Passeios nos Lençóis Maranhenses – O Que Fazer e Conhecer na Região



Confira aqui as principais dicas de passeios que você deve fazer quando for para os Lençóis Maranhenses.

O Brasil é uma país que esconde muitas belezas naturais ou criadas pelo homem. Entretanto, a maravilha a natureza brasileira que falaremos neste artigo não está escondida. Muito pelo contrário, os Lençóis Maranhenses insistem em se mostrar ao longe às pessoas que resolvem passear por essas incríveis dunas de areias que atraem até mesmo os turistas mais exigentes.

Com praias de águas cristalinas, o Nordeste é sem dúvida alguma a mais bela região do Brasil. Além de ter um povo muito querido e batalhador, o Nordeste é dono dos pontos turísticos brasileiros mais conhecidos pelo mundo afora.



Os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos dos turistas que resolvem visitar o Maranhão. As dunas — Grandes “montanhas” de areia formadas pelos ventos — são a principal atração e inspiraram o nome de’ lençóis’ para essa incrível localidade nordestina. O mar que banha o litoral é de um verde encantador.

A atividade mais procurada nos lençóis maranhenses é sem dúvida os passeios de quadriciclos através das dunas de areias, o que proporciona uma experiência totalmente inédita para os turistas que procuram se aventurar por paisagens exuberantes.



Mas também há muitas outras coisas para se fazer além de passear pela dunas, há as trilhas através da vegetação local, as festas, os hostels, bares, restaurantes, as cidades que rodeiam as incríveis praias e muito mais.

Confira neste artigo o que fazer e conhecer na região.

As dunas dos Lençóis Maranhenses

Com certeza, as dunas são uma das principais — se não a principal — atrações turísticas para se visitar no Maranhão. Basicamente, é impossível não ir visitá-las. Ir ao Maranhão e não ver as dunas é o mesmo que ir a Paris e não ir à Torre Eiffel.

Essas dunas são formações arenosas formadas pela água salgada e pelos fortes ventos na região. A melhor maneira de ir até as dunas e aproveitar bem a paisagem é ir de quadriciclo, há muitas empresas que alugam os veículos para os turistas nas redondezas.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Em 1981, num esforço do governos estadual do Maranhão com o governo federal foi fundado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O parque é muito bem preservado e contém as mais belas paisagens que um turista possa ver na vida. O parque é ideal para os turistas que gostam de apreciar a natureza em uma passeio tranquilo.

Para poder passear pelo parque é preciso pagar uma singela quantia de R$ 50,00 por pessoas — uma boa dica aqui é ir em um grupos grande, pois aí o valor por turistas fica menor. Para chegar até o parque é preciso pegar uma balsa que leva até 6 carros por vez. Dentro do parque é possível passear de lancha pelas lagoas naturais, tomar banho, praticar windsurf, fazer trilhas pela mata, observar os animais silvestres e ainda tomar um bom drinque nos quiosques espalhados pelo parque.

Até o mês de setembro, todos os anos, são formadas lagoas naturais pela água da chuva que se instala nas cavidades da praia. A água é muito deliciosa e boa para tirar ótimas fotos da paisagem.

O Farol De Preguiças

Barreirinhas é a cidade mais bonita dos Lençóis Maranhenses e é impossível ir até lá sem passar pelo lindo Farol das Preguiças que fica no povoado de mandacaru, e guarda as belezas mais incríveis de todo o estado.

Lá é possível comprar artesanatos, tirar fotos com macacos e outros animais silvestres que já estão acostumados com o público. Além disso é uma ótima opção para quem quer provar da culinária local. Os lençóis Maranhenses realmente são uma das opções mais vantajosas de se conhecer de todo o nordeste pela sua beleza e pela experiência inigualável de se visitar.

Ariston Cristian Gadomski Alves

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *