Por que menos brasileiros estão visitando Portugal?



  

Este ano Portugal não irá receber turistas como no ano passado, uma vez que houve uma queda de 19% este mês se comparado ao ano anterior. No entanto, só no mês de Janeiro houve um crescimento de 20% na cidade.

Os hotéis de Portugal ofereceram 53 mil dormidas de turistas brasileiros em fevereiro, o que foi perceptível a queda de 19%, conforme dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Todavia, ainda que tenha havido este decréscimo, o Brasil continua sendo o sexto País que mais exporta turistas para Portugal nesta época do ano. Ele só perde para o Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Holanda.

Embora, o acréscimo deste mês seja inferior ao de janeiro, Portugal conseguiu registrar cerca de 2 milhões de dormidas no mês de fevereiro, o que representa um progresso de 6,5%. Essas dormidas provenientes do mercado interno aumentaram 1,9% se comparadas com o mês anterior.

O Instituto Nacional de Estatística destaca ainda que, estas reservas com hotéis em fevereiro renderam um lucro de 88,3 milhões de euros e só nos dois primeiros meses do ano as rendas dos hotéis lusos subiram 6,9%, o que resulta em 165,3 milhões de euros.





No entanto, a taxa de ocupação deles também subiu exorbitantemente. Passou de 0,8 pontos percentuais em fevereiro, para 27,1% este mês. Pode ser esta a causa da queda de brasileiros a Portugal.

Entretanto, é importante enfatizar que viajar continua sendo um dos melhores divertimentos dos brasileiros, haja vista que eles podem desfrutar do que há de melhor em outros países e conhecer novas culturas, além de ser um passeio que faz com que o indivíduo volte renovado e esqueça o estresse cotidiano que cerca milhares de pessoas.

Dessa forma, o brasileiro tem buscado o local que melhor oferece custo x benefício, além de lazer e sossego. Entre os locais mais disputados, os litorâneos são os mais buscados por eles.

Por Luciana Viturino