Viagem para Bariloche – Quando Ir



Confira aqui qual é a melhor época para conhecer Bariloche.

Popularmente conhecida por Bariloche, a cidade de San Carlos de Bariloche está localizada na região da Patagônia argentina e é limitada, geograficamente falando, pelo lago glacial Nahuel Huapi. Sua arquitetura em estilo alpino suíço e também seus chocolates aumentam a fama da região. Esta cidade também funciona como base para a prática de esqui em montanhas próximas, caminhadas e exploração da região dos lagos em seu entorno.

Bariloche é um termo originário da palavra Ubdabis, que significa povo de trás da montanha na língua mapuche. Esta origem ocorreu porque os primitivos povos que a habitar o local, os índios mapuches, se originaram do outro lado da Cordilheira dos Andes. Há muitos séculos a menor altitude na região dos Andes, abaixo dos 1000 metros em alguns momentos, permitiu que o povo mapuche migrasse para do sul do Chile para a Patagônia argentina.



Qual o melhor momento para ir à Bariloche?

A resposta para esta pergunta dependerá exclusivamente do objetivo traçado para a viagem. Apesar de ser um região onde as temperaturas permanecem baixas durante a maior parte do ano, nem sempre os turistas desejam realizar atividades relacionadas ao frio.

Inverno em Bariloche

O inverno em bariloche costuma ser uma atração tentadora, mas os amantes do frio e da neve precisam ficar atentos, pois apesar desta estação durar de junho a setembro, e contando com o apoio das estação de esqui que se mantêm abertas até o começo do mês de outubro, não se pode esperar que a neve esteja a sua disposição o tempo todo.



Via de regra, o mês de julho é propício para a prática de esportes de inverno. Outro ponto de atenção é que este mês é o principal da temporada, logo os preços praticados na região costumam se elevar. Para os que pretendem priorizar a contenção de gastos durante a viagem é recomendo fugir deste período. No inverno a temperatura na região costuma girar entre 2,5°C e 8°C, mas este cenário não se repete nas regiões montanhosas, onde inevitavelmente os turistas vão enfrentar temperaturas negativas.

Outro momento onde os visitantes terão que lidar com a baixíssima temperatura é a madrugada. Durante este período do dia os termômetros chegam a registar -16°C de sensação térmica, o que pode afastar alguns turistas. Para quem gosta de atividades períodos frios, como por exemplo o trekking, o inverno é a estação propícia, encontrando pelo caminho diversas trilhas para se realizar e lagos como opção de lazer e descanso. Se você for um turista extremamente corajoso e aventureiro vale até mesmo um mergulho nas águas geladas da região.

Verão em Bariloche

Durante o verão as temperaturas em Bariloche chegam à 20°C, mas mantém uma média de 14°C, o que estimula a realização de passeios ao ar livre. Um diferencial desta região é o momento de início do anoitecer, que ocorre por volta de 22 horas, o que torna este período do ano extremamente atrativo para quem gosta de temperatura mais amenas, já que o sol se põe mais tarde.

Outro aspecto atrativo e que funciona como diferencial são os valores dos serviços. No período de fevereiro os preços baixos são encontrados com maior frequência, assim como nos meses de março e abril. Apesar de dezembro ser período de verão, os que pretendem se aventurar pela região deve ficar atentos à uma peculiaridade da época. Este período costuma ser um dos mais procurados para realização de festas de Reveillon, o que, consequentemente eleva os valores dos serviços.

Como se pode observar, Bariloche é uma região que permite a realização de atividades atrativas independente do período do ano, ficando a cargo dos visitantes a definição do que realizar, e por consequência definindo o período do ao mais adequado para realização da viagem.

Luis Fernando Bernardo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *