Um pedaço da Alemanha é o que se encontra na Vila Itoupava, na cidade de Blumenau. O distrito está situado a 25 quilômetros do centro e ainda preserva aspectos da colonização alemã. Os moradores do local, além da língua portuguesa, dominam com propriedade o idioma alemão.

As casas locais são mantidas e preservadas no estilo enxaimel, cercadas de floreiras, jardins e gramados quase esculturais, de tão bem cuidados. O agroturismo, assim batizado, é uma das fontes de economia do local, que também conta com uma típica gastronomia a base de bolos, tortas, melados, geléias, cucas e bebidas artesanais.

Conheça essa parte da Itália pouco explorada em Blumenau e traga consigo a riqueza de belezas naturais e históricas.

Confira o vídeo do agroturismo em Itoupava:

Por Juliana Alves


A rede hoteleira, de restaurantes e bares de Blumenau, em Santa Catarina, vive momentos de êxtase no mês de outubro. Devido a festa típica alemã, que acontece desde 1984, no mês de outubro e a quantidade de pessoas chega a triplicar na cidade e região.

Vários shows e espetáculos acontecem nos pavilhões do Centro de Convenção e os bailes típicos germânicos garantem a animação durante todo o dia. Regado a muito Chopp e com várias opções de pratos típicos da Alemanha, é uma forma de divertimento antes das festividades do final de ano.

A cidade de Blumenau está preparada para atender todos os turistas, a infraestrutura local é excelente e os empresários locais demonstram simpatia e gratidão aos turistas sedentos por festa e divertimento.


A maior festa alemã das Américas de 2009 já tem dada e hora para começar: a Oktoberfest 2009 começará às 22 h, no dia 1o de outubro, logo após o desfile oficial de abertura, às 19h30m, com entrada gratuita.

A festa, que já está na sua 26a edição, oferece muito chope, muita música e muita comida, não podendo faltar os pratos típicos alemães mais populares, como o kassler (costeleta de porco, salsicha branca e vermelha, purê e chucrute), eisnbein (joelho de porco e demais acompanhamentos) e marreco assado.

Nos domingos da festa bandas tocam a partir das 16 h e animam os participantes. E para quem não sabe, o Bierwagen (carro da cerveja) distribuirá chope de graça pelo centro da cidade sempre no período da tarde.

Fonte: http://www.proeb.com.br/oktober2009


Você pode estar pensando que para se esbaldar de boa cerveja em Blumenau é preciso ir na época de Ocktoberfest. Mas está enganado. A cerveja está tão presente na história deste município que não há como visitar a cidade sem conhecer algumas das cervejarias blumenauenses. E, isso em qualquer época do ano!

Em 1860, quando Blumenau possuía menos de mil moradores, o imigrante alemão Heinrich Hosang fundou a primeira cervejaria. Desde lá, a produção não parou de aumentar. Muitas marcas foram lançadas e tornaram-se reconhecidas nacionalmente graças a esta tradição de beber cerveja.

Entre um copo e outro, o visitante experimenta a sensação de perpetuar uma tradição que prevalece há mais de um século. Pode-se aproveitar a oportunidade para conhecer mais sobre a história da bebida no Museu da Cerveja, no centro de Blumenau, ou dar uma caminhada pelo Biergarten (jardim da cerveja). O que não vai faltar por este trajeto são belas histórias e muita cerveja.





CONTINUE NAVEGANDO: