Independente do credo ou religião, viajar com destino a templos é um convite para quem quer despertar a paz interior. É também uma oportunidade para estar em contato com culturas e filosofias milenares. Para tanto, não é preciso ir muito longe, para locais isolados. Os templos estão mais próximos do que se imagina, nas regiões metropolitanas, pertinho da civilização.

Nesse sentido, uma alternativa é conhecer o Templo Zen Budista Zu Lai, localizado em Cotia (SP). Aberto diariamente à visitação -, exceto às segundas-feiras, o Zu Lai é grandioso – o maior da América Latina. Possui em seu interior cafeteria, livraria e loja com artigos budistas. Vale lembrar que a alimentação servida no local é a vegetariana.

Outra opção é a Loja Rosa Cruz, em Curitiba (PR), que coloca à disposição do público biblioteca, auditório, espaço de artes e museu egípcio. Esse último possui várias réplicas de peças egípcias, porém, uma é autêntica: a múmia Tothmea.

Boa viagem!

Por Rosália do Vale


Os sítios e praças do município de Cotia, a 33 km de São Paulo, são ótimas opções para quem gosta de sair um pouco da correria do dia-a-dia. O Sítio do Mandu e o Sítio do Padre Inácio são lindos lugares para conhecer, com construções antigas, possuem muitas histórias para contar.

A Praça Japonesa é extremamente linda, com jardim japonês, lago e casa de chá, resgata a cultura da colônia japonesa de Cotia. O Kartódromo Internacional da Granja Vianna também é um dos pontos turísticos da cidade, é ideal para os visitantes que gostam de velocidade.

Já a Reserva Florestal do Morro Grande é uma grande floresta na zona urbana, repleta de remanescentes da Mata Atlântica. Na localidade, situam-se importantes represas, a Pedro Beicht e a Represa da Graça.

Escolha uma das opções para pousar:

  • Hotel Nova Vida (11) 4703.5416
  • Villaggio Raposo Tavares (11) 4616.3253
  • Hotel Cotia (11) 4703.4461

Paula Cassandra


A cidade de Cotia, próxima 33 km de São Paulo, tem parques que resguardam importantes remanescentes da biodiversidade brasileira. O Parque CEMUCAM é um deles, de propriedade da Prefeitura de São Paulo, o local é perfeito para fazer um piquenique, passear com a família e conhecer o viveiro que ali existe.

O Parque Tereza Maia é outro belo lugar, possui lagos e uma pista para se exercitar em meio à natureza. Quem gosta de meditar e relaxar vai se encantar com o Templo Odsal Ling, um templo budista, com uma fascinante arquitetura que atrai turistas de diferentes partes do país.

Em Cotia, está situado também o Templo budista Zu Lai, com uma arquitetura invejável é indicado para passar o dia e encontrar sossego e paz em meio à tranquilidade do local.

Opções de hospedagem:

  • Hotel Cuca Fresca (11) 4703.4735
  • Eduardo S Park Hotel (11) 4158.3577
  • Weekend Chácara Hotel (11) 4702.3510


Paula Cassandra


Localizado no município de Cotia, próximo a São Paulo, o Templo Zu Lai é o maior templo budista da América Latina. Religião à parte, o local impressiona pela maravilhosa arquitetura, atraindo a curiosidade de muitos visitantes.

No Templo Zu Lai é possível encontrar um restaurante vegetariano, uma livraria especializada na religião budista, uma cafeteria que vende o famoso pão da monja e uma loja de itens relacionados ao budismo. Além disso, o templo abriga um belo jardim chinês, com lagos e grande área verde. Local perfeito para meditação e relaxamento!

O templo oferece aos visitantes diversos cursos relacionados à cultura chinesa como meditação, mandarim, culinária, tai chi chuan e kung fu.

Aos domingos, um ônibus gratuito de ida e volta, sai da Estação Liberdade do Metrô em direção ao Templo. Confira mais informações no site http://www.templozulai.org.br/mapa.htm

Templo Zu Lai – Estrada Municipal Fernando Nobre, 1461 – Cotia – São Paulo





CONTINUE NAVEGANDO: