Devido à maior flexibilidade do isolamento social relativo à pandemia da Covid-19, várias pessoas decidiram aproveitar o momento para planejar as suas próximas viagens, algo que ficou pausado para muita gente devido ao fechamento de fronteiras e às restrições sanitárias. Entretanto, viajar pode não ser tão simples assim, porque durante o mês de setembro as passagens aéreas passarão por uma alta significativa de preços quando comparadas ao mês de agosto.
De acordo com as informações divulgadas, a Fundação Getúlio Vargas realizou um cálculo baseado no Índice Geral de Preços – Mercado. O levantamento em questão constatou aumento superior de mais de 23% nas passagens àreas para setembro.
Devido aos fatos destacados, Juliana Moya, uma especialista em relações institucionais da Poeste, apontou que uma série de fatores contribuíram para o cenário em questão. Entre eles é possível destacar a desvalorização do real, o aumento no custo de operações das companhias aéreas e as baixas ocasionadas pela pandemia. Assim, Moya aponta que as viagens devem voltar a acontecer, mas as perspectivas quanto aos preços não são animadoras e uma queda não acontecerá no futuro próximo.
Além dos fatos destacados, a especialista ainda aponta que existe a necessidade de estar atento às políticas das empresas aéreas quanto aos cancelamentos e reembolsos. Isso se faz necessário uma vez que como a situação da pandemia ainda não está totalmente estabilizada, a situação dos países pode mudar a qualquer momento e, dessa maneira, existe a possibilidade de uma nova onda da doença.
Entretanto, a Proteste também aponta algumas dicas que podem ser produtivas para ajudar o consumidor a pagar menos por passagens áreas para as suas viagens de verão.
Existe a possibilidade de que um mesmo destino sofra com uma série de variações relativas ao preço das passagens. Dessa forma, antes de comprar o consumidor deve verificar os valores relativos ao destino de seu interesse nas principais companhias aéreas.
Sempre que a data da viagem se aproxima, o preço das passagens passa por um aumento. Isso acontece especialmente com locais mais visados pelo público, portanto comprar antecipado é uma dica de ouro para quem pretende viajar no verão, em especial para locais mais badalados.
Os horários comerciais e durante o período da tarde costumam ser mais visados. Dessa maneira, optar por horários alternativos, como as madrugadas, pode ser uma alternativa para economizar. Em geral, os voos nesses horários são menos procurados e consequentemente acabam sendo mais baratos.
Os voos saindo de grandes centros urbanos tendem a ser mais caros. Isso também acontece com as chegadas. Dessa forma, procurar por aeroportos em cidades próximas ao destino final é uma alternativa viável. Para concluir o seu trajeto fazendo uma economia considerável, o consumidor pode alugar um carro de aplicativo e, então, chegar à cidade que deseja.
A flexibilidade pode representar uma boa economia. Além da questão do horário, o consumidor pode procurar por datas que não sejam exatamente a que ele tinha pensado para a sua viagem. Isso, é claro, se aplica somente a cenários nos quais o consumidor não tem um compromisso na sua data de chegada. Verifique os preços alguns dias antes e alguns dias depois para se certificar de que os custos não são menores.
Várias companhias aéreas fazem promoções de passagens com frequência. Portanto, procure monitora-las criando alertas em mecanismos de busca. Isso pode ajudar na economia de uma forma bastante significativa, visto que por vezes as passagens chegam a passar por uma queda de preço bastante expressiva durante os períodos promocionais.
Assim, através dessas dicas, mesmo diante de potenciais restrições, o consumidor conseguirá fazer a sua viagem dos sonhos.
Amanda Guimarães Faria
Portugal tem se tornado um dos destinos mais procurados por vários motivos. O país conta com voos diretos, não é… Leia Mais
Chile adotou novas medidas de flexibilização para turistas entrarem no país. Confira o que mudou. Se você ama viajar e… Leia Mais
O inverno é uma ótima época do ano para realizar uma agradável viagem com a família, um passeio romântico ou… Leia Mais
Quer retomar aquele projeto de viagem com segurança? Então confira algumas dicas que podem ajudar a realizar seu desejo. Com… Leia Mais
Confira aqui as principais vantagens de se viajar fora da temporada. De acordo com uma pesquisa da Booking.com, 67% dos… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies