Aeroporto Deputado Freitas Nobre – Novo nome do Aeroporto de Congonhas



  

Nome busca homenagear político que lutou pela redemocratização do país.

O nome do Aeroporto de Congonhas, localizado na cidade de São Paulo, após o dia 16 de junho teve seu nome alterado para Aeroporto Deputado Freitas Nobre.

A alteração foi feita após o decreto da Lei nº 13.450, de 16 de Junho de 2017, sancionada pelo presidente Michel Temer, que alterou o nome do Aeroporto e entrou em vigor a partir da data de sua publicação.

A modificação do nome se deu como uma homenagem para o Deputado Freitas Nobre, que possui um significativo histórico no processo de redemocratização do país após a Ditadura Militar.

Falecido em 1990, o cearense José de Freitas Nobre se formou em Direito na USP (Universidade de São Paulo) em 1948. Sua trajetória política tem como pontos de destaque a presidência do Sindicato de Jornalistas Profissionais de São Paulo, além de ter sido vice-prefeito da cidade pelo PSB, antes da implementação do bipartidarismo.

Freitas Nobre passa alguns anos na França por exílio, devido a Ditadura Militar, retornando ao Brasil em 1967, quando inicia seus processos de candidatura para Deputado. Suas propostas e atuação eram relacionadas ao movimento das Diretas Já e a anistia.





Os anos da década de 1970 marcam sua eleição como deputado federal, feita por meio do Movimento Democrático Brasileiro. Na mesma década, se torna líder do mesmo partido na Câmara dos Deputados, sendo um dos políticos que fez uma das maiores oposições à ditadura militar.

Obtém seu doutorado em economia da informação e direito na França, também na década de 1970. Tempos depois, se tornou professor titular na ECA-SP (Escola de Comunicações e Artes de São Paulo), porém, devido a sua carreira política, precisou se afastar da docência feita todos os dias. Em sua carreira política, consegue se tornar vice-presidente da Câmara, sendo que atualmente um dos auditórios do local possui seu nome. Seu filho, Marcos Nobre, é professor de filosofia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O antigo Aeroporto de Congonhas é o segundo aeroporto mais movimentado de todo o país. Além disso, é também considerado como um aeroporto executivo do Brasil, uma vez que grande parte de seus passageiros viajam a negócios entre São Paulo e outras cidades, como Brasília e Rio de Janeiro.

Isabela Palazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *