O Que Fazer no Atacama – Roteiro de Passeios





Confira aqui as principais atrações do Deserto do Atacama.

Os países localizados no continente americano têm sido em diferentes oportunidades, os destinos escolhidos pelos turistas. As pessoas estão encontrando pacotes de viagem interessantes. Além disso, elas também possuem contato com costumes bem diversificados. No texto de hoje, vamos abordar um local que muitas pessoas estão escolhendo para passar alguns dias: o Atacama. O deserto está localizado majoritariamente no território chileno. Mas também, por exemplo, é muito simples chegar até o Peru pelo deserto, uma vez que essa extensão territorial faz divisa com o espaço peruano. Abaixo você vai encontrar um roteiro de passeios incríveis que você pode fazer pelo Atacama. Confira as sugestões!

Você pode visitar o Atacama em qualquer período do ano

É importante apresentar algumas informações iniciais sobre o Atacama, antes de começar de fato a apontar as sugestões para o roteiro de viagem. E o mais interessante do Atacama é que você pode conhecer o local em qualquer mês do ano levando em consideração a temperatura. Você não leu errado. Uma vez que, tanto no verão quanto no inverno, as temperaturas permanecem na casa dos 25º. Obviamente, se você quer aproveitar e nadar é melhor fazer isso com temperaturas mais elevadas, ou seja, no verão. E caso você tenha a sorte de ter algum contato com a neve, você precisa marcar a sua viagem para o inverno, mas esse fenômeno ocorre raramente.




Outro fator que pode ajudar a definir o período de turismo de cada pessoa são os gastos da viagem. Assim como em qualquer destino, o Atacama possui uma época do ano em que tudo é mais caro. Esse espaço de tempo está definido entre os meses de novembro e segue até março. Então, caso você queira economizar, opte por outros meses do ano. Bom, apontada essa parte inicial segue abaixo as cinco sugestões para dias inesquecíveis no Atacama.

Sugestão 01: Conheça o centro de San Pedro do Atacama

Independentemente de quantos dias você ficar no Atacama, reserve um primeiro momento para conhecer o centro de San Pedro do Atacama. É importante explicar que San Pedro é um município onde se localiza o deserto do Atacama. A rua principal da cidade é a calle Caracoles. Nesse espaço estão localizados os principais comércios do município, no qual você encontra facilmente presentes e tantos outros objetos. Você também encontra as comidas tipicamente chinelas e uma dica também é buscar hospedagens na Caracoles enquanto estiver pelo centro. Próximo a essa rua, existem também outras que são importantes como é o caso da Gustavo Le Paige, Toconao e Domingos Atienza.


Sugestão 02: Conheça as Lagunas Escondidas de Baltinache

É fundamental ressaltar que um deserto possui características próprias e que são adversas. Assim que você fizer uma primeira pesquisa sobre o Atacama vai notar que ele é considerado o lugar mais seco do mundo. Pois, a umidade relativa do ar é baixa e, além disso, é um lugar que possui uma altitude muito considerável. Com isso, uma das primeiras sugestões para encarar o deserto é ir visitar os lagos que formam as Lagunas Escondidas de Baltinache, pois, essa parte do deserto se assemelha muito a cidade de San Pedro. Com isso, o organismo dos visitantes não vai sofrer um impacto tão grande de cara. Ao todo são sete lagoas e em duas é possível nadar. O lugar é incrível. Você precisa conhecer essa parte do deserto!

Sugestão 03: Reserve um dia para conhecer os Valle de la Muerte e também o Valle de la Luna

Primeiramente, para conhecer esses lugares você vai precisar de um automóvel. Mas, não se preocupe o que mais existe são empresas que trabalham com diferentes serviços no Atacama. O Vale de la Muerte e o de la Luna são lugares em que existem formações de imensas paredes rochosas que são conhecidas como cânions. O passeio também é tranquilo e é recomendável fazer nos dias iniciais da viagem.

Sugestão 04: Termas de Puritama

Bom, você já teve contato com o deserto e com isso já pode partir para passeios em que a altitude é maior. Por isso, a quarta dica são as Termas de Puritama. Localizada acima de 3.000 m do nível do mar, as Termas são piscinas naturais em que você pode se banhar a vontade. Algumas empresas oferecem serviços exclusivos para quem está no território das Termas Puritanas. Imagine só tomar um banho em uma piscina natural com uma vista maravilhosa. É ou não um verdadeiro sonho?

Sugestão 05: Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas

E para finalizar nosso roteiro, as pessoas que já visitaram o deserto dizem que esses dois lugares não podem faltar em qualquer programação e outras apontam que eles são os territórios mais bonitos do Atacama. Ambos estão acima dos 4.000 m do mar. As Piedras Rojas são construções rochosas da cor rosa, violeta e é maravilhosa. Já as Lagunas Altiplanicas é um local formado por um rio imenso e ao fundo uma montanha. O rio é muito próximo a margem e na margem existe um pouco de vegetação, dependendo do período do ano. E, mais uma vez, com o auxílio de um carro você consegue percorrer. Claro, que você precisa descer do veículo e registrar esses dois lugares.

Esse foi o nosso roteiro para alguns dias no deserto do Atacama. Esperamos que as dicas lhe ajudem a realizar uma viagem maravilhosa!

Isabela Castro.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *