Tiradentes é ótimo roteiro histórico e cultural para se conhecer



Integrante das conhecidas Cidades Históricas, Tiradentes chama a atenção do turista não por suas opções no comércio, restaurantes e afins. Na verdade, o local, por si próprio, é o grande chamariz.

Situada próxima a São João Del Rey, Ouro Preto e Mariana, Tirantes apresenta uma vasta história mineira, aquelas das boas, com muito ouro, guerras, religião etc. É no local, fundado em 1702 pelo inconfidente João de Siqueira Afonso, que se pode notar um belo conjunto de obras arquitetônicas, tombadas, então, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).



Para se ter ideia, ou melhor, uma curiosidade, o anúncio de mortes na cidade acontece por meio de um, digamos, megafone, em frente à Matriz de Santo Antônio, uma das mais belas igrejas do circuito histórico mineiro. Nas ruas e vielas (feitas de paralelepípedos) o comércio é bem simples, mas de bom gosto, principalmente aos que adoram doces, queijos e outras especiarias.

Claro, não dá para deixar de citar um importante fato. O local é cidade natal de Joaquim José da Silva Xavier, ou simplesmente Tiradentes, o grande símbolo da Inconfidência Mineira.



Leia também:  Pousadas em Tiradentes (MG) - Pousada do Ó

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *