Faltando poucos meses para o tão esperado sossego ou as "férias de verão", as ofertas e os pacotes exclusivos começam a ser lançados e comercializados no país. Como de costume esse mercado  turístico vem se aquecendo por todo o Brasil e todo ano tem um aumento considerável de 15% na procura por pacotes de férias.

No ritmo da nova temporada, a CVC se antecipa e  anuncia a ampliação das reservas para 2013/2014, tanto para o Natal quanto para as festas de Ano Novo.

Os destinos que estão no foco são Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Seguro – terá operação especial devido ao grande número de procura – Salvador, Ilhéus e Caldas Novas partindo das grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo (incluindo o interior), Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Goiânia, Campo Grande, Brasília, Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba. Todos esses destinos acima são os mais cotados entre os residentes das grandes capitais que preferem as cidades turísticas litorâneas como as das regiões Norte e Nordeste.

Férias

Foto: Divulgação

Nesta época do ano é comum haver um  reajuste de valores, por isso a preocupação em antecipar as vendas de pacotes se torna a melhor opção para quem já planeja as boas novas do verão. Além disso, o setor foca o turismo internacional que tem previsão de aumento mais cedo que nas temporadas anteriores devido à chegada da Copa do Mundo no país.  

"Quem não está preparado já está atrasado, os gringos estão se antecipando para fazer um breve tour no país, principalmente para o Nordeste já que estamos próximos do verão", diz o guia turístico Manoel Carvalho, que durante todo ano presta serviços para a companhia.

Os valores variam conforme o destino: Porto Seguro por 8 dias, por exemplo, está saindo por R$ 1.360 que podem ser divididos em 10 vezes.

Mais informações sobre outros preços e detalhes podem ser adquiridas no site da CVC.  

Por Luciana Ávila 


Se você está programando as suas próximas férias, mas ainda não tem um destino certo, saiba que o México pode ser uma boa escolha. As praias do México são famosas pela beleza e tranquilidade. Além disso, o país possui excelentes hotéis e conta com ótimos programas culturais.

Com a supressão dos vistos de entrada no México, as autoridades mexicanas esperam um aumento no fluxo de turistas brasileiros. O Brasil é o sexto mercado de turistas no México, só em 2012 mais de 248 mil brasileiros viajaram para o país. Em geral, os brasileiros viajam para conhecer Cancun e a Cidade do México.

No momento, existem 71 voos diretos por mês entre Brasil e México. Os voos são feitos pelas empresas TAM e Aeroméxico.

A decisão de suprimir os vistos nos passaportes é resultado de um acordo entre Enrique Pena Nieto (presidente do México) e Dilma Rousseff (presidente do Brasil). A reunião foi realizada na Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

Com a novidade, é esperado que mais brasileiros visitem o México e mais mexicanos visitem o Brasil. Com o incentivo ao turismo, ambos os países ganham, tanto na geração de receita quanto na geração de empregos.

Por Jéssica Posenato


O governo brasileiro reforçou as relações com o indiano para o fortalecimento do setor de turismo dos dois países. O ministro do Turismo brasileiro, Gastão Vieira, e o da Índia, Subodh Kant Sahai, tiveram um encontro na quinta-feira (dia 29 de março) e discutiram estratégias para o aumento do fluxo turístico entre os países.

Além disso, a ideia dos representantes dos governos é criar uma parceria entre Brasil e Índia para que seja feito uma troca de informações e experiência entre os países. Em foco, estão os setores rural, de ecoturismo e de sol e praia.

Para Gastão Vieira, o objetivo é fortalecer o segmento para poder ampliar a geração de emprego e renda. Já Kant Sahai informou que pretende melhorar a infraestrutura indiana nos quesitos ecoturismo e de sol e praia com a troca de informações com o governo do Brasil. Os indianos, por sua vez, demonstraram interesse em contribuir para o desenvolvimento do turismo rural brasileiro.

O intercâmbio será feito através da realização de seminários e encontros que abordem o turismo, abrangendo técnicos de ambos os países.

Dados dos ministérios apontam que 18 mil indianos visitaram o Brasil em 2010. Já o número de brasileiros que foi àquele país no mesmo ano chegou a 8 mil.

Fonte: Ministério do Turismo

Por Matheus Camargo


O Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial; o Centro Histórico da cidade de São Félix (BA); o encontro das águas dos rios Negro e Solimões; o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro; o Ritual Yaokwa do povo indígena Enawene e a paisagem cultural de Santa Teresa (RJ); são os seis novos bens culturais promovidos pelo IPHAN nesta semana.

O tombamento de um bem material ou o registro como patrimônio cultural assegura a preservação do bem e a captação de recursos para a promoção deste bem.

A decisão foi tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reunido durante dois dias, no Palácio Gustavo Capanema, na cidade do Rio de Janeiro.


O Estado de Roraima, no Norte do Brasil, é um bom lugar a ser visitado, principalmente por turistas mais aventureiros. Há ainda pontos turísticos pouco explorados, que levam à paisagens fascinantes.

O principal atrativo é a ida ao monte Roraima. Ele é um dos pontos mais altos do país, e é possível que qualquer pessoa faça a trilha pelo monte. Para realizar a caminhada só é necessário dormir em barracas e ter preparo físico para percorrer de 70 a 80 quilômetros.

Outro atrativo do estado é a culinária. A damorinda é o principal prato, ela é um assado de carne ou peixe regado por vários tipos de pimenta.

Por Rosana Radke


Spas, hotéis fazendas, retiros, chalés mais afastados são uma das alternativas para o turismo, porém tem pessoas que procuram algo mais agitado e divertido.

O interesse por raffiting, rapel, tirolesa, asa-delta e vários outros esportes radicais tem aumentado significativamente não só por adolescentes, mas por todas as idades. Estes esportes geralmente são encontrados nos picos brasileiros e o turismo feito para essas regiões tem suas calmarias e suas agitações.

Somente executada por profissionais altamente qualificados esses esportes radicais trazem ao turista adrenalina e diversão enquanto conhece a beleza natural do local.  Sendo assim, viajar não importa o destino, faz bem ao corpo e a mente.


Estudar, trabalhar, enfim cumprir com as obrigações diárias é um dever de qualquer pessoa. Porém o lazer também faz parte para o crescimento pessoal, viajar se tornou um das formas preferidas desse lazer.

Por isso temos várias opções internacionais e as opções nacionais são inúmeras. As cidades brasileiras estão cada vez mais preparadas para recepcionar os turistas e mostrar suas belezas naturais.

Com grandes festivais, apresentações culturais, belas praias, culinária exótica e a hospitalidade local, o Brasil vem ganhando lugar de destaque entre os países mais visitados, isso tem grande visibilidade na economia nacional, pois tais feitos proporcionam grande lucratividade para regiões turísticas.





CONTINUE NAVEGANDO: