Bagagem de Mão – Tamanho, Peso, O Que Pode e Não Pode Levar Dentro do Avião



  

Confira aqui todas as informações sobre o uso de Bagagem de Mão nas viagens de avião.

É quase inevitável se sentir ansioso antes de uma viagem, especialmente se for sua primeira. Porém, o que muitas vezes tem o objetivo de ser um momento divertido e de descontração, pode acabar dando grandes dores de cabeça, especialmente devido a algumas burocracias e exigências que devem ser respeitadas para viajar.

Passaportes, vistos, passagens, bagagens e muito mais, tudo isso pode causar transtorno se não houver cautela na hora de cuidar dos procedimentos necessários para que tudo ocorra bem.

Um ponto que muitas vezes pode ser um tanto quanto intimidador, especialmente para os viajantes iniciantes, são as bagagens. Há uma certa variância no que diz respeito ao peso, quantidade e coisas que podem ou não ser levadas em um voo e o passageiro deve estar atento a essas informações.

O primeiro passo é entrar no site da companhia aérea responsável pela sua viagem e conferir se há uma seção que disponibiliza essas informações sobre a bagagem, pois pode variar de uma empresa para outra. Caso não haja um site, tente ligar e se informar.

Há recomendações gerais para a bagagem de mão, essencial para os passageiros, que podem ser passadas e seguidas. A maioria das companhias aéreas exige que a bagagem de mão tenha uma dimensão de no máximo 55 x 40 x 20 cm.

Assim como a dimensão, as exigências máximas de peso também podem acabar variando, mas em grande maioria é permitido no máximo 10 kg. Além disso, não se pode levar mais de uma bagagem de mão, sendo possível apenas uma por pessoa.

É importante ressaltar que algumas empresas aéreas, geralmente as de baixo custo, não permitem esse tipo de bagagem caso a pessoa também esteja com um bebê, ao passo que nas empresas regulares, algumas abrem exceção e aumentam o limite de peso permitido para bagagens de mão na primeira classe e na classe executiva.





No entanto, também existem exigências a respeito do que pode ser levado na bagagem de mão e como deve ser transportado. Com a exceção de medicamentos necessários para o passageiro durante o voo e alimentos lácteos para os bebês, é necessário que todo tipo de produto líquido esteja sendo transportado em um plástico com, no máximo, 100 ml de volume. Além disso, todos os recipientes que portam esses produtos devem estar dentro de um saco plástico transparente de, no máximo, 1 litro.

Siga as recomendações à risca, pois se a companhia aérea verificar que sua bagagem de mão ultrapassa os limites de peso ou dimensão, ela pode aplicar uma multa. Além disso, também existe a possibilidade de que ela seja despachada.

Mas há também em algumas companhias exceções para determinados objetos que podem ser levados junto com sua bagagem de mão, sendo eles: máquina fotográfica (pode estar dentro da bagagem ou em uma bolsa com o restante do equipamento), materiais para leitura, bolsas femininas, bolsa com notebook (que também pode conter o carregador e mouse), guarda-chuva, aparelhos eletrônicos (como celular, tablet, aparelho para ouvir música), sobretudo, bolos, batatas, biscoitos, chocolate, nozes, iogurte, queijos, entre outros.

Não se esqueça que álcool e/ou líquidos que não foram adquiridos na área duty free não são permitidos na bagagem de mão e que as permissões de alimentos variam de acordo com a empresa.

Existem algumas tarifas que passaram a ser aplicadas em março de 2017, que não permitem as bagagens despachadas. Por este motivo, é extremamente importante consultar as novas regras de viagem que ficarem vigentes a partir desta data.

Não se esqueça de se informar corretamente no site ou telefone da companhia aérea responsável pelo seu voo, não apenas sobre a bagagem regular, mas também sobre a bagagem de mão e os procedimentos que você deve seguir com o que leva dentro dela. Pergunte também quais objetos são permitidos dentro do voo e fora da bagagem de mão, como os listados acima. Não se esqueça que as exigências e procedimentos podem variar de companhia para companhia. Faça uma ótima viagem!

Isabela Palazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *