Turismo em Barra Grande do Piauí – Melhor Época para Conhecer



Saiba aqui qual é a melhor época para viajar para Barra Grande do Piauí.

Barra Grande do Piauí é uma vila de pescadores localizada na costa do estado do Piauí, que fica em torno de 380 km de Teresina, a capital do estado. Um dos grandes atrativos de Barra Grande é o fato de ser ela um caso raro no qual a praia conseguiu manter um equilíbrio entre o turismo e a preservação.

Os fatores que explicam a preservação da praia são a dificuldade de acesso e a proximidade com vizinhas muito famosas: a praia de Jericoacoara e a cidade de Luís Correa. Ambas acabam absorvendo o turismo da região, sendo que Jericoacoara é uma praia famosa no Brasil inteiro. Por estar localizada relativamente distante da capital do Piauí e de outras cidades maiores, e também por não estar no roteiro da malha aérea brasileira, Barra Grande não é vítima do turismo predatório, o que contribui para que a praia se mantenha preservada.



Graças aos kitesurfistas que adotaram a Praia como um lugar para a prática do esporte, agora uma parte da vila de pescadores se transformou em algo parecido com uma cidade cenográfica, repleta de restaurantes e pousadas, ambos de altíssima qualidade.

Um problema recorrente no litoral tanto do Piauí quanto do Ceará e que não acontece em Barra Grande é o trânsito de veículos na areia da praia. Aqui, só o trânsito da galera que pratica kitesurf.



Se você curte paraísos preservados, Barra Grande do Piauí deve ser considerado em sua próxima viagem, mas é preciso se planejar levando em consideração que a praia convive com duas estações durante o ano: a estação das chuvas, que começa em fevereiro e vai até maio, e na qual a chuva chega a alcançar os 400m mês de abril e que, com certeza, vai prejudicar suas idas à praia. Já a estação seca, quando a chuva não chega a alcançar os 100mm, ocorre entre os meses de junho e dezembro. Caso você opte por viajar dentro destes meses, na maior parte do tempo sua praia vai estar garantida.

Leia também:  Pacotes Turísticos - Férias de julho para toda a família

Janeiro é um mês de transição entre as estações, então tenha em mente que talvez você encontre mais dias nublados do que seria o ideal para curtir a praia.

A melhor época para visitar Barra Grande é mesmo a estação seca, mas principalmente entre os meses de agosto e dezembro, que inclusive são os meses propícios para a temporada de kitesurf, pois os ventos sopram muito fortes e constantes, justamente o que os praticantes do esporte procuram. Os ventos também ajudam a amenizar o calor, presente durante o ano inteiro.

Caso você curta um programa distinto para o réveillon, Barra Grande também é uma opção interessante, porém se prepare para encontrar preços bastante elevados.

Se você está cogitando não ficar muito tempo em Barra Grande porque não pratica kitesurf, considere repensar essa decisão. Fique por, no mínimo, três dias. Aproveite a praia, vá passear pelo Delta do Parnaíba, navegando por um labirinto de pequenas ilhas e igarapés por cerca de 1h30; ou faça o passeio dos cavalos marinhos, aventura típica de Barra Grande e que inclui andar de charrete puxada por burricos, canoa pelo mangue até chegar à colônia de cavalos-marinhos. Os canoeiros costumam pegar os cavalos-marinhos e colocá-los em aquários para facilitar a observação. Tudo feito com cuidados e respeito aos peixes que, após observados, são devolvidos ao rio. Os passeios dos cavalos-marinhos custam, em média, 65 reais por pessoa.

O acesso à Barra Grande pode se dar por avião até Parnaíba, Jericoacoara ou Teresina e depois de carro ou ônibus até Barra Grande. Lembrando que a cidade se localiza há 70km da cidade de Parnaíba, cerca de 170km de distância de Jericoacoara e mais ou menos 400km de Teresina. Vale a pena considerar as distâncias caso decida fazer sua viagem de avião.

Leia também:  Passeios em Arraial do Cabo - O Que Fazer na Cidade

Sabrina Ferraz Fraccari

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *