Ilha de Paquetá (RJ) – bucólica e pitoresca



  

A Ilha de Paquetá é um pequeno paraíso da costa do Rio de Janeiro. A ilha situa-se à 15 Km da praça XV de Novembro, na baía da Guanabara, e é considerada um bairro da cidade do Rio. Conhecê-la é fazer uma pequena viagem no tempo, onde a agitação dos centros urbanos passa longe.

Para se ter uma ideia, na ilha não são permitidos automóveis, e a locomoção precisa ser feita de charretes, de modo que nos sentimos como se vivêssemos no século retrasado.





Conotando com muitos pontos turísticos, como a casa de José Bonifácio, a ilha ficou famosa quando serviu de cenário para o filme “A Moreninha”, baseada na obra de Joaquim Manuel de Macedo. Tanto que a praia dr. Aristão acabou ficando conhecida como Praia da Moreninha.

Chegar até a Ilha de Paquetá é muito fácil. Basta pegar a barca na Praça XV de Novembro. E quem aproveitar o último Domingo do mês para visitá-la terá o prazer de fazer a viagem de 70 minutos ao som de clássicos do chorinho.

Por Maximiliano da Rosa



3 comentários em “Ilha de Paquetá (RJ) – bucólica e pitoresca

  • A Ilha de Paquetá não ficou famosa quando serviu de cenário para “A Moreninha”. A obra de Joaquim Manoel de Macedo é que teve uma repercussão maior porque se passou em Paquetá.
    A Ilha de Paquetá já era conhecida mundialmente quando surgiu o livro. A história diz isso…

  • acho que teria que divulgar mais os eventos até mesmo fazer mais eventos com barzinhos c/ música ao vivo. amo paquetá mais não temos nada em termo de vida noturna, fica difícil ir e ficar trancada dentro de hotel.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *