Procurando um centro metropolitano com belezas arquitetônicas para visitar? Com certeza você deve conhecer Praga, na República Tcheca. A história da cidade já vai te chamar a atenção: Praga foi a única cidade não destruída pelos nazistas durante na Segunda Guerra Mundial.

Na cidade se respira história nos prédios municipais e casarões antigos ainda mantidos intactos com moradores centenários. Em passeios pelas ruas você verá uma perfeita harmonia entre comércio, urbanização e natureza, sempre presente em praças e plantações nas frentes das casas e sacadas de apartamentos.

Procurando diversão em Praga? Visite as boates subterrâneas. Não é um apelido, elas são mesmo localizadas em interior de cavernas. E caso consuma álcool, não deixe de experimentar o absinto, bebida famosa entre os europeus e poetas do século 19, bem comum nestas festanças estilo rave que acontecem quase todo dia. Você vai se surpreender com os freqüentadores: o público é de todas as idades, dos mais novos adultos aos casais com filhos.

Por Lidianne Andrade


Ao sul de Pernambuco fica um paraíso chamado Porto de Galinhas. Situada a apenas 58km da capital do Estado, Recife, a cidade possui um litoral belíssimo, com arrecifes formando piscinas naturais, além de uma grande extensão de praia com areias finas e águas verdes em diversos tons.

Nos arrecifes é possível tomar um banho tranquilo, na companhia de peixes coloridos, além de fazer um delicioso passeio de jangada, podendo mergulhar, curtir e fotografar toda a beleza do local.

Como Porto de Galinhas é uma praia muito procurada, as agências de turismo sempre oferecem ótimas ofertas de pacotes para as férias de verão. Sua estrutura permite a opção entre diversas pousadas e hotéis.

Para chegar até lá, o desembarque acontece no Aeroporto Internacional dos Guararapes, que fica em Recife, onde podem ser contratados serviços de transfer, aluguel de carro ou até mesmo táxi.

Para ter mais informações sobre Porto de Galinhas, acesse aqui.

Por Elizabeth Preático


Bonito, conhecido município do Mato Grosso do Sul, conta com um belo circuito de cachoeiras, que constituem forte atrativo turístico da região.

De acordo com a Prefeitura de Bonito, são cinco os principais destinos que envolvem cachoeiras:

Um deles é o Parque das Cachoeiras, nele os visitantes podem fazer uma admirável caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, indo ao encontro das famosas cachoeiras do local.

As Cachoeiras do Rio do Peixe, por sua vez, localizam-se na Fazenda Água Viva. Entre os atrativos do local estão: o almoço típico da região, a bela fauna, suas piscinas naturais, rios e, é claro, a rota das belíssimas cachoeiras.

Os atrativos da Estância Mimosa Ecoturismo estão além das cachoeiras. O local possui ainda uma plataforma de salto, pequenas grutas, passarelas suspensas, mirantes e um trecho de trilha percorrido através de barco a remo. Novamente, há oferta de almoço típico aos visitantes.

A estância Boca da Onça Ecotur conta com a cachoeira mais elevada do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura.

Já a estância Ceita Corê (“Terra de meus filhos”, em Tupi-Guarani), é composta de cachoeiras, pequenas grutas, piscinas naturais, entre outros atrativos.

Para quem quer conhecer Bonito, o turismo nas cachoeiras é uma excelente opção para relaxar e admirar as maravilhas da natureza.

Por Laura Skws.


Considerada uma das melhores praias do Brasil, localizada no município de Ipojuca, em Pernambuco, Porto de Galinhas conta com muitas riquezas naturais. As águas são mornas e claras, com formações de piscinas naturais entre corais.

Bastante frequentada por turistas e surfistas do mundo inteiro, Porto de Galinhas é um aquário a céu aberto. Fica a 51 quilômetros de Recife. O passeio de jangada é feito com maré baixa e as formações de corais ficam bem visíveis na superfície.

Perto de Porto de Galinhas, a dez minutos de buggy, fica a Praia de Maracaípe, em cujo pontal pode-se conhecer a vegetação e o habitat dos cavalos-marinhos. Durante a visita, o instrutor captura um deles num vidro para ser visto mais detalhadamente e depois o devolve às águas.

Veja o vídeo:

Por Monique Mota


Para observadores de Aves, é um ótimo lugar para fugir do carnaval é Inhaúma, município de Minas Gerais, localizado próximo a Sete Lagoas a 83 km de Belo Horizonte. Além de sua exuberante natureza, Inhaúma é conhecida também  pela existência de um sitio com um grande número de pássaros conhecidos por inhumas, pelo qual deu origem ao nome da cidade.

Uma cidade pequena, calma, aconchegante. O que você pode fazer lá? Caminhada nas trilhas,tratamentos de Spa, pesca esportiva, jogar Tênis, desfrutar a natureza e muito mais.

Dica de hospedagem: Resort Águas do Treme, que integra a associação "Roteiros de Charme".

Mais informações no site www.aguasdotreme.com.br.

Por Andrea Sutil


Lavras Novas, localizada no alto da Serra do Espinhaço, a 17 km de Ouro Preto/MG, é um vilarejo em meio a montanhas e cachoeiras, conhecido por suas casinhas coloridas em estilo colonial.

Ótima opção de viagem para quem quer tranquilidade e contato com a natureza. Cercado por duas serras imponentes, Serra da Chapada e Serra do Trovão, o vilarejo possui inúmeras nascentes de água, além de cachoeiras belíssimas.

Lavras Novas oferece também esportes de aventura, como rapel, tirolesa, caiaque, off road, trekking, entre outros. Outra beleza natural da região é a Represa do Custódio, onde é possível acampar, pescar e nadar.

E o melhor, um fim de semana em Lavras Novas pode sair bem em conta, considerando que o vilarejo oferece muitas opções de pousadas.

Para mais informações sobre atrações turísticas, noturnas e hospedagem, acesse o site: www.lavrasnovas.com.br.

Por Tamara Fonseca


Para aqueles que curtem a natureza, seja praticando um esporte radical ou apreciando uma tranquila caminhada entre pássaros e quatis, uma boa opção é o Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade, que abriga as famosas Cataratas do Iguaçu. A região fica na tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina, e a exuberância da sua natureza faz do ecoturismo seu ponto forte.

Além dos parques, o visitante também pode apreciar a imponência da Usina Binacional de Itaipu ou atravessar a Ponte da Amizade para fazer compras em Ciudad Del Este, no Paraguai, aventurando-se pelo seu comércio que oferece de perfumes a eletrônicos. Como se não bastasse, o turista pode contar com uma rede hoteleira de primeira linha, cujo atendimento já foi premiado pelo MTur.

Chegar a Foz do Iguaçu não é difícil, por via rodoviária utiliza-se a BR 277 e por via área existem voos regulares que saem das principais capitais do país. Para saber mais sobre as atrações da cidade e consultar a lista de hotéis, pousadas e campings da região, acesse aqui e boa viagem!

Por Lilian Ávila


Cerca de 40 minutos de carro (ou ônibus) da bela Madrid (na Espanha) há uma cidade medieval chamada Toledo, famosa por sua arte em ferro.

Não se sabe quantos anos possui a cidade, mas acredita-se que ela tenha mais de 800 anos.

Antes do século XV, na cidade conviviam muito bem judeus, árabes e cristãos. Com o avanço do cristianismo pela Europa a cidade foi forçada a ser apenas católica e hoje guarda monumentos que contam toda essa história.

A igreja Santa Maria La Blanca, por exemplo, era um antigo templo árabe que foi transformado em igreja e hoje é um museu muito interessante.

Andando pelas ruas de Toledo se respira história e se contempla belas paisagens.

A fábrica de artefatos em metais também não pode deixar de ser visitada, lá é possível ver e saber mais sobre como o trabalho artesanal em metais é feito até hoje.

Dicas de quem esteve lá.

Por Karin Földes


Um país pequeno frio e longínquo, porém o melhor lugar para se viver no mundo, segundo o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): a Noruega.

Poucos sabem que é um país de belas paisagens e de muita história para contar desde a era viking até os dias de hoje.

Ao se fazer um city tour pela bela capital Oslo, de pouco mais de 600 mil habitantes, é possível conhecer uma Oslo (antiga Cristiânia) que sofreu com incêndios por causa das muitas casas de madeira que tinha, uma cidade que no começo do século XX (após a independência do país da Suécia) era pobre e onde foi construído o parque Viggeland (nome de seu idealizador) com diversas estátuas esculpidas em pedra que mostram a vida e a natureza humana.

Hoje vale a pena conhecer o parque e admirar as esculturas esculpidas durante 14 anos, além de conhecer os diversos museus da cidade (inclusive o museu viking), passear de barco pela orla (mesmo no inverno) e conhecer Holmenkollen (a pista de esqui profissional no alto da montanha onde se vê toda a cidade).

Quanto à língua, todos falam inglês e são muito simpáticos.

Dicas de quem esteve lá!

Mais: www.visitoslo.com

Por: Karin Földes


A BM&F Bovespa promove visitas gratuitas monitoradas para grupos ou individuais que podem ser feitas de segunda a sábado das 10:00 às 17:00.

Mesmo sem ter aquele pregão movimentado, onde os operadores gritavam e gesticulavam avidamente, os visitantes que forem ao local podem visitar o museu sensorial, observar a simulação de venda e compra de ações, além de assistir a palestras sobre como investir na bolsa.

A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuro de São Paulo é a bolsa oficial do país. Ela é a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado, fato que ocorreu após o lançamento das ações da Petrobras em setembro de 2010, com a marca de R$30,4 bilhões alcançados.

Para informações complementares e agendamento de visita: www.bmfbovespa.com.br

Por Danielle Vieira


A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP patrocinam em São Paulo a Estação Natureza, local aonde se pode ver exposições lúdicas e interativas que têm como objetivo ensinar ao público como cuidar e preservar a Natureza brasileira.

Para incentivar que todos possam participar desta troca entre humanidade e Natureza, a Estação Natureza garante gratuidade de ingressos para professores, monitores, agentes ou guias turístico com registro na Embratur, menores de 6 anos e maiores de 60 anos.

Caso você não se encaixe em nenhuma das categorias citadas, pode aproveitar para visitar o espaço no primeiro sábado ou no terceiro domingo de cada mês, pois nessas datas a entrada também é gratuita.

Serviço:

  • Estação Natureza São Paulo
  • Rua Guaicurus, 1394, Lapa – São Paulo
  • De terça a sexta-feira das 8h00 às 18h00
  • Sábados, domingos e feriados das 9h00 às 18h00
  • Os portões fecham às 17h30
  • Ingresso: R$ 4,00, meia entrada válida para estudantes, e portadores de necessidades especiais.
  • Informações gerais e agendamento de grupos: Tel.: (11) 3871-6750 info@eciencia.usp.br
  • www.eciencia.usp.br

Por Monica Dinah


O município de Serra Negra situado na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, recebe inúmeras visitas durante o ano, devido a Estância Hidromineral, forte ponto do turismo local.

A cidade é repleta de hotéis, paisagens naturais e opções incríveis de lazer, as montanhas proporcionam visitas inesquecíveis para os turistas, o clima puro no meio da natureza faz com que os turistas se encantem pelo local.

A atração mais famosa da cidade é o teleférico, nele o visitante tem uma visão privilegiada da cidade e vai até o Cristo Redentor de Serra Negra. A Maria Fumaça, o Conjunto Aquático e as Feiras e Exposições da cidade, também fazem parte da lista a ser visitada pelos turistas. A cidade vive lotada, tanto no inverno quanto no verão, a estadia é sempre confortável e acolhedora.

Procure uma agência de viagens perto de você e agende sua viagem à Serra Negra, para obter mais informações sobre a cidade acesse www.serranegra.com.br.

Por Milena Evelyn


Situada no município de Mata de São João (BA), a Praia do Forte é um exemplo de preservação em todos os sentidos. Lá podem ser encontradas as ruínas de um Castelo Medieval na Casa da Torre de Garcia d’Avila. Construída para que se pudesse vigiar possíveis invasores, inclusive índios, no período colonial brasileiro, a casa é parte obrigatória do roteiro histórico de qualquer visitante.

Outra atração da Praia do Forte que não pode ser dispensada é o Projeto Tamar. Uma das principais bases para estudo e preservação de espécies de tartarugas marinhas, o Tamar tem um programa de auto-sustentação que inclui uma loja física e uma virtual de produtos ecologicamente corretos e que ajudam a manter as pesquisas. E, cercando tudo isso, muito sol, piscinas naturais, dunas e lagoas, boa comida e hospedagem de primeira.

Sites de referência www.praiadoforte.org.br e www.tamar.org.br.

Por R. Tesch


O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses já é famoso por sua paisagem “móvel” e suas lagoas de cores e contornos indefinidos. Algumas dicas de quem já passou por lá é: descer o Rio Preguiças, de barco ou em voadeiras, visitar as comunidades locais e comprar artesanato feito de palha, apreciar as dunas, os lagos, a fauna e a flora riquíssimas da região. Tudo com muito carinho e cuidado, pois os lençóis representam um importante cartão postal brasileiro e precisa ser preservado.

Quem gosta de frutas e não deixa de experimentar os sabores das região por onde passa, pode provar o buriti, o caju e o murici. O buriti, por exemplo, é fonte de vitamina A, B e C, e de cálcio, ferro e proteínas.

O parque foi criado em 1981 e compreende uma área de 155 mil hectares. Site do Parque: www.parquelencois.com.br.

Por R. Tesch


Um grande centro urbano às vezes perde o charme das atividades tradicionais e mais rústicas de uma cidade pequena.

São Paulo mesmo sendo uma metrópole moderna, ainda mantém lugares mais alternativos como as feiras, uma dessas é a Feira Permanente de Arte e Cultura Pça N. Sra. Aparecida na zona sul.

São duas feiras, uma fundada em Moema 1991 e a outra na Vila Mariana em 1994, elas vendem artesanato, bijuterias, artes plásticas e comidas típicas. Aos domingos são mais de 20 expositores de telas e artes plásticas e às quartas-feiras a preferência é das barraquinhas de comidas típicas.

Serviço:

Feira Permanente de Arte e Cultura

– Pça Nossa Senhora Aparecida com Av. Ibirapuera s/nº, Moema – São Paulo

Quarta, Sexta e Domingo das 9h00 às 17h00

www.feiraartemoema.xog.com.br

– Pça Santa Rita de Cássia, s/nº, Mirandópolis – São Paulo

Metrô Praça da Árvore

Terça e Sábado, das 9h00 às 17h00

www.feiraartesantarita.xpg.com.br

Por Monica Dinah


Localizada a 92 km da cidade de São Paulo, Itu, além de levar a fama de que tudo por lá é grande, também é conhecida por diversas atrações locais, entre elas: passeios históricos, culturais, rurais, ecológicos e etc.

Mas como o Natal está chegando, o destaque vai para a árvore de 84 metros que equivale a um prédio de 28 andares. A árvore que é feita de aço e concreto armado, possui 6.000 lâmpadas, é já está iluminando a cidade desde 18 de novembro.

Quem quer vê-la de perto pode visitar a cidade até o dia 06 de janeiro de 2011. Mas se você quer prolongar a estadia, Itu oferece outras atrações.

A cidade que abriga igrejas no estilo barroco, casarões dos séculos 18 e 19, possuía fazendas centenárias que hoje foram transformadas em hotéis e locais voltados para o turismo rural. Como atrações, os turistas podem conhecer a Igreja Matriz, conservada desde 1780 e é considerado um dos maiores monumentos barrocos que há na capital.

Juliana Alves


Inaugurado em 2006, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso é um espaço cultural que já está dando o que falar. Por sua programação totalmente gratuita, atrações como teatro, shows, exposições entre outras, é garantia de boa cultura e formação para jovens da Zona Norte de São Paulo.

No local há espaço para pesquisas na rede, biblioteca com grande acervo de livros, área para jogos, saraus, oficinas, cursos livres, salas de cinema e etc.

Mensalmente é feita a escolha de um tema para o enfoque de pesquisas e atividades, o nome do projeto é "Que país é esse?" e visa abordar e pesquisar a cultura de algum país o aproximando da cultura brasileira. Além da cultura local, assuntos como: política e antropologia são discutidas em pesquisas e workshops oferecidos pelo o CCJ.

Endereço

Av. Dep. Emilio Carlos, 3.641 Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte (ao lado do terminal Cachoeirinha)

Juliana Alves


Estar em Las Vegas é mesmo um sonho, seu cenário cinematográfico e suas histórias envolvendo diversão e loucuras, mexe com o imaginário de quem conhece a cidade apenas em filmes. O Natal da cidade é tão inovador quanto à fama que Las Vegas possui por ser bem agitada.

Uma das atrações mais legais do local é a estufa Bellagio's Conservatory Garden, hotel e cassino, que apresentam 4 soldados de 4,5metros e 8 arenas de 2metros feitas de noz-pesca. Também há cavalos de balanço esculpidos, e diversas artes feitas especialmente com frutas.

No centro, uma árvore de 12 metros contempla a celebração, a vista pode ser feita desde 3 de dezembro, e fica até 2 de janeiro.

Juliana Alves


Viajar e gastar pouco é uma combinação muitas vezes frustrante. Você quer ir à algum lugar, mas já gastou suas economias e só tem o dinheiro de volta? Há muitos lugares gratuitos que muitos nem sabem, e engana quem pensa que outros países não oferecem esse tipo de atração.

Nossos patrícios de Portugal oferecem em Lisboa, um passeio em Alfama, um bairro animado que abriga pequenas tavernas e bares. A Feira da Ladra é o tradicional mercado de pulgas que ocupa as ruas em volta do Campo de Santa Clara. O Mosteiro dos Jerônimo, é uma boa pedida para quem gosta de apreciar a arquitetura manuelina. A entrada na igreja do mosteiro é gratuita, mas se quiser adentrar o local é necessário desembolsar 6 euros.

Juliana Alves


Sair de casa sem gastar um tostão e principalmente na cidade de São Paulo pode ser uma tarefa muito difícil para aqueles que não abrem mão de um bom programa cultural. Mas grandes museus como o MAC (Museu de arte contemporânea) são abertos às visitas gratuitamente, assim como o MIS (Museu da imagem e do som) e o MAE (Museu de arqueologia e etnologia). Outros como o Museu Paulista, MAM (Museu de arte moderna), Estação Ciência e Pátio do Colégio reservam dias da semana com entrada franca para os visitantes.

Museus pequenos e com menos divulgação, como o dos óculos e do relógio são de livre acesso. O dos óculos, por exemplo, possui um acervo com 700 peças e entre as relíquias obtidas, um par que pertenceu a ninguém menos que Santos Dumont. Já o do relógio conta com 600 peças variadas, do mais simples ao mais requintado.

Não há mais desculpa para se conhecer a história e a cultura que São Paulo oferece, pois quem deseja curtir um bom passeio e momentos agradáveis tem muitas opções a serem escolhidas, o difícil é optar apenas por uma.

Juliana Alves


São Paulo oferece a seus visitantes diversas opções de lazer, cultura, gastronomia, baladas, shows e tantas outras atrações que fica difícil escolher em que lugar ir. É realmente um leque de atividades que até mesmo o tempo fica curto para conhecer essa imensidão de oportunidades que existe nesse "mundo" chamado São Paulo.

A gastronomia é um dos pontos em questão de maior destaque na terra da garoa, dentro da cidade se encontra todo o tipo de comida, dentre elas: japonesa, italiana, indiana, chinesa, árabe, enfim; uma infinidade de opções que não dá nem para listar completamente.

Um dos lugares mais visitados em todas as épocas do ano é o Mercado Municipal, que além de diversas iguarias, vale a pena experimentar o famoso sanduíche de mortadela, que é uma das atrações mais procuradas no local, que fica aberto de segunda a sábado, das 6 às 18h, aos domingos e feriados, das 6 às 16. Não perca!

Juliana Alves


Se você curte um estilo mais exótico, é influenciado pelo movimento hippie e tem espírito um tanto zen, vai adorar conhecer a Feira de Marrakesh. Por lá você irá encontrar diversos objetos para decoração da casa (muitos são preciosos), ingredientes para apimentar a vida, pois o leque de aromas e cores é diverso, fica difícil de escolher.

Há também essências marroquinas, tapetes, sapatos árabes e a garantia de muito conhecimento e diversão pelo o local.

Você se encatará com os encantadores de cobras, faquires e acrobatas que agitam a praça de noite. Quem busca se deliciar com as comidas não terá falta de opção.

Juliana Alves


Quem quer viajar para fora do país, pode ir à Aspen, nos EUA. Trocando o calor pelo frio, Aspen que é um local propício para o esqui, tem também opções para os mais aventureiros na prática do snowboard. Para as crianças, tem o passeio de trenó puxado por cães.

No mês de dezembro, a cidade é muito visitada devido ao Natal, onde ocorre eventos de iluminação com o tema e aparição do Papai Noel (que também chega de esquis). Para quem gosta ou quer aprender a deslizar pela neve, vai adorar o clima do local.

Empresas de Turismo como a Ski Brasil, Uzzi Viagens e Sem Fronteiras, oferecem pacotes para a época do ano, é só conferir!

Juliana Alves


A maior população indígena se concentra em Oaxaca, no México. O lugar que fica a 547 quilômetros ao sul da cidade do México, apresenta em seus mercados, diversas opções no artesanato, aonde suas produções vão desde as cerâmicas a ervas aromáticas, que são encontradas no Central de Abastos (Central de Abastecimento), dedicado exclusivamente ao artesanato.

Também é possível encontrar aparelhos eletrônicos, além de tapetes e tecidos; para os turistas com certeza não faltam opções e as malas com certeza vão embora abarrotadas de produtos.

Para a gastronomia, se você não tiver estômago fraco, vale a pena experimentar nos mercados de Zócalo, o prato tradicional Chapulines, que é feito a base de grilos fritos. Para os que não gostam de arriscar, fique com os queijos típicos.

Juliana Alves


Conhecida como o destino dos milionários e esperança para os grandes negócios do futuro, Dubai, nos Emirados Árabes, apresenta o mercado do ouro.

Tudo por lá é feito de ouro, os corredores são ofuscados com o dourado das vitrines, que por sua vez mostram todos os objetos produzidos a base de ouro.

Para as mulheres, não faltam brincos, correntes, pulseiras, colares e diversas peças que compõe o visual das que gostam de acessórios. Mas os homens não ficam de fora, a maioria dos produtos são voltados para eles.

Não pense que o ouro em Dubai tem a mesma tonalidade, ao contrário, o ouro pode variar entre as cores amarela branda, roda ou verde. Vale treinar o papo para pechinchar, o vendedor pode se ofender se na mesma hora de ofertar um produto você ofertar, sua lábia pode ser gasta em mais de 350 lojas.

Juliana Alves


Uma boa pedida para quem quer economizar e viajar para fora do Brasil é ir à cidade – mercado Otavalo, no Equador. Por lá você pode ir até a Plaza de los Ponchos, onde ocorre a feira de artesanato, e pechinchar por blusas coloridas, gorros, cerâmicas e outras peças que compões o vestuário andino.

Para se aproveitar bem o dia, é necessário sair da cama bem cedo, você pode ir até a feira de animais e ver as paisagens locais.  A região fica a menos de 200 quilômetros ao norte de Quito e para chegar ao local, pode se tomar ônibus que saem do Terminal de Cumanda, em Quito.

Aproveite para exercitar seu espanhol e não deixe de prestar atenção na natureza, pois a região de Otavalo é desenhada por diversos lagos.

Juliana Alves


No estado de Goiás está localizada aos pés da Serra dos Pirineus, Pirenópolis. Formada por cachoeiras, o local foi decretado Monumento Natural Municipal no ano de 2005, mas apesar deste título, ainda não possui infraestrutura para receber turistas, embora isso não impeça sua visita.

Com área de 1400 hectares, os visitantes podem ver as formações rochosas em quartzo e arenito que criam labirintos e pedras de diversos tipos.Trilhas podem ser feitas no lugar e as visitas são todas monitoradas.

A Pousada Aroeiras, cobra diárias entre R$ 80 e RS 150 incluindo café da manhã.

O camping Cachoeira do Rosário, oferece estadia a partir de R$ 70 (diária), incluindo café da roça, almoço, sopa, guia de passeios e chá da tarde.

Juliana Alves


O bom valor pago pelas excursões e mesmo das passagens aéreas para Europa deu um boom na quantidade de brasileiros que visitam o continente europeu. Tem gente por ai que já viajou pela Europa mais de uma vez.

Quando nos preparamos para uma viagem marcante assim tendemos a olhar os pontos mais turísticos ou seguir somente o guia.  Para quem já está visitando a Europa pela segunda vez  e quer conhecer um pouquinho mais sobre o cotidiano de seus moradores aqui vão algumas dicas:

Afaste-se da região central. No centro tudo é para “turista ver” e muito mais caro;

Afaste-se dos circuitos mais “badalados” anunciados pelos guias e conheça outras baladas;

– Ao pesquisar na internet, tente encontrar sites nas línguas oficiais de cada país com opções de lazer. Mesmo que você não conheça a língua, uma forcinha de um tradutor pode de fazer encontrar atrações bem bacanas;

– Ao chegar nas cidades, compre um jornal local. Nele você vai encontrar uma programação mais rica que só no esquema dos guias.

Por Christiane Falcão


O encontro entre a urbanidade e o tradicionalismo fica próximo ao encontro do rio com o mar. Em Aracaju desaguam vários rios que vão para o mar. Também se encontram as tradições de um Brasil mais rural com a urbanidade das grandes cidades. Visitando Aracaju, não se prenda somente aos roteiros propostos pelas agências. Existem movimentos na cidade que ainda são ignoradas pelas agências.

Além de degustar as maravilhas da culinária costeira, aproveite os dias em Aracaju para conhecer a Rua da Cultura, um evento que acontece todas as segundas-feiras na região dos mercados centrais e apresenta da música feita em Sergipe.

Nas sextas-feiras é a vez do Beco dos Cocos ser invadido pela cultura. O Beco dos Cocos também fica próximo à região central da capital sergipana, e tem em sua programação DJs, apresentações circenses, além dos belos grafites que enfeitam o beco.

Por Christiane Falcão


Com pouco mais de 25.000 habitantes, a cidade serrana de Miguel Pereira, no Estado do Rio de Janeiro, tem sua principal atividade econômica na pecuária, floricultura e horticultura. A civilidade está presente nas ruas, sem sinais de trânsito, e no respeito dos motoristas aos pedestres.

As descidas de parapente, a cachaça, o artesanato e o clima, considerado o 3º melhor do mundo, são destaques da cidade montanhosa que fica próxima a Vassouras e Paty do Alferes, e com as quais sua história se confunde. Algumas de suas atrações turísticas são o Lago Javary, a Ponte Paulo de Frontin, a Praça Frei José Kropf e o Museu Ferroviário, mas não se pode ir à Miguel Pereira sem passar por suas cachoeiras de águas cristalinas.

Quem quiser se aventurar ou descansar curtindo a natureza pode buscar informações no site do governo do estado www.pmmp.rj.gov.br. Conhecer um pouco mais da história também vale a pena.

Por Rosane Tesch


Abaixo estão algumas dicas de turismo pela Tailândia.

– As mulheres com pescoços longos são famosas no mundo inteiro. Elas se encontram em Mae Gong Son.
– Phuket é a maior ilha da Tailândia e muito procurada pelos turistas.
– Visitar o ananta Samakhom Throne Hall of Dusit Palace. Uma arquitetura incrível. Dentro do palácio estão expostos muitos trabalhos de artesãos locais.
– Para fazer compras, o melhor lugar é Bancoc. O bom é ir de mala vazia.
– Cada lugar do mundo tem seu produto especial, típico. Na Tailândia, os produtos mais procurados são as sedas e os algodões tailandeses. Os eletrônicos valem a pena, pois são de qualidade e por preços bem baixos.
– Chang Mai é a segunda maior cidade da Tailândia. Lugar muito procurado pelos aventureiros e por quem gosta de natureza.

Fernanda T. Sodré


O bairro de Ipanema é um dos mais conhecidos da cidade maravilhosa. Tem ótimos restaurantes, bares, boas lojas, médicos respeitados, hotéis de alta qualidade e lógico uma belíssima praia.
Abaixo alguns pontos interessantes do bairro:

– Loja Rosana Bernardes
As cariocas conhecem bem. Vestidos e acessórios para deixar a mulher se sentindo bem, se sentindo linda.
Endereço: Garcia D´Ávila, número 77
Funciona de segunda a sexta, das 10h às 20h e sábado, das10h às 16h.

– Nik Sushi
O restaurante é pequeno e aconchegante. A chef Mieko San prepara pratos ótimos. Japonês tradicional.
Endereço: Garcia D´Ávila, número 83
Funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 24h, sexta e sábado, das 13h à 1h e domingo das 13h às 23h.

– Louis Vuitton
Uma das lojas mais famosas e luxuosas do mundo. Artigos de luxo como bolsas, malas, roupas e acessórios para deixar qualquer cliente de boca aberta.
Endereço: Rua Garcia D´Ávila, número 114
Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e sábado, das 10h às 16h.

Fernanda T. Sodré


Se você não sabe onde ir em suas férias uma dica é a Serra Catarinense. Ela faz parte do grande complexo de cânions formado pela serra geral.

Na borda oriental da cadeia de montanhas fica o planalto de Santa Catarina.Lá em cima não se encontram apenas grandes paredões verticais, como o cânion das laranjeiras.

O platô abriga também o quarto pico mais alto do sul do Brasil, com 1822 metros, conhecido como morro da igreja.

Lá detém o recorde de frio do Brasil: 17 graus negativos registrados em 1990.

Umas das opções mais bonitas de se chegar é a estrada SC-438 que sobe a serra do Rio do Rastro até o município de Bom Jardim. A via chama atenção pelas curvas fechadas e pelas paisagens que oferece. Uma ótima dica é se hospedar no Rio do Rastro Eco Resort que fica no alto da serra.

Por Victor Gonçalves


Fuja das roubadas em Orlando. Não compre em lojinhas da Internacional Drive. São quarteirões e quarteirões de produtos de qualidade duvidosa. Melhor ir a Outlets. O certo é fazer compras nas lojas onde os habitantes vão, no centro da cidade.

É uma roubada fazer passeios de aerobarco no pântano. Parece interessante mas para quem já tem o pantanal e a Amazônia no próprio país, o passeio é uma monotonia sem igual. E ainda é longe e caro. Aproveite e vá a Gatorland que é um parque que fica quase dentro da cidade e é praticamente ignorado pelos brasileiros.

Outra grande roubada é sentar na frente para o shamu que apesar de uma sensacional apresentação de baleias Orcas do Sea World pode causar sérios desconfortos e banhos. 

Por Victor Gonçalves


A Nestlé inovou mais uma vez trazendo para o grande público uma espécie de grande boutique que mescla bem estar, paladar e beleza sem esquecer jamais da inserção com a natureza: é o Boulevard Nestlé.

Um charmoso shopping com portas e teto aberto onde a vasos, plantas, árvores estão ao lado das mesas com toda a comodidade e conforto que as pessoas procuram em um shopping.

Há atrações para crianças e para os adultos e os destaques são o Planeta Natureza Nestlé e o charmoso e magnífico restaurante Badebec.

Essa maravilha fica na Av. Pedro Paulo, 1500 em Campos de Jordão. 

Por Victor Gonçalves


La Boca é alegre e encantador Bairro de Buenos Aires, uma mistura de cultural  marcada pela colonização dos imigrantes italianos. Uma combinação eclética que une harmonicamente o tango e o Futebol.

Um dos pontos turísticos mais badalados do bairro é o “caminito” uma pequena rua de casas coloridas, que inicialmente eram construídas com sobras de embarcações pelos imigrantes que chegavam para trabalhar e não tinham alojamento, hoje transformado em uma espécie de centro comercial ao ar livre, com restaurantes, cafés e muitas lojas.

Localizada próxima ao porto, é o bairro onde esta localizado o estádio de futebol do time Boca Juniors, La Bamboneira que reúne os torcedores mais fanáticos por futebol da Argentina.

Com características bem típicas dos imigrantes italianos e espanhóis, um passeio pelas estreitas ruas do bairro La Boca, é uma verdadeira fonte de abastecimento cultural, onde podemos assistir um show ou fazer aulas de tango ao ar livre.

Por Silvane Romero


A República Dominicana, esta cercada pelas mais exuberantes praias do Caribe. Um cardápio de incríveis e surpreendentes atrações para os visitantes.

Uma viagem a parte é um tour pelas iguarias gastronômicas da região, que deslumbra os turistas.

Um mergulho no azulado mar verde da Isla Saona La Romana, surpreendente e exuberante por suas variedades de espécies marinhas e suas lagoas. A diversão também é garantida nos Parques Aquáticos em Punta Cana.

No Salto El Limón em Samaná é um cenário perfeito para  a prática do eco turismo inclusive com uma Cachoeira fascinante com cascatas  de 40 metros em uma floresta tropical. 

Os visitantes podem usufruir de inúmeras possibilidades de contemplação, seja um passeio pelo Parque Nacional Los Haitises, localizado  entre mangues, florestas e cavernas de formações de calcário, uma passeio pela  Zona Colonial, na capital Santo Domingo.

Os cenários são realmente deslumbrantes, e cheios de história  como a casa  onde  viveu o filho de Cristóvão Colombo e a primeira rua de pedras das Américas.

Por Silvane Romero


Passeio para quem não tem medo de altura, os elevadores pelo mundo oferecem ótima vista ou até mesmo atingir uma parte alta da cidade.

Em Hammestschwand, na Suíca, fica o elevador externo mais alto da Europa, com 152 metros. Localizado em Lucerna, na região central da Suíça, foi contruído em 1905, e demora cerca de um minuto para os passageiros atingirem o topo da Montanhade Bürgenstock, e apreciem a vista para os Alpes.

Nos EUA há o elevador municipal da cidade de Oregon. Criado em 1955 foi idealizado para facilitar a vida dos moradores locais. A viagem é gratuita e em apenas 15 segundo o elevador atinge seus 40 metros de altura.

O Elevador do Carmo, em Santa Justa, Portugal, oferece aos visitantes no topo, um café com vista para o centro e para o Rio Tejo. 

O maior do mundo está localizado em Bailong na China. Ele mede 330 metros de altura, e atinge o topo em menos de 2 minutos.

Por Fernanda Peixoto


Se as suas viagens incluem a criançada junto, segue algumas dicas de lugares que os pequenos vão adorar e os papais também:

– Barreirinhas – MA

A cidade mais próxima do Parque nacional dos lençóis Maranhenses é diversão garantida para os maiores de 8 anos.

– Bombinhas – SC

Águas calmas e areia branquinha, ideal para crianças pequenas. Saídas de escunas e locais interessantes para todas as idades como o Ecomuseu que tem esqueletos de baleias e fósseis.

– Bonito – MS

A gruta Lago Azul e o Parque ecológico Baía Bonita, que tem cama elástica flutuante e um museu de história natural são ótimos programas para mini e grandes turistas.

– São Paulo – SP

Sério! A capital paulista tem muitas atrações para crianças, como museus, pinacoteca, Zoo Safári, Instituto Butantã, Jardim botânico, planetário…

Boa Diversão! Para todos!


Ao sul de Minas Gerais e a 100 km de São Paulo existe uma cidadezinha, bem pequena, mas muito acolhedora chamada Extrema. Ideal para quem deseja tranquilidade para descanso. Moradores de São Paulo e região têm como opção de férias e como local ideal de passeio nos finais de semana.

Muitos sítios e chácaras da região são de paulistas. Entretanto, se gosta de agitação, esta não é uma boa opção. Apesar de a cidade ter atrativos naturais, como corredeiras e pequenas cachoeiras, as opções de atividades restringem-se as oferecidas pelo hotel.

A gastronomia típica mineira está presente em praticamente todos os restaurantes e locais de hospedagem. Vale a pena conhecer!

Sugestão de Hospedagem: Hotel Fazenda Amoreiras

Sugestão de Restaurante: Taberna de Extrema

Por Patricia Gujev

 


Civilizada e extremamente segura, a capital da Bélgica é surpreendente, além dos melhores chocolates do mundo que é uma verdadeira arte, uma produção das famosas cervejas locais com mais diversos sabores,  Bruxelas é uma cidade para ser desvendada e percorrida à pé, visitando suas requintadas e tradicionais cafeteiras, experimentando as bolachas (speculos) com muita canela e especiarias regionais.

Para os apreciadores de arte um motivo imperdível para visitar a cidade são os Museus da Place Royales como o  luxuoso Museu Magritte, que reúne obras memoráveis do  Mestre belga do Surrealismo, também o Centre Belge de la Bande Dessinée, e o Mussée Hergé são fabulosos, claro que é imperdível uma visita ao Museu de instrumentos musicais que reúnem mais de 7 mil peças  expostas no edifício  Art Nouveau. Bruxelas apresenta  o único  comic strip mural trail da Europa, onde se pode ver desenhos de vários cartunistas pintados em prédios um percurso de tirar o fôlego.

Os bares mais trendy da cidade estão localizados próximos a Grand Place. Uma opção de hospedagem simpática é o Hotel Orts.

Por Silvane Romero


Campos do Jordão é a cidade da moda brasileira de Julho, super badalada, oferece diversão e entretenimento para toda a família. Tem parques ao ar livre e com esportes radicais, passeios como o bondinho, teleférico e museu.

A gastronomia é muito boa, os pratos mais procurados são fondues de queijos, carnes e chocolates. Também é bom experimentar a truta com alcaparras.

Nesta época acontece o festival de inverno, as apresentações são realizadas na praça com entrada franca. Encontra-se também cinema, shows e desfiles gratuitos.

Não da para deixar de visitar a antiga fábrica de cerveja artesanal Baden Baden, hoje a cervejaria passou a ser industrial porque foi comprada pela Schincariol.

Os adolescentes e jovens adoram a noite de campos, rola muita paquera nas baladas, festas e shows que acontecem todos os dias.

Vá para o passeio com o bolso bem preparado, tudo na cidade é caro e as mulheres são difíceis de serem contidas com tantas grifes famosas e artesanatos oferecidos.

Por Lara Beraldo


As férias de julho estão chegando, e já tem muita gente pensando para onde ir. É claro que nessa época de frio a maioria prefere as cidades serranas da região Sul e Sudeste, como Gramado, Canela, Campos do Jordão. Curtir o frio com muito chocolate quente, aproveitar as belezas naturais e, quem sabe, torcer para a neve cair.

Outra opção para curtir as férias também pode ser conhecer o interior de Minas Gerais, e suas cidades históricas como Ouro Preto e São João Del Rey. Não dá para esquecer também que o estado é famoso por sua gastronomia.

Mas se você não sabe qual cidade escolher, dê uma olhada no site Tourist Analisator. Lá você informa o nome da sua conta do Twitter e o site analisa o seu perfil. No final ele dá dicas artísticas e culturais e informa qual a melhor opção.

Por Maximiliano da Rosa


Em meados de junho, estive em Buenos Aires na Argentina para participar de um workshop sobre tecnologia. Cheguei lá no domingo à tarde e a primeira impressão que tive se manteve durante toda a viagem.

Buenos Aires é um lugar confortável com pessoas receptivas e amáveis. Sem dúvida de que é uma cidade de negócios, extremamente movimentada. Todos que visitam essa cidade não podem deixar de comer o famoso churrasco argentino acompanhado de um ótimo vinho, argentino também.

É possível ter a opção de visitar um shopping ao ar livre chamado Calle Florida onde são vendidas roupas de qualidades por um preço excelente (especialmente roupas para o frio). É uma rua larga cheia de opções e variações para todos os gostos. Em Buenos Aires, nessa época do ano, entre maio e junho, o clima fica perfeito para apreciar boas bebidas ao lado de uma ótima companhia. 

Por Carla Caldeira


A cidade de Garopaba está situada no litoral Sul do Estado e Santa Catarina e é um dos destinos mais badalados da região durante a temporada de verão. Suas belíssimas praias atraem turistas, sendo em sua grande maioria jovens e surfistas, de todo o Brasil e de países vizinhos, como Chile e Argentina.

Sua população, que durante o ano soma aproximadamente 13 mil habitantes, chega a até 60 mil nos meses do verão. Entre as praias mais procuradas está a famosa praia da Ferrugem, muito freqüentada por jovens de alto poder aquisitivo e pelos amantes do surf. À beira da praia, dezenas de quiosques lotam durante todo o dia e boa parte da noite, sempre com muito agito e badalação.

Ao todo Garopaba conta com nove praias, das quais sete são excelentes para a prática de surfe, fato que deu à cidade o titulo de Capital Nacional do Surfe. Mas no meio de todo o agito, ainda é possível encontrar sossego e tranqüilidade em Garopaba.

Na região sul do município, há 14 quilômetros do centro da cidade, estão situadas duas praias que passam o verão praticamente desertas: a praia do Ouvidor e a praia Vermelha, ideais para quem não abre mão do silêncio e do descanso durante as férias.

Por Juliete Lunkes


A pequena cidade de Terra de Areia, no litoral gaúcho, tem em torno de 10 mil habitantes, e além de suas pacatas praias, oferece vários outros pontos turísticos naturais e culturais, tornando-se um excelente destino para quem busca descanso e tranqüilidade durante as férias de verão. Ao todo a orla marítima da cidade possui cinco praias: a do Ibicuí, a Santa Rita de Cássia, a Miramar, a Nova Curumim e a praia São Salvador.

Além das praias e das belezas naturais que compõem praticamente todo o litoral do Rio Grande do Sul, como as enormes dunas, as lagoas, os rios e rochedos, Terra de Areia ainda possui outro belíssimo atrativo natural, a Cachoeira do Ressaco. Suas três quedas d’água unidas formam uma exuberante paisagem que pode ser apreciada de muito perto pelos visitantes.

Os campos, a beleza rural e a natureza onipresente no município, junto com suas praias, tornam Terra de Areia um dos grandes destaques da Rota do Litoral Norte Gaúcho.

Por Juliete Lunkes


Balneário Piçarras está localizado no litoral norte de Santa Catarina e faz divisa com o balneário de Penha, ambas muito procuradas por turistas do país inteiro durante a temporada de verão. Nos seus sete quilômetros de orla, um calçadão permite longas caminhadas e descontração aos fins de tarde. No lado norte está situado um dos grandes pontos turísticos naturais de Piçarras, a Ponta do Jaques, repleta de uma belíssima vegetação de restinga, localizada numa área muito procurada pelos surfistas devido a formação de grandes ondas.

As ilhas são outros grandes atrativos do balneário, como a do Itacolomi, formada por dois rochedos praticamente unidos. Na foz do Rio Piçarras, no limite sul da praia, é possível fazer passeios de escuna que ao até alto mar. Além da beleza das praias, Piçarras ainda possui grande destaque no turismo rural, com inúmeras áreas de lazer na tranqüilidade dos campos, onde é possível realizar passeios a cavalo, trilhas e passeios de pedalinho em suas lagoas.

Por Juliete Lunkes


O município de Xangri-lá, localizado no litoral gaúcho, tem aproximadamente 10 mil habitantes e é um dos destinos favoritos dos gaúchos no verão, atraindo também turistas de outras regiões do país e também de países vizinhos. Suas inúmeras praias lotam durante a temporada de verão, e a mais importante delas a praia de Atlântida, sedia um dos maiores festivais de música da America Latina, o Planeta Atlântida. Todos os anos a praia lota no mês de fevereiro durante os dois dias do evento.

Xangri-lá possui ainda outras belas e super bem visitadas praias, como a do Remanso, a Maristela, a Rainha do Mar, entre outras. Além das praias, a cidade também de outros atrativos turísticos, como seus belos lagos, os sambaquis, o Moinho Centenário, suas igrejas e monumentos históricos.

Por Juliete Lunkes 


A cidade de Navegantes, localizada no litoral catarinense, fazendo divisa com Itajaí, possui praias ainda pouco exploradas por turistas de lugares mais distantes. Apesar de possuir um dos maiores aeroportos de Santa Catarina, as belezas de suas praias muitas vezes são ofuscadas pelos balneários maiores e mais badalados.

Mas nem por isso Navegantes deixa de ser um ótimo destino turístico na temporada de verão. Sua orla limpa e bem cuidada abriga as praias de Gravatá e as praias do centro, onde há maior concentração de bares e quiosques à beira mar e onde circula a maior quantidade de gente durante o verão.

Além das praias, Navegantes revela outros belos pontos turísticos, como o Farol da Barra, que foi construído na década de 30 e atrai centenas de turistas devido a sua proximidade com as grandes embarcações que circulam diariamente no porto da cidade.

Outro excelente ponto turístico de Navegantes ainda é uma novidade, o Morro da Pedra. Do alto dele é possível ter uma visão panorâmica de toda a região, e ainda há uma ótima infra-estrutura para a prática de esportes radicais e trilhas ecológicas.

Por Juliete Lunkes


A cidade de Pinhal, localizada no litoral gaúcho, tem menos de 10 mil habitantes e é um dos destinos favoritos dos gaúchos quando o assunto é tranqüilidade e sossego à beira mar. O conjunto de dunas presentes em sua ola marítima, que tem cerca de oito quilômetros de extensão, proporciona uma beleza inigualável. 

Suas três praias a Pinhal Zona Sul, Pinhal Zona Nobre e a de Magistério ficam quase lotadas durante o verão, mas nem por isso a cidade perde o seu clima aconchegante e pacato.

Além das praias, pinhal possui ainda outros vários pontos turísticos, como a bela Lagoa da Rondinha, que tem quase nove quilômetros de extensão e chega a 3,8 de profundidade. Cercada por dunas e mata nativa, ainda dispõe de um trapiche de 100 metros de comprimento.

O Túnel Verde é outra grande beleza natural de Pinhal. Localizada na rodovia RS 040, trata-se de um conjunto de árvores de Eucalipto que fecham a estrada formando uma espécie de túnel natural. Próximo ao Túnel, encontra-se  ainda o Lago Verde, com suas belas águas, também cercadas por Eucaliptos, onde está situado o Recanto de Santa Rita de Cássia.

Por Juliete Lunkes


Itapema é um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina durante a temporada de verão. Seus 14 quilômetros de orla marítima de águas calmas e limpas atraem turistas de todas as regiões do país, e também de países vizinhos. A cidade é ideal para famílias com filhos pequenos, pois costuma ser muito segura e tranqüila.

A cidade pequena, com aproximadamente 30 mil habitantes, se transforma durante o verão, onde seus mais de 160 mil turistas vão as ruas para participar dos inúmeros eventos ao ar livre promovidos na cidade. Na praça da Paz a concha acústica é palco de diversos shows nacionais gratuitos durante todo o verão.

A agitação maior fica em Meia Praia, parte sul da cidade. É lá onde ficam os shoppings e os bares com maior fervo e também onde um belíssimo calçadão repleto de excelentes bares e restaurantes fazem a alegria dos turistas.

Os prédios próximos à orla foram planejados para serem de baixa altura, permitindo que o sol atinja a praia na maior parte do dia. Os morros que cercam a cidade são de encher os olhos alguns dos lugares preferidos dos turistas para fotografarem é o Canto da Praia, com suas inúmeras embarcações e também a charmosa Ponte dos Suspiros.

Por Juliete Lunkes

Concha acústica de Itapema – Palco para eventos


O município de Penha está situado no litoral norte catarinense e, além de sediar o Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, a cidade oferece o maior número de praias de toda a região e vários pontos turísticos e culturais.

Entre as praias mais visitadas em Penha estão a Praia da Armação, com suas águas calmas e límpidas, a Praia Alegre, perfeita para descansar devido a presença de várias árvores, e a Praia do Quilombo, muito propícia para a prática do surfe. Além destas há ainda inúmeras belíssimas praias, como a Praia Grande, a da Saudade, a de São Roque, a Vermelha e outras tantas.

Um dos lugares mais interessantes a serem visitados em Penha é a chamada Ilha Feia, que fica na divisa com a cidade de Piçarras, a vinte minutos da costa indo de barco. O lugar possui uma beleza natural impar e ainda abriga uma pequena caverna, praticamente inexplorada, chamada Gruta do Diabo. A Ponta da Vigia também é um belíssimo ponto turístico da cidade, pois de lá é possível ter uma visão quase completa de toda a costa da Penha.

Por Juliete Lunkes


O município de Barra Velha está localizado no litoral norte de Santa Catarina e um dos destinos turísticos mais procurados do verão quando o objetivo é ter descanso e tranqüilidade. A cidade pequena, de belas praias e mar manso, atrai turistas de todas as partes do país e dos países da América Latina.

A praia de Itajuba é uma das mais procuradas e sua vegetação ainda presente na areia, além de proporcionar uma belíssima paisagem, ainda traz um clima de tranqüilidade. A praia das Pedras Brancas uma das mais perfeitas para banho, por possuir um mar calmíssimo, além de proporcionar uma beleza única através de suas pedras brancas contrastando com as rochas escuras. 

Um dos lugares mais bonitos de Barra Velha é a lagoa, que se estende em direção ao mar, proporcionando a prática de esportes aquáticos, caminhadas ou um simples dia de descanso pela sua orla de grama ao mesmo tempo que se observa a tranquilidade de suas calmas águas.  

Por Juliete Lunkes


A cidade de Tramandaí é praticamente uma extensão de vizinha Imbé, ou vice-versa. Mas além de maior e mais populosa que o município vizinho, Tramandaí costuma também ser mais badalada. Além da praia central e de outros balneários localizados na região sul, como a Tramandaí Sul e Nova Tramandaí, a cidade ainda revela inúmeros pontos turísticos diferenciados.

A plataforma de pesca, situada em alto mar, além de ser utilizada por pescadores e para competições de pesca, também é um excelente ponto turístico e revela uma paisagem incrível. Já na Trilha do Horto, uma reservada área de preservação ambiental, é possível praticar caminhadas e entrar em contato direto com uma natureza exuberante e bem cuidada. À beira do Rio Tramandaí ainda é possível ter momentos de lazer, tomando um chimarrão ou até mesmo pescando, em uma das 17 plataformas construídas nas margens.

Tramandaí também é repleta de ótimos restaurantes, praias limpas e organizadas, comércio vibrante, cultura onipresente, através de museus e monumentos históricos, além de noites super agitadas.

Por Juliete Lunkes


A Ilha de Paquetá é um pequeno paraíso da costa do Rio de Janeiro. A ilha situa-se à 15 Km da praça XV de Novembro, na baía da Guanabara, e é considerada um bairro da cidade do Rio. Conhecê-la é fazer uma pequena viagem no tempo, onde a agitação dos centros urbanos passa longe.

Para se ter uma ideia, na ilha não são permitidos automóveis, e a locomoção precisa ser feita de charretes, de modo que nos sentimos como se vivêssemos no século retrasado.

Conotando com muitos pontos turísticos, como a casa de José Bonifácio, a ilha ficou famosa quando serviu de cenário para o filme “A Moreninha”, baseada na obra de Joaquim Manuel de Macedo. Tanto que a praia dr. Aristão acabou ficando conhecida como Praia da Moreninha.

Chegar até a Ilha de Paquetá é muito fácil. Basta pegar a barca na Praça XV de Novembro. E quem aproveitar o último Domingo do mês para visitá-la terá o prazer de fazer a viagem de 70 minutos ao som de clássicos do chorinho.

Por Maximiliano da Rosa


O município de Bombinhas, no litoral catarinense, é repleto de belíssimas praias de águas claras e calmas. O clima perfeito para viagens em família ou viagens românticas é facilmente encontrado na pequena cidade. Suas ruas são tão calmas fora de temporada que em conjunto com suas casas e prédios impecavelmente bem cuidados lembra até uma cidade cenográfica.

Ao contrário da badalação presente em cidades próximas, como Balneário Camboriú, em Bombinhas você encontra descanso, tranquilidade e diversão sem grandes fervos.

O que mais chama atenção nas praias de Bombinhas é a água limpíssima e quase sem ondas, onde a vegetação ainda é onipresente e não foi castigada pelas mãos do homem. Entre as mais belas e paradisíacas praias está a praia da Conceição, perfeita para famílias com crianças pequenas, que podem se banhar uma piscina natural entre as rochas.

A praia de Canto Grande é uma das mais procuradas, junto com a do Mariscal, a praia de Zimbros e a de Quatro Ilhas.

Por Juliete Lunkes


Pouco valorizado pelo restante do país, o litoral gaúcho é capaz de revelar muitas surpresas durante a sua temporada, atraindo principalmente turistas do interior do Estado, das metrópoles e dos países do Mercosul. Uma das praias mais badaladas e também uma das preferidas dos gaúchos é a de Capão da Canoa

Localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, a cidade tem aproximadamente 36 mil habitantes, número que fica quatro vezes maior durante a temporada de verão. A areia grossa de suas praias e as fortes ondas proporcionadas e pelo vento atraem surfistas durante todo o ano.

Nos 18 quilômetros de praia que cercam a cidade, a infra-estrutura para turistas é excelentes. No calçadão diversos quiosques, bares e áreas de descanso proporcionam aos visitantes todo o conforto possível. Um pouco mais afastada da área urbana, ao norte, está localizada a praia do Capão Novo, uma praia super moderna que dispõe de uma área à beira mar aberta ao publico com pistas esportivas, palcos para eventos, bares e lojas.

Por Juliete Lunkes


Fortaleza é uma das principais rotas turísticas dos brasileiros durante o verão. O clima quase sempre ensolarado, as praias paradisíacas e a noite agitada tornam a capital cearense atraem turistas de todos os Estados brasileiros e inclusive do exterior.

Umas praias mais belas e procuradas pelos turistas em Fortaleza é a Praia do Futuro. Alguns quilômetros afastada do perímetro urbano, a praia possui águas limpas e ondas enormes, além de uma excelente estrutura de quiosques super equipados e palcos para shows.  

A Praia da Iracema é outra grande beleza da cidade. Sua areia escura e mais grossa e suas fortes ondas atraem turistas mais ligados à cultura, pois é por ali que se encontra também o Centro Cultural Estoril e a estátua de Iracema, dois importantes aspectos históricos de Fortaleza.

Na praia da Iracema também está situada a ponte dos Ingleses, também chamada de Ponde Metálica, de onde é possível observar a belíssima paisagem do local, bem como os golfinhos que brincam na água do mar e um cinematográfico pôr-do-sol.  

Por Juliete Lunkes


Ottawa é a capital do Canadá e a quarta maior cidade do país. Ela está localizada na região leste da província de Ontário, fazendo fronteira com Quebec. O clima da cidade é temperado, e suas temperaturas variam bastante o ano inteiro, já tendo chegado a 46 graus negativos no inverno até a máxima de 39 graus no verão.

A harmônica arquitetura da cidade não permitiu a construção de muitos prédios altos, mas suas ruas são vibrantes e com intenso movimento urbano, principalmente nas duas mais importantes avenidas comerciais, a Laurier e a Rideau. Os inúmeros jardins e parques floridos dão à cidade um toque aconchegante e intimista.

Entre os principais pontos turísticos de Ottawa está o Canadian Museum of Civilization, a Notre Dame Basilica e o By Ward Market, um antigo mercado repleto de lojas e restaurantes aconchegantes, onde é possível encontrar produtos típicos canadenses. O prédio do parlamento, um dos locais mais famosos e visitados da cidade, também não pode deixar de ser visitado por quem for até a cidade.

Por Juliete Lunkes


Os pubs irlandeses são famosos por serem os melhores do mundo. Aliás, quando se fala em Irlanda imediatamente nos vêm à cabeça seus milhares de pubs espalhados tanto na capital como em cidades do interior. Na Irlanda os pubs são a melhor alternativa de diversão entre os jovens, e são o primeiro destino para comemorações de aniversário, vitória do time de futebol e, claro, do St. Patrick’s Day, além de serem cenários frequentes de filmes e livros.

É quase inadmissível que turistas que visitam Dublin, Cork, Galway, ou qualquer outra cidade irlandesa, não passem ao menos uma noite em um de seus pubs para apreciar um copo de Guiness, a cerveja preferida dos irlandeses.

Em Dublin, capital do país, entre os melhores pubs estão o Porterhouse e o The Temple Bar, que é também um dos mais antigos. Em Cork as melhores opções são o The Oval e o The Old Oak.  Já na cidade de Galway, os mais badalados costumam ser o O'Connors Famous Pub e o The Stage Door.

Por Juliete Lunkes


A cidade de Porto Seguro, na Bahia, se tornou nos últimos anos um dos destinos preferidos de jovens entre 15 e 18 anos, que viajam com os amigos para comemorar formaturas ou aniversários. Devido à grande presença de jovens, a cidade ficou conhecida como um ambiente agitado, com muitas festas e muita azaração. Mas Porto Seguro também pode ser um lugar tranqüilo e muito acolhedor.

Para aqueles que não gostam de agitação noturna e belas paisagens há opções de pacotes de 8 dias para casais ou famílias com crianças. Os passeios são os mais diversos: visitas às principais praias da região, visitas aos centros históricos, idas à Arraial d´Ajuda, Santa Cruz Cabrália, Trancoso e à pouco conhecida (e deslumbrante) Praia do Taípe.

À noite existem outras opções além das famosas festas temáticas. Uma visita ao Centro de Lazer Tôa-Tôa e compras na Passarela do Álcool são excelente opções para toda a família.

Os valores dos pacotes para Porto Seguro oscilam muito ao longo do ano. Em junho, o pacote fica em torno de R$ 500,00 por pessoa. O preço pode dobrar em alta temporada.

Em baixa ou alta temporada, Porto Seguro é uma cidade encantadora, que vale a pena conhecer e desfrutar de cada paisagem da cidade e de seus arredores.


Quem deseja conhecer o Brasil não precisa mais levar junto vários guias de viagem para saber o que há de melhor em determinada cidade. Basta ter um iPhone. E baixar o novo Guia de Viagem da CVC para o smartphone da Apple gratuitamente.

A ideia é substituir os antigos guias de bolsos. E o aplicativo traz ainda vantagens em relação ao de papel: além de textos e fotos há possibilidade conferir vídeos. Há informações sobre bares, restaurantes, hotéis, pontos turísticos e muito mais.

Por enquanto, o Guia de Viagens da CVC traz apenas informações sobre a Serra Gaúcha. O motivo é que esta é uma das regiões mais procuradas nesta época do ano no Brasil. Mas a previsão é lançar versões com dados de outras cidade brasileiras como Natal e Fortaleza, e estrangeiras. Nesse caso as escolhidas foram Paris e Buenos Aires.

Por Maximiliano da Rosa


Situada no lado extremo ocidental europeu, a cidade de Lisboa, capital de Portugal, é um excelente ponto de partida para turistas que pretendem desbravar a Europa. Bela por natureza e portadora de uma personalidade única, Lisboa é um enorme centro de história, cultura e entretenimento, além de ser o celeiro das grandes navegações

As paisagens da capital lusitana fazem um perfeito testemunho do passado que a cidade teve. Em 1755 um terremoto destruiu Lisboa, que foi reconstruída ao longo de anos. Prédios históricos cercam a cidade nos mais diversos bairros. Praças com mais de cem anos de existência, vielas, mirantes e calçadões são belíssimos pontos que podem ser visitados na cidade.

O que ninguém pode deixar de fazer ao visitar Lisboa é experimentar a típica culinária local, nunca esquecendo, é claro, o famoso pastel de Belém. A cultura da boa culinária lusitana está presente em lugares simples, como antigas padarias, até em bistrôs mais sofisticados.

Por Juliete Lunkes


Uma das principais rotas turísticas da Argentina é com certeza a cidade de San Carlos de Bariloche, mais conhecida apenas como Bariloche. Seu clima frio, as montanhas cobertas de neve, o céu azul e a vegetação característica, podem ser vistos através dos passeios de teleférico, pistas de esqui, trenós e até em simples caminhas nos calçadões construídos especialmente para isso.

Com temperaturas baixas em todas as estações, Bariloche tornou-se um dos destinos luxuosos favoritos dos brasileiros. Além de poder observar os maravilhosos cenários espalhados por todos os cantos da cidade, quem visitar Bariloche não pode deixar de praticar os esportes radicais na neve. Eles são uma atração à parte.

Entre os inúmeros excelentes hotéis da cidade, está o La Cascada Hotel. Com uma bela localização e estrutura extremamente confortável, hotel oferece suítes impecavelmente decoradas, com TV a cabo, calefação e camas king size. É uma ótima dica de hospedagem para quem for à Bariloche.

Por Juliete Lunkes


Um dos países que é quase sempre deixado de lado nos itinerários dos brasileiros em viagens para Europa é justamente um que deveria mais do que nunca fazer parte dele. É a Escócia, especialmente sua Capital, Edimburgo. A cidade respira cultura por todos os lados e por todas as paredes de seus prédios brilhantemente arquitetados há séculos atrás.

Edimburgo divide com Glasgow a maior parte da população escocesa, e as duas cidades são também o destino favorito dos turistas que vão ao país. A capital, repleta de museus e Pubs, é considerada uma das cidades mais bonitas do Reino Unido. Um dos lugares mais interessantes para se visitar em Edimburgo são as ruelas e o castelo da Old Town, onde dezenas prédios da Idade Média formam um belo cenário.

Para quem visitar a cidade o mais legal é conhecer toda a cultura local, beber os famosos whiskys escoceses, interagir com a simpatia dos moradores, e por que não, até desfilar com um kilt (famosas saias masculinas escocesas) por aí!

Por Juliete Lunkes


A cidade de Córdoba está localizada na região central da Argentina, sendo a capital da Província homônima. A região é conhecida pelo seu bom humor e a segunda maior cidade do país. Mesmo sendo tão grande, o turista que vai até a cidade não sente isso, pois o clima aconchegante e interiorano de Córdoba consegue sobressair em sua imensa área e população.

Embora seja um roteiro pouco difundido, Córdoba reserva uma excelente vida cultural, sendo considerada a Capital Cultural das Américas. Histórias dos jesuítas que passaram pela cidade são contadas através das inúmeras construções de arquitetura característica. Mas além da agitada vida cultural, a cidade conta também com uma belíssima área verde, serras, vales e planícies rodeadas por lagoas e arroios. 

Uma ótima dica de hospedagem para quem visitar Córdoba é o Gran Savoy Hotel, localizado em uma tranqüila região residencial próxima do centro.  O hotel conta com uma excelente infra-estrutura, oferecendo quartos equipados e confortáveis, com serviços de calefação, internet, ar-condicionado e televisão.   

Por Juliete Lunkes


Ponta Grossa está localizada na região dos Campos Gerais, no Segundo Planalto do Paraná. O município tem grande destaque no panorama turístico do sul do país devido à sua disposição geográfica, por ter fácil acesso às demais regiões do Estado. A cidade possui muitos símbolos históricos, referências culturais e grande diversidade de belezas naturais

O principal atrativo do município é o Parque Estadual de Vila Velha, uma Unidade de Conservação composta por arenitos dos mais variados formatos, furnas e uma lagoa. O parque resguarda uma fauna diversificada: jaguatiricas, quatis, lobos-guará, perdizes, tamanduás, furão e uma infinidade de outras espécies. 

Outro belo lugar ara ser visitado em Ponta Grossa são os Alagados, um enorme lago artificial, que além da importância hídrica para a cidade, é também um local de lazer e contado direto com a natureza. O Canyon e a Cachoeira do Rio São Jorge contam com várias cachoeiras caindo sobre as rochas, a principal delas tem 30 metros de altura. O local possui áreas para camping e é propício para a prática de esportes com o rappel.

Por Juliete Lunkes





CONTINUE NAVEGANDO: