Os detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é viajar. A última coisa que deve acontecer para não estragar o passeio é um imprevisto, mas como é difícil se livrar deles vale a pena se cercar de algumas dicas para aproveitar ao máximo os bons e inesquecíveis momentos de lazer.

A escolha do Programa é fundamental. Escolher o que mais agradou e não apenas pelo preço é o primeiro passo. Buscar todas as informações possíveis sobre o roteiro, os pontos mais conhecidos e os de maior interesse para o próprio objetivo também é indispensável. Vale lembrar que as informações devem ser buscadas em outras fontes também e não apenas no local de compra do pacote turístico. Ter um guia e um serviço de traslado na chegada ao local facilita a ambientação inicial, mas depois é bom passear um pouco por conta própria.

As malas: uma boa forma de se organizar é ir fazendo uma listagem de tudo ao longo da preparação para a viagem. As tarefas do dia a dia nos ajudam a levar realmente o que interessa.  Sem excessos. Sempre deve ser guardado um espacinho para os presentes. Na volta o peso aumenta.

Passagens, documentos e reservas: Cheque tudo antes para dar tempo de fazer alterações quando necessárias. E não esqueça o mapa da cidade, informar-se sobre a voltagem elétrica, registrar equipamentos eletrônicos em caso de viagens internacionais e rever as condições climáticas. No mais é aproveitar os melhores momentos. As recordações ficam para sempre.

Por R. Oliveira


O início do ano costuma ser um período muito propenso a acidentes na estrada. Isso ocorre devido ao aumento no número de motoristas que pegam estradas para aproveitar as férias e o grande número de chuvas nesse período, que costumam deixar a pista escorregadia.

Veja a seguir dicas para dirigir nas estradas com segurança:

  • Ao trafegar nas estradas nunca realize ultrapassagens em curvas ou lombadas. Só ultrapasse se realmente tiver certeza de que não vem nenhum veículo no sentido contrário;
  • Se estiver dirigindo na estrada e a chuva aparecer de repente, reduza e mantenha constante a velocidade. Se precisar frear, faça de forma devagar e constantemente, fazendo uso das marchas reduzidas;
  • Evite reduzir a velocidade de maneira brusca e nunca ligue o pisca-alerta enquanto estiver com o automóvel  em movimento.
  • Procure trafegar sob chuvas com o farol baixo ligado. Para evitar que os vidros do veículo embacem, abra-os ou faça uso do sistema de ventilação, com exceção em casos de automóveis equipados com ar-condicionado.
  • Não faça guinadas bruscas e nunca faça a ultrapassagem pelo lado direito da pista ou pelo acostamento.

Por Selma Isis


Quem não precisou viajar e ter que deixar seu animal de estimação em algum hotel para animais ou com algum parente ou amigo?

Pois é, mas você sabe como animal pode ser transportado caso ele tenha que ir também?

Animais como gatos, cães podem ser transportados na cabine de passageiros, porém ele deverá ter um compartimento apropriado e não causar desconforto aos outros viajantes.

Mas existe a possibilidade do seu animal de estimação viajar no compartimento de carga, onde é destinado às bagagens, também necessita de uma embalagem apropriada.

Já para os cães que auxiliam os deficientes visuais e auditivos podem ser transportados na cabine desde os mesmos apresentem um atestado de saúde do animal (este atestado é fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual e deve ser retirado com um veterinário ou então em um Posto do Departamento de Defesa Animal).

Por José Alberi Fortes Junior.


Férias, verão e sonhos de viagens. Nesta época do ano muitos brasileiros arrumam as malas e saem em busca de prazer e diversão, mas na hora de planejar o destino é preciso muita atenção. Uma das primeiras coisas a serem feitas, é exigir da empresa de viagem contratada um documento, onde esteja descrito todos os direitos e deveres, para não ter surpresas na hora do embarque.

Não existe nada pior do que ficar na rua com as malas na mão. Segundo o Ministério do Turismo, quem adquire pacotes de viagem é um consumidor de produto, e precisa ter seus direitos assegurados. Por isso a necessidade de se fazer um contrato e ler atentamente antes de assinar. Caso não fique muito claro, o contratante deve pedir ajuda aos órgãos competentes no seu estado ou consultar o site de turismo oficial www.turismo.gov.br. No site são encontradas informações que podem prevenir problemas no futuro, ou melhor, na hora da viagem. Quem quiser pode ainda consultar se a agencia a ser contratada esta devidamente cadastrada. Não deixe que sua viagem de férias se transforme em um inferno.


Antes de se aventurar e fazer uma viagem longa, fique atento às dicas para chegar a salvo no destino e curtir 100% seu passeio:

  • Se a ideia é viajar de carro, agende uma vistoria completa antes de sair por aí correndo o risco de ficar na estrada.
  • Também evite refeições pesadas nas horas anteriores à viagem. Essa simples dica pode te livrar de sérios incômodos.
  • Descanse bastante antes da viagem, para sentir-se disposto e poder aproveitar todos os momentos da viagem.
  • Se o destino for o exterior ir a um médico é um conselho bem oportuno.
  • Opte por roupas e calçados confortáveis. Um agasalho esportivo e um par de tênnis pode resolver facilmente os seus problemas.
  • Confira se está levando todos os documentos. Já pensou, chegar no aeroporto sem o passaporte?
  • Se for viajar para outro país, procure saber se é necessário tomar alguma vacina especial.
  • Leve toalhas antissépticas, termômetro, remédios que toma diariamente (mulheres anticoncepcional, por exemplo), além de remédios para dor de cabeça, medicamento para enjoos, protetor solar e repelente.

Se você seguiu à risca as dicas acima, e está com a adrenalina a mil para “desbravar novos horizontes”, boa viagem!


Viajar é sempre uma festa! É aquela ansiedade, aquela vontade de colocar logo o pé na estrada! Mas é importante pensar em sua segurança e na dos seus companheiros de viagem. É importante conferir tudo antes de sair, para que aquela tão esperada viagem não se torne um pesadelo!

É importante checar os pneus do carro, ver se o estepe também está em ordem, pois nunca se sabe quando poderá ocorrer um imprevisto. Olhar o nível de água e de óleo do carro, passar no posto para abastecer e calibrar os pneus também é indispensável!

Além das condições do carro, é bom verificar os documentos antes da viagem. Verificar se sua carteira de habilitação está em dia, o certificado de registro e licenciamento do carro também deve ser levado junto. Levar a documentação do seguro, junto com os telefones, caso haja qualquer imprevisto.

Verificou tudo? Está tudo em ordem? Aproveite a viagem e divirta-se!

Por Larissa Nalin

Você está fazendo aquela viagem tão esperada e tudo está indo as ‘mil maravilhas’, até se dar conta que está perdido. Confira algumas dicas para se livrar de enrascadas ao viajar de carro, para algumas das capitais brasileiras:

Belo Horizonte – Como as avenidas transversais cortam as ruas e formam triângulos, o visitante que perde a referência de paralela pode dar de cara com um cruzamento de nada menos que seis esquinas! Para evitar que isso ocorra, siga pelas vias principais.

São Paulo – Antes de tudo lembre-se que São Paulo é a maior cidade brasileira, uma entrada errada pode custar muitos minutos até que você encontre um retorno, portanto, tenha em mãos um guia de rua ou se possível um GPS.

Goiânia – Apesar de ser uma cidade planejada é um pouco complicada. As ruas são identificadas por números, mas o que confunde é que há ruas com o mesmo número nos chamados setores (bairros) diferentes. A dica é verificar sempre o setor que deseja ir.

Recife – Antes de se aventurar para essa capital, é interessante saber que no Recife o centro não é conhecido como centro, e sim como Santo Antônio, Recife Antigo e Boa Vista.

Anotou as dicas?Então, boa viagem!


Atenção banhistas, os tubarões voltaram a atacar nas praias pernambucanas!

O caso mais recente foi registrado na segunda-feira (07), feriado da Independência do Brasil. A vítima fatal foi o menor, de 15 anos, Giovani Barbosa de Freitas. O corpo do garoto, com sinais de mordidas, foi encontrado na madrugada de ontem (08), por policiais do Corpo de Bombeiros.

A suspeita de o menor ter sido atacado por tubarões está nos registro da causar mortis, constante no atestado de óbito de Giovani Barbosa de Freitas: “hemorragia externa, decorrente de ação contindente”. O garoto desapareceu no mar, nas imediações da Igreja de Piedade (Jaboatão dos Guararapes), logo após socorrer a namorada, que estava se afogando.

Este é o primeiro caso de ataque de tubarão registrado depois de quinze meses sem nenhuma ocorrência dessa natureza. Os ataques começaram em 1992. De lá para cá, já se registraram 52 ocorrências – 19 delas com vítimas fatais.


Antes de viajar de carro, algumas dicas são muito importantes e podem evitar problemas e acidentes sérios durante a viagem.

  1. Realizar um check-up do carro: verificar faróis, óleo, radiador, freios, bateria, pneus, estepe, setas, suspensão e água dos limpadores de para-brisa.
  2. Levar ferramentas e acessórios obrigatórios: macaco, chave de roda, triângulo e extintor de incêndio dentro do prazo de validade.
  3. Levar documentos importantes: Carteira Nacional de Habilitação original, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, além da carteira e telefone do seguro.
  4. No caminho: respeitar a sinalização, o policiamento e o limite de velocidade; deixar o acostamento sempre livre; não realizar ultrapassagens pela direita; manter distância segura para o veículo da frente; dirigir com maior cuidado em caso de chuva e neblina.




CONTINUE NAVEGANDO: