Acaba de ser inaugurada no Beach Park em Fortaleza mais uma atração para seus visitantes: O Acqua Circo.  Considerado o maior playground aquático do mundo, o Acqua Circo possui  1.300 metros quadrados, 52 tipos diferentes de brinquedos para crianças de até 12 anos de idade, entre eles, canhões a jato, escorregadores, pedalinhos, piscinas rasas, chafarizes, entre outros.

Utiliza tecnologia e materiais de alta qualidade, alguns importados, como o piso dos brinquedos, todo feito em pebble-flex, uma material antiderrapante. O espaço possui capacidade para 430 pessoas. Para a inauguração do novo brinquedo, o Beach Park fez o lançamento do Beach Card Série Acqua Circo, um passaporte completo que dá acesso livre a todo o parque aquático, para toda a família.

O valor é de R$ 1.800,00, sem taxas adicionais. Os interessados poderão adquirir o passaporte no próprio Beach Park, no quiosque do Shopping Iguatemi, no Ponto de Vendas na Av.Beira-Mar 3120 ou através dos telefones: (85) 3307 8400 e (85) 4012 3000.

Mais informações no site www.beachpark.com.br.

Por Monique Mota


Conhecida por seu clima ameno, Guaramiranga, no Ceará, é uma serra que fica a 130 km de Fortaleza. Tem uma temperatura que fica em torno dos 18 graus. Localizada no maciço de Baturité, a cidade, que é conhecida como a Suíça brasileira, cultiva flores, atrai turistas e oferece aos visitantes bons hotéis, restaurantes, passeios a lugares turísticos da região e o famoso Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, evento que acontece todos os anos no local.

Guaramiraga é uma região protegida ambientalmente. Um dos passeios que não se deve perder é ao Pico Alto, que oferece uma vista espetacular de todo o lugar. Para quem quer fugir da agitação da cidade grande e do clima quente, Guaramiranga é uma ótima opção.

Conheça o evento Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, que acontecerá em Março deste ano, no Ceará: www.jazzeblues.com.br.

Por Monique Mota


Fortaleza é uma das principais rotas turísticas dos brasileiros durante o verão. O clima quase sempre ensolarado, as praias paradisíacas e a noite agitada tornam a capital cearense atraem turistas de todos os Estados brasileiros e inclusive do exterior.

Umas praias mais belas e procuradas pelos turistas em Fortaleza é a Praia do Futuro. Alguns quilômetros afastada do perímetro urbano, a praia possui águas limpas e ondas enormes, além de uma excelente estrutura de quiosques super equipados e palcos para shows.  

A Praia da Iracema é outra grande beleza da cidade. Sua areia escura e mais grossa e suas fortes ondas atraem turistas mais ligados à cultura, pois é por ali que se encontra também o Centro Cultural Estoril e a estátua de Iracema, dois importantes aspectos históricos de Fortaleza.

Na praia da Iracema também está situada a ponte dos Ingleses, também chamada de Ponde Metálica, de onde é possível observar a belíssima paisagem do local, bem como os golfinhos que brincam na água do mar e um cinematográfico pôr-do-sol.  

Por Juliete Lunkes


Se você quer tornar suas férias inesquecíveis deve conhecer o Beach Park, localizado em Fortaleza. O Beach Park, construído em 1989, é o maior parque aquático da América do Sul.

A atração mais procurada pelos turistas que gostam de adrenalina é o escorregador Insano. Ele consta no livro dos Recordes como o escorregador mais alto do mundo, são 41 metros de altura.

O parque fica na beira do mar, e tem uma área de cerca de 600 metros de praia reservados para seus visitantes.

O Beach Park também oferece acomodações, várias opções de restaurantes, sorveterias, bares e até uma escola de surf.

Por Rosana Radke


A Praia da Canoa Quebrada é um dos destinos mais procurados do Ceará. Milhares de turistas, de todo Brasil e até do exterior vão à cidadezinha de Aracati, em busca da tranqüilidade desta praia.

Localizada há cerca de 160 km de distância de Fortaleza, a Praia da Canoa Quebrada possui calor o ano todo. As paisagens naturais são deslumbrantes: belas dunas e água azuis rodeiam a praia.

Além disso, a cidade possui uma boa estrutura hoteleira, várias opções de restaurantes e  gastronomia regional e internacional. O melhor de tudo, é que na Praia da Canoa Quebrada, o turista fica longe do barulho e poluição da cidade grande, podendo desfrutar com sossego suas férias.

Por Rosana Radke


Muitas dunas, sol e águas cristalinas, são os maiores atrativos deste destino. Para completar, a paisagem conta com uma infinita quantidade de lugares onde o verde predomina e com um ar de vilarejo que deixa todos os turistas encantados.

O lugar possui uma infra-estrutura muito boa para receber os turistas pois conta com ótimos hotéis e restaurantes, além de ótima hospitalidade que todos são recebidos pelos moradores.

Os trajetos normalmente têm que ser feitos em veículos com tração nas quatro rodas e pode levar tempo entre um lugar e outro, nada que a vista não compense o cansaço dos passeios. Quer um lugar bom para visitar durante a viagem? Então conheça o Parque Nacional de Jericoacoara, protegido pelo IBAMA e considerado um dos mais bonitos do país. È diversão na certa.

Por Susan Mélany


O turismo no nordeste é bastante reconhecido pelas belas praias que formam uma das mais belas paisagens do Brasil, mas, uma tendência vem crescendo cada vez mais na região, o turismo rural.

Os principais destinos são a Bahia e o Ceará, as atrações principalmente são os pratos típicos da região, o contato com os animais, observação de pássaros, passeios a cavalo, pedalinho, e com a natureza podendo gozar de frutas frescas, visitas a cachoeiras e até mesmo esportes radicais.

Geralmente a hospedagem é em um hotel-fazenda e apesar de ser afastado da cidade do mesmo conforto e serviços de um hotel comum, geralmente os hotéis conservam ou adquirem mobília original de uma fazenda para o cliente se sentir, a cada hora dentro do hotel, familiarizado com o ambiente.

O turismo rural geralmente é recomendado para pessoas que vivem diariamente o stress urbano e que querem ir para um lugar com ar fresco, tranqüilo, cercado por todos os lados pela natureza.

Algumas dicas de onde ficar:

Bahia:

Ceará:


Quem for visitar Fortaleza, não pode deixar de aproveitar a ocasião para dar um pulo no município de Pacatuba, a 25 km da Capital. Na cidade, está situada a Serra de Aratanha, uma bela área de preservação cortada pelos rios Pacatuba e Guaiúba.

A variedade de espécies da fauna é riquíssima, reservando exemplares de rara beleza de liquens, bromélias, orquídeas e samambaias. Quem aprecia a fauna, vai se encantar com a diversidade de pássaros, mamíferos e serpentes.

Os visitantes também precisam conhecer as magníficas trilhas da Serra da Aratanha, em meio à natureza selvagem. Outro patrimônio ecológico é a Estação Ecoturística Parque das Andréas, que apresenta piscinas naturais e cascatas para um relaxante banho.

Hospede-se em:


Limoeiro do Norte, a 198 km de Fortaleza, oferece belos cenários para passar uma temporada. A Chapada do Apodi, intitulada como um dos relevos mais antigos do nordeste do Brasil, é também considerada a região com maior produção de frutas do Ceará.

Por isso, um dos atrativos de Limoeiro do Norte é o turismo agrícola, onde os visitantes podem conhecer as empresas locais. A Chapada do Apodi também proporciona uma inesquecível vista da cidade.

O município é cercado pelo Rio Jaguaribe, possibilitando aos turistas se aventurar nas suas águas, conhecer a ilha de pedras e as grutas submersas. Existem também grutas expostas para completar a maravilhosa paisagem geológica que o lugar oferece.

Algumas sugestões para pouso:

  • Pousada O Bastião (88) 3423.2142
  • Hotel São Francisco (88) 3423.3086
  • Roma Hotel (88) 3423.1123

Horizonte, a 42 km de Fortaleza, é uma pequena cidade com belas paisagens. No Açude de Queimadas, o visitante pode se refrescar em suas águas e se divertir nos bares localizados no seu entorno.

O lugar é muito frequentado pelos moradores da região e reserva ótimos momentos de lazer. Mas quem for visitar Horizonte, não pode deixar de conhecer também os casarios antigos.

As construções são residências centenárias. A visita propicia uma volta ao passado, ao descobrir o tipo de arquitetura predominante na época em que o lugar era chamado de Olho D’água do Venâncio.

Dicas de hospedagem em Fortaleza:

  • Hotel Brasil Tropical Residence (85) 3266.7700
  • Hotel Diogo (85) 3462.1010
  • Magna Praia Hotel (85) 3266.6161

Crateús, a 350 km de Fortaleza, abriga a Reserva Natural Serra das Almas. Nela, os principais atrativos são as suas trilhas. A Arapucas tem 6 km, a Lajeiros, 1,5 km, e a Macacos, 2 km. As trilhas desembocam na caatinga. Lá, os turistas podem apreciar mais de 350 espécies da flora.

A região conta ainda com uma grande biodiversidade de fauna, são encontradas muitas espécies de répteis e anfíbios, além de mamíferos e aves. A Reserva está aberta à visitação e lá é possível conhecer a gameleira, uma planta fascinante que aparenta segurar e abraçar uma imensa rocha.

O turista pode ainda se refrescar nas águas deliciosas de uma gruta e visitar a Casa de Farinha. Essa construção tem mais de 100 anos e é onde muitas pessoas param para apreciar a natureza e fazer um piquenique.

Hospede-se em:

  • Layane Hotel (88) 3691.1101
  • Oriente Hotel (88) 3691.0311

Aracati, a 154 km de Fortaleza, é uma cidade repleta de lindas praias. Entre elas, a da Fontainha é uma seqüência de falésias esculpidas pelo vento, com fontes naturais de água doce, que formam canyons de rara beleza.

Já a praia da Quixaba é uma enseada pontilhada de barcos de pesca, além de um labirinto de areia, onde a surpresa são as fontes de água que nascem no pé da encosta, escorrendo até o mar.

Mas é a praia da Canoa Quebrada a sede de uma Colônia de Pesca também conhecida pela indústria de rendas. É um cenário encantador e um ótimo refúgio para os visitantes, com arraial de pescadores, na planura das dunas, à beira do oceano.

Sugestões de hospedagem:

  • Pousada Tranquilandia Village (88) 3421.7012
  • Brisa Rio Hotel (88) 3421.1881
  • Hotel e Pousada Litorânea (88) 3421.1001

A 337 km de Fortaleza está a pequena e encantadora cidade de Tauá. Entre seus atrativos naturais, o turista pode conhecer o Serrote Quinamuiú – uma formação geológica situada a oeste. Ele é avistado de qualquer ponto da cidade. Seu ponto mais alto tem altitude de 500m.

Tauá conta ainda com Roteiro Turístico Rural. Para os visitantes que gostam de viajar para o passado, será uma aventura conhecer os Sítios Paleontológicos. Nos sítios Calderões I e II, foram encontrados dente de toxodonte e ossos de animais pré-históricos.

Algumas dicas de hospedagem:

  • Pousada Julião (88) 8823.6347
  • Hotel Central (88) 3437.1327
  • Hotel Três Reis Magos (88) 3437.2634

Com certeza, um passeio emocionante no coração do sertão cearense.


Jericoacoara, ou simplesmente, Jeri foi considerada pelo jornal Washington Post uma das 10 mais belas praias do mundo. E não é para menos, as gigantes dunas de areias finas e brancas, as belas lagoas de água cristalina e as praias de enseada e de oceano contribuem para que, cada vez mais, turistas brasileiros e estrangeiros se apaixonem pelo local.

Localizada na costa oeste do Ceará, Jeri oferece uma grande variedade de atividades e passeios. O passeio de buggy ou quadriciclo pelas dunas é muito procurado pelos turistas. Os fortes ventos da praia são ideais para os praticantes de windsurf e kitesurf. Vale a pena a visita a um dos símbolos do local, a curiosa Pedra Furada, uma formação rochosa esculpida pelo mar.

Sugestões de hospedagem:

  • Vento Leste Eco Resort – www.pousadaventoleste.tur.br
  • Pousada Vila Kalango – www.vilakalango.com.br
  • Vila Bela Vista – www.vilabelavista.com
  • Hannah Beach – www.hannahbeach.com.br




CONTINUE NAVEGANDO: