Os representantes políticos, voluntários, empresários e as autoridades de vários setores dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro se juntaram para fazer o 1º trem turístico interestadual do país. A criação foi batizada de Expresso Trem da Terra e a previsão para iniciar a funcionar é no primeiro semestre do ano de 2016. O trem será composto de duas locomotivas, dois carros restaurantes e quatro vagões.
Os equipamentos foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e serão restaurados com ajuda da iniciativa privada.
O presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Paulo Henrique Nascimento, disse que o projeto técnico operacional já foi protocolizado na Ferrovia Centro Atlântica e no Ministério dos Transportes.
Com o objetivo de acelerar o andamento do processo, reuniões estão sendo realizadas entre os prefeitos das oito cidades que o trem irá percorrer, os empresários, a Inventariança da Rede Ferroviária Federal, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária\Porto Novo, os líderes dos governos estaduais, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o DNIT.
Conforme informado pelo Paulo Henrique, o Expresso Trem da Terra circulará entre as cidades de Sapucaia e Três Rios, situadas no Centro Sul Fluminense, e Cataguases, Leopoldina, Recreio, Chiador, Volta Grande e Além Paraíba, localizadas em Minas Gerais.
Estima-se que serão transportados 60 passageiros em cada vagão, totalizando até 240 pessoas por viagem. O preço do passeio será entre R$ 40,00 e R$ 50,00 por pessoa e a duração é de aproximadamente cinco horas. A princípio só terão viagens aos finais de semana.
O projeto visa contribuir com o turismo na região, o desenvolvimento social e econômico, além de interligar os estados.
Os turistas poderão desfrutar das cachoeiras, paisagens, hidrelétricas, lagos, fazendas, e casarões históricos durante o passeio entre a região da Zona da Mata mineira e Centro Sul fluminense.
A criação do Expresso Trem da Terra, de acordo com a Oscip Amigos do Trem, vai originar 500 empregos, tanto diretos quanto indiretos. As pessoas irão trabalhar na manutenção do trem, a bordo, nas estações e nas lojas de artesanatos.
Por Bruna Rocha Rodrigues
Foto: Divulgação
Portugal tem se tornado um dos destinos mais procurados por vários motivos. O país conta com voos diretos, não é… Leia Mais
Chile adotou novas medidas de flexibilização para turistas entrarem no país. Confira o que mudou. Se você ama viajar e… Leia Mais
O inverno é uma ótima época do ano para realizar uma agradável viagem com a família, um passeio romântico ou… Leia Mais
Quer retomar aquele projeto de viagem com segurança? Então confira algumas dicas que podem ajudar a realizar seu desejo. Com… Leia Mais
Confira aqui algumas dicas para economizar dinheiro na compra de passagens aéreas. Devido à maior flexibilidade do isolamento social relativo… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies