Passando pelo estado do Rio de Janeiro não deixe de visitar Conceição de Macabu, uma cidade simpática que possui diversos atrativos para agradar qualquer gosto.

Desde cachoeiras, rios, serras até muita tranqüilidade no aconchego de pousadas, o local está preparado para os viajantes e promete ser recompensador.

A Cachoeira Santo Agostinho, uma das mais procuradas, possui uma piscina natural com 5 metros de largura e 20 metros de comprimento de pura beleza.

As águas claras e tranqüilas são extremamente convidativas.

Uma mistura de beleza, tranqüilidade e simplicidade compõem Conceição de Macabu, se você ainda não foi não perca mais tempo e deslumbre a hospitalidade única do local.

Por José Alberi Fortes Junior.


A Cachoeira Três Quedas é um dos mais belos pontos turísticos de Santa Rita do Passa Quatro, a 253 km de São Paulo. No Córrego Passa Quatro, as quedas d’águas descem límpidas, ideais para um refrescante banho. O cenário do local é belíssimo e junto com as ruínas da Casa de Força forma uma paisagem bucólica, propícia para momentos de tranquilidade.

O Deserto do Alemão é mais uma alternativa de visitação. Constituído por dunas e uma imensa erosão, o local encanta devido a sua rara beleza. Para acomodar os turistas, o lugar conta com infraestrutura básica.

Já na cidade, o turista pode conhecer o Jardim Ludovico Zorzi, caminhando pela pista que existe em toda a sua extensão. Também é possível praticar esportes em suas quadras ou pescar nos lagos.

Pouse em:

  • Pousada da Lagoa (19) 3582.1916
  • Pousada Rural Fazenda Monte Belo (19) 3582.1095
  • Pousada da Colina (19) 3582.1493

Paula Cassandra


Pirassununga, a 206 km de São Paulo, é uma cidade sossegada e belíssima para descansar. Entre seus atrativos, o Rio Mogi Guaçu oferece, além de encantadores paisagens, as deliciosas águas da Cachoeira de Emas.

No lugar, também é possível fazer gostosas refeições, passear de barco e pescar, o visitante pode ainda aproveitar para se banhar na praia que o lugar possui.

Quem gosta da natureza vai adorar fazer uma visitação no Parque Ecológico Municipal Professor Décio Barbosa. O espaço conta com infraestrutura para o lazer dos turistas, como pavilhão e lancheria.

O parque tem espaço exclusivo para o divertimento das crianças, como parquinho em estilo rústico e locais para diversos jogos.

Algumas opções para se hospedar:

  • Hotel Messina (19) 3561.2318
  • Hotel Florenza (19) 3562.5244‎

Por Paula Cassandra


Ilhabela, a 210 km de São Paulo, possui belíssimos atrativos naturais, entre eles, fantásticas cachoeiras. Destaca-se a Cachoeira da Escada, com um trajeto repleto de exuberante vegetação e rochas. Os seus poços são deliciosos e a areia é ideal para o descanso.

A Cachoeira da Lage é composta de diversas quedas d’água, algumas parecem tobogãs e outras são relaxantes piscinas. Uma trilha, seguindo o curso da cachoeira, leva até o mar. Já a Cachoeira da Toca é propícia para quem gostar de fazer caminhadas ecológicas, é possível acampar e se refrescar nas duchas naturais.

Uma das cachoeira mais altas é a do Gato, com 70 metros de altura, está em meio à Mata Atlântica. Para chegar à queda, trilha-se um caminho pouca acessível, ótimo para os apaixonados por aventura em meio a inesquecíveis paisagens.

Pouse em:

Pousada Carolina (12) 3896.1603

Hotel Vilamar (12) 3896.2622

Pousada Isola Bella (12) 3896.2622

Paula Cassandra


Quem aprecia um delicioso banho de cachoeira não pode deixar de conhecer as quedas d’água de Divinolândia, distante 269 km de São Paulo. A Cachoeira Santo Ambrósio tem corredeiras que passam por paredões de pedra, mata nativa e canyons, formando paisagens inigualáveis.

A Cachoeira Mário Valente se destaca pelo morro que margeia toda a sua extensão. Já a Cachoeira Santo Barzagli conta com duas quedas, uma com 10 metros e a maior tem mais de 20 metros. O visitante que se aventurar até o seu topo será agraciado com muito ar fresco.

Já a Cachoeira Cervelin tem pequenas quedas d’águas e piscinas naturais, ideal para um delicioso banho. Possui poços e uma mata nativa ao seu redor que, junto as montanhas do local, formam um cenário incrível.

Hospede-se em:

  • Hotel Lunayma (19) 3663.1694

Ou em Poços de Caldas, a 32 km

Paula Cassandra


As cachoeiras de Botucatu, longe 240 km de São Paulo, são ideais para relaxar e se aproximar da natureza. A Cachoeira Paula Souza, com 8 metros de altura, é cercada por uma mata fechada, formando uma trilha de difícil acesso. A Cachoeira da Indiana é maior, seus 15 metros de queda d’água formam deliciosos lagos para se banhar e um escorregador natural para se divertir.

Já as três Cachoeiras da Fazenda Canela são encantadoras, duas com 20 metros e outra com 75 metros de altura. O seu acesso também é difícil, mas a recompensa é o delicioso banho em suas águas refrescantes. A Cachoeira da Pedreira é também é um conjunto de quedas, uma com 80 e outra com 20 metros, é rodeada por uma biodiversidade de flora fascinante.

Escolha uma das opções:

  • Pousada Somé (14) 3815.1739
  • Chácara Terra Mãe Natureza (14) 3813.8035
  • Pousada Guaimbé (14) 3882.7438

Paula Cassandra


Batatais, distante 355 km de São Paulo, conta com diferentes pontos turísticos que atraem visitantes de todas as partes do país. Um dos atrativos é a Cachoeira dos Batatais, o lugar é belíssimo e oferece piscinas semi-naturais, uma riquíssima vegetação e estrutura para acampar ou mesmo passar o dia e descansar.

O Bosque Municipal é outra opção, é ideal para relaxar, sua imensa área verde oferece espécies nativas e exóticas, pista para caminhadas, cancha de bocha e espaços para piquenique.

O visitante pode conhecer ainda em Batatais o Parque Náutico e desfrutar de sua cachoeira, das piscinas semi-naturais e passear em meio à vegetação. Já no Lago Artificial de Batatais, um zoológico encanta os visitantes, bem como a área destinada aos turistas que apreciam caminhadas.

Hospedagem em Ribeirão Preto, a 44 km

Hotel Nacional Brasil (16) 3636.6464

Black Stream Hotel (16) 3610.7990

Comfort Hotel Ribeirão Preto (16) 3629.5000

Por Paula Cassandra


Bertioga, a 120 km de São Paulo, é o destino ideal para os turistas que desejam fazer trilhas em meio à natureza. As caminhadas são feitas pela Mata Atlântica, onde o visitante vai conhecer as belezas da flora e da fauna que a região apresenta.

Quem seguir pela trilha do Canhambora vai se fascinar com a cachoeira do trajeto e poderá se refrescar nas águas das piscinas naturais. O percurso é longo, 10 km, mas reserva incontáveis encantos.

Trilha da Água é menor, segue pelo mangue e por diferentes tipos de vegetação, por fim, uma piscina natural está à espera dos visitantes. A trilha Histórica é outra opção, destacando-se as ruínas de pontos históricos do passado. Pelo Rio Jaguareguava, é possível conhecer as maravilhosas prainhas do local.

Pouse em:

mataatlantica_galeria_00133583

Paula Cassandra


Ibaiti, a 291 km de Curitiba, é uma cidade encantadora para quem quer conhecer a Serra do Caratuva. Formada por uma cadeia de montanhas, chega-se ao seu topo de 1.000 metros através de caminhadas por um cenário exuberante, repleto de mirantes naturais para apreciar a região.

Outro atrativo natural em Ibaiti é o Rochedo Arco da Gruta, com formato em arco, o rochedo possui 30 metros e uma fascinante gruta, por onde passa um rio subterrâneo de águas límpidas e um salão amplo. O Rio Laranjinha é um local onde os visitantes podem desfrutar o frescor de águas límpidas e calmas em alguns trechos.

O Rio Caçador também é um lugar para os visitantes se banharem, suas margens são exuberantes devido à fauna e flora que o cercam, sendo ideal para descansar em meio à natureza.

Hospede-se em:

Hotel Colinas (43) 3546.1590

Hotel Central (43) 3546.4580

Hotel Leon (43) 3546.1248

Paula Cassandra


Pelotas, a 250 km de Porto Alegre, é uma cidade encantadora que atrai visitantes de todas as partes. Entre seus atrativos naturais, a Cachoeira do Arco-Íris é um local belíssimo, possui rochas de diversos formatos, águas puras e mata nativa.

A área que abriga essa cachoeira é ideal para trilhas e apreciação da natureza ao seu redor, conta ainda com piscinas naturais e um arco íris que aparece todo o dia.

A Cachoeira Paraíso também é a opção certa para quem gosta de estar junto à mata. Em sua área é possível acampar e fazer caminhadas junto a uma diversifica gama de espécies lindíssimas da flora. O espaço tem refrescantes quedas d’águas para se deliciar depois de fazer as trilhas que o lugar oferece.

Algumas sugestões de hospedagem:

Recanto dos Coswig (53) 3224.9064

Sítio Águas Claras (53) 3277.3314

Tropical Cabanas (53) 3226.9105

Por Paula Cassandra


Brotas, a 235 km de São Paulo, possui diferentes atrativos turísticos. O Alaya Centro de Aventuras é um ótimo lugar para quem deseja praticar esportes radicais. O local margeia o Rio Jacaré Pepira e conta com infraestrutura. O turista pode escolher entre praticar escalada, rapel, arvorismo, bóia-cross ou mini rafting.

Outra opção em Brotas é a Cachoeira do Astor, situada no ribeirão do Pinheirinho, por onde é possível chegar através de uma trilha de fácil acesso. Do alto dos 30 metros de altura da queda d’água, o visitante pode ter uma linda vista da região. As águas são deliciosas para se banhar e ali também se pratica canyoning. Já a Cachoeira da Esperanza é 10 metros mais alta, com uma trilha para quem gosta de se aventurar em meio à natureza.

Hospede-se em:

Hotel Natural (14) 3653.8081

Hotel Fazenda Recanto Alvorada (14) 3656.6332

Estalagem Quintas das Cachoeiras (14) 3653.2497

Por Paula Cassandra


Brotas, a 235 km de São Paulo, possui diversas belezas naturais, entre elas, os visitantes vão se encantar com o Recanto das Cachoeiras, constituído por duas cachoeiras. Uma delas é de fácil acesso, a Santo Antonio, com 15 metros de altitude. Já a Cachoeira da Roseira, de 55 metros, é acessada por uma trilha longa e íngreme.

Outras fascinantes cachoeiras são encontradas em Brotas, como a Cachoeira Escorregador, que, como o nome diz, possui uma corredeira em forma de escorregador, que deságua em um lindo poção, formando uma piscina natural. Para se chegar até ela, o turista segue uma trilha e após sua queda, existe uma cascata maravilhosa de 5 metros.

Algumas sugestões para se hospedar:

Hotel Natural (14) 3653.8081

Hotel Fazenda Recanto Alvorada (14) 3656.6332

Estalagem Quintas das Cachoeiras (14) 3653.2497

Por Paula Cassandra


Já pensou em visitar um lugar que tem cachoeiras, piscinas naturais e praias artificiais com água em temperatura de aproximadamente 37,5°? Se estiver se perguntando onde é esse paraíso de águas termais a resposta é Caldas Novas e Rio Quente em Goiás.

A região que recebem muitos turistas o ano inteiro, tem uma estrutura muito bem montada para recebê-los, com vários hotéis e bons restaurantes, além de natureza privilegiada, uma culinária excelente e infinitas possibilidades de passeios.

Os principais lugares para visitar em qualquer época do ano são: o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, que conta com diversidade de espécies animais e vegetais, e a Praia do Serrado, que conta com areia e ondas com até 1,20m de altura. Vale a pena conferir!

Por Susan Mélany


Belo Jardim, a 180 km de Recife, é uma fascinante cidade para quem deseja conhecer o interior pernambucano. Seus atrativos naturais são exuberantes e muitos, destacando-se as corredeiras e cachoeiras.

A Cachoeira Engenho Tira-Teima tem uma queda d’água de 20 metros, que segue por uma linda paisagem com afloramentos rochosos, não é possível se banhar nela, mas vale a pena visitá-la e apreciar sua exuberante vegetação.

Já a Corredeira da Espalhadeira é ideal para um banho refrescante nas piscinas naturais que se formam. A Cachoeira do Bitury é constituída por duas quedas, entre uma e outra, a água segue por três deslumbrantes saltos. Nela também é possível se banhar na deliciosa piscina natural que se forma.

Hospede-se em uma das opções:

Hotel Asa Branca (81) 3726.2666

Hotel Belo Jardim (81) 3726.1013

Hotel Primavera (81) 3726.1048

Por Paula Cassandra


As cachoeiras da cidade de Gonçalves, distante 464 km de Belo Horizonte, são extremamente lindas, destacando-se a Cachoeira do Simão, com uma queda de 7 metros e um incrível trajeto. Ela deságua em uma deliciosa piscina, depois segue por um pequeno cânion de incrível beleza. As águas escorrem pelas paredes e continuam por uma ponte e, em seguida, por um túnel formado por grandes árvores.

A Cachoeira do Retiro é formada por diversas quedas e formam belíssimas piscinas naturais. Já a Cachoeira das Andorinhas está dentro da mata, possui difícil acesso. A Cachoeira Fazendinha também possui um exuberante trajeto, sua queda segue uma encosta, transformando-se em lindas piscinas naturais. Na sequencia, forma outra queda, em meio a um bosque cercado de imensas samambaias.

Pouse em uma das opções:

  • Pousada Ao Nascer do Sol (35) 3654.1213
  • Pousada Trem das Cores (35) 3654.1438
  • Pousada Espelho D´água  (35) 3654.1397
Paula Cassandra

Paracatu, no interior mineiro, distante 483 km de Belo Horizonte, é um município repleto de fascinantes cachoeiras. O visitante poderá conhecer a Cachoeira do Desidério, com uma queda d´água de 28 metros, forma um refrescante poço.

A Cachoeira Sete Quedas é menor, com 14 metros de altitude, deságua em sete altares, com uma deliciosa água límpida. A Cachoeira do Templo, do Altar e do Teixeira também deságuam num poço e são ideais para quem aprecia se refrescar em águas com temperaturas baixas.

Já a Cachoeira Deus-me-livre possui duas quedas, uma com oito metros e outra com 35 metros de altura, está situada no Ribeirão São Pedro e possui uma grande quantidade de água, propícia para os aventureiros de plantão.

Hospede-se em uma das opções:

  • Hotel Tropical (38) 3671.6390
  • Hotel San Pedro (38) 3671.6046
  • Hotel Catuí (38) 3671.1374
Paula Cassandra

Para quem deseja desvendar o interior de Minas Gerais, uma opção é conhecer a cidade de Delfinópolis, a 420 km de Belo Horizonte. No local, está a nascente do Rio São Francisco, no Parque Nacional da Serra da Canastra. O lugar é fascinante e possui uma vegetação exuberante e biodiversa.

A Cachoeira Casca D’Anta é outro atrativo para os visitantes de Delfinópolis, também situada no parque. Para acessar a sua queda d’água é necessário seguir pela trilha chamada Caminho do Céu ou pelo caminho denominado Babilônia.

Outras cachoeiras para visitar são a Luquinha e Lobão, Paraíso, Mirante e do Claro. Próxima delas existe uma fazenda com infraestrutura para acomodar os turistas. As águas são límpidas e deliciosas para um banho refrescante.

Opções para pouso:

  • Pousada das Flores (35) 3525.1250
  • Pousada Jardim da Serra (35) 3525.1256
  • Pousada Lobo Guará (35) 3525.1841
Paula Cassandra

A cidade de Mangaratiba, a 94 km do Rio de Janeiro, é uma cidade com diversos encantos. Entre os seus atrativos naturais, o turista pode visitar as serras e suas trilhas em meio à natureza passando por trajetos com picadas e elevações.

A Fazenda Ingaíba é um ótimo lugar para visitar, conta com trilhas, uma deliciosa piscina natural e cachoeiras. O Roteiro das Cachoeiras engloba várias quedas d’água, entre elas, a Cachoeira da Bengala, situada na Serra do Piloto, caracterizada pela vegetação de Mata Atlântica, Cachoeira de Conceição de Jacareí e Cachoeira do Rubião.

O visitante pode conhecer ainda o Poção, uma fascinante piscina natural de tamanho grande e formada por três cachoeiras. O Sítio da Santinha é outro lugar para o lazer de toda a família, oferece infraestrutura para receber os turistas.

Hospede-se em uma das opções:

  • Hotel Mendonça (21) 2789.1477
  • Pousada Luis Felipe (21) 2789.1286
Paula Cassandra

Camaquã, a 127 km de Porto Alegre, é uma pequena cidade do interior gaúcho, entre seus pontos turísticos, destaca-se o Complexo Esportivo conhecido por Prainha, onde uma grande área atrai visitantes para praticar esportes e ficar próximo à natureza.

O Sítio Água Grande é um dos atrativos históricos do município, fundado em homenagem ao escritor Luis Carlos Barbosa Lessa, também chama a atenção pela conservação da sua paisagem natural. No lugar, encontra-se uma cascata de 30 metros de queda e outras cachoeiras menores.

Um guia acompanha os visitantes pelas trilhas ecológicas pelo sítio que passa inclusive por uma tribo indígena que pode ser visitada. O local conta com uma biodiversa flora e fauna, além de estrutura para receber os turistas.

Hospede-se em uma das dicas:

Hotel Glória (51) 3671.4654

Hotel Molon (51) 3501.8917

Olho D’água (51) 3501.8819

Por Paula Cassandra

Dionísio Cerqueira está a 809 km de Florianópolis, é o lugar ideal para os turistas que gostam de aventura e desbravar terras pouco conhecidas. Os visitantes podem escolher entre conhecer a cachoeira ou o cânion da região.

A Cachoeira do Toldo, a 8 km da zona urbana, é acessada apenas por uma estrada de chão, é um local muito agradável para passar o dia. Conta com área de camping, churrasqueira e açudes para se refrescar.

Já o Cânion do Assentamento é um lugar extremamente lindo, conta com uma trilha em meio à vegetação e durante seu percurso encontram-se quatro fascinantes cachoeiras. A mais alta tem 62 metros de altura.

Hospede-se em uma das seguintes opções:

Hotel Iguaçu (49) 3644.1029

Hotel Província (49) 3644.1261

Palace Hotel (49) 3644.1748

Por Paula Cassandra

Distante 630 km de Florianópolis, situa-se o município de Chapecó. Nele encontra-se o Vale do Rio Uruguai, que pode ser avistado em toda a sua magnitude ao descer a serra. Do Mirante da Ferradura também é possível se ter uma bela visão do rio.

Nas estradas que cercam o Rio Uruguai, encontram-se paisagens bucólicas, de rara beleza, com uma imensa biodiversidade de animais e plantas. Os turistas não podem deixar de conhecer também a Trilha do Pitoco, formada por cinco cachoeiras, a maior delas conta com 45 metros de altitude.

Uma das quedas deságua numa piscina natural de águas cristalinas, ideal para um banho refrescante. O destino da caminhada é um deslumbrante recanto ecológico para apreciar a natureza e praticar esportes, como o rapel.

Algumas sugestões para pouso:

Hotel Chapecó Plus (49) 3361.7200

Hotel Ideal (49) 3322.0362

Hotel Chap.Center (49) 3361.8200

Por Paula Cassandra

Segundo estado mais populoso do país, Minas é um lugar de muitas histórias e beleza.

Com um povo muito caloroso e receptivo, o estado nos mostra desde antigos casarões até modernas e agitadas cidades, como Belo Horizonte, por exemplo.

A melhor época para visitar Minas Gerais é o verão, para que você possa aproveitar as inúmeras cachoeiras e rios e conhecer os parques que existem por lá.  As quedas d´água mais visitas ficam em Ouro Fino, Carrancas e Aiuruoca.

Dica importante: se possível, vá de carro! Você estará mais livre para ir e vir. Agora é só planejar a viagem, arrumar as malas e curtir belas paisagens e deliciosos pães de queijo, claro!

Por Larissa Nalin
Fonte: Viaje Aqui

Espera Feliz, distante 378 km de Belo Horizonte, é uma cidade repleta de cachoeiras para os turistas conhecerem. Entre elas, a Cachoeira do Chiador tem águas límpidas, por onde o visitante pode deslizar até chegar numa encantadora piscina natural.

A Cachoeira Vale a Pena, como o próprio nome já diz, é de uma beleza exuberante que deve ser apreciada, formada por piscinas naturais e um clima muito fresco. A sua estrutura oferece aconchego para toda a família.

Outra cachoeira é a Recanto da Paz, pouco explorada, possui trechos ainda virgens, com uma piscina natural de puríssimas águas dentro de um fascinante bosque. Já a Cachoeira do Cruzeiro é bastante visitada, mas está bem conservada e é de fácil acesso.

Hospede-se em:

  • Pousada Vale a Pena (32) 9969.4373
  • Hotel Montanhês (32) 3746.2575
  • Hotel Vale Verde (32) 3746.1304
Por Paula Cassandra

No interior mineiro, o município de Jeceaba, a 110 km de Belo Horizonte, reserva muitos lugares para os turistas conhecerem e se divertirem entre maravilhosas paisagens. No Mirante do Taquaral, também conhecido por Cruzeiro de Pedras, avista-se a beleza da região. O lugar tem 1.200 metros e é formado por uma montanha de pedras.

Já o Balneário e as Corredeiras dos Dinizes contam com refrescantes águas para um banho inesquecível. O local possui infraestrutura para os visitantes, onde se pode pescar, acampar, andar de bicicleta e caminhar para desvendar a região.

Jeceaba oferece ainda a Cachoeira de Santa Cruz, outro balneário com uma trilha de pedras de 5 km, por onde é possível acessar mirantes que revelam a encantadora beleza das altas montanhas e dos imensos vales da cidade.

Sugestões de hospedagem em Belo Horizonte:

Por Paula Cassandra

Saquarema, a 100 km do Rio de Janeiro, conta com o maravilhoso Lago de Água Mineral, situado entre a Serra de Mato Grosso e a cachoeira do Tingüí. No local, existe ainda uma trilha propícia para andar de moto ou jipe.
Do Mirante do Morro da Cruz é possível avistar o fascínio da Lagoa de Saquarema, além dele oferecer uma visão de todo o município e ser o lugar ideal para apreciar o pôr-do-sol.
As Cachoeiras Serra do Roncador são outro atrativo de incrível beleza, formam um conjunto de seis quedas d’água circundadas por uma vegetação pouco explorada, de clima ameno, que proporciona um delicioso passeio por suas trilhas, que necessitam do acompanhamento de guias.
Pouse em uma das seguintes opções:
Pousada da Titia (22) 2651.2058
Pousada do Suíço (22) 2651.7842
Pousada dos Socós (22) 2651.3943
Paula Cassandra

Saquarema, a 100 km do Rio de Janeiro, conta com o maravilhoso Lago de Água Mineral, situado entre a Serra de Mato Grosso e a cachoeira do Tingüí. No local, existe ainda uma trilha propícia para andar de moto ou jipe.

Do Mirante do Morro da Cruz é possível avistar o fascínio da Lagoa de Saquarema, além dele oferecer uma visão de todo o município e ser o lugar ideal para apreciar o pôr-do-sol.

As Cachoeiras Serra do Roncador são outro atrativo de incrível beleza, formam um conjunto de seis quedas d’água circundadas por uma vegetação pouco explorada, de clima ameno, que proporciona um delicioso passeio por suas trilhas, que necessitam do acompanhamento de guias.

Pouse em uma das seguintes opções:

  • Pousada da Titia (22) 2651.2058
  • Pousada do Suíço (22) 2651.7842
  • Pousada dos Socós (22) 2651.3943
Paula Cassandra


Rio das Flores, a 90 km do Rio de Janeiro, é uma cidade de muitos encantos, destacam-se as suas cachoeiras, entre elas, a de São Leandro, que tem apenas uma queda com 38 metros, as águas são frias, mas o lugar possui uma beleza bucólica.

Já a Cachoeira do Chuveirinho tem uma queda menor, que deságua em uma deliciosa piscina natural, formando em seguida o córrego Manuel Pereira, próximo a cachoeira de São Leandro. O Rio Paraíba do Sul é largo e profundo, propício para os visitantes que procuram momentos de descanso.

O Rio Preto completa a paisagem de Rio das Flores e divide o município com o Estado vizinho mineiro. Sua extensão de 200 km percorre cidades de Minas Gerais e guarda uma importante biodiversidade para a região.

Algumas sugestões para se hospedar:

Por Paula Cassandra

Vitor Meireles, a 266 km de Florianópolis, tem sua formosura voltada aos encantos das cachoeiras e formações geológicas. A Cachoeira do Forno com uma queda de 86 metros, é acessada por uma trilha de 1 km.
Para se chegar na Caverna Santa Cruz dos Pinhais, o visitante também tem que caminhar por um trilha, em meio a natureza e um belo cenário. Sua formação é calcária e conta com sedimentos rochosos de fedelspato e quartzo.
A Pedra do Chapéu tem uma incrível beleza, está suspensa, dividida em duas partes, e para chegar até ela, anda-se por uma trilha de 900 metros. Na cidade está instalada a Área de Relevante Interesse Ecológico, com 4.251 hectares de Mata Atlântica, tem grande importância devido a sua biodiversidade. A área abriga 8.000 araucárias e imensa variedade de flora.
Pouse em uma das dicas:
Recanto Fusinato (47) 3258.0438
Pousada Legal (47) 3258.0211

Vitor Meireles, a 266 km de Florianópolis, tem sua formosura voltada aos encantos das cachoeiras e formações geológicas. A Cachoeira do Forno com uma queda de 86 metros, é acessada por uma trilha de 1 km.

Para se chegar na Caverna Santa Cruz dos Pinhais, o visitante também tem que caminhar por um trilha, em meio a natureza e um belo cenário. Sua formação é calcária e conta com sedimentos rochosos de fedelspato e quartzo.

A Pedra do Chapéu tem uma incrível beleza, está suspensa, dividida em duas partes, e para chegar até ela, anda-se por uma trilha de 900 metros. Na cidade está instalada a Área de Relevante Interesse Ecológico, com 4.251 hectares de Mata Atlântica, tem grande importância devido a sua biodiversidade. A área abriga 8.000 araucárias e imensa variedade de flora.

Pouse em uma das dicas:

Recanto Fusinato (47) 3258.0438

Pousada Legal (47) 3258.0211


A Boca da Onça, em Bodoquena, a 267 km de Campo de Grande, é uma região que oferece inúmeros atrativos naturais e esportes radicais. O turista pode escolher entre o cicloturismo para observar a natureza, o roteiro completo tem 40 km de trilhas, mas pode-se optar entre modalidades de menor e maior grau de dificuldade.

O canionismo também é praticado na Boca da Onça, o cenário é o Rio Salobra, onde se observam espécies de animais e plantas da Serra da Bodoquena. O trajeto inclui um enorme cânion e paisagens de locais pouco explorados.

Na trilha ecológica, anda-se por uma vegetação preservada que protegi 11 cachoeiras, como a fascinante Cachoeira Boca da Onça, que tem um salto com 156 metros – a mais alta do Estado. Por fim, refresque-se nas piscinas naturais do Rio Salobra.

Algumas sugestões para pousar:

  • Hotel Fazenda do Betione (67) 3383.6848
  • Catarinense Hotel (67) 3268.1664


Um conjunto de maravilhosas cachoeiras é encontrado em Itatiaia, a 155 km do Rio de Janeiro. Além das belas quedas de água, o Brejo da Lapa é uma área com vegetação nativa rasteira de imensa importância ambiental, formando com o Rio da Lapa um salto com mais de 3 metros de altura.

No Parque Nacional do Itatiaia, a Cachoeira Camapuã forma uma piscina natural a partir de um salto de 6 metros, ideal para se refrescar. A Cachoeira das Flores também constitui um lindo cenário em meio a um vale e com imenso volume de água, devido aos seus três saltos de 7 metros.

Já a Cachoeira Itaporani é cercada por uma vegetação praticamente virgem e a Cachoeira Poranga exibe águas de cor esverdeada e fria, propícia para os dias quentes.

Hospede-se:

  • Pousada Esmeralda (24) 3352.1643

Em Resende, a 16 km:

  • Hotel Buhler (24) 3354.3984?
  • Ríver Park Hotel (24) 3354.7314


Os turistas que escolhem os roteiros em decorrência das encantadoras cachoeiras que pretendem encontrar nos lugares por onde passam, devem conhecer a cidade de Caiapônia, a 344 km de Goiânia.

A Cachoeira do Lageado é um lugar com uma fascinante paisagem em meio à natureza. Possui 5 metros de altura de queda, com deliciosas águas límpidas ideais para um maravilhoso banho. O cenário é paradisíaco.

Já a Cachoeira São Domingo possui 96 metros de altura, indicada principalmente aos aventureiros de plantão, que podem praticar nela o rapel e o cachoeirismo. A paisagem é completa com os lindíssimos lagos naturais na parte de acima da cachoeira. Logo abaixo, as águas também são cristalinas e adequadas para a prática de mergulho.

Algumas sugestões para pouso:

  • Hotel Avenida (64) 3663.3342
  • Hotel Aráguaia (64) 3663.2721


O município de São Gonçalo do Rio Abaixo, a 84 km de Belo Horizonte, é um local encantador. Entre seus atrativos turísticos, o visitante pode conhecer a Fazenda Brejaúba, onde a sua construção principal foi erguida na metade do século XIX, mostrando fortes traços da época colonial mineira.

Na cidade, os atrativos naturais também são dotados de grande beleza, como as quedas d’água da região. A Cachoeira da Cascata, a Cachoeira São José e a Cachoeira das Pacas estão localizadas em áreas particulares, mas estão abertas aos visitantes que desejam tomar um banho refrescante. Já a Parede rochosa conta com 40 metros de altura e exibe uma deliciosa água cristalina.

Algumas dicas para se hospedar:

Arco-Íris Hotel (21) 2617.6336

Eros Hotel (21) 2617.6412

Faros Hotel (21) 2617.6723


Carrancas, a 276 km Belo Horizonte, é uma cidade ideal para um passeio com a família. O Poço do Coração é um fantástico lugar em meio à natureza, com formato que lembra a imagem de um coração, o visitante pode atravessá-lo por meio de uma abertura na rocha.

No local, pode-se também desfrutar de um delicioso mergulho, se divertir nos escorregadores e piscinas naturais, além de se encantar com as duas cachoeiras que existem no córrego de águas límpidas do Salto.

A Cachoeira do Salomão é uma das belas quedas d’água, com ambiente tranquilo, o turista pode ter momentos de paz em meio a um cenário muito exuberante. A cachoeira do Moinho também é propícia para o descanso, conta ainda com trilhas que levam até a sua queda.

Dicas de hospedagem:

  • Pousada Céu e Serra (35) 3327.1188
  • Pousada das Candeias (35) 3327.1234
  • Pousada Mirante Serra Verde (35) 3327.1546

A Serra de Dois Irmãos está localizada no município de Viçosa de Alagoas, a 96 km de Maceió. O lugar é um dos pontos turísticos mais belos da cidade, devido aos seus 400 metros de altura, o que possibilita uma vista completa da região.

Separada pela cachoeira do rio Paraíba, a serra é um dos cartões postais mais lindos do Estado. Conta-se que o local serviu de refúgio para Zumbi, alguns pesquisadores afirmam isso em decorrência do lugar ser um ponto estratégico para a resistência do herói e de quem o acompanhava.

De Viçosa é possível apreciar o rio Paraíba, que é o maior em extensão de Alagoas. Ele atravessa o Estado de oeste ao leste e banha diversos municípios. Ao se encontrar com a Serra de Dois Irmãos, o rio forma uma fascinante cachoeira.

Algumas sugestões para se hospedar:

  • Pousada Bandeirante (82) 3283.1157
  • Hotel Fazenda Marambaia (82) 3283.1915

1215280424_p6020516


Uma exuberante natureza pode ser vista em Teresópolis, a 87 km do Rio de Janeiro. A Cascata do Imbuí, com 20 metros de altura, possui águas fortes e é um ótimo lugar para conhecer, conta também com infraestrutura para o lazer.

O Orquidário Aranda é outra atração deslumbrante, a imensa variedade de orquídeas está exposta à visitação e à venda. A estrutura foi construída principalmente como forma de preservar as espécies brasileiras e de outros países.

Já a Mulher de Pedra é uma formação rochosa com mais de 2 mil metros de altura, seu nome deve-se a semelhança que possui com a imagem de uma mulher deitada. Já no Vale dos Frades encontra-se a Cachoeira dos Frades e o Morro dos Cabritos, ambos locais possuem belezas inesquecíveis.

Sugestões para se hospedar:

  • Pousada da Posse (21) 2641.8995
  • Hotel Rosa dos Ventos 21 2292.8405
  • Pousada das Cerejeiras 21) 2644.8835


Entre as belas paisagens de Irati, a 153 km de Curitiba, destacam-se as suas magníficas cachoeiras. Por ser uma cidade pouco explorada no seu potencial turístico, guarda áreas preservadas e quase virgens.

São inúmeras as cachoeiras que se espalham por Irati, mas o município também conta com o Recanto Rubens Dallegrave, uma área com mais de 120 mil quilômetros quadrados. No local, encontra-se, além da Cachoeira do Fillus, com deliciosas águas para um banho, uma densa e exuberante vegetação que se pode acessar pelas trilhas do lugar.

A Cachoeira Fillus situa-se na Serra dos Nogueiras e sua queda d’água é de 22 metros de altura. Irati é sem dúvida um destino maravilhoso para os visitantes que apreciam lugares de rara beleza.

Hospede-se em:


Rio Verde, a 220 km de Goiânia, é o lugar certo para quem gosta de curtir a natureza em um cenário repleto de belas cachoeiras. No município, o turista tem a oportunidade de fazer o Tour das Cachoeiras de Ouroana.

Durante o passeio, o visitante pode contemplar com calma e muita paz o visual ao seu redor e aproveitar para tomar um gostoso banho nas águas transparentes das cachoeiras. Todas elas podem ser contempladas de perto e as trilhas existentes no local são de fácil acesso e bem sinalizadas.

A Cachoeira Cabeleira merece destaque, além de uma beleza incomparável, próximo a ela existe uma pousada e toda a infraestrutura necessária. O visitante pode ainda aventurar-se na região praticando rapel.

Algumas opções de hospedagem:

  • Hotel Guimarães (64) 3621.0952?
  • América Hotel (64) 3622.3020
  • Colorado Plaza Hotel (64) 3622.0067

Em Nova Venécia, a 225 km de Vitória, está situada a Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante. No local, a aventura é garantida com diferentes atrativos.

A Pedra do Elefante é um importante símbolo da cidade e mede 604 metros. É um monumento paisagístico natural que oferece aos turistas a oportunidade de se aventurar em escaladas, trilhas, enduros e outras modalidades esportivas.

No Lajedão, os visitantes usufruem de infraestrutura básica e opções de jogos, trilhas e banhos, além da gastronomia típica local. A Cachoeira da Boa Vista também merece ser conhecida, possui infraestrutura para o lazer e conta com magníficas piscinas naturais.

Algumas sugestões para se hospedar:

  • Hotel Hádria (27) 3752.1138
  • Território Hotel (27) 3752.300
  • Hotel Candybar (27) 3752.2541

Venda Nova do Imigrante é uma cidade a 104 km de Vitória, que possui curiosas formações rochosas, entre elas, a Pedra do Rego, um dos pontos mais altos do município, com 1.441 metros de altitude. No local, costuma-se praticar o trekking.

Já a Pedra do Já Sete é um mirante que também funciona como rampa para os esportistas da asa delta e do parapente. O lugar é propício para caminhadas ecológicas em meio a uma linda paisagem natural.

Depois de caminhar pelos morros, o melhor a se fazer é tomar um banho na Cachoeira Alto Bananeiras, que tem sete quedas, ou continuar o passeio por uma estrada sinuosa que leva à  Serra do Engano, em meio à Mata Atlântica. No seu topo, uma inesquecível vista panorâmica é garantida.

Descanse em:

  • Hotel Jaguaré (28) 3546-2779
  • Hotel Venturim (28) 3546 6614
  • Pousada Nonno Beppi (28) 3546.1965

Para os turistas que desejam conhecer lugares deslumbrantes, Urupema, a 206 km de Florianópolis é o lugar certo. É nesta cidade que se encontra a cachoeira que congela, localizada no Morro das Torres, a 7 km do centro.

A Cachoeira tem uma queda d’água tranquila de 12 metros. Nos dias com temperaturas mais baixas, as águas transformam-se em gelo. Mesmo que o visitante conheça o lugar no verão, vale a pena devido à beleza da região.

O Morro das Torres também revela outros atrativos. Ele é um dos pontos mais altos do Estado. De seus 1.750 metros é possível ter uma vista panorâmica de toda a beleza natural que está ao seu redor.

Algumas sugestões de hospedagem:

  • Hotel Fazenda do Barreiro (49) 3236.1126
  • Sítio dos Cambarás (49) 3236.1133
  • Pousada Alternativa (49) 3236.1238

A 243 km de Campo Grande, está a fascinante cidade de Coxim, com belas cachoeiras e locais para repouso. A Cachoeira das Palmeiras é grande e corta o rio Taquari de uma extensão a outra.

A Cachoeira do Salto possui águas cristalinas, medindo 35m de queda. É excelente para a prática de rapel e escalada, além da observação de fauna e flora. Já na Serra das Araras e do Pantanal, são feitas emocionantes trilhas ecológicas e trilhas com observação da paisagem.

Para quem prefere passear de barco, precisa conhecer as Baías do Barranco Vermelho e Beira Alta. Localizam-se nas proximidades do rio Taquari, mantendo com ele comunicação por meio de canais com águas calmas e cobertas por grandes quantidades de vegetação flutuante.

Dicas de hospedagem:

  • Camping Palmeiras II (67) 3291.3018
  • Pousada Amaralina (67) 3291.1836
  • Fazenda Santa Tereza (67) 9980.0921

Para os turistas que desejam aventurar-se no interior do Tocantins, Dianópolis, a 355 km de Palmas, é uma cidade repleta de lugares para conhecer. A Lagoa Bonita é deliciosa para um banho em suas águas quentes.

No povoado da Amaralina, é possível visitar o rio Palmeiras e as grutas que existem nas pedreiras da Diacal. A 4 km do centro da cidade, na fazenda Novo Horizonte, uma bela cachoeira é o lugar certo para apreciar a natureza.

Já a Cachoeira da Luz está localizada no balneário local, uma área sossegada para descansar com infraestrutura. Dianópolis oferece ainda a chamada Garganta, um dos lugares mais bonitos da região: de um lado o precipício para a Bahia, do outro, o precipício para o Tocantins, no meio, uma extensão de 20m dividindo os dois estados.

Para se hospedar:

  • Hotel Palmar (63) 692.1483
  • Mosaico Hotel (63) 692.1626

O município de Alegre, a 206 km de Vitória, possui fascinantes belezas naturais. O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, com 27 hectares, é coberto basicamente por pastagem. No seu interior a cachoeira do rio Braço Norte Direito ou Cachoeira da Fumaça, como é mais conhecida, atrai milhares de visitantes devido a sua paisagem cênica.

As formações rochosas lembram rostos humanos e a água que desce da cachoeira é tanta que parece fumaça. No Parque, é possível contemplar espécies de aves e pássaros, como a siriema, o beija-flor, a rolinha, o bem-te-vi, o gavião e o juruti.

O rio Braço Norte Direito, além de contribuir com a beleza cênica do local, através da cachoeira de 140m de queda, é um afluente do rio Itapemirim, abastecendo vários centros urbanos.

Algumas dicas de hospedagem:

  • Hotel São José (28) 3552.3561
  • Pousada Pedra do Pombal (28) 3552.8406
  • Cabana / Camping Beira-Rio (28) 3552.1861

Analândia, a 214 km de São Paulo, é uma cidade para turistas que procuram momentos de aventura. Um dos atrativos é o Escorregador Natural, situado em uma bela cachoeira, ideal para relaxar e tomar sol.

O visitante que prefere praticar rapel pode escolher entre o Morro Cuscuzeiro e o Morro do Camelo. O Morro do Cuscuzeiro tem o privilégio de ser um testemunho geológico com formação em arenito e uma bela vegetação.

Já o Morro do Camelo é muito visitado à noite, pela bela vista da cidade e região. Sua boa localização, acima do nível da cidade, oferece um pôr-do-sol inesquecível. É possível ainda conhecer o Salto Major Levy, da onde são escutados diversos sons, como do canto de pássaros, da cachoeira, das araras, corujas e grilos.

Sugestões de hospedagem:

  • Chalé Macaúva (11) 8124.6979
  • Pousada Sopro do Vento (19) 3566.1303
  • Pousada Vale da Lua (19) 3566.1112

As deliciosas águas das bicas de Boca da Mata, a 80 km de Maceió, é um dos atrativos turísticos do local. A Bica Baixa Grande jorra uma água gelada, propício para se refrescar no verão.

Já a Bica do Arlindo, devido ao fácil acesso, é a mais popular e frequentada, é a única que cobram para entrar, mas apenas o valor de R$ 1.00, por pessoa. O lugar vem recebendo um trabalho paisagístico para ficar ainda mais acolhedora.

A Bica Quebra Carro integra área de preservação da Mata Atlântica. Das ribanceiras, é jorrada água mineral que se espalha para seis bicas diferentes. O local é muito procurado por estudantes e professores para eventos e estudos sobre o meio ambiente.

Algumas sugestões de hospedagem em Maceió:

  • Canto do Mar Praia Hotel (82) 3231.7820
  • Hotel Paraíso das Águas (82) 3231.3192
  • Trópico Praia Hotel (82) 3231.7650




CONTINUE NAVEGANDO: