Turismo religioso ganha força na Semana Santa



  

O feriado de Semana Santa é considerado o feriado mais prolongado existente no País, haja vista que encontramos a sexta-feira da Paixão juntamente com o domingo de Páscoa. Sendo assim, muitos brasileiros preferem viajar e descansar um pouco, outros optam por destinos religiosos para celebrar o feriado católico.

Cabe lembrar que é onde acontecem as principais celebrações religiosas e em alguns casos incluem encenações, missas e procissões. As principais festas iniciaram no Domingo de Ramos, com a comemoração da chegada de Jesus a Jerusalém e só terminarão no domingo de Páscoa com a ressurreição de Cristo.

Há uma estimativa de que 15 milhões de brasileiros viajam durante esta época do ano, além de gerar novos empregos e uma melhor distribuição de renda. É o que afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages. No entanto, alguns locais brasileiros são considerados os queridinhos pelos turistas durante esta época do ano, seja pelos espetáculos, seja pelos atrativos que as cidades oferecem.

Entre eles, os que mais se destacam são: Diamantina/MG, na qual o principal destaque é a encenação que ocorre na Sexta-feira da Paixão, com guardiões romanos e certa de 300 participantes reproduzem a Via Sacra. O Domingo de Páscoa também oferece alguns atrativos, como enfeites nas ruas e janelas da cidade.





No Centro-Oeste temos a Cidade de Goiás/GO, cujo principal atrativo é a quinta-feira da Semana Santa na qual a meia-noite os postes de luz do centro histórico da cidade de apagam e surgem o som de tambores e a luz das tochas com início à Procissão do Fogaréu.

No nordeste, a principal atração é reservada para a cidade de Nova Jerusalém, distrito de Fazenda Nova/PE, na qual vários atores encenam a Paixão de Cristo. Esse é o evento que tem mais turistas nesta época e o cenário do teatro é a céu aberto, o que reúne nove palcos monumentais. Só o elenco é composto por 500 participantes. 

Por Luciana Viturino