Trem turístico interestadual fará viagens entre MG e RJ



  

Expresso Trem da Terra será o 1º trem turístico interestadual do país que fará viagens entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. O projeto visa contribuir com o turismo na região, o desenvolvimento social e econômico, além de interligar os estados.

Os representantes políticos, voluntários, empresários e as autoridades de vários setores dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro se juntaram para fazer o 1º trem turístico interestadual do país. A criação foi batizada de Expresso Trem da Terra e a previsão para iniciar a funcionar é no primeiro semestre do ano de 2016. O trem será composto de duas locomotivas, dois carros restaurantes e quatro vagões.

Os equipamentos foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e serão restaurados com ajuda da iniciativa privada.

O presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Paulo Henrique Nascimento, disse que o projeto técnico operacional já foi protocolizado na Ferrovia Centro Atlântica e no Ministério dos Transportes.

Com o objetivo de acelerar o andamento do processo, reuniões estão sendo realizadas entre os prefeitos das oito cidades que o trem irá percorrer, os empresários, a Inventariança da Rede Ferroviária Federal, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária\Porto Novo, os líderes dos governos estaduais, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o DNIT.

Conforme informado pelo Paulo Henrique, o Expresso Trem da Terra circulará entre as cidades de Sapucaia e Três Rios, situadas no Centro Sul Fluminense, e Cataguases, Leopoldina, Recreio, Chiador, Volta Grande e Além Paraíba, localizadas em Minas Gerais.

Estima-se que serão transportados 60 passageiros em cada vagão, totalizando até 240 pessoas por viagem. O preço do passeio será entre R$ 40,00 e R$ 50,00 por pessoa e a duração é de aproximadamente cinco horas. A princípio só terão viagens aos finais de semana.





O projeto visa contribuir com o turismo na região, o desenvolvimento social e econômico, além de interligar os estados.

Os turistas poderão desfrutar das cachoeiras, paisagens, hidrelétricas, lagos, fazendas, e casarões históricos durante o passeio entre a região da Zona da Mata mineira e Centro Sul fluminense.

A criação do Expresso Trem da Terra, de acordo com a Oscip Amigos do Trem, vai originar 500 empregos, tanto diretos quanto indiretos. As pessoas irão trabalhar na manutenção do trem, a bordo, nas estações e nas lojas de artesanatos.

Por Bruna Rocha Rodrigues

Expresso Trem da Terra

Foto: Divulgação



Compartilhar:

1 comentário em “Trem turístico interestadual fará viagens entre MG e RJ

  • gostei muito de saber que uma pessoa muito inteligente teve a ideia de trazer o trem de passageiro de volta, pois vai explorar o turismo na cidade. Obrigada pela maravilhosa ideia, parabéns!

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *