Região Sul já é o segundo destino turístico preferido dos brasileiros



  

O brasileiro sempre gostou de viajar. E, de acordo com novas pesquisas sobre esse cenário, a região Sul acaba de ultrapassar a região Sudeste no que diz respeito aos destinos preferidos do turista nacional. A pesquisa, que foi feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, chegou ao veredicto de que o Nordeste ainda é o destino mais procurado com 40,1%. A região Sul, por sua vez, já aparece na segunda posição com 23,3%. No mais, no que tange aos outros cantos do país, a região Sudeste  tem 21,7%, o  Centro-Oeste 8,3% e o Norte surge com 6,6% da intenção de viajar.

Seja como for, na última pesquisa feita com o consumidor sobre viagens, vemos que um grande diferencial foi a copa do mundo e o carnaval. Porém, para a surpresa de todos, o Sul apareceu mais bem ranqueado que a região sudeste, de modo que podemos dizer que as pessoas de outras regiões estão procurando novidades em seus destinos e rotas turísticas.

Aliás, para termos uma noção sobre o perfil do turista brasileiro, o fato é que essa pesquisa, então feita em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, entre outras, apontou que mais de 37% das pessoas que participaram da entrevista pretendem viajar para o exterior, ou para terras brasileiras nos próximos seis meses.

De todo modo, para compreendermos esses números, outro ponto também se mostra interessante. Mais de 50% dos entrevistados querem e vão fazer suas viagens de avião. A maioria também deseja ficar em hotéis ou pousadas.





Por fim, dentro dessa perspectiva, observamos que a Região Sul está sendo mais valorizada e que seu clima diferente da maior parte das outras regiões do Brasil vem encantando cada vez mais turistas. Assim, sendo seu destino o Rio Grande do Sul, o Paraná ou Santa Catarina, o mais importante é que boas opções não vão faltar.

Por Juan Wihelm

Foto: Dalmir Pinto/RBS TV



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *