vez em quando. Deixe para educar as crianças quando elas voltarem a rotina. A não ser que você não se importe de ouvi-las gritando e chorando durante a viagem!


Para quem gosta de viajar e tem aquele “Q” de turista, os meios para procurar o destino certo estão cada vez mais acessíveis.

Há algum tempo atrás só existiam agencias de viagens, agora o viajante pode comprar sua passagem, reservar hotéis e ate mesmo decidir seu roteiro pela internet.

São varias formas de pagamento e ainda recebe a passagem em casa.

As facilidades são tantas que para conhecer, visitar ou explorar algum lugar basta arrumar as malas e seguir em frente, pois se a internet não ajudar, o telefone ajuda. E se assim mesmo o turista não conseguir as agencias de viagens estão instaladas em diversos locais: shoppings, galerias, aeroportos, sem mencionar as que possuem o endereço nas ruas mais movimentadas de todas as cidades.

Basta querer e pé na estrada.

Por José Alberi Fortes Junior.


Na hora de “botar o pé na estrada” você sabe quais documentos serão necessários?

Segue algumas dicas para não ter uma surpresa e não viajar.

Para pessoas que possuem acima de 12 anos são aceitas carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista, enfim, documentos com fotografia.

Lembrando que cópias, mesmo autenticadas, não são aceitas. Documentos, somente originais. Certidões de nascimento para maiores de 12 anos também não são aceitas.

Para os menores de 12, é necessário acompanhamento de pais ou responsáveis desde que comprove parentesco ou com autorização registrada em cartório.

Já para as crianças entre 2 e 11 anos que forem viajar desacompanhada, fica um pouco mais complicado necessitando de uma autorização da Vara da Infância e da Juventude.

Agora, aproveite as dicas, não esqueça nada e boa viajem.

Por José Alberi Fortes Junior.


A partir de agora (01/03), que for viajar de avião é obrigado a mostrar a identidade na hora do embarque, na aeronave. Segundo a Anac, na Europa e América do Norte essas medidas já são tomadas, chegando aqui somente agora. Quem faz check-in pela internet, celular ou postos de autoatendimento também não vai precisar carimbar a passagem nos balcões das empresas, podendo, assim, entrar direto na sala de embarque do aeroporto.

Os documentos aceitos para identificação são: RG, Carteira de Habilitação com foto, passaporte, carteira de trabalho, qualquer documento expedido pelo governo, carteira profissional expedido por algum conselho ou federação (nacional e com foto), licenças comissário, piloto, mecânico de voo e despachante emitidos pela Anac, carteira de identidade expedido por qualquer órgão Judiciário ou Legislativo, federal ou estadual.


Viajar é muito bom! Descanso total, sem horários ou compromissos. Esta realização será recordada pelo resto da vida e, portanto, merece dedicação exclusiva.

São muitas as ofertas de pacotes de viagens por empresas especializadas e idôneas, que prestam serviços apenas com um breve esclarecimento de onde, quando, como e quanto você pode pagar.

Mas, apesar da facilidade e importância destes serviços para a garantia de tranqüilidade durante a viagem, procure sempre acompanhar e observar se a proposta traduz seu desejo.

Se a viagem envolver outras pessoas, compartilhe as escolhas e discutam sobre possibilidades. Assim, permitirá um convívio maior com pessoas queridas.

A viagem será com um grupo de pessoas desconhecidas? Antecipe apresentações por meio de um jantar, por exemplo. Além da descontração proporcionada pelo lazer, poderá facilitar, a você, uma observação de convivência sem possíveis constrangimentos. Um velho ditado já dizia que família não se escolhe, mas amigos sim.

Por Patricia Gujev


Quem não precisou viajar e ter que deixar seu animal de estimação em algum hotel para animais ou com algum parente ou amigo?

Pois é, mas você sabe como animal pode ser transportado caso ele tenha que ir também?

Animais como gatos, cães podem ser transportados na cabine de passageiros, porém ele deverá ter um compartimento apropriado e não causar desconforto aos outros viajantes.

Mas existe a possibilidade do seu animal de estimação viajar no compartimento de carga, onde é destinado às bagagens, também necessita de uma embalagem apropriada.

Já para os cães que auxiliam os deficientes visuais e auditivos podem ser transportados na cabine desde os mesmos apresentem um atestado de saúde do animal (este atestado é fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual e deve ser retirado com um veterinário ou então em um Posto do Departamento de Defesa Animal).

Por José Alberi Fortes Junior.


Pilar do Sul, próximo 114 km de São Paulo, possui atrativos naturais que encantam os visitantes. A Cachoeira Nascente das Águas é formada por três quedas d’água, além de trilhas para caminhada em meio a bosques, de vegetação exuberante.

O município possui também o Parque Natural da Água Santa, um área de preservação, com animais de pequeno porte e pássaros que embelezam ainda mais o local. O destaque do parque são as 32 rochas de 8 metros cobertas por mata nativa, do seu interior brota uma nascente.

Quem visitar o Sertão de Pilar, na Serra do Paranapiacaba, vai se encantar com a paisagem de córregos e rios, com uma lindíssima mata fechada. No local, é possível fazer trilhas com jipes e se aventurar no sertão, rica em diversidade de flora e fauna.

Dicas para pouso:

  • Hotel Central (15) 3278.1129
  • Hotel Pilar (15) 3278.4252
  • Pousada Ilha do Pombal (15) 3278.1881

Por Paula Cassandra


A cidade de Belém do Pará costuma ocupar o noticiário nacional por causa de suas chuvas. Mas, é por lá também que se adentra a Amazônia e o berço da cultura indígena brasileira.

E se lava a alma com suas praias e embarcações que formam cenário de pintura de rincão, seus frutos quentes, doces e amargos, o cupuaçu e o açaí de um jeito que só lá se serve.

Para atravessar o canal de Marajó, ver um pouco do Brasil colônia no recém-restaurado prédio Feliz Lusitânia ou se banhar no mar salgado bem na linha do Equador.

Clique aqui e confira dezenas de opções de hospedagem, entre hotéis e pousadas em Belém.

Conheça um pouquinho mais das belezas de Belém (PA) no vídeo abaixo:

Por Karina Gonçalves


Muitas pessoas, no momento de se programar para uma viagem internacional, deixam para a última hora o passaporte. Isso pode gerar inconvenientes e até mesmo adiar ou frustrar a viagem dos seus sonhos. Para que isso não aconteça, siga algumas orientações importantes:

– Acesse www.dpf.gov.br, que é o site da Polícia Federal e vá à guia “informações gerais e requerimento de passaporte”, selecione o local e o tipo de passaporte.

– Escolha “emissão de passaporte”, preencha os dados, digite o código e confirme. Clique em “gerar protocolo”, “gerar GRU” e conclua.

– Imprima a Guia de Recolhimento da União (GRU), cujo valor da taxa de pagamento será de acordo com o tipo de passaporte.

– Vá ao posto da Polícia Federal portando a GRU paga e o protocolo da solicitação, RG, certidão de casamento, título de eleitor e comprovante de votação e certificado de naturalização (quando for o caso) e passaporte anterior (quando houver).

De maneira geral é isso, mas outras informações importantes, de acordo com o caso particular de cada um, podem ser encontradas no site do Departamento de Polícia Federal.

Por Lindomar Vieira


Férias, verão e sonhos de viagens. Nesta época do ano muitos brasileiros arrumam as malas e saem em busca de prazer e diversão, mas na hora de planejar o destino é preciso muita atenção. Uma das primeiras coisas a serem feitas, é exigir da empresa de viagem contratada um documento, onde esteja descrito todos os direitos e deveres, para não ter surpresas na hora do embarque.

Não existe nada pior do que ficar na rua com as malas na mão. Segundo o Ministério do Turismo, quem adquire pacotes de viagem é um consumidor de produto, e precisa ter seus direitos assegurados. Por isso a necessidade de se fazer um contrato e ler atentamente antes de assinar. Caso não fique muito claro, o contratante deve pedir ajuda aos órgãos competentes no seu estado ou consultar o site de turismo oficial www.turismo.gov.br. No site são encontradas informações que podem prevenir problemas no futuro, ou melhor, na hora da viagem. Quem quiser pode ainda consultar se a agencia a ser contratada esta devidamente cadastrada. Não deixe que sua viagem de férias se transforme em um inferno.


A capital de Portugal, não tem sido muito procurada nos últimos anos pelos turistas, mais guarda muita história, cultura e muitos lugares bonitos, é cidade para ninguém botar defeito.

Construída há muito tempo atrás, Lisboa era a porta de entrada das embarcações que chegavam a Europa, apenas por um motivo, o Rio Tejo, que servia como uma luva para os barcos.

Após um terremoto, em 1755, a cidade foi praticamente toda reconstruída, mais sua história ficou preservada em enormes museus, exposições a céu aberto e na própria arquitetura preservada da cidade.

A cultura é típica portuguesa, a música muito convidativa e a culinária nem se fala, com seu principal item obrigatório, os pastéis de Belém, ela enche os olhos e a boca de todos que passam por lá! Venha conhecer Lisboa!

Por Susan Mélany


A cidade é mesmo destino de quem tem muito dinheiro para gastar nas férias. Isso porque os hotéis, até os mais simples, oferecem um serviço all-inclusive, ou seja, eles oferecem diversas e numerosas opções para os turistas que normalmente nem saem de dentro das propriedades dos hotéis.

Todos têm ligações próprias com as praias, além de ligações com outros, lojas e restaurantes. Nos últimos anos, esses complexos hoteleiros têm recebido muito investimento, prova disso, são as duas inaugurações de outros dois grandes hotéis na região no ano de 2010.

Porém, não é necessário ficar apenas dentro dos complexos, as praias são maravilhosas, você pode aproveitar para praticar esportes aquáticos como mergulho e kitesurfing e é claro aproveitar à culinária e a música local. Vale à pena conhecer!

Por Susan Mélany

imgPunta Cana2


Quem pensa que Cuba é conhecida somente por seu espírito revolucionário se engana. O país reúne teatros, casas de shows, cinemas e bons restaurantes.

Se quiser começar uma viagem por Cuba conhecendo a História do País, vale a pena ir até o Museu da Revolução, ou até e o Pavilhão Granma.

Para os mais boêmios, a noite no Night Club PubLa Zorra y el Cuervo é um prato cheio. O bar anima os clientes ao som de muito blues e jazz. Outra opção é o El Pátio, onde há shows ao vivo todas as noites.

Não deixe de visitar a Plaza de la Catedral, com edifícios construídos no século XVIII, e a Plaza de Armas, com permanente Feira de Livros.

Por Rosana Radke


Quer passar o Reveillon na praia, curtindo o mar, calor e a queima de fogos? Pular as sete ondas e lançar ao mar o barquinho para Iemanjá? Então, não perca tempo! Comece a procurar agora uma casa, apartamento ou hotel para ficar. Mas, antes de alugar qualquer coisa, preste atenção em algumas dicas.

Para fechar um contrato de locação, é bom que você antes veja fotos do local. Na verdade, seria bom ir até lá, mas se não der, pelo menos fotos é bom ver. Outra coisa importante é checar as condições da casa, junto ao proprietário, assim que chegar ao local. Se algo estiver danificado, o dono já estará ciente e não poderá reclamar depois.

Não deixe tudo para a última hora, essas datas são as mais concorridas do ano. Fique esperto!

Por Larissa Nalin


Passar o réveillon em alto mar é privilégio de poucos, mas não é impossível. Atualmente, as agência de turismo oferecem vasta gama de forma de pagamento, opções, tudo para caber no seu bolso.

Além disso, é importante que pense e conhece também um pouco do destino, para que a decepção não aconteça. Se o destino for o exterior, com a valorização do real, as viagem estão mais baratas. Vale a pena observar.

Algumas sugestões aqui no Brasil, com belas paisagens e oportunidade de diversão, lazer e também descanso são: Jericoacoara em Fortaleza no Ceará, Porto de Galinha em Pernambuco, Búzios no Rio de Janeiro que também tem muitos navios ancorados, e outros.

Clique aqui e confira outras opções, dicas e muito mais pra você que está planejando as próximas férias.

Por Rafaela Ometto.


Viajar pelas estradas do Brasil é sempre uma aventura! Você nunca sabe que tipo de estrada irá encontrar. Apesar de pagarmos muitos (e caros!) pedágios, não são todas as estradas que vemos que estão sofrendo manutenção constante e que estão em boas condições para serem utilizadas.

O Guia Quatro Rodas fez uma lista das piores estradas do Brasil. Segue o ranking:

  1. BR-452: Itumbiara–Rio Verde;
  2. PI-140: Floriano–divisa PI/BA;
  3. BR-116: Pacajus–divisa CE/PE;
  4. BR-235: Trevo de Pau-a-Pique–Remanso–divisa BA/PI;
  5. BA-052: Xique-Xique–Trevo de Tapiramutá;
  6. BR-174: Presidente Figueiredo–Caracaraí;
  7. BR-349: Sta. Maria da Vitória–Bom Jesus da Lapa;
  8. BR-030/BA-262: Caetité–Brumado–Vitória da Conquista;
  9. BR-230: Carolina–Balsas;
  10. BR-265: Trevo da BR-383–Lavras–S. Sebastião da Vitória.

Só me resta desejar boa viagem! Ou boa sorte?

FONTE: Guia Quatro Rodas

Por Larissa Nalin


Antes de se aventurar e fazer uma viagem longa, fique atento às dicas para chegar a salvo no destino e curtir 100% seu passeio:

  • Se a ideia é viajar de carro, agende uma vistoria completa antes de sair por aí correndo o risco de ficar na estrada.
  • Também evite refeições pesadas nas horas anteriores à viagem. Essa simples dica pode te livrar de sérios incômodos.
  • Descanse bastante antes da viagem, para sentir-se disposto e poder aproveitar todos os momentos da viagem.
  • Se o destino for o exterior ir a um médico é um conselho bem oportuno.
  • Opte por roupas e calçados confortáveis. Um agasalho esportivo e um par de tênnis pode resolver facilmente os seus problemas.
  • Confira se está levando todos os documentos. Já pensou, chegar no aeroporto sem o passaporte?
  • Se for viajar para outro país, procure saber se é necessário tomar alguma vacina especial.
  • Leve toalhas antissépticas, termômetro, remédios que toma diariamente (mulheres anticoncepcional, por exemplo), além de remédios para dor de cabeça, medicamento para enjoos, protetor solar e repelente.

Se você seguiu à risca as dicas acima, e está com a adrenalina a mil para “desbravar novos horizontes”, boa viagem!


Viajar é sempre uma festa! É aquela ansiedade, aquela vontade de colocar logo o pé na estrada! Mas é importante pensar em sua segurança e na dos seus companheiros de viagem. É importante conferir tudo antes de sair, para que aquela tão esperada viagem não se torne um pesadelo!

É importante checar os pneus do carro, ver se o estepe também está em ordem, pois nunca se sabe quando poderá ocorrer um imprevisto. Olhar o nível de água e de óleo do carro, passar no posto para abastecer e calibrar os pneus também é indispensável!

Além das condições do carro, é bom verificar os documentos antes da viagem. Verificar se sua carteira de habilitação está em dia, o certificado de registro e licenciamento do carro também deve ser levado junto. Levar a documentação do seguro, junto com os telefones, caso haja qualquer imprevisto.

Verificou tudo? Está tudo em ordem? Aproveite a viagem e divirta-se!

Por Larissa Nalin

Viajar de carro é gostoso! Você fica mais livre para parar onde quiser, fazer o caminho mais bonito, conhecer as cidades vizinhas da qual você está hospedado, enfim, muitas coisas. O que muitas vezes desanima são as estradas!

Para você não ser pego de surpresa em alguma viagem, o Guia Quatro Rodas elaborou um ranking todos os anos, citando as melhores estradas do país.

Ai vai o ranking para você:

1º SP-348 (Bandeirantes) – São Paulo – Cordeirópolis

2º SP-160 (Imigrantes) – São Paulo – São Vicente

3º SP-070 (Ayrton Senna/Carvalho Pinto) – São Paulo-Taubaté

4º SP-310 (Washington Luís) – Limeira-São José do Rio Preto

5º SP-340 (Adhemar de Barros/Dep. Mário Beni/Boanerges N. Lima/Pref. José André de Lima) – Campinas-Mococa

6º SP-280 (Castello Branco) – São Paulo-Espírito Santo do Turvo

7º BR-290 (Freeway) – Osório-Porto Alegre-Eldorado do Sul

8º SP-330 (Anhanguera) – São Paulo – divisa SP/MG

9º SP-225 (Com. João R. de Barros/Eng.º Paulo N. Romano) – Bauru-Itirapina

10º BR-040 (Washington Luís) – Rio de Janeiro/Juiz de Fora

Agora é só escolher o destino e ver qual a melhor estrada para você chegar até lá! Faça uma boa viagem e aproveite as paisagens!

Por Larissa Nalin

Uma dica para quem gosta de maior liberdade em pacotes comprados é a possibilidade de aluguel de guia local e carro.

Quando você compra o pacote, tem as opções de passeios e excursões promovidas pela agência de viagens ou pelo hotel. Dependendo de seu interesse, poderá optar por um aluguel de carro e contratar um guia local, o que lhe dará maior independência e a possibilidade de adequar os passeios à sua disposição.

Alguns passeios são muito cedo e duram o dia inteiro e as vezes não são completamente aproveitados devido ao cansaço ou disposição. Mas tudo isso depende do interesse e da vontade de cada um dos turistas.


Você está fazendo aquela viagem tão esperada e tudo está indo as ‘mil maravilhas’, até se dar conta que está perdido. Confira algumas dicas para se livrar de enrascadas ao viajar de carro, para algumas das capitais brasileiras:

Belo Horizonte – Como as avenidas transversais cortam as ruas e formam triângulos, o visitante que perde a referência de paralela pode dar de cara com um cruzamento de nada menos que seis esquinas! Para evitar que isso ocorra, siga pelas vias principais.

São Paulo – Antes de tudo lembre-se que São Paulo é a maior cidade brasileira, uma entrada errada pode custar muitos minutos até que você encontre um retorno, portanto, tenha em mãos um guia de rua ou se possível um GPS.

Goiânia – Apesar de ser uma cidade planejada é um pouco complicada. As ruas são identificadas por números, mas o que confunde é que há ruas com o mesmo número nos chamados setores (bairros) diferentes. A dica é verificar sempre o setor que deseja ir.

Recife – Antes de se aventurar para essa capital, é interessante saber que no Recife o centro não é conhecido como centro, e sim como Santo Antônio, Recife Antigo e Boa Vista.

Anotou as dicas?Então, boa viagem!


Independentemente da idade, todos nós precisamos de um momento de lazer. E cada vez mais o turismo vem sendo procurado, pois é uma forma de divertimento para qualquer idade, para todos os gostos, isso porque abrange viagens dos mais variados estilos.

Viajar há algum tempo estava restrito a classe media alta, porém nos tempos atuais isso vem se modificando, pois qualquer pessoa pode ter essa opção de lazer sem ter que gastar muito.

Praias, Resorts e  hotéis-fazenda são algum dos lugares mais procurados. Porém tem quem queira também conhecer ao interior ou até mesmo grandes metrópoles.

Enfim viajar sempre fez bem por isso aproveite!


Muita gente pensa que viajar é só curtição, mas a etapa pré-viajem é tão cansativa quanto às horas que se gasta para ir e voltar do destino final. Todo o processo de pesquisa de preço de passagem de avião ou ônibus, ou o calculo de quanto vai se gastar de combustível no carro, fazer reservas em hotel ou pousada, tudo isso é muito cansativo.

Mas dependendo do destino, por exemplo, se for outro país, ainda há a preocupação com o câmbio monetário, saber como está a relação da moeda do país de destino comparando-a ao real, geralmente as pessoas apelam para o dólar americano em caso de dúvida, mas saber que se pode viajar mais barato para um país onde o real é valorizado às vezes passa despercebido pela cabeça do brasileiro.

Esse, na verdade, é um dos motivos pela qual as viagens para a Argentina aumentaram tanto, a posição do real em relação ao peso argentino é tão favorável que está mais barato viajar para a Argentina, incluindo passagens de ida e volta além de ficar lá quase uma semana, do que fazer uma viagem sul-nordeste, por exemplo.

Por isso se estiver com planos para viajar sempre olhe para o lado econômico, se precisar pisar no freio até o dólar abaixar mais, ou o governo dar uma forcinha para o turismo (como fez reduzindo os impostos para passagens aéreas internacionais) espere mais um pouco e no final, o seu bolso agradece. Boa Viagem!


Sempre que se vai à Europa, principalmente se for a passeio, esta aí uma parada obrigatória na capital de um charme histórico deslumbrante e sem igual, cosmopolita e multicultural, Londres.

Hoje a capital da Inglaterra abriga 7 milhões de habitantes e é de uma diversidade cultural que chega a assustar, há quem diga que Londres tem muitos asiáticos, muitos latinos, muitos indianos e alguns britânicos. O fato é que esta maravilha histórica foi palco das mais variadas transformações culturais do século 20 e tem famosos lugares onde não se pode deixar de ir dar uma conferida como, a London Eye, o Palácio de Buckingham, o Palácio de Westminster (sede do Parlamento desde 1882), o prédio da Catedral de São Paulo, a Torre de Londres, e, claro, andar no ônibus de 2 andares e assistir a Troca de Guarda dos charmosos soldados de chapéu preto.

E não se preocupe com o transporte, Londres é famosamente conhecida por ter um dos melhores transportes públicos do mundo, possui a linha de metrô mais antiga e a maior do mundo, sem falar dos ônibus de 2 andares, já mencionado, mas se quiser charlar pode pedir um taxi e andar em um daqueles chiquérrimos táxis pretos.

Finalizo dando duas dicas básicas para não passar fome e não ser pego pela polícia, primeira, o preço do Big Mac na capital londrina custa apenas US$ 4,60 e a segunda, não banque o malandro no metrô, apesar de não ser usadas catracas sempre tenha o passe do metrô em mãos, ou entrará numa grande e indesejável enrascada.


Fazer um cruzeiro está cada vez mais comum e mais acessível a todos. E isso é ótimo! A cada temporada novas opções de cruzeiros estão sendo lançadas, cruzeiros temáticos, cruzeiros com artistas, cruzeiros internacionais, enfim, uma infinidade.

Mas é bom saber como se comportar em um cruzeiro. Escolher bem qual o tipo de cruzeiro que você quer, para não passar por dias terríveis. Ver bem qual a programação do cruzeiro e quais trajes vocês precisa levar. Leve seu cartão de crédito, as compras acabam sendo mais fáceis. Protetor solar e um remédio para enjôo também não podem faltar.

Enfim, é só se preparar bem, fechar o pacote com a agência o quanto antes possível e aproveitar a viagem e as belas paisagens.


Todo o bom trabalhador não se queixa de um feriado prolongado para aliviar o stress, esquecer as preocupações com o trabalho e curtir um pouco sozinho ou com a família, mas então bate a dúvida, o que fazer num feriado prolongado, ficar em casa ou viajar?

Se for ficar em casa tira um tempo pra ver televisão, fazer aquele churrasco com os amigos tirar aquele soninho a mais pra repor as energias, mas e se for viajar, para onde ir? Aqui vai dicas de alguns bons lugares para curtir esses 4 dias de folga que teremos nesse próximo fim de semana:

Ilha Bela (SP), a Pousada Villa da Prainha Flats tem um pacote de 4 dias e 3 noites por R$ 616 para duas pessoas, pode ser dividido em dez vezes sem juros.

Igaratá (SP), o Spa Fazenda Igaratá tem um pacote de 4 dias e 3 noites por R$ 885 para duas pessoas.

Rio de Janeiro (RJ), o hotel Golden Tulip Continental tem pacotes a partir de R$ 795 em apartamento duplo.

Porto Seguro (BA), promoção da PanAmericano Viagens, um pacote de 4 dias e 3 noites no Hotel Casablanca por R$ 998 por pessoa incluindo café da manhã, passagem aérea de ida e volta, além de traslado de chegada e saída

Natal (RN), promoção da PanAmericano Viagens, um pacote de 4 dias e 3 noites no Residence Praia Hotel por R$ 1298 por pessoa incluindo café da manhã, passagem aérea de ida e volta, além de traslado de chegada e saída.

Ficam então algumas dicas para você que quer relaxar indo para lugares maravilhosos do Brasil a um custo médio, e que certamente trará um retorno em seu bem-estar físico e mental que te fará voltar com o dobro da energia.


guia-folha-spNa hora de viajar, principalmente para o exterior, o que não pode faltar na mala é o guia de viagem. Mas entre tantas opções disponíveis, qual será o melhor?

Na realidade, não existe o guia ideal ou perfeito. O que existe é um guia adequado para cada tipo de viajante. Alguns guias como Michelin, Fodor’s e Frommer’s costumam publicar opções caras de hospedagem, lazer e alimentação.

Outros como Lonely Planet e Let’s Go focam nos turistas mais econômicos. No Brasil, o Guia Folha de São Paulo é bastante popular entre os turistas.

Apesar de não existir um guia perfeito, alguns fatores devem ser levados em consideração antes da compra.

O tamanho e formato do guia precisam ser compatíveis com as condições da viagem, os mapas de ruas devem ser precisos e claros, e as informações estarem de acordo com os interesses do turista.


Uma viagem bem planejada deve incluir em seu checklist a apólice de um bom seguro. Durante a tão sonhada viagem nacional ou internacional muitos imprevistos podem ocorrer, e estando o turista coberto por um seguro de viagens, pode fazê-lo poupar bastante dinheiro e dor de cabeça.

Os seguros de viagem costumam cobrir gastos com doenças, morte, acidentes médicos e odontológicos, perda e extravios de bagagem, atraso no vôo, incidentes jurídicos, entre outros. Alguns são bastante específicos, como os seguros voltados para os viajantes da terceira idade, turista de negócios e os praticantes de esporte de risco.

Outra razão para contratar um seguro é o Tratado de Shengen, acordo no qual quinze países exigem o seguro de viagem internacional para liberar a entrada do turista. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Suécia.





CONTINUE NAVEGANDO: