Quando Ir para o Atacama – Melhor Época para Viajar





Saiba aqui qual é a melhor época para conhecer o Deserto do Atacama.

Está programando para visitar o deserto do Atacama? A boa notícia é que você pode se programar para ir o ano todo, mas você vai notar bem a diferença entre o verão e o inverno, dependendo da época do ano. Neste post, você vai conferir as melhores dicas para programar o roteiro da sua viagem. Vamos lá?

No inverno, por exemplo, a região tem os picos dos morros e vulcões altos com neve e na cidade as temperaturas podem variar entre 1º a 20ºC. Mas no verão, a mudança é grande: as temperaturas médias variam entre 5ºC a 25ºC e nos dias extremos podem alcançar até 40ºC.




Além disso, no deserto existem lugares em que não tiverem sequer uma única gota de chuva, isso ocorre devido à localização do lugar e também por causa da presença da Cordilheira dos Andes. Desta forma, durante o seu passeio pelo deserto chuva não será problema.

Mas, dependendo da região que você for e da época, poderá se deparar com algumas chuvas, apesar de serem raras. A dica é você colocar todas as ideias no papel e planejar a sua viagem com muita animação.


Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, as chuvas podem aparecer na região, apesar de serem poucas. Mas, não se preocupe porque isso não deve ser motivo para impedir o seu passeio ou atrapalhar as suas férias. Nesta época, acontece um fenômeno que é denominado inverno altiplânico. Lembre-se de que as chuvas raramente conseguem ultrapassar 35 milímetros por ano, ou seja, pode programar as sua viagem para este período do ano se quiser, ok?

Já nos meses de março, abril ou maio as temperaturas se encontram mais amenas durante o dia e não tão frias na parte da noite. A boa notícia é que será fácil encontrar céu aberto, ou seja, é um ótimo período para você programar a sua aventura pelo deserto do Atacama.

Se você quer pegar frio no deserto a dica é ir nos meses de junho, julho e agosto, em que durante o dia você vai se deparar com temperaturas que alcançam a média de 22ºC , ou seja, um período mais agradável se comparado com outros durante o ano. Não é à toa, que essa é uma das épocas que mais atraem os turistas para o deserto do Atacama.

Porém, à noite o frio é muito intenso e as temperaturas podem ser próximas a zero. Se você for fazer passeios pela região como, por exemplo, Geysers El Tatio, vá bem agasalhado, pois no local a temperatura mínima pode chegar a -14ºC ou ser até mais baixa. Lembre-se de levar roupas específicas para suportar o frio, ok?

Já nos meses de setembro, outubro e novembro também é um ótimo período para você programar a sua viagem. As variações de temperatura não são tão oscilantes e o clima tende ser mais agradável. Além disso, em setembro pode ocorrer um fenômeno raro na região: tempestade de areia.

A dica é planejar todo o seu passeio com calma e tranquilidade. Coloque as ideias no papel, separe os passeios que deseja fazer e não se esqueça de fazer um planejamento orçamentário para programar toda a sua viagem: desde a parte inicial a final. Leve uma reserva para qualquer tipo de imprevisto que possa surgir.

Lembre-se de que os passeios que você fizer em grandes altitudes, vai se deparar com frio e durante o dia a sensação térmica é mais variável e tende a ser mais quente. A dica é levar roupas que sejam confortáveis e adequadas para o trajeto.

Que tal começar a planejar a sua viagem para o deserto do Atacama? Comece a programar o seu roteiro com antecedência e não se esqueça de compartilhar as dicas do post nas suas mídias sociais. Boa viagem!

Por Babi

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *