A cidade de Imbé, no litoral gaúcho, apesar de ser um badalado balneário durante a temporada de verão, consegue conservar seu clima tranqüilo e organizado. Ao longo de seus 13 quilômetros de praia, todo o conforto e infra-estrutura possíveis estão disponíveis aos visitantes. O calçadão, que segue por toda a orla, é excelente para caminhadas ou simplesmente para sentar em um banco e observar a paisagem enquanto toma um chimarrão uma cervejinha gelada em um dos vários quiosques espalhados por toda a extensão.  

Na região norte da cidade ainda é possível observar a beleza das dunas ainda preservadas. O clima de cidade pequena permanece o ano inteiro na cidade, apesar de sua população aumentar consideravelmente durante o verão. Bons restaurantes estão espalhados pelas suas ruas de areia até o centro, e a diversão noturna é certeira, para todos os gostos e bolsos. 

Por Juliete Lunkes


As dunas na região dos Lençóis Maranhenses e as de Genipabu (RN) são as mais famosas do Brasil. Mas como sabemos, o nosso país é enorme, e tem muitas regiões desconhecidas da maioria dos brasileiros. Um exemplo são as dunas de Cidreira no litoral norte do RS.

Pouco conhecidas e igualmente belas, valem a visita. Assim como os Lençóis Maranhenses, as dunas são intercaladas por uma série de lagunas de águas quentes e rasas. Há uma grande quantidade de campings onde é possível descansar e curtir as férias.

A cidade de Cidreira fica a cerca de 98 km de Porto Alegre, e é a praia mais antiga do Rio Grande do Sul.

Por Maximiliano da Rosa


Muitas dunas, sol e águas cristalinas, são os maiores atrativos deste destino. Para completar, a paisagem conta com uma infinita quantidade de lugares onde o verde predomina e com um ar de vilarejo que deixa todos os turistas encantados.

O lugar possui uma infra-estrutura muito boa para receber os turistas pois conta com ótimos hotéis e restaurantes, além de ótima hospitalidade que todos são recebidos pelos moradores.

Os trajetos normalmente têm que ser feitos em veículos com tração nas quatro rodas e pode levar tempo entre um lugar e outro, nada que a vista não compense o cansaço dos passeios. Quer um lugar bom para visitar durante a viagem? Então conheça o Parque Nacional de Jericoacoara, protegido pelo IBAMA e considerado um dos mais bonitos do país. È diversão na certa.

Por Susan Mélany


Camaçari, próximo 50 km de Salvador, é um lugar deslumbrante com piscinas naturais e muita tranquilidade aos seus frequentadores. O município tem belas dunas, é área de preservação ambiental, mas pode ser visitada por turistas e conta com estrutura para receber os visitantes. A sua orla é constituída por 2,5 km de uma calma e límpida água.

Na paisagem das praias, encontram-se barcos, criando um cenário bucólico, além de ser possível mergulhar e conhecer os navios que ali estão naufragados. Com a prática do mergulho, é possível apreciar também os corais e a fauna marinha da região. À noite, Camaçari é ideal para os turistas que gostam de se divertir, pois se transforma no lugar mais badalado da região.

Pouse em:

Hotel Praias de Arembepe (71) 3624.1415

Pousada Chalés Suíços (71) 3624.2004

Pousada Terra e Lua (71) 3672.1190

Paula Cassandra


A praia de Imbé, localizada a 130 km de Porto Alegre, é um lugar calmo para passear com a família. Entre seus atrativos naturais, existe o chamado lago Braço Morto, na Praça Hélio Smidt, próximo à beira-mar, é um lugar tranquilo de uma grande beleza singular.

Já a orla de Imbé conta com 15 km de extensão. O calçadão da Beira Mar, próximo ao centro da cidade, é propício para as caminhadas, com quiosques para os turistas saborearem petiscos e bebidas.

Ao se afastar do centro, o visitante aproxima-se das dunas, rodeadas por uma vegetação silvestre, o cenário ganha um clima desértico. Menos movimentada, é ideal para apreciar o pôr-do-sol com sossego e muita paz.

Sugestões para Hospedagem:

Pousada e Camping Rodrigues (51) 9121.9379

Quatro Estações Pousadas (51) 8188.1622

Pousada Santa Terezinha (51) 3624.1420


Fascinantes dunas e manguezais podem ser descobertos em Tutóia, a 484 km de São Luís. No local, o Parque das Dunas é de fácil acesso, que pode ser feito pela orla da praia ou pelo bairro Monte Castelo.

A paisagem é indescritível, com exuberantes lagoas azuis, dunas e coqueiros. O cenário é de dunas, com até 40m de altura, esculpidas naturalmente pelas areias brancas que contornam as lagoas de água doce e se unem aos tons de azul e verde.

Já os manguezais de Tutóia possuem grande extensão e exibem uma vegetação que se acentua na chegada ao porto e nos igarapés. Com a ajuda de um guia, o turista pode ter acesso ao mangue por canoas e conhecer o ecossistema de pequenos animais, como siris, ostras, caranguejos, aratus.

Para se hospedar:

  • Pousada Jagatá (98) 9607.9388
  • Pousada São Vicente (98) 3479.1334
  • Pousada Âncora (98) 3479.1341




CONTINUE NAVEGANDO: