Turismo em Cinque Terre (Itália) – Dicas de Viagem




Confira aqui algumas dicas para conhecer à costa da Ligúria, na Itália.

O que fazer em Cinque Terre na Itália: dicas para a sua viagem à costa da Ligúria

Quando se fala em países do continente europeu, uma das primeiras nações citadas é a Itália. O país é berço de uma rica cultura, gastronomia, arte e dentre tantos pontos interessantes. E o que mais chama atenção é que cada vez mais as pessoas estão explorando lugares diferentes na Itália. E se você quer conhecer um local mais que especial, que tal saber um pouco mais sobre a área da Ligúria, onde estão as “Cinque Terre”. Traduzida como cinco terras, o território abriga cinco territórios impressionantes: Monterosso al mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Confira agora algumas dicas do que fazer na província da Ligúria.

O período do ano mais propício para conhecer a Cinque Terre

Em qualquer viagem um dos primeiros pontos a ser decidido é a respeito da melhor época para se visitar determinado lugar. E como se trata de um território em que é possível nadar, andar de barco, o período mais indicado é quando a Itália está no verão, ou seja, entre os meses de maio e julho. É importante lembrar dois pontos essenciais. Primeiro é que também nessa estação que se tem uma grande concentração de pessoas. Com isso, caso você não goste de possíveis aglomerações, filas, evite essa temporada. Segundo, é que nesse espaço de tempo os custos da viagem podem ser maiores.


Já se você prefere uma época mais tranquila, o mês de setembro é uma opção que precisa ser levada em conta. Pois, as temperaturas ainda não vão está tão baixas e logo em seguida tem-se início a temporada de chuvas e esse fator pode comprometer certos passeios. Dadas essas explicações iniciais, agora é o momento para falar mais especificamente sobre as regiões que compreendem a Cinque Terre.

Monterosso al mare e Vernazza

Essas duas partes da extensão da Cinque Terre possuem algumas particularidades e também pontos semelhantes. O ponto em que mais se associam é que nesses dois territórios os turistas podem fazer passeios mais baratos. Uma vez que muitos locais cobram menos de €20 e obviamente existem ainda tantas outras atrações em que não se tem nenhum tipo de cobrança. Ambas as províncias são charmosas e convidativas para passeios a pé.

Agora falando um pouco mais sobre cada uma delas, vamos enumerar algumas dicas da região de Monterosso al mare. Se você é o tipo de pessoa que não dispensa um bom mergulho, você precisa reservar um tempo para conhecer a praia da Spiaggia di Fegina. Para conhecer um pouco mais sobre a arquitetura do lugar, lojas e restaurantes que servem comida local, não deixe andar pelas ruas do Borgo Antico.


Já sobre Vernazza se prepare para um visual extremamente colorido. Uma dica das pessoas que visitaram essa vila é a respeito da visita a fortificação do Castello Doria. Uma taxa de menos de €5 é cobrada. Um lugar também que pode ser uma opção em Vernazza é a praia Guvano. A habitual areia que esperamos em uma praia, em Guvano tem-se pedras. O território é montanhoso e para tirar fotos é simplesmente incrível.

Corniglia

Se você é o tipo de pessoa que sempre topa uma trilha ou caminhada mais longa, a região da Corniglia vai lhe apresentar um ótimo desafio. O território, dentre todos os outros citados no texto, não pode ser acessado por via marítima. Uma vez que o povoado se concentra em uma região mais alta, você tem a opção de subir mais de 300 degraus até a Scalinata Lardarina, se prepare para um visual de tirar o fôlego. Ainda existe a possibilidade de realizar o trajeto de ônibus. A região não conta com tantas ruas, a mais conhecida é a Via Fieschi, que tem uma agitação maior. A região da Corniglia tem um ar mais bucólico.

Riomaggiore e Manarola

Algumas pessoas consideram a região de Riomaggiore como a principal da Cinque Terre por unir de maneira muito harmoniosa as praias e o restante da cidade com diferentes atrações. Se você deseja realizar um passeio de barco ou nadar, o território conta com uma grande costa. Já para as pessoas que amam conhecer um pouco sobre a cultura local e peças da região, o local mais indicado é a rua chamada de Via Colombo. E para os apaixonados por história, o Castello di Riomaggiore é parada obrigatória.

Visitar a Itália e não conhecer vinícolas é um passeio incompleto, assim pode-se dizer. E na região de Cinque Terre, o melhor lugar para se tomar um bom vinho é em Manarola. Na região está localizado o Garopo, esse território concentra-se empresas que produzem a bebida. Além disso, separe algum tempo para conhecer a Via del Bambi ni. Você não vai se arrepender, pois na Via você vai conseguir ter uma visão única de Manarola.

Hospedagem, refeições e meios de transporte na Cinque Terre

A melhor dica de hospedagem ao longo da Cinque Terre é escolher um hotel, pousada ou outro tipo de habitação que facilite a sua viagem ao longo das províncias citadas no texto. Primeiramente, assim você vai economizar muito mais. E também vai evitar alguns contratempos. Em todos os lugares citados aqui existem restaurantes com comida local e outras opções, a dica é explorar a culinária de cada uma das províncias, pois os sabores são únicos.

Já sobre os meios de transporte, você pode usar trem, ônibus, barco e em alguns lugares é possível até alugar carros. Com isso, veja o que mais vale à pena, pois caso a viagem seja em grupo, algumas opções são mais compensatórias do que outras, assim como se o passeio for realizado apenas por você. Por fim, para que uma viagem tenha um resultado inesquecível, ela precisa ser muito bem planejada. Por isso, se organize, consulte sites sobre os locais e monte o seu roteiro.

Isabela Castro.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *